quarta-feira, 9 de março de 2011

O que são Captadores? Quais os modelos?

(O post é grande mais vale apena ler) 

Perguntas e mais perguntas... Iniciante á Profissional, todos fazem, e recebem perguntas, uma delas é: Qual o tipo do Captador de sua Guitarra? Muitas vezes não sabemos responder, sabemos o que é captador, mais não sabemos qual é o modelo que é presente na nossa guitarra. Geralmente quando compramos uma guitarra nova ou tocamos logo ou ficamos grudados no manual ou nas especificações técnicas da nossa nova guitarra (esse é o meu caso.), isso pode ser bom, pra dar uma compreendida na guitarra e não fazer nada errado depois. Existem vários tipos, várias marcas e etc. Mais primeiro vamos ver o significado: O Captador é uma pequena peça presente na guitarra ou no violão, ele funciona como um criador do som, porque sem eles a guitarra não teria som algum (tente tocar sua guitarra desligada do amplificador, como já era de se esperar, não sai som algum.), ficariamos só batendo palheta nas cordas e nada. Eles são ligados na parte interna da guitarra, e na maioria das guitarras existem chaves seletora de posições para selecioná-lo e controles de volume e de tom para podermos regulá-lo.



Vou falar de alguns tipos principais: FOTOS ABAIXO

Single-Coil: São os captadores mais comuns encontrados em Guitarras, e muita gente fala que são os de menos qualidade. Eles possuem um ótimo brilho, mais como defeito possuem mais ruído. São compostos por apenas uma bobina, são os mais simples.

Humbuckers: São captadores duplos, com duas bobinas, foram criados para eliminar o ruído, então eles são mais graves, e por isso não eram muito utilizados. Após a descoberta de que com o Humbucker o ganho ainda era maior, foi mais usado. É mais utilizado por bandas que tocam Metal, pois aceitam melhor as distorções mais pesadas.

Stacked: São captadores que possuem duas bobinas, só que empilhadas, foram criados para ter o brilho dos Single-Coil, sem os ruídos do Humbucker. Eles possuem o som aproximado do Single-Coil, mais sem os ruídos. Existem muitos modelos destes no mercado, dos mais modernos até os mais clássicos.

Parallel Coils: São captadores com duas bobinas, lado-a-lado, são semelhantes ao Humbucker quando se aceita o conceito de construção, já em single parece mais com o Single-Coil, mais sem os ruídos. São usados para sonoridades mais modernas. Alguns até o chamam de Humbucker ou até de Satck (por ter sonoridade semelhante aos Stacked).

P-90s: Modelo mais antigo de Single-Coil, também chamado de Soap-Bar (Barra de Sabão) devido ao seu formato, e os mais antigos que possuiam moldura eram chamados Dog-Ear (Orelha de Cachorro) também devido ao seu formato. Possuem um som mais clássico, apesar de possuim o quase o mesmo single e ruído do Single-Coil. São mais usados em guitarras Gibson.

Mini-humbuckers: O nome já fala tudo, são captadores Humbucker em formato menor do que o convencional. Eles possuem características de Humbucker só que com o som com menos saída e uma frequencia média única do modelo. Assim como os modelos P-90s, não podem ser instalados em qualquer guitarra, porque possuem formato único.

Blade Pickups: ou Pickups em formato de lâmina. Eles podem possuir qualquer outro formato, mais não possuem parafusos visíveis. Possui uma única barra como polo e tem a vantagem de captar o som em toda sua extensão, mesmo quando se é aplicada técnicas mais complexas na guitarra. São preferidos por artistas que tocam Heavy Metal.

JazzMaster: São semelhantes aos P-90s com tamanho único, e só são encontrados em um tipo de guitarra. (foto abaixo).

Jaguar: Semelhantes aos Single-Coil, mais com tamanho único, por isso só é encontrado em um tipo de guitarra. (foto abaixo).

Filtertrons: Usados nos mais variados modelos Gretsch, possui o som de Humbucker, porém com mais brilho e ruído.

Charlie Christian: Pickups de Jazz desenvolvidos pela Gibson, foi um dos primeiros captadores magnéticos para guitarras elétricas.

Piezo: São captadores quase que invisíveis a olho nu, se localizam na maioria das vezes, na ponte da guitarra, e captam o som da madeira da guitarra, dando a ela um som mais de violão de aço. Esse tipo de Captador também é usado em violões.

Rickenbacker: São captadores utilizados exclusivamente nas guitarras Rickenbacker, possui um som brilhante e baixo ruído.

Captadores Ativos: São captadores com circuito ativo (com alimentação de energia), esses captadores são usados com uma bateria, que podem ser trocadas retirando uma pequena tampa da parte de trás da guitarra. Possuem mais saida e ganho do que os captadores passivos (os que não são ativos, os comuns), e terem quase zero de ruído por serem mais blindados.


Fotos dos captadores falados:

Captador Single-Coil, captador padrão de guitarras STRATO por exemplo, é o mais comum dos captadores. 



Captador Humbucker, possuem duas bobinas lado a lado e também na maioria das vezes acompanham o  Single-Coil nas guitarras Strato ou acompanham os Stacked nas Modern Strato.

Captador Stacked, este possue duas bobinas empilhadas e também fazem parte das Guitarras Modern Strato, acompanhados pelos Humbuckers.


Captador Parallel Coil. estes captadores possuem duas bobinas lado a lado, e não são muito grandes. Por isso parecem um Hubucker de tamanho menor. 

Captador P90, é mais utilizado muitas vezes em guitarras Gibson, e tem um som mais clássico.

Mini Humbucker, não parece tanto com o Humbucker, mais possui quase o mesmo som e são menores.

Captador Blade Pickup, eles não possuem muitos parafusos em seu visual e possuem uma espécie de lamina em sua extensão.

Captador JazzMaster, ele só é encontrado neste tipo de guitarra e parece com os captadores P90.

Este é o captador Jaguar, ele é parecido com o Single-Coil, mais só é encontrado neste tipo de guitarra.

Captador Filtertron, este tipo de Captador só é encontrado nas guitarra Gretsch, e tem o som semelhante ao Humbucker com algumas diferenças.

Captador Charlie Christian, estes captadores foram um dos primeiros captadores magnéticos para guitarras elétricas. 

Captador Piezo, é usado tanto em guitarra quando em violão, e nas guitarras possuem um som de violão de aço.

Captador Rickenbacker, este tipo de captador é utilizado somente nas Guitarras Rickenbacker e possuem som brilhante e pouco ruído.  

Tampa de Guitarra Aberta com bateria e instalações de um captador ativo.

Os Captadores dependem da sua escolha, você pode comprar uma guitarra com determinado captador e depois trocá-lo por outro, isso é escolha sua, teste guitarras com os diferentes tipos antes de trocá-los e compre um que atenda ao seu estilo e necessidade.

Então é isso Pessoal, Espero ter Ajudado.

2 comentários: