segunda-feira, 14 de março de 2011

Violão ou Guitarra? Eis a dúvida!

Bem... Conto muitas histórias minhas aqui e ai vai mais uma: Há uns 4 Meses atrás resovi tocar Violão, comecei com um Violão da Minha Prima, um Di Giorgio Signorina 16, que saiu de linha para a entrada do Estudante 18. Bom... Não tenho o que reclamar dele, só q acho o braço muito grosso, e como iniciante não foi uma das melhores experiências da minha vida. Tive tudo pra ser desmotivado a tocar: Violão que não atendia as minhas necessidades (não estou reclamando, boa vontade da minha prima ter me emprestado.), meus pais não queriam que eu tocasse, e nem me ajudavam a comprar o meu Violão(Amo muito meus pais, mais se tem uma coisa que eles não me deram apoio foi na minha carreira de "Instrumentista".). Depois de muitos tempos com o Di Giorgio, aprendi muitas coisas, técnicas e tal, e apendi algumas coisas sobre guitarras também (apesar de nunca ter tocado em uma.). Resumindo, depois de uns 4 Meses ajuntando o dinheiro, comprei o meu Violão (com uma ajudinha de um emprestimo com o meu Pai, hehe.), não é grande coisa não, mais eu ainda tenho que aprender muita coisa, comecei praticamente agora e não vale apena comprar um Violão Profissional para um Violonista Iniciante, e depois dele pretendo comprar uma Guitarra.
Deixando de falar de mim e começando a falar de você leitor: você quando está começando ou quando estava começando sempre pensava no violão certo? Ou já pensava numa futura Guitarra? Como não sei das respostas vou falar mais dos iniciantes aqui: Quando se começa a tocar vem logo na mente, eu vou comprar tal instrumento. É o intusiasmo do início, mais calma gente, pegue primeiro um violão emprestado de algum amigo, pra ver se consegue fazer alguma coisa, começando, se você gostar mesmo compre o seu e invista depois. Do mesmo jeito para quem já toca a muito tempo Violão começar na guitarra. Pegue emprestado uma guitarra de um amigo, veja se consegue fazer alguma coisa, veja se gosta do instrumento, se gostar compre o seu e se dedique muito.
Seja responsável, pois pegar alguma coisa emprestada e devolver de outra forma vai causar mais impressões e você poderá precisar novamente.
Faça a manutenção do seu instrumento ou do instrumento imprestado, pois quando melhor fica o som, melhor fica o aprendizado. Começar com um violão ruim e sem manutenção não é a melhor coisa do mundo.
É preciso tocar Violão para poder tocar Guitarra? Não! Já vi muita gente comprar uma Guitarra sem nem saber o que é um Sol Maior, sem saber o que é um Acorde, e etc. Mais é preciso um pouco de teoria para se começar na prática. Quanto aos conceitos na Guitarra, se você já toca Violão será mais fácil tocar Guitarra, pois você já tera mais prática com palhetadas, ritmos, acordes e etc.

Custo Benefício: Não é errado você começar na Guitarra, mais lembre-se, você pode não gostar muito do instrumento, então é melhor comprar logo um violão porque é mais barato e a manutenção também é mais barata. Comprar uma Guitarra sem comprar no mínimo um Amplificador é mesmo que comprar só o braço do Violão: você não vai conseguir fazer nada.

Um vídeo dando dicas para a compra feito pelo Cifra Club: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/535/


Então é isso pessoal, espero ter Ajudado vocês, e lembrem-se, nunca desista, e não se desanime, porque não se aprende a tocar em um instrumento da Noite pro Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário