quinta-feira, 24 de março de 2011

A Terrível Pestana!

Bom... Aqui não tenho escrito muitas coisas, ultimamente o blog está aberto a todos os instrumentos e brevemente post sobre Teclados, Baterias, Instrumentos de Sopro e etc. As provas estão apertando então brevemente (Sábado e Domingo) postarei mais coisas: Aguardem por favor.Hoje vou falar de um grupo de Acordes conhecidos como o Terror para os iniciantes, os Acordes com Pestana! Esses acordes normalmente usam os quatro dedos da mão (quatro dedos porque o polegar não é responsável por apertar as cordas), e um desses dedos (normalmente o dedo 1-Indicador) é responsável por apertar todas as cordas em uma determinada casa. Para executar esses acordes é preciso muito treino, por isso não desista fácil, pois vai ser meio difícil aprender (só pra vocês terem uma Idéia, eu toco a quase Cinco meses e acabei de conseguir executar alguns acordes desse tipo com perfeição, mais ainda não tenho prática de executá-lo rapidamente e trocar de outros acordes para a Pestana com facilidade.). Não sei quem inventou a Pestana, mais acho que não gosto desse cara!
Na Guitarra por exemplo, existem acordes que só são executados com uma pestana, muitas vezes pestanas que só apertam duas ou três cordas: Um exemplo é o Acorde Lá maior (A), que enquanto no Violão fazemos com 3 dedos, na Guitarra (ou também no Violão) é executado com uma pequena pestana.
O que parece ser um terror na verdade facilita as coisas: Ao invés de ficar mudando os acordes, trocando os dedos rápido, usando a pestana você só desliza a mão sobre as casas. Mais isso exige prática, não é do dia pra noite que se consegue fazer uma Pestana com perfeição, e muito menos rápido, então todo dia treine um pouquinho até pegar a prática, não vá se apressar, porque pode até lhe provocar uma lesão! Na minha opnião executar uma pestana em um Violão Aço é melhor, já que o braço dele é menor e o dedo fica sobrando, então é mais fácil. Mas se você consegue fazer em outro Instrumento: Violão ou Guitarra, em um Violão Aço será muito mais fácil.

Uma vídeo Aula feita pelo Cifra Club tem algumas dicas para fazer Pestana:
Como Ler Cifras: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/540/

Foto:

Acorde Bm - Si Menor: Esse acorde possui uma Pestana, repare que o dedo 1-Indicador, prende todas as cordas da 2° casa ao mesmo tempo.



Espero ter Ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário