Instrumentos e Equipamentos

Fala Galera! Página que fala sobre instrumentos e equipamentos Musicais. Espero que gostem, qualquer pedido é só postar nos comentários e nós atenderemos!
_________________________________________________________________________________________  
O Fantástico Pedal Digitech Whammy. Conheça

Fala Galera! Depois de tanto tempo sem postar nada, volto. Aconteceram problemas com a Net, dai não tava conseguindo acessar o Blog. Mas venho hoje falando de um Pedal que pode deixar suas músicas com uma característica, digamos "muito louca". Esse pedal é usado por um Grande Guitarrista, que já participou do consagrado Game Guitar Hero e é conhecido por combinar bem o Whammy com sua Guitarra e sua abilidade. Tá curioso? Então vamos ao Post!

O que é o Pedal Whammy? O Pedal Whammy é um pedal produzido pela Digitech. Ele é um pouco grande e possui o Pedal de Expressão incluído para que o Guitarrista possa regular o timbre no momento que está tocando, eis uma coisa que faz com que o Whammy não seja "domado" por todos. Ele é similar a um pedal Oitavador, já que meche muito com os tons da Guitarra e deixando a Oitava bem presente. Fazendo isso ele está então fazendo diferentes intervalos, dependendo da posição do Pedal de Expressão que vem logo do lado. Tem gente que até chama o Whammy de um Pedal Pitch Shifter com nome diferente, mas eu não apoio essa afirmação. Pode ser parecido, mas não é igual. Só usando ou ouvindo pra saber né?!

O Que é que o Whammy faz com as Oitavas? Tendo um pedal Whammy, você pode subir uma Oitava da Afinação da sua Guitarra, descer uma Oitava e também fazer outros diversos intervalos. É exatamente isso que faz com que o Whammy não seja de tão fácil utilização. Você tem que conheçer bem o Pedal, conhecer bem os Intervalos e saber o que tá querendo e aonde conseguir. Assim você poderá usar o Whammy e deixar sua música com uma Melodia bem estranha, mas que leva todos ao delírio. Se você não conhecer bem o Pedal e suas configurações e for usá-lo, poderá criar variações que vão soar fora do Tom da Música que você está tocando. Por isso antes de fazer qualquer som com o Whammy você tem que conhecer ele.

Quais são os Artistas que usam o Whammy? Um Grande utilizador assumido do Whammy é o Guitarrista Tom Morello. Ele consegue misturar o Whammy com mais efeitos e com o sistema Killswitch que está presente na captação da sua Guitarra. Quem tiver interessado em saber o que é o Killswitch aguarde, pois brevemente estará saindo uma postagem especial. Ainda existem outros muitos Guitarristas que usam o Whammy, mas o Tom Morello foi quem marcou o uso desse pedal. Quem quiser conhecer mais um pouco a história e os equipamentos usados por esse Guitarrista acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Morello 


Tem como improvisar um Whammy enquanto não posso comprar um? Tem, mas é claro que não vai ficar igual ao Whammy. Existem várias formas de improvisar: Usar um pedal Oitavador e Wah - Wah junto com um Pedal de Expressão. Usar Delay e Wah - Wah com Pedal de Expressão. Existem muitas combinações que você pode fazer ai na sua casa com um Programa de Amplificação Virtual ou com sua Pedaleira, Set de Pedais ou com Amplificador + Pedal de Expressão. Teste bem os efeitos e escute muito som com Whammy, assim você vai achar a junção de efeitos com maior semelhança ao Whammy. Essa é uma saída bastante útil, já que o Digitech Whammy não é muito acessível: De $650,00 á $800,00 Novo.


Como é um Digitech Whammy? Pra quem não conhece o Pedal, busquei uma imagem que deixa bem clara a visualização do Digitech Whammy:
Dá pra ver que o Digitech Whammy é um pouco maior do que os Pedais comuns, é Laranja, tem um Knob para ativação, outro para definição do Efeito e o Pedal de Expressão para que o Guitarrista possa controlar a intensidade do efeito. Essas são as principais características dele.


Quais são as músicas mais famosas com o Whammy? Sem dúvida as Músicas da Rage Agains the Machine, onde o Tom Morello fez história. A música Bulls On Parade - Rage Against The Machine deixa bem claro o uso do Whammy, principalmente no Solo. Nesse solo o Tom Morello usa o Whammy, o Killswitch e sua fantástica abilidade. Essa é a música que está presente no jogo Guitar Hero III - Legends Of Rock, onde você tem que infrentar o personagem do Tom Morello em uma batalha de Guitarras e logo depois de vencê-lo tocar esta música junto com ele. Algumas músicas do Audioslave também usam o Whammy, então você também pode dar uma olhada.


Finalização: Sem dúvida o Whammy é um efeito fantástico que deve ser reconhecido. Estando no pé certo pode mudar totalmente a sonoridade de uma música e criar a marca de um Guitarrista. Seu ponto fraco é o preço, que é muito alto: $650,00 á $800,00 que por isso não compensa ser adiquirido por um iniciante. É destinado a músicos Semi - Profissionais e Profissionais, que já conhecem bem os Intervalos e tem habilidade para regulá-lo e utilizá-lo corretamente. O Whammy não se encaixa em qualquer música, por isso veja bem se quer por ele em uma música que você toca. É mais fácil você compor uma Música e inserir o Whammy para dar uma sonoridade especial. Pra todos que querem ver o Whammy e o Tom Morello em ação veja os vídeos abaixo, estão em Inglês mas dá pra entender e curtir o som. A imgaem também não é das melhores:


Tom Morello Lesson Part 1 (Lissões de Tom Morello Parte 1): http://www.youtube.com/watch?v=KTnrkamfJSc
Tom Morello Lesson Part 2 (Lissões de Tom Morello Parte 2): http://www.youtube.com/watch?v=l98J4ohp3CM&feature=related
Tom Morello Lesson Part 3 (Lissões de Tom Morello Parte 3): http://www.youtube.com/watch?v=dd9fvObr38I&feature=related


Ainda existem mais vídeos seguintes, mas olhando esses já dá pra sacar bem o som do Whammy e as Técnicas do Tom Morello.


Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. A Votação já está perto do fim, então peço a vocês que votem muito para que possamos conseguir uma posição legal. As formas de Votação são pelo Twitter ou pelo E-mail. Você pode votar clicando no Selo que está presente na parte lateral do Blog ou acessando o link: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257


Valeu Galera! Espero ter explicado bem o assunto. Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário que irei responder assim que tiver conhecimento.


Espero ter Ajudado! Bom Som e Bom Estudo Musical!
_________________________________________________________________________________________ 

Guitarras com Afinador; Uma Inovação que promete Ajudar os Iniciantes!

Fala Galera! Estou aqui novamente para falar de uma nova tedência que está sendo adotada por marcas que produzem Guitarras e procuram ajudar mais os iniciantes no Instrumento. Confira os detalhes no Post:

Que Inovação é essa? Essa Inovação é muito simples, porém de muita utilidade. É a inclusão de Afinadores Cromáticos em Guitarras. Cada vez mais as pessoas querem entrar no Mundo da Música e aprender algum Instrumento, e é pensando nisso que algumas empresas de Guitarras estão fabricando os seus modelos mais simples equipados com um Afinador Cromático. Esses Afinadores são muito compactos e pequenos e tem uma precisão notável ajudando assim os iniciantes na Guitarra que ainda não sabem afinar sozinhos e corretamente seu Instrumento.

Como esse Afinador Funciona? Ele funciona como um Afinador comum. Recebe energia de uma bateria 9V como nos Violões. Para trocar ou retirar a bateria basta abrir uma tampa que está presente na parte de trás da Guitarra. Essa tampa pode ser também parafusada, então compre uma chavinha que abra ela de acordo com o tamanho do parafuso. Essa facilidade para trocar a bateria também ajuda muito, pois você não precisa encontrar um Luthier nem ficar com medo na hora de abrir a tampa. Na hora da troca da bateria recomendo ter em mãos uma bateria de boa qualidade, ou seja, uma bateria originial e não aquela que encontramos nos camêlos. Não posso citar marcas aqui, mas dê uma pesquisada na Net que você acha boas marcas de baterias para usar.

Quais são os Modelos de Guitarras que tem o Afinador Cromático embutido? Desde que eu vi Guitarras com Afinador, só vi as populares Stratocaster, ou seja, as populares Guitarras modelo Strato. Essas Guitarras Strato são as que geralmente os Iniciantes preferem, pela sua qualidade e pelo seu preço. Por isso as empresas estão adotando Afinadores somente em Guitarras Strato, lembrando que não tenho conhecimento de outro modelo de Guitarra com Afinador embutido.

Quais são as Marcas que adotaram o Afinador em suas Guitarras? Até hoje, eu apenas vi duas marcas que estão fabricando pelo menos um modelo de Guitarra com Afinador. Estas Marcas são a Memphis by Tagima e a Vogga, quem souber de outras Marcas me avise pelos comentários para eu poder mostrar aqui. São duas Marcas bem conhecidas aqui no Brasil e são as Marcas geralmente escolhidas pelos iniciantes para comprar a primeira Guitarra. Os Modelos das Guitarras com Afinadores são: Da Memphis by Tagima tem a MG32T, preste bem atenção pois existe também a MG32. A Guitarra que possui Afinador embutido não é a MG32, é a MG32T. Da Marca Vogga existe a Guitarra VCG608. A Seguir a foto das Guitarras e as suas características:

Essa é a Guitarra Memphis by Tagima MG32T, ela possui as seguintes características:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Trastes: 22
Marcações: Bolinhas Brancas
Nut (Capotraste): 42mm
Tarraxas: Blindadas e Cromadas
Captadores: 3 Singles Coils
Controles: Chave Seletora de Captadores com 5 Posições, 1 Controle de Volume (VOL) e 2 Controles de Tonalidade (TONE).
Ponte: Tremolo Standard Cromada ou Preta
Essa Guitarra possui um ótimo preço se comparado o Custo X Benefício. É uma ótima escolha para um Iniciante. Seu Timbre estando bem regulada é Muito Agradável. Por isso na compra de seu Instrumento, leve ele a um Luthier para que ele possa fazer uma Regulagem completa. Para mais informações sobre esse Instrumento acesse o link disponibilizado no final desta postagem.


Essa é a Guitarra Vogga VCG608, ela possui as seguintes características:
Corpo: Sólido
Braço: Maple
Escala: Maple
Tarraxas: Blindadas
Captadores: 3 Singles Coils
Controles: Chave Seletora de Captadores com 5 Posições, 1 Controle de Volume (VOL) e 2 Controles de Tonalidade (TONE)

Essa Guitarra também é boa pra quem tá começando, pois é bem construída e tem um preço bem acessível. Seu Timbre também é muito Agradável, é claro, quando está bem regulada. Então você já sabe né? Comprou, levou pro Luthier Regular! É a melhor coisa pra se fazer. Para mais informações sobre essa Guitarra acesse o link disponibilizado no final desta postagem.


Vocês viram que as opções são boas né? Então preste bem atenção na hora de comprar sua primeira Guitarra. Como já falei aqui, se vir outra Guitarra de outra Marca que possua também um Afinador Embutido me comunique nos comentários, para que outras pessoas também fiquem sabendo da novidade. Você que vai comprar sua primeira Guitarra, o importante mesmo é testar e a que você gostar mais em termos de Timbre, Pegada e etc você leva. Não é necessário ela vir com Afinador embutido, mas é claro que com mais essa função é melhor.

Minha opinião sobre os Instrumentos mostrados: Sobre a Guitarra Memphis by Tagima MG32T eu irei lhe contar agora meu relato: Há alguns dias fui em uma Loja de Instrumentos Musicais. Nesta loja encontrei a MG32T na Cor Vermelha e na Cor da foto que mostrei. Apenas peguei ela em meus braços e simulei alguns Acordes, não cheguei a testá-la em um equipamento de Amplificação. Entretanto pude perceber que ela tem uma ótima pegada no Braço, os Trastes são bem polidos e as Tarraxas bem posicionadas e colocadas. Os Controles também são bem colocados, e em termos de acabamento ela estava em bom estado. Muitos falam mal dessa Guitarra, mas não tenho nada contra ela, muito pelo contrário. Achei ela super legal pra quem tá começando agora e precisa de uma Guitarra boa com um preço bom. Recomendo pra quem quiser comprar. Sobre a Vogga VCG608 não tenho nada exatamente a falar, pois nunca peguei em uma dessas e nunca toquei nem testei uma. Mas olhando as fotos pude perceber que ela é bem construída, com a Escala feita em Maple que proporciona um Timbre mas estalado. Não posso falar nada de acabamento bem definido, mas vi que sua pintura é bem brilhante e bonita. Outra coisa não posso falar pois como já falei, nunca toquei nem testei uma Guitarra dessas.

Observações: Como vocês viram as Guitarras são bem bonitas. São também bem construídas em termos de Madeiras e equipamentos. Uma coisa que eu acho errado e que acontece muito é: Pessoas que nunca testaram nem pegaram em um certo Instrumento ficarem falando mal dele. É claro que com o tempo e quando a profissionalidade do Músico for aumentando, uma Guitarra como essas mostradas aqui não atenderá suas necessidades. Ela é uma Guitarra para Iniciante, ou seja, é para começar os Estudos no Instrumento. Você também pode ir reformando sua Guitarra ao invés de comprar outra. Pra essas mostradas eu recomendo vocês substituírem os captadores Single-Coils por captadores Stacked. Quem não souber o que é um Captador Stacked aproveite e conheça todos os tipos de captadores visitando a Postagem: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-sao-captadores-quais-os-modelos.html . Esses Captadores Stacked ocupam o mesmo espaço do Single-Coil e fazem o mesmo papel do Humbucker. Ou seja, eles dão mais um peso no som, são melhores para tocar Rock, um pouco de Metal, mas também é muito bom para tocar limpo ou com outros efeitos. Em geral ele tem o mesmo tamanho do Single-Coil e funcionam da mesma maneira, mas aceitam melhor as Distorções mais pesadas. Tenham calma, pois esses Captadores podem ser um pouco caros dependendo da Marca, então vá trocando de um em um, ou demore um pouco mais e compre um Jogo completo com os 3 Captadores necessários. Consulte modelos e preços de Captadores e outras peças para Guitarras no site: http://www.captadores.com.br/ . Se você estiver um pouco mais interessado na Reforma de Guitarras aguarde um pouco pois irei fazer uma Postagem especial sobre reformas de Guitarra.

                                                                Links:
Página da Guitarra Memphis by Tagima MG32T no site da Tagima: http://www.tagima.com.br/produto/147/mg-32-t
Site da Tagima: http://www.tagima.com.br/
Página da Guitarra Vogga VCG608 no site da Vogga: http://vogga.com.br/produtos.php?fot_at=279&ref_at=72
Site da Vogga: http://vogga.com.br/index.php


Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Você pode votar pelo Twitter ou pelo E-mail. Para acessar a página da Votação basta você clicar no Selo que está presente na Parte Lateral Direita da Página do Blog ou acessando o Link Abaixo: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257


Espero Ter Ajudado Vocês! Bom Estudo e Bom Som!
_________________________________________________________________________________________

O que é um Instrumento Flat? Saiba Mais!

Fala Galera! Hoje mais uma vez eu estou aqui para falar de um assunto necessário para o entendimento melhor da construção de Instrumentos. A palavra Flat vem em alguns Violões e você pode não saber o que significa, então irei explicar agora. Vamos ao Post:

O que é um Violão Flat? Um Violão Flat é um Violão que possui o corpo mais fino do que o padrão das Construções dos Violões comuns. Esses Violões possuem algumas características diferentes dos outros, já que suas dimensões de Largura são menores. Na maioria das vezes que um Violão é Flat ele costuma ser maciço, mas existem também vastos Violões Flat's comuns.


O que é um Violão Flat e Maciço? Um Violão Flat, vocês já sabem que é um Violão que tem as dimensões de largura menores do que as padrão. Mas o que é um Violão Flat e Maciço? Vamos tomar a explicação da palavra Maciço: Maciço no Dicionário significa uma coisa Compacta, sem partes Ocas ou Agregadas. Na construção do Violão é basicamente isso. Ele fica com a construção semelhante de uma Guitarra: É feito totalmente maciço, sem buracos nem Caixa de Ressonância, apenas com pequenos buracos feitos para a passagem do Sistema Elétrico - Cabos e ligações. Os Violões que são totalmente Maciços não produzem som quando estão desligados, apenas alguns ruídos gerados pelo Impacto do seu Dedo ou Palheta nas Cordas. Já quando estão Plugados em uma Caixa Amplificada, Mesa de Som , Amplificador, ou qualquer outro Sistema de Amplificação produzem o som igual a um Violão comum, mas com alguns controles de Equalização como Graves, Médios, Agudos e controles de Volume que permitem uma ampla regulagem do som obtido. Ainda existem Violões Maciços que possuem pequenas Caixas de Ressonância em seu Interior, proporcionando um som Tanto Ligado (Plugado em um Sistema de Amplificação) quanto Desligado. Esse é o caso do Violão Tagima Modena.

Para quê tipo de Utilização o Violão Flat Maciço é mais indicado? Um Violão Flat e Maciço é mais indicado para Músicos que já tocam em Palcos, Bares e etc, ou seja, Músicos que já fazem show's em lugares que exigem mais do Instrumento. Normalmente quando você tem um Violão comum ligado em qualquer sistema de Amplificação em um Palco você enfrenta alguns problemas de Microfonia no som, o que resulta em uma grande dor de cabeça. Os Violões Flat's e Maciços foram feitos justamente para acabar com isso, já que seu som é resultante apenas do Captador Instalado em seu Interior, e não de uma Caixa de Ressonância. Os Violões Flat's e Maciços também são muito bons para treinar a Noite em sua casa, pois eles produzem um som muito baixo quando desligado, então você pode treinar sem problema que não irá incomodar ninguém. Além disso eles aceitam muito bem a adição de efeitos no seu Som.

Quais são os Tipos de Violões Flat's Maciços? Que eu conheça os tipos são 3: Os Violões Flat's com Cordas de Nylon. Os Violões Flat's com Cordas de Aço. E os Violões Flat's com 12 Cordas. A diferença em ter Cutway ou não é meio que restrita, pois em meu conhecimento até hoje não vi nenhum Violão Flat Maciço sem Cutway. As marcas também são muitas, mas no Brasil as mais conhecidas são as Giannini, Di Giorgio e a Tagima, além da Michael que também tem ótimos Instrumentos. Outras impresas fora do Brasil também são ótimas como a Takamine, a Crafter e a Godin.

Existem também Violões Flat's sem ser Maciços? Sim, Claro que existem. E não ficam por baixo, ter um Violão Flat comum também é muito bom, pois você consegue ter o mesmo Timbre esperado de um Violão comum com o conforto da menor largura na construção que o Violão Flat Possui. Os Violões Flat's comuns também constumam ser mais maneiros do que os Maciços, já que são ocos por dentro. Eles também proporcionam um ótimo desempenho tanto Plugados quanto Desligados e é uma ótima pedida para Músicos Intermediários, Semi-Profissionais e Profissionais que buscam um Instrumento melhor para tocar. Os Violões Flat's Comuns tem a Construção igual a do Maciço, mas ele possui a Caixa de Ressonância, ou seja, ele é Oco ao invés de ser Maciço. Também existem de Vários Modelos: Com Cordas de Aço ou Cordas de Nylon, Com Cutway, Elétrico ou Acústico e etc.

Fotos:
Esse Violão é o: Giannini GWNSTX. Ele é um Violão Flat Maciço com Cordas de Nylon. Uma ótima pedida para quem está procurando um Instrumento Bom com um Preço Baixo. (link para acesso e Review no tópico "Links" desta postagem)
Esse é o Violão: Giannini GWSSTX12. Ele é um Violão Flat Maciço equipado com 12 Cordas de Aço. Também é um ótimo Instrumento para Músicos já avançados que buscam solucionar problemas de Microfonia entre outros quando resolvem usar um Violão com 12 Cordas para tocar alguma Música ou fazer um Show.
Esse é o Violão Tagima Modena. Ele é um Violão Flat Maciço, mas possui pequenas Caixas de Ressonância em seu Interior, o que proporciona que seu som seja ouvido tanto Ligado como Desligado. Nesta foto a Versão equipada com Cordas de Aço, mas também existe a versão com Cordas de Nylon.
Este é o Violão: Eagle CH 306. Ele é um Violão Flat Comum, que não é Maciço e possui uma Caixa de Ressonância. Ele é equipado com Cordas de Aço.


                                                               Links:
Link da Página do Violão GWNSTX no site da Giannini: http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=1009
Link da Página do Violão GWSSTX12 no site da Giannini: http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=1011

Site da Giannini: http://www.giannini.com.br/home.asp
Página do Violão Modena no site da Tagima: http://www.tagima.com.br/produto/18/modena
Site da Tagima: http://www.tagima.com.br/home
Link da Página do Violão CH 306 no site da Eagle: http://www.eagle.com.br/e_detprod_cordas.asp?txtID=8
Site da Eagle: http://www.eagle.com.br/default_eagle.asp

Ainda tem um Review do Violão Giannini GWNSTX feito pelo Cifra Club. Quem quiser dar uma olhada basta acessar o Link: http://www.youtube.com/watch?v=GAFf9uUBWLI

Então é isso Galera. Espero que vocês tenham entendido este assunto assim como todos os outros que foram postados aqui. Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário que iremos lhe responder.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Você pode votar por meio do E-Mail ou pelo Twitter. Você pode acessar a Página de Votação clicando no Selo que está presente na Parte Lateral da Página do Blog ou Acessando o Link Abaixo: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero Ter Ajudado Vocês! Bom Som e Bom Estudo!
_________________________________________________________________________________________

O Violão de 12 Cordas - Saiba Mais!

Fala Galera! Ultimamente não tenho postado nada aqui, e irei agora explicar o motivo: Neses dias meu computador apresentou problemas, e não foi possível ter acesso ao Blog. Peço desculpas, mas não foi por meu querer e sim pelo querer do meu Computador (hehe!). Voltando agora com um Post, e em breve o post sobre Formação de Acordes IV - Inversões de Baixos - Curso Teoria Musical. Então vamos a esse post:

O que é um Violão de 12 Cordas? Um Violão de 12 Cordas é um Violão comum como todos os outros. Porém ele tem uma construção mais detalhada e mais difícil e pesada. É feito para suportar 12 Cordas ao Invés de 6, então tudo é mais reforçado: Cavalete, Corpo, Braço e Headstock. Ele possui 12 Cordas, como o nome já diz. As Cordas são agrupadas de duas em duas, formando assim 6 pares de Cordas. Essas Cordas são semelhantes ao Violão de 6 Cordas e é isso que nós vamos falar nos próximos tópicos.

Como são e como é a Afinação de um Violão de 12 Cordas? Como já expliquei as Cordas são agrupadas de duas em duas. Então essas cordas tem semelhanças, ou seja, as cordas que ficam agrupadas são iguais. Sendo assim ele terá as mesmas Cordas de um Violão Comum, mas terá essas cordas em um número dobrado. Então as Cordas que ficam Agrupadas possuem a mesma Afinação, ficando assim as Cordas: E E B B G G D D A A E E . Então para afinar um Violão de 12 Cordas basta ter um Afinador comum para Violão ou afinar normalmente de ouvido. Agora veremos a técnica e a execução no Violão de 12 Cordas.


Técnicas e suas execuções com Violão de 12 Cordas: Sempre ou quase sempre há aquela dúvida: Dá pra fazer Bend em Violão de 12 Cordas? Tem como fazer Solos em Violão de 12 Cordas? Como é palhetar em um Violão de 12 Cordas? Como é a execução dos Acordes? Dúvidas e mais dúvidas se repetem, afinal nada sabemos de um Instrumento que não conhecemos não é mesmo?. Então vamos lá para a explicaçã: Para você executar Acordes comuns no Violão de 12 Cordas é exigido uma alta praticidade em fazer pestanas. Isso mesmo, Pestanas em Acordes comuns! Como as Cordas são agrupadas de duas em duas, para fazer um Acorde que você apertava uma Corda no Violão comum, você irá apertar duas Cordas no Violão de 12 Cordas. Então, tendo como exemplo o Acorde de Dó Maior nós devemos: Apertar as duas Cordas que tem o som da Nota Si (B), as duas Cordas que tem o som da Nota Ré (D) e as duas Cordas que tem o som da Nota Lá (A) em suas respectivas casas. E se já é difícil fazer um Acorde comum, imaginem ai um Acorde com Pestana? É dificuldade dobrada comparado ao Violão comum. A pressão que você tem que fazer é maior, já que o Braço do Violão é mais grosso e são 12 Cordas para pressionar. Mas embora a pressão seja maior, o truque certo é o mesmo, depois de um tempo treinando, você pega a prática e a força não será tão necessária já que o que irá contar mesmo é o jeito. Quanto aos Bends a resposta é: Quase Impossível! As cordas são próximas demais, então para você fazer um Bend é necessário muita força, além de muita prática. Solos são possíveis, mas Solos rápidos podem não ser executados nunca. O melhor mesmo é usar o Violão de 12 Cordas como Violão base. Outras técnicas como o Slide é possível e mais fácil de se fazer, mas ainda continua exigindo um pouco de prática.

Quais são os Modelos de Violões de 12 Cordas? Os Modelos e Cores do Violão de 12 Cordas é Típico dos Violões comuns. Existem os Violões Normais e os Cutways, os Pretos, Naturais, os Jumbo e os Comuns. Isso varia muito. Mas também existem os Violões mais bem construídos, de marcas mais famosas com Trastes Jumbo, Pestanas e Headstock de boa qualidade e etc. Existem também os Violões de 12 Cordas para canhoto. Uma das melhores marcas de Violão de 12 Cordas é a Gibson que ficou famosa pelas Guitarras. Ainda existem outras marcas Top de linha como a Takamine. Os preços dos Violões de 12 Cordas costumam ser um pouco mais elevados. Um Violão de 12 Cordas Takamine EG-523SC 12C está em torno de R$2,435,00 pela Internet.

Fotos:
Este é o Takamine EG-523SC 12C (12 C = 12 Cordas). É fabricado com: Tampo em Solid Spruce, Corpo em Flamed Maple, Escala de Rosewood e Tarraxas Cromadas. Ele usa também o sitema de Amplificação Pré TK-40.
Violão Takamine EG-51OS 12C. Ele é fabricado com: Tampo em Solid Spruce, Corpo em Nato, Escala de Rosewood, Tarraxas Cromadas e Sistema de Amplificação Pré TK-40.



Pra quem quiser dar uma olhada melhor nesses Violões, acessem os Link's:
Página do Violão EG-523SC 12C no site da Takamine Brasil - Destribuidor Sonotec: http://www.sonotec.com.br/detalhe_produto.php?id=56&marca=1&categoria=1
Página do Violão EG-51OS 12C no site da Takamine Brasil - Destribuidor Sonotec:
http://www.sonotec.com.br/detalhe_produto.php?id=57&marca=1&categoria=1
Página da Takamine no site do Destruibuidor Sonotec: http://www.sonotec.com.br/takamine/
Site da Sonotec Music & Sound: http://www.sonotec.com.br/index.php


Então é isso Galera. Espero que vocês tenham gostado do Post. O post Formação de Acordes IV - Inversões de Baixo do Curso Teoria Musical está em andamento e está próximo a sair. Aguardem.


Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta clicar no Selo que está presente na parte Lateral da Página do Blog ou clique no link abaixo. Você pode votar pelo E-mail ou pelo Twitter.  
O Link para votação é: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257


Espero ter Ajudado Vocês!
_________________________________________________________________________________________ 

 Guitarra sem Amplificador? Ligue ela no Computador!

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma utilidade e necessidade pra quem tá começando a tocar Guitarra. Quando você não tem muita grana, é difícil até comprar só a Guitarra, mas ai ainda tem o Amplificador, Cabos, Pedaleira e etc. Dai cê fica meio desmotivado. O jeito é ligar tudo no computador, você já vai dispensar o uso de alguns equipamentos por um certo tempo. Então vamos ao Post:

O que tenho que fazer para ligar a Guitarra no computador? Você precisa de uma Guitarra (dãã!), um computador (dãããã!), um cabo P10 comum e um adaptador P10>P2. O adaptador é bastante necessário, já que o computador não tem entrada P10, apenas tem a entrada P2. Depois de já ter tudo isso você precisa ter em seu computador, um programa que sirva de amplificador para sua Guitarra, ou seja, um programa que possua função de amplificação do som.

Quais os melhores programas e do que eles são compostos? Esses programas de Amplificação são compostos geralmente por vários tipos de Amplificadores (Valvulados, Híbridos, Transistorizados e etc.), e cabeçotes para Guitarra ou Baixo (mas exclusivamente para Guitarra). Isso vai lhe permitir testar o melhor equipamento e usar o que lhe agradou. Eles também são compostos por Pedaleiras e Pedais de efeitos, que vai permitir colocar efeitos no som da sua Guitarra, sem gastar praticamente nada. Esses programas ainda possuem um Afinador, que costuma ser bastante preciso. Os programas mais famosos e usados são o GUITAR RIG, o SOUND FORGE e o AMPLITUBE. Ambos possuem todos ou quase todos efeitos e amplificadores citados acima. Você ainda pode baixar plugins de efeitos e instalar mais efeitos no seu programa. Você ainda poderá gravar seus sons, adicionar bases para tocar certas músicas, e com todas essas opções, você poderá espalhar seu som mundo à fora.


Como devo ligar a Guitarra no Computador? Você deve pegar o cabo P10 P10 e colocar uma ponta na saída P10 da sua Guitarra. Na outra ponta você deve encaixar o adaptador P2, aperte bem para não ficar folgado. Depois de fazer isso conecte a ponta com adaptador P2 na entrada Line - In na parte de trás da CPU do seu Computador. A Entrada de Line - In é Azul, então é fácil de perceber. Depois de fazer isso abra as configurações de volume do seu computador, o Master Volume (Master Volume no Windows XP). Após ter aberto as configurações de volume, você deverá achar a opção Line In, e essa opção estará marcada como "Sem Áudio". Você deverá desmarcar e então o som da sua Guitarra já deverá sair em seu computador. Depois de ter feito isso, abra o programa de Amplificação que você escolheu. Configure esse programa como desejado. Ai você já estará preparado pra rodar o som no se PC.

O que posso fazer para melhorar o som da Guitarra no PC (computador)? Se seu Computador é equipado com aquelas caixinhas de som multimidia, o som da sua Guitarra não será dos melhores. É recomendado que você compre no mínimo, aquelas caixas estilo um Home-Theater, ou caixas Subwoofer, que possuem até 35w (RMS). As caixas normais do seu computador possuem (Acho) apenas 5w. Você também pode comprar um fone de ouvido profissional, que também terá grande capacidade sonora. O Interessante é que com isso você não irá gastar tanto, e poderá passar grandes tempos sem o auxílio de Amplificador ou Pedaleira, pelo menos em quanto junta a grana pra comprar um bom Amplificador.


O que não posso fazer na hora de ligar a Guitarra no PC? Tem gente que fala que o melhor é ligar a Guitarra na entrada de Microfone do PC (a entrada rosa), já que essa entrada já é amplificada e estéreo. Mas o certo é ligar no Line In mesmo. Ligando na entrada Mic (microfone) você poderá queimar sua placa de som, tendo que gastar muito mais grana pra começar a tocar. Mas se você quiser arriscar, o importante é que você abaixe o volume da entrada Mic, pois diminuirá as chances de danificar sua placa de som. Também é importante ligar o cabo na Guitarra primeiro, e só depois ligar ele na entrada desejada no PC, para evitar danos na Guitarra e no PC também.


Amplificador ligado no PC? Não é recomendado ligar o Amplificador no computador, muito menos na entrada de Mic. Imagine ai você ligando um amplificador de 30W em uma entradinha de microfone que suporta no máximo 5W. O PC vai torrar. O certo é ler as instruções de uso, que vem junto quando compramos qualquer Amplificador (se for usado, baixe o manual no site da empresa fabricante do produto). Lá terá explicando aonde ligar e como configurar o Amplificador e o PC para que não ocorra problemas. Para evitar toda essa preocupação, você também pode ligar sua Guitarra, Pedaleira e Amplificador normalmente e colocar um Microfone bem perto do Falante do Amplificador. Dai você amplifica o som em um desses programas citados acima (ou outros programas) e grava seus presets, ou gravações comuns.

Fotos:

Detalhe da Interface do Amplitube 2 Live (link para download abaixo).


Caixa de som Subwoofer 2.1 Clone. Essa caixa possui 35W (RMS), além de entrada USB, SD, e é compatível com TV, DVD, PC e controle de Graves e Volume.
Adaptador P2.


                              Link's e Downloads:

Link para download do Amplitube 2 Live no UltraDowloads: http://ultradownloads.uol.com.br/download/Amplitube-Live/baixar-gratis.html
Link para download do Guitar Rig 3 no AudioWare Downloads: http://www.audioware.com.br/download-1106-guitar-rig.html
Link para download do Sound Forge 10 no AudioWare Downloads: http://www.audioware.com.br/download-77-sound-forge.html 
Link da Caixa Subwoofer 2.1 no site da Clone: http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=21007

Ae galera, a postagem sobre Formação de Acordes II - Tétrades está em andamento, temos sofrido problemas na elaboração da Apostila e da Postagem. Peço que aguardem, continuaremos o Curso Teoria Musical em breve.
Cuidado ae com a Guitarra e o PC para não ter problemas. É só seguir as recomendações e não vacilar na hora das ligações que você terá um bom rendimento.

Bom som pra vocês!
_________________________________________________________________________________________

A importância dos Review's


Você está querendo comprar um Violão ou uma Guitarra, viu pela Internet, não testou, e quer comprar por algum site de compra online por exemplo? Antes de fazer isso procure no You Tube ou no site do Cifra Club sobre algum Review sobre o modelo que você procura!
No site do Cifra Club por exemplo existem vários Review's sobre Violões e Guitarras, como o Review do Violão Giannini GF-2M C EL, do Violão Michael VM220 CT, da Guitarra LTD MH 100 QM da ESP e etc, e também existem Review's sobre Amplificadores como o Spider IV da Line 6 e o Amplificador P65 da Laney.

Link da página onde você encontra alguns Review's :
http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/#


Pense bem antes de comprar um produto, pesquise as qualidades, os defeitos, e se possível teste o produto em alguma loja, veja o custo benefício também, porque não adianta você gastar muito com um produto que não atende suas necessidades.


Fotos dos Produtos:



Guitarra MH 100 QM da ESP LTD, esse guitarra é ótima para tocar metal, Rock, é Perfeita para fazer solos, tem dois Controles: Um de volume e outro de Tom e uma chave de 3 Posições para selecionar os Captadores, ela ainda possui um acabamento lindo em Quilter Maple, e as Tarrachas, os Captadores e as Cordas, são sem dúvidas, de ótima qualidade.




Violão Michael VM 220 CT, este é um violão Eletro-Acústico, com cordas de Nylon, e possui equalizador Pro Tuner com Afinador Cromatico embutido, tensor Dual Action, que permite a regulagem completa do braço do violão, duas saídas: XLR e P10 Padrão, e ainda possui Cutaway. Acompanha Capa.



Este é o Violão Giannini GF - 2M C EL, é um ótimo violão com Cordas de Aço, ele possui um Pré Amplificador ativo com 5 Bandas e ainda possui Afinador Eletrônico embutido, possui duas Saídas, uma XLR e uma P10 Padrão, tarraxas blindadas e cromadas, Tampo em Spruce, Braço feito de Maple com tensor Bi-direcional (Dual Action) que permite uma regulagem completa do braço e seu Captador é de Rastilho. Ele ainda possui Cutway e Proteção contra palhetadas, além de ter um acabamento muito bonito. Não acompanha capa.


Este é o Amplificador P65 da Laney, ele possui vários efeitos, Presets, e tem um Afinador Embutido, também possuem vários controles de volume e distorção.












Este é o Amplificador Spider IV da Line 6, ele possui controle de Distorção, controle de volume, controle de série de amplificação, vários presets de artistas famosos, e ainda permitem gravar seus própios presets, e tem uma pequena tela LCD.







_________________________________________________________________________________________


 O primeiro Amplificador. Preste Muita Atenção na hora de comprar!

O primeiro amplificador... É a mesma coisa do primeiro violão ou da primeira Guitarra! Amplificadores são principalmente necessários para você que toca Guitarra, ou até mesmo para você que tem um violão Eletro - Acústico. Antes de comprar seu amplificador preste bem anteção, vale apena gastar um dinheirinho a mais em um amplificador mais complexo quando se tá começando!
Se você está iniciando na Guitarra, também tem dúvida sobre qual amplificador comprar. Existem várias marcas e modelos, existem várias funções, e é isso que eu vou falar aqui.
Um Amplificador básico para Guitarra não é tão caro, pode se achar um por 200 reais, 300 e etc, mais existem várias marcas, então cuidado para não cair em papo de vendendor! Amplificadores podem ter várias funções, como a Distorção que pelo meu ponto de vista é o efeito que mais se precisa em uma guitarra, esse efeito lhe dá a impressão de que outra guitarra está tocando junto com você, e deixa o som com mais volume. Um Amplificador básico pode não vir com essa função, mais eu recomendo que você observe e gaste até um dinheirinho a mais em um que tenha Distorção, porque depois de um tempo nos estudos você vai precisar, principalmente se for fazer a GUITARRA BASE (sem solos, só com a base do som), que muitas vezes precisa de distorção.

Já vi Amplificadores e Mini-Amplificadores por 200 reais que vem com distorção embutido, você não vai precisar comprar um Pedal de Distorção e etc. Amplificadores da Marca ORANGE por exemplo, são muito bons e desde os Mini-Amplificadores a Distorção está presente. Outra marca muito boa é a METEORO, já que seus amplificadores não são muito caros, e tem um ótimo rendimento.

Se você tem um violão Eletro-Acústico e  pretende começar na Guitarra, é recomendado que você compre aqueles amplificadores que servem para Guitarra e Violão, porque você poderá utilizá-lo com os dois tipos de Instrumentos.

CUIDADO! Não confunda Amplificador com Caixa-Amplificada, são duas coisas diferentes. A Caixa-Amplificada tem a entrada padrão P10, entrada para Microfone, e Entradas de Áudio para DVD e etc, mais não tem efeitos, e por isso não são tão recomendadas para usar com Violão ou Guitarra. Já os Amplificadores só possuem a entrada P10, e vários efeitos de som, alguns Presets, pode vir com Afinador Embutido e etc.. É o mais recomendado!

E nunca se esqueça, sempre teste antes de comprar, leve sua Guitarra ou seu Violão para a loja, para testá-los no amplificador, para não ter problemas futuros.

Abaixo Fotos de Amplificadores:



Essa foto mostra um Amplificador ORANGE, esse amplificador possui seus controles na parte de cima e sua carcaça é toda na cor Laranja (dai o nome da marca), o que lhe deixa muito bonito também.



Caixa Amplificada LL, observe que ela tem entradas para DVD, microfones e Guitarra ou Violão, mais só possuem controles de volume.




Amplificador METEORO, este amplificador tem todos os seus controles na parte da frente, vários efeitos e possuem entrada para Guitarra e Violão, além de sua carcaça ser feita em uma espécie de couro.










_________________________________________________________________________________________

O que é um capotraste?

O Capotraste é uma espécie de Pestana móvel, onde você pode colocá - lo em qualquer casa do violão. Eleserve para reduzir o número de pestanas na música por exemplo. Músicos famosos como Victor (da dupla Victor e Leo), tem a maioria de suas músicas tocadas com capotraste. Um Capotraste custa em média de 20 a 40 reais, e pode ser encontrado fácilmente em lojas de instrumentos musicais ou em site da Internet.

Eis uma foto de um modelo básico de Capotraste da marca DOLPHIN:


Essa parte onde tem uma espécie de borracha prende as cordas do violão, e a outra parte que também é emborrachada prende no braço do violão.
Esse modelo tem uma espécie de mola, quer dizer que ele se encaixa no modelo do braço do seu violão, porque pode ser aberto, como uma especié de grampeador.   






Capotraste preso em um Violão


_________________________________________________________________________________________


O que é um Afirmador Cordal? Para que ele serve?


Afirmador Cordal ou simplesmente Afirmador. Muitas vezes nunca se sabe nem o que é isso, mais quando se precisa... Eu também não sabia o que era isso, mais tava começando no violão, peguei um emprestado da minha prima, e ele tava com o tambo meio aberto na parte de trás. Fui até a loja de Instrumentos (Eletrônica Santa Rita, sem dúvida é uma ótima loja) e comprei um jogo de cordas novas. Quando o cara que me vendeu as cordas, colocou também e afinou o violão (o interessante é que eu conheço o cara, mais não sei o nome dele. kk.), quando ele percebeu a abertura ele me indicou que comprasse esse tipo de peça. Essa peça prender as cordas do violão ao invés do Cavalete, e com sua pressão, aperta o tampo e retira a tensão do cavalete (caso do cavalete de plástico dos violões mais simples), um destes dependendo da qualidade é claro, deve ser uns
R$ 25.00 e com mais os gastos com o Luthier. Mas vale a pena comprar um destes, você não se preocupa com nada, praticamente, pois seu tampo impossivelmente irá arrebentar e o seu cavalete possívelmente nunca irá arrebentar.
Bom para quem está precisando de um destes é sempre bom saber mais um pouco, e pra quem não está precisando não custa quase nada colocar um, pois nunca se sabe né.

Fotos:

Afirmador Comum para violão de 6 Cordas (Violão Padrão) repare na parte da frente os furos por onde as cordas passam e a parte de tras que é parafusada no violão.


Afirmador em um Violão de 6 Cordas (Violão Padrão), repare o furo atrás onde o parafuso fica.
_________________________________________________________________________________________



Os variados Modelos de Guitarras


Fala Galera! Estou aqui pra falar de Guitarra, ou de necessariamente de Modelos de Guitarra. Pra falar a verdade modelos de Guitarras são muito variados, existem os mais comuns: Modelo Strato por exemplo, até os mais complexos, Modelos Flying V por exemplo.
Quando se vai comprar uma Guitarra, agente escolhe pelo preço, pela qualidade, potência e tal, mais também tem que escolher pela beleza: Se você comprar uma guitarra de um modelo ou cor que você não goste, pode até te desmotivar a tocar, mais se você compra uma guitarra que sempre quis, dá um gosto de tocar né?
Existem muitos modelos, cada um com sua qualidade marcante. Vou falar aqui de vários modelos de guitarras de várias marcas.

Essa é a ESP LTD V 300 SW, ela tem o formato Flying V com ponte Fixa (onde as cordas passam por dentro do corpo da guitarra) e dois captadores Humbucker, esse é um modelo muito famoso. (meu sonho é ter uma dessas, hehe)


Essa é a ESP LTD Phoenix 200 BLK, ela não tem um modelo muito popular, mais possui ponte fixa e captador P90, e sem dúvida chama muita atenção.


Esta é a Gibson Firebird X , possui vários controles, três captadores P90, e ponte fixa, chama muita atenção, apesar de não ter um modelo muito popular.



Essa é a famosa Gibson Les Paul Standard, quem nunca viu o Slash tocando numa dessas, elas possuem dois captadores P90 e ponte fixa.


Está é a ESP LTD F 350 BLK, possui um modelo futurista, com ponte tremolo, e dois captadores Humbucker, sem dúvida é uma guitarra muito bonita.


Esta é a Gibson Double Neck, ela possuim dois braços, um com 6 cordas e um com 12 cordas, possuem quatro captadores P90 e duas pontes fixas.


Esta é a ESP LTD EX 50 SW, ela possui um modelo semelhante a Flying V, com ponte fixa, dois captadores Humbucker e um modelo muito bonito.


Esta é a ESP LTD AX 360 BLK, ela possui uma ponte fixa com cordas que passam por dentro do corpo da guitarra, e dois captadores Humbucker, com modelo futurista.


Esta é a Tagima Memphis MSG 100, ela possui ponte fixa e dois captadores P90, tem um modelo SG, e possui um ótimo custo benefício.


Esta é a Fender Telecaster, possui ponte fixa, dois captadores diferentes, com um modelo meio esquesito mais muito legal.


Esta é a famosa Fender Stratocaster, ela possui tres captadores Single-Coil, ponte tremolo, e um modelo muito popular onde é fabricado não só pela fender, mais por muitas marcas de guitarras.

E aqui umas Guitarras ESP LTD Customizadas que vi por ai:

Esta é uma ESP LTD com corpo todo reformado e captador Humbucker Super Distorcion, além de ter uma Ponte Tremolo, ela é toda personalizada.

Não foi possível postar as outras fotos das Custom Shop ESP, mais ai o Link onde vocês podem ver diversas Guitarras Customizadas: http://www.espguitars.com/customshop_gallery.html



_________________________________________________________________________________________

 Pedais... Quais os efeitos? Quais comprar primeiro?

Fala Galera! Hoje eu vou falar de pedais. No entusiasmo de uma nova Guitarra, de um novo Amplificador, muitas vezes esquecemos um ponto importante nisso tudo: Os pedais. Existem vários efeitos: Distortion, Chorus, Flanger, Delay, Booster... (vou logo avisando, o post é grande!) Aqui vai nomes efeitos e controles de alguns pedais:  (FOTOS ABAIXO)

Overdrive: A intenção desse efeito é produzir a saturação leve e natural de um amplificador valvulado em volumes muito altos.Ainda no Overdrive temos uma ramificação de um efeito chamado CRUNCH, que nada mais é que um Overdrive com muito menos ganho, pode se considerar ainda um Boost com acréscimo de médios.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas Respectivas funções:
Drive ou Gain – controla a quantidade de saturação ou seja o quanto a unidade vai saturar;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone – controle o timbre do efeito, geralmente o corte e acréscimo de freqüências agudas.

Distortion: O tipo de pedal que mais gosto, pois pra quem toca estilos como o da banda Raimundos, Ramones, e bases de Nirvana e Guns N' Roses como eu, é muito necessário.É uma saturação mais dura e pesada, e em relação ao overdrive tem os harmônicos mais acentuados. O sinal fica mais “sujo” tornando-se ideal para estilos mais “pesados” de Rock.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Distortion – controla a quantidade de distorção;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone ou Equalização – controla as quantidades de graves e agudos.

Fuzz: As primeiras unidades de saturação foram os Fuzz, que apareceram na década de 60 e foram muito populares.O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de ser difícil audição, alguns acordes.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Fuzz – controla a quantidade de saturação;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone – controla o corte e acréscimo de freqüências agudas.

Boost / Pré Amp: Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer. É um aumentador de volume.
Bom se lembrarmos que a saturação é volume sobre volume, o boost é então um ótimo saturador de outros efeitos de ganho, ou seja se colocarmos mais volume da entrada de um pedal de distorção/overdrive/fuzz, o resultado final é mais saturação na saída de uma dessas unidades

A maioria dos pedais deste tipo conta com esse botão e sua respectiva função:
Volume – controla o volume do sinal que recebe.

Chorus: O Chorus é um tipo de efeito onde se parece que tem outro instrumento (no caso, outra guitarra) tocando junto com você, mais levemente desafinado, com algumas variações. Essa desafinação é gerada pela velocidade da Frequência das Ondas.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Outros – os chorus modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente do chorus é o Depth e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

Flanger:Esse efeito é semelhante ao phase e foi usado pela primeira vez em uma gravação pelo inovador guitarrista Les Paul.
Inicialmente o principio de funcionamento é igual do chorus (dobra + atraso + desafinação + sinal original), mas quando esse chorus foi soar, pegaram essa saída e jogaram novamente na entrada, ou seja, pegaram o sinal que ia sair de um chorus e realimentaram ele, jogando esse sinal na entrada novamente. Então o sinal é tratado como chorus e volta para um segundo tratamento causando um efeito de “redemoinho” ou de “avião a jato”.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Res / Resonance / Feedback / Regen – esse é o responsável pela quantidade de sinal que realimentará o efeito, quanto mais realimentação, mais presente será o efeito flanger.
Outros – os flangers modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente o flanger é o Depth, o Feedback e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

Phaser: O phase era produzido originalmente gravando e reproduzindo o mesmo sinal em dois gravadores; as variações de pitch e velocidade provocam um efeito (wooshing). Largamente utilizado nos anos 60 pelas bandas psicodélicas, o phaser continua a ser um efeito popular. Esta unidade data de meados dos anos 70. O efeito de phase emprega atrasos muito curtos na faixa de 1 a 10 ms. Quando o sinal original é atrasado em relação ao sinal repetido ocorre um efeito conhecido por comb filter no qual as frequências cujos períodos estão diretamente relacionados ao tempo de atraso são atenuadas e reforçadas devido ao cancelamento de fase.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Rate / Speed - Determina a velocidade com o que o modulador irá varrer ciclicamente a faixa de espectro determinada.
Range - determina essa faixa do espectro a ser varrida pelo modulador.
Outros - filtros, feedback loop.

Delay: Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco. inicialmente os delays foram feitos a partir de uma máquina com fita magnética (tipo k7) que gravam e devolve o som gravado com dois cabeçotes, um de gravação e outro de reprodução. O tempo de delay era regulado através da velocidade com que essa fita girava no aparelho. Depois disso veio o delay analógico eletrônico e em meados da década de 80 veio os delay eletrônicos digitais – a vantagem desses eletrônicos é a maior capacidade de armazenamento de dados gerando delay de mais de 1 segundo.
Geralmente gerado pelo armazenamento do sinal de áudio em um buffer eletrônico por certo período de tempo para depois ser reenviado para a saída de áudio. O efeito mais simples é conseguido pela soma do sinal original com o sinal atrasado.

A maioria dos Pedais deste tipo contam com esses botões e suas respectivas funções:
Delay Level – Volume do som atrasado, volume do efeito delay;
Delay Time – Controla o tempo entre uma repetição e outra do delay;
Feedback – Controla o número de repetições que o delay terá;
Outros – Unidades com recursos adicionais podem ter os controles: Tap Tempo, ping-pong, reverse, hold (repetições infinitas), multi delay, etc...

Reverb: Efeito irmão do delay, a diferença está que ao invés de se ter uma única reflexão “indo e voltando” da origem sonora ao obstáculo, agora o reverb apresenta várias reflexões com vários tempos de atrasos diferentes, pois temos que imaginar vários obstáculos, uma mais perto outro mais longe e a reflexão do obstáculo mais próximo é mais rápido do que o que está mais longe..

A maioria dos pedais deste tipo contam com esses botões e suas respectivas funções:
Reverb type – seleciona o tipo de sala a ser escolhida;
Decay / Time – controle de duração do reverb até não ter nenhuma reflexão soando;
Mix – controla a mistura do som reverberado com o som original;
Diffusion – controle de densidade das reflexões;
Pré-Delay – controle de tempo para que o som comece a reverberar

Pedais Afinadores: Está ai uma coisa necessária (se você sentir dificuldade em um afinador normal).O afinador só indica em qual freqüência está (e logicamente irá mostrar qual nota é referente a essa freqüência). Como em qualquer modalidade de equipamentos sempre existem alguns modelos com alguns recursos a mais e com os afinadores não seria diferente. Algumas unidades afinam a guitarra sozinha, outro afinadores mandam uma luz sobre a corda tocada e “detecta” qual corda é e em qual freqüência está, etc.
Os modelos mais usados são os afinadores de mão e os em formato de pedal.

Esse tipo de Pedal não conta com efeito por isso não possui botão de regulagem.

Fotos:

Este é o Pedal Ibanez TK-9999US Tube King Overdrive, Ele possui o Efeito Overdrive e conta com os 3 controles. 


Este é o Pedal Ibanez Jet Driver 9 Distorcion, Ele possui o Efeito Distortion com 4 controles.
Esse é o Pedal Boss FZ-2 Fuzz / Boost, Ele possui o Efeito Fuzz e 3 Controles. 


Esse é o Pedal MXR Micro-Amp Preamp, Ele possui o Efeito Booster/Pré Amp, e conta com seu único controle. 
Esse é o Pedal Ibanez CS9 Chorus Stereo, ele é Stereo (possui duas saídas), Tem o Efeito Chorus e 2 controles.
Esse é o Pedal Ibanez FL9 Flanger, Ele possui o Efeito Flanger e conta com 4 Controles.
Esse é o Pedal Ibanez PT-9 Phaser, Ele possui o Efeito Phaser e possui 3 controles. 


Esse é o Pedal Ibanez AD9 Analog Delay, Ele possui o Efeito Analog Delay e conta com 3 controles.
Este é o Pedal Boss RV-5 Reverb, Ele possui o Efeito Reverb e contra com 2 Entradas e 2 Saídas, além dos 4 controles. 
Esse é o Pedal Boss TU-2 Chromatic Tuner / Power Supply, Ele é um Pedal Afinador, conta com 2 saídas.

Review Pedal Chorus CS9 Ibanez feito pelo Cifra Club: http://www.youtube.com/user/CifraClub?feature=mhum#p/c/0/y-FKzVkGiDI

Procure o pedal que se encaixe nas suas necessidades, e compre o que achar melhor, contando é claro com o Custo Benefício, os pedais mostrados nas fotos como o Ibanez, tem valor alto, apesar de ser um excelente pedal. Então pense bem quanto vai gastar. Você ainda pode comprar uma Pedaleira, mais isso é assunto de outro post. Lembre - se, sempre teste o produto antes de comprar, e se não for possível testar pesquise muito a respeito.


_________________________________________________________________________________________
 Pedais... Entradas e Saídas.

Fala Galera! Hoje vou falar as saídas e entradas que eles possuem. Já expliquei pra vocês o que são pedais, os efeitos, e etc, e tá na hora de aprender a ligar seu pedal na sua Guitarra e saber como poderá aproveitá-lo melhor. Os pedais são equipamentos que tem como função provocar efeitos juntos a uma Guitarra (Violão ou Contra-Baixo) e dar volume ao som. Os pedais possuem vários "furos" se é que posso chamá-los assim. Esses furos na verdade são as Entradas ou Saídas dos Pedais e é isso que irei explicar agora.
As Entradas: São os lugares que conectamos nossa Guitarra (Violão ou Contra-Baixo). Elas geralmente possuem a entrada P10 Padrão (Aliás nunca vi uma com outro tipo de Entrada!). Cada pedal tem suas configurações e alguns podem ter duas entradas como o Pedal Boss RV-5 Reverb, que foi mostrado aqui no Post Anterior. Duas Guitarras podem ser Ligadas nesse tipo de Pedal, então o desempenho vai depender da qualidade do som produzido pelos dois Instrumentos ligados no Pedal, então com esses pedais não pode vacilar. Além disso não faz mal Ligar apenas uma Guitarra no Pedal, não haverá problema algum. Então vale apena comprar um Pedal desses, porque vai que você resolve tocar junto com um amigo... Nunca se sabe né?


As Saídas: São os lugares onde conectamos nosso Amplificador. Normalmente os pedais só possuem uma saída, que é a saída Padrão P10 que é conectada no Amplificador que também tem Entrada P10 onde conectamos o cabo que vem do Pedal. Pra quem não entendeu nada que eu falei: Agente conecta a Guitarra no Pedal, e o Pedal no Amplificador, no mesmo local onde conectamos a Guitarra no Amplificador. Existem vários pedais com duas Saídas, ou seja, podem ser ligados em dois Amplificadores e dividir o sinal, ou também pode Ligar só em um. No mesmo caso da saída, não há problema se você só ligar uma saída do Pedal para um único Amplificador. Pedais com esse modelo são o: Pedal Boss RV-5 Reverb, (que além de ter Duas Entradas tem também Duas Saídas. O pedal Ibanez CS9 Chorus Stereo, (que só possui as duas Saídas: dai o nome de Stereo, pois o sinal dele é Stereo.). E o pedal Ibanez AD9 Analog Delay, (que também conta com duas Saídas e Apenas uma Entrada).

Fotos:

Esse Pedal como já foi falado possui as Duas saídas Stereo e a Entrada P10 Padrão.



Este Pedal é Comum, Possui o Efeito Distorção (Distortion) e apenas Uma Entrada e Uma saída.



Esse Pedal Possui o Efeito Reverb, possui Duas Entradas e Duas Saídas: A Entrada "A" é a entrada Mono (a Entrada onde deve ser ligada a única Guitarra utilizada, se você for tocar sozinho.) e a Saída "A" é a saída Mono (onde se deve ligar no Amplificador, caso não use as duas Saídas.)

Aumentei o Tamanho das Imagens para facilitar a visualização de todo o Pedal.


_________________________________________________________________________________________

 Customizações para o seu Instrumento

Bom... Alguns falam que customizar o Violão causa problemas, deficiências no som, e etc... Quem já customizou sabe o que aconteceu, e se não deu certo provavelmente se arrependeu, então para não correr esse mesmo risco, resolvi escrever esse Post.Ultimamente venho falando muito sobre Guitarras (O post sobre Pedaleiras ainda está em produção.) e quase nada sobre violão, mais resolvi fazer esse tópico para não fazer desfeitas aos leitores do blog. Customizar seu Violão envolve tudo: desde colocar um Marcador de Escala para facilitar a identificação dos acordes, até customizar escudos, pintura e etc. Vou falar aqui de alguns produtos comuns na área de customização.

Marcadores de Escala: São adesivos que sevem para colocar na escala do seu Violão (Guitarra ou Contra-baixo), (a escala é a parte da frente do braço do Violão onde você aperta os dedos nas cordas para efetuar os acordes). Esses marcadores são própios para colocar na escala, ou seja, eles vem em cortes certos, que cabem perfeitamente na escala do seu Violão, necessitando apenas retirar as cordas para ter uma boa aplicação do adesivo. Existem vários modelos: modelos comuns como as bolinhas brancas, até modelos sofisticados como o modelo Les Paul em ouro escovado. Existem ainda modelos personalizados com o seu nome, modelos que formam uma figura (como uma montanha), modelo com flores, e caveiras, as formas são infinitas, e cabe a você escolher. Lembre-se de especificar as casas do seu Violão: se ele é de Nylon normalmente terá 19 casas. Se for de Aço terá normalmente 22 Casas, e ainda existem as Guitarras que possuem 24 Casas, então se lembre de perguntar ao vendendor se é própio para o tipo do seu Violão.

Escudos: Os Escudos ou Protetores de Palhetadas ficam abaixo da boca do Violão seguindo até perto do cavalete. Também existem vários modelos e várias cores. Existem os comuns apenas em uma cor lisa, existem o que tem o nome da Marca do Violão, os que são personalizados com o seu nome e os que são florados (que seguem até depois do cavalete com desenhos de flores). Cabe a cada um o Modelo e a cor que quiser. Além disso é preciso falar se seu Violão é Cutway ou Normal, que tem modelos que não servem em Violão Cutway.

LogoMarcas: São adesivos que tem o nome ou logo da empresa que produz o Violão ou a Guitarra como a Ibanez por exemplo, eles servem para por na Mão do Violão (onde ficam as tarrachas), e possuem várias cores, vários tamanhos e também podem ser personalizados. Você também pode pedir um com uma Marca menos Conhecida (como a Phantom fabricadora de Violões por exemplo) e com as especificações do tamanho da mão do seu violão. Também deve ser observado se seu Violão é de Nylon ou de Aço, geralmente os Violões de Aço possuem apenas os lugares onde colocamos a corda para enrolar. Já os Violões de Nylon possuem a Mão furada por dois furos, cada um com 3 tarrachas laterais, e os lugares onde enrolamos as cordas então possuem menos espaço. Por isso cuidado para não comprarem marcadores imprópios.

Adesivos Personalizados: Estes Adesivos são Adesivos que podem possuir diversas figuras, como caveiras, guitarras ou violões, rostos, raios, flores, palhetas e etc. São vários modelos. Você quem escolhe. Esses Adesivos são os responsabilizados pelo som deficiente que o Violão pode possuir depois da Aplicação. Então pense bem antes de por um destes. Se seu violão já vim com estes Adesivos de fábrica, não fique preocupado, pois não tem a menor chance de provocar problemas no seu Violão, já que são exclusivamente fabricado pelos fabricadores do seu Violão.

Fotos:

Marcador de Escala Para Violão em Modelo Refletivo (brilham diante da luz) com um desenho exótico.


Escudo Comum para Violão, repare a parte do corte, é a parte onde fica abaixo da Boca do Violão.


Algumas LogoMarcas que podem ser postas não só em Guitarras e Violões, como também em Teclados, Baterias ou até Pedais. Ainda existem modelos de logomarcas como o da Les Paul que sevem para Indicar o Modelo do seu Instrumento (se não vier de fábrica por exemplo).

Então é isso pessoal, lembrem-se sempre de testar para não ter imprevistos!


_________________________________________________________________________________________



O que é uma Pedaleira?

Fala Galera! Hoje estou aqui pra falar de PEDALEIRA. Bem... Pedaleira é quase um Pedal, ou mais que um Pedal, depende da sua opnião. Ela também é usada para criar efeitos junto com sua Guitarra e um Amplificador, semelhante a um Pedal. Como eu já expliquei Pedais são equipamentos usados para fazer diversos efeitos usando o som da sua Guitarra e repassando para o seu Amplificador. Já as Pedaleiras juntam todo os efeitos dos Pedais e também recebem o som da sua Guitarra e repassa ele para seu Amplificador.
As pedaleiras são mais recomendadas para iniciantes, pois tem um preço muito acessível e são fáceis de usar, além de reunir vários efeitos em um só equipamento.

Quais são os efeitos de uma Pedaleira? As pedaleiras são famosas por reunir um grupo de efeitos, ou seja, você pode ter vários efeitos de pedais, em um único equipamento, então seria mais prático para um Iniciante por exemplo, já que não precisaria gastar muito com diversos pedais, ou montar um set.

O que é Melhor, Pedaleira ou Pedal? Olha, as opniões são várias, nunca tive uma pedaleira nem um pedal, porque ainda toco só Violão (e tô sem grana pra comprar uma Guitarra e um Amplificador), então não tenho nada contra a nenhum dos dois, mas lendo um comentário de um Cidadão em um site sobre determinada pesquisa, ele falava: "A Pedaleira tem um som mais artificial, ou seja, ela tem o mesmo som mesmo trocando de Guitarra, já os Pedais possuem melhor qualidade nos Efeitos e mudam muito de Timbre, de uma determinada Guitarra para outra". Então tá ai a dica, se você tá começando agora, compre uma pedaleira, pra que você quer um som profissional se ainda é iniciante? (sem ofenças!), depois quando começar em uma banda e tal, invista nos seus equipamentos, montando um set de Pedais por exemplo.

(Já que falei aqui) O que é um Set de Pedais? Resumindo: Um set de Pedais é uma Case (capa resistente que aguenta muitos impactos: Só não saia batendo seu set por ai pensando que não vai quebrar!) que possue os tamanhos básicos de encaixe para colocar um número de Pedais (5 pedais por exemplo). Estes Pedais são ligados por uma Fonte, que pode vim ou não junto com a Case, e são ligados normalmente com sua Guitarra e seu Amplificador. Então um Set é uma "Pedaleira Avançada" que possui diversos efeitos juntos, com um som Profissional e um Timbre de qualidade!

Quais as variedades de Pedaleiras? Existem uma Variedade Infinita, cada uma com seus determinados efeitos: A Pedaleira Zoom G1 Next é uma Pedaleira mais para Iniciantes, com poucos efeitos e um timbre com alguns defeitos. Já a Pedaleira Boss GT-8 possui um Timbre mais profissional, com mais efeitos e uma qualidade de Timbre indiscutível. É claro que varia muito o Preço: Uma Pedaleira Zoom G1 Next custa em torno de R$300,00, já a Pedaleira Boss GT-8 custa em Torno de R$ 1.500,00 , então pense bem antes de comprar qualquer Pedaleira.

Fotos:

Essa é a Pedaleira Boss GT-8: Repare na quantinade de botões e nas saídas e entradas dela. É uma Pedaleira praticamente Profissional.


Essa é a Pedaleira Zoom G1 Next, repare que ela não possui tantos controles como a Pedaleira Boss GT-8, então percebe-se que é uma Pedaleira para Iniciantes, com poucos efeitos.

_________________________________________________________________________________________

 Microfones.

Fala Galera! Todo mundo sabe o que é um Microfone não é?, quem nuca viu alguma pessoa cantar?. Existem basicamente dois tipos de Microfones, os Microfones com Fio e os Microfones sem Fio.

O que são Microfones com Fio? Microfones com Fio são Microfones comuns, ou seja, são ligados por um cabo, que além de transmitir energia, envia o som gerado para um aparelho (uma caixa Amplificada por exemplo.). Os Microfones com Fio são muito populares, pois além de ter um preço bem acessível (no máximo uns R$ 90,00), são fáceis de utilizar, precisando apenas de um Cabo e uma Caixa.

O que são Microfones sem Fio? São Microfones que não possuem o cabo de Ligação, por isso são maiores, porque possuem o compartimento da bateria e a antena de comunicação. Eles funcionam como uma espécie de rádio, que podem ter sinal VHF ou UHF e eliminam os ruídos e interferências (microfones sem fio profissionais tem mais qualidade de som, e menos interferência). A regulagem da frequência do seu Microfone tem que ser feita por você, então tenha conhecimento das frequências para não ter interferências no som.O microfone sem fio está ligado a um transmissor e os sinais são recebidos pelo receptor ligado à mesa de som ou ao aparelho de gravação. Por isso não possuem cabo.

Vantagens do Microfone sem Fio: Sem dúvida a maior vantagem do Microfone sem Fio é a locomoção, vc tem grande variedade de movimentos sem se preocupar se o fio vai enroscar em alguma coisa (caso do Microfone com Fio). E você ainda evita os populares choques que se pode levar no caso dos Microfones com Fio. (eu mesmo já levei bastante choques.)

Desvantagens do Microfone sem Fio: Os Microfones sem Fio, na minha opnião só possuem uma desvantagem: Eles tem alto custo, pode ser encontrados por no mínimo R$ 200,00 (pelo menos entre minhas pesquisas), se for um Microfone mais Iniciante.

Fotos:

Esse é o Microfone KRU-161, ele possui: 
 
Sistema PLL multi-frequências 
com 16 canais pré-definidos

Sistema True diversity de 
recepção de sinal (KRU-161)

Conectores de saída XLR e 1/4”
Alimentação do transmissor 
(2 Pilhas AA)

Fonte chaveada 100~240 VAC

Terminais de contato para a 
utilização do carregador de 
pilhas (C-10H)
Esse é o Microfone KLT-5, Ele possui:


Com chave ON/OFF
Acompanha Cabo
Captação Dinâmica
 

Esses Microfones podem ser Encontrados no Link: http://www.sonotec.com.br/categorias/microfones.php

Então é Isso Pessoal, sempre lembre de testar, procure um modelo que caiba no seu bolso e atenda bem suas necessidades.

_________________________________________________________________________________________
 O que é um Contra-Baixo?


Fala Galera! Hoje vou falar de um Instrumento pouco identificado, mais fundamental em qualquer banda, qualquer música em conjunto a ser tocada. O Contra-Baixo ou Baixo é um Instrumento de Cordas, assim como Violão ou Guitarra, mas ele possui uma função diferente, e é isso que eu vou explicar agora!

O que é um Contra-Baixo ou Baixo?
É um Instrumento Melódico, que em uma música, é o responsável pelo som mais Grave. O Baixo é um Instrumento usado para "acompanhar" a música: ele provoca um Tom Grave, que muitas vezes acompanha a Melodia da música, ou seja, ele tipo que acompanha o som da bateria ou da Guitarra, só que com um som diferente.

Quantas Cordas pode ter um Baixo?
Um Baixo pode ter de 4 à 6 cordas, essas cordas são geralmente "Grossas", são volumosas em tamanho: Para se ter uma idéia observe a corda Mi do seu Violão (6° Corda de baixo para cima.), e observe a última corda do baixo (de baixo para cima). Você verá que a corda do seu Violão é muito menor do que a corda do Baixo.

Quais são os Modelos de Baixo?
Assim como a Guitarra, que tem os seus modelos: Guitarra Elétrica (Guitarra comum), e Guitarra Acústica (Violão) o Baixo possui estes dois Modelos: O Baixo Elétrico, que é um baixo comum Amplificado, e o Baixo Acústico, que também é chamado de "Baixolão" por ser parecido com o Violão. Os baixos também possuem normalmente de 19 Trastes à 24 Trastes, mas suas casas são maiores, por isso o braço de um Baixo é maior do que o de uma Guitarra. E também existem Baixos sem trastes, por incrível que pareça, tem um som mais limpo do que um Baixo com Trastes.

Baixo Possui Captadores?
Assim como a Guitarra ou um Violão Eletro-Acústico o Baixo possui captadores, existem vários modelos. Um Baixo Elétrico pode ter vários modelos de captadores, já um Baixolão é igual á um Violão, não existem as mesmas variedades de Modelos do que os de de um Baixo Elétrico. Existem aindas os Captadores Ativos: Sustentados pela bateria 9V. Esses captadores possuem um som mais limpo do que os Captadores Passivos.
 
Como se toca o Baixo? Normalmente se toca com os dedos, "puxando" as cordas para cima. Mais essa forma de tocar atende melhor uns estilos mais lentos de música. Também pode se usar uma Palheta para tocar o Baixo: Se você for tocar um PunkRock por exemplo. Assim como na Guitarra, existem vários tipos de palhetas, você vai testando até encontrar uma que se encaixe com seu estilo.

É possível fazer solos no Baixo?
Sim, é Possivel. Não é um solo marcante como um de uma Guitarra, mais é um solo de acompanhamento, que também é muito legal, e podem ser executados em determinados tipos de baixos, com determinados tipos de estilos:
Link de um Vídeo da Série Talento do Cifra Club, com o Instrutor Patrick Blancos: Nesse vídeo ele toca uma música acompanhada de um Baixo, e em determinados momentos o baixista Jonathans Marques faz alguns solos.

Fotos:


Esse é o Baixo de 4 Cordas Strinberg CLB-24. Ele possui:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 1PB, 1JB
Controles: 2V, 2T
Tarraxas: Die Cast


Esse é o Baixo de 5 Cordas Strinberg CLB-11. Ele possui:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 1MMB
Controles: 1V, 2T

Esse é o Baixo de 6 Cordas Strinber CLB-26A. Ele possui:
Contrabaixo ATIVO
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 2HB
Controles: 2EQ, 1V, 1BAL
Tarraxas: Die Cast


Esse é o Baixolão de 4 Cordas Strinberg BA-450. Ele possui:
Baixo Acústico 4 Cordas
Tampo: Spruce 
Corpo: Mahogany
Escala: Rosewood
Tarraxa: Cromada
Pré: ST-5CR
 

Esses Instrumentos fazem parte da Série Strinberg que pode ser encontrada nesse link: http://www.sonotec.com.br/strinberg/

Procure um Instrumento que atenda as suas necessidades, e que tenha um bom custo benefício, e sempre teste antes de comprar, para evitar prejuízos.

_________________________________________________________________________________________

Os Transmissores Wireless

Fala Galera! Hoje eu estou aqui para falar de um equipamento útil, eficiente, mais que ainda causa muita polêmica entre os músicos: Os Transmissores Wireless.

O que é um Transmissor Wireless? Transmissor Wireless é um equipamento que funciona como uma espécie de rádio (assim como os Microfones sem fio). Esses Equipamento são famosos pois são usados por vários Guitarristas, Baixistas e Violonistas Famosos (além de Tecladistas). Não é intrigante você olhando os Grandes shows de Rock como Guns N' Roses e ver os Guitarristas andando todo o palco, sem cabo, só com a Guitarra? Pois é isso acontece graças a esse aparelho, ele tem a função de transmitir o som mesmo a distância, e muitas vezes transmitem muito bem.

Como Funciona um Wireless? Geralmente se conecta um pequeno aparelho na saída P10 do Violão, Guitarra ou Baixo, e conecta um cabo do Amplificador para um Receptor de Rádio, que recebe o som do Wireless. Esses equipamentos vem juntos no ato da compra.

Quanto será um Wireless? Olha, normalmente se acha um Wireless simples para Guitarra, Violão ou Baixo por no mínimo uns R$ 200,00. Mas se você quer um Wireless profissional, que não tenha surpresas você pode até gastar uns R$ 800,00 no mínimo.

O que comprar? Cabo ou Wireless? Essa é a pergunta que causa polêmica: Uns dizem que os Wireless são bons, outros dizem que são os Cabos, então resolvi fazer um mini relatório:
Wireless: Os sistemas Wireless como já foi falado, é um Sistema via Rádio, mais profissional do que um Cabo, o que exige mais regulagem e cuidado ao usá-lo. Os sistemas Wireless geralmente promovem mais liberdade ao músico, podendo andar metros sem se preocupar com o som. Por outro lado, o sistema Wireless funciona por meio de bateria, então se descarregar no meio do Show... e também um sistema Wireless é mais caro do que um cabo, além de também poder ocorrer interferências no som, já que ele é via Rádio.
Cabo: O cabo é muito usado, e geralmente não acontecem interferências no som, além de serem mais baratos e fáceis de achar, além da regulagem ser muito fácil, basta conectar e pronto. Por outro lado, os cabos não lhe dão liberdade, você tem que ficar pregado no Amplificador pra não desconectar a sua Guitarra e acontecerem imprevistos.

Então quem escolhe é você.

Fotos:








_________________________________________________________________________________________
Guitarras Semi-Acústicas

Hoje vou falar de um Instrumento mais clássico do que uma Guitarra Padrão, mais avançado do que um Violão, e que tem um som que "junta" os dois instrumentos citados.

O que é uma Guitarra Semi-Acústica? É uma Guitarra com caixa de propagação acústica, tem um som mais itenso em relação as guitarras "Maciças" (guitarras padrão, como as Strato, as Flying V, Les Paul e etc.). Essas Guitarras geralmente também são maiores do que as maciças, e também são amplificadas.

Qual a forma de captação dessas Guitarras? Seus captadores são aproximados ou iguais ao modelo Charlie Chistian (Confira nessa postagem, os tipos mais comuns de captadores para guitarras: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-sao-captadores-quais-os-modelos.html), e são bem finos, além disso eles não possuem parafusos à mostra. Esses captadores possuem um timbre mais "Vintage" (clássico), e são essenciais nessas guitarras. Mas existem semi-acústicas com Humbucker, P 90, e outros modelos de captadores.


Quais são os tipos de pontes que essas Guitarras possuem? Possuem a ponte fixa geralmente com uma espécie de Afirmador Cordal em seu corpo que prendem as cordas (é o cavalete da Semi-Acústica). E possuem também ponte flutuante, onde possuem a mesma espécie de Afirmador Cordal, mas também possuem alavanca, essas pontes recebem o nome de Bigsby. Também possuem a ponte fixa Tune-o-Matic, que é a ponte fixa mais usada em Guitarras Les Paul por exemplo.(Confira alguns modelos básicos de pontes de Guitarra na postagem do link: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-e-uma-ponte-de-guitarra.html).


É possível adicionar efeitos no som dessas Guitarras? Olha, pra ser sincero eu nunca vi... Geralmente se usa apenas a Guitarra ligada em um Amplificador (e as mãos! , rsrsrsrsr). Cabe ao instrumentista aplicar técnicas de alavancadas, regulagens de volumes e técnicas de tocabilidade para dar uma diferenciada legal no som.


Existem grandes interferências no seu Timbre? Geralmente quando os captadores são passivos, a quantidade de interferência tende a aumentar, devido a caixa de propagação acústica. Se os captadores são Ativos, a quantidade de Interferências é muito pouca ou nenhuma.

Quanto é uma semi-acústica? Olha, os preços variam, mas vou falar aqui uma base de duas marcas, pra você observar a diferença e tentar perceber quanto deverá ser uma semi-acústica de qualidade:
Uma guitarra Semi-Acústica Blues 3000 da Tagima, custa em média R$ 1,300,00 e são de boa qualidade.
Já uma Guitarra Semi-Acústica ES 175 Vintage da Gibson, custa em média uns R$ 11,000,00 (caramba, custa mais que muito carro usado por ai.).
Compare, uma Guitarra Gibson ES 175 Vintage é uma Guitarra super Profissional, então seu preço está até barato pela sua qualidade, e a Tagima é uma marca ainda pequena comparada a Gibson, então certamente suas Guitarras não terão a mesma qualidade, mas tabém possuem um ótimo som, por um ótimo preço.


Fotos:

Essa é a Gibson ES 175 Vintage, ela possui dois captadores P 90 e ponte Bigsby.


Essa é a Tagima Blues 3000, ela possui dois captadores Humbucker (que também podem ser chamados de P 90, pela sua aparência) e uma ponte Fixa Tune-o-Matic.


Lembrem-se: Se for comprar uma destas teste bem, em vários amplificadores para ver se não há interferências em determinado equipamento e pesquise sobre o tipo de madeira usada, o tipo de captadores, e etc, para não sair prejudicado no ato da compra.

_________________________________________________________________________________________

 Line 6 - M13. Um Modelador de Pedais profissional!

Fala Galera!!! Hoje eu vou mostrar pra vocês o Review do Modelador de Pedais M13 da Line 6 que foi postado pelo Cifra Club. E vou falar sobre o assunto também.(não é tanto um "Post", é mais uma notícia...)

O que é um Modelador de Pedais? É um equipamento que simula vários efeitos de pedais diferentes. Nesse equipamento é possível alterar vários parâmetros como se você estivesse manuseando um pedal individual e no chão.

Quais são os efeitos que eles possuem? Geralmente possuem vários e até vários tipos de um efeito só. No caso do M13 da Line 6 ele possui só de Distorções 17 efeitos, além de 19 efeitos de Delay, 26 filtros, 12 efeitos de Reverb, 12 compressores e equalizadores e 23 efeitos de Modulations. Esses efeitos podem ser escolhidos controlando os vários knobs (botões) que estão presentes no equipamento.


Como se pode distinguir os efeitos? Na representação do M13 por exemplo existem quatro colunas. Cada uma possui um efeito e 3 botões para outros efeitos adicionados. Cada efeito é representado por uma cor:  (lembrando que essas são as cores das representações do M13)
A Cor Verde Amarelado: Distorções e Drives
A Cor Rosa: Filtros
A Cor Laranja: Reverbs
A Cor Verde: Delays e Echos
A Cor Azul: Modulations (os efeitos Chorus, Flanger e outros).

Como se pode alterar os parâmetros dos Efeitos? Existem os Knobs  que estão localizados na parte de cima do M13, abaixo da pequena tela que ele possui. O knob que é circulado de uma espécie de volume branco (desenhado na carcaça do M13) pode ser pressionado para baixo, e com isso ele muda o efeito que é especificado pela cor apresentada na tela. Os outros Knobs regulam a intensidade do efeito, o volume do efeito e etc, assim como em um pedal individual.

Posso salvar minhas regulagens no M13? Sim. Após você fazer toda a regulagem você pode salvar, pois se você estiver com pressa na hora de tocar ou gostar muito de uma regulagem você pode ativá-la rapidamente e continuar o que você havia começado. Mas você pode regular os efeitos sem se preocupar ems salvar, pois assim que você regula ele salva automaticamente, só que se você quiser tocar com outra regulagem você salva a que está usando (se quiser usar denovo) e faz uma nova regulagem da maneira que você quiser. O M13 acumula até 48 Scenes (scene é a configuração salvada no M13, então ele salva até 48 configurações sem problema algum.)

Outras utilidades do M13: Ele possui um Afinador embutido muito preciso (de acordo com Gustavo Fofão, instrutor do Cifra Club que produziu o vídeo e testou o M13) e possui um Looper de 28 Segundos que permite gravar partes de músicas e depois adicionar efeitos. Assim quando o Looper está ativado os botões que regulam os efeitos assumem outro papel no M13.

Regras do M13: Tecnicamente só existe uma: só é possível usar 4 Efeitos simultâneos, então só poderemos usar um efeito de cada coluna, por vez.

Quanto é um Modelador de Pedais M13? A faixa de preço de Abril/2011 é de R$ 1,850,00 (base das lojas de São Paulo). Não é tanto para um equipamento profissional como o M13. Comparado com Pedaleiras ou outros Modeladores de Pedais, o M13 é o campeão em custo benefício e em utilidade.

Fotos:

Essa foto mostra claramente o formato do M13 (uma forma de escada), e as entradas e saídas dele.


Painel do M13: Essa foto mostra a parte das telinhas do M13 e alguns botões de regulagem.


M13 no chão: Essa foto mostra o M13 ligado, apresentado suas telas e botões.

                                                                                Links:

Site do M13 da Line 6:http://line6.com/m13/specs.html (apresenta especificações técnicas e várias outras coisas sobre o M13).
Site da Line 6: http://line6.com/ (todos os produtos da Line 6 inclusive o M13 está presente no site, além de várias outras coisas)
Link do Review do M13 Gravado pelo Cifra Club:  http://www.youtube.com/user/CifraClub?feature=mhsn#p/c/15/yRNTbGlQ80E

Obs: As fotos do M13 eu retirei do site da Line 6.

_________________________________________________________________________________________
 Instrumentos para Canhotos

Fala Galera! Hoje vou falar de um assunto pouco discutido, mas muito importante: Instrumentos para Canhotos. Então vamos ao post:

Para uma pessoa canhota é possível tocar um instrumento de cordas? Sim. Na mesma forma que tocamos eles também tocam, um exemplo é a cantora Paula Fernandes: ela é canhota e toca Violão e Guitarra muito bem, além de ter uma voz incrível. Não tem problema algum em tocar e ser canhoto, apenas você vai fazer tudo na posição contrária.

Existem Violões (Guitarras, Baixos) exclusivamente para os canhotos? Sim. Grandes ou pequenos fabricantes de Instrumentos tem uma linha especial para canhotos, mas eles não colocam a mostra tantos modelos quanto os destinados a pessoas destras (que não são canhotos) o que é uma pena, pois não é por que uma pessoa é canhota que ela não pode tocar.

Sou canhoto e comprei um Violão normal, o que devo fazer para adaptá-lo? É muito simples, vá a um Luthier e inverta as cordas: é só você colocar as cordas de cima em baixo e as de baixo encima. Se seu Violão tiver cutaway e for normal e você for canhoto é melhor que você troque ele por um normal (sem cutaway) ou um com cutway só que especial para canhoto, pois não fica muito legal um canhoto tocando com um violão cutaway normal.

É mais difícil de um canhoto aprender a tocar? Na minha opnião é a mesma coisa. O canhoto tem a mesma abilidade do destro, só que essas abilidades são invertidas (de uma mão para outra). Então para um canhoto aprender a tocar Violão só precisa ter um instrumento adaptado e apropriado para ele.

Há uma diferença de valor de um violão normal para um violão adaptado para canhoto? Eu vi um Violão Takamine Modelo: EG-522 C LH Nylon para canhoto por R$ 1,790,00.  E vi também um mesmo anúncio de um Violão desses normal por R$ 1,939,00, porém em sites diferentes.

Link do Anúncio do Violão Takamine EG - 522 C Nylon Normal: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176238932-violo-takamine-eletro-acustico-nylon-c-afinador-eg-522c-_JM
Link do Anúncio do Violão Takamine EG - 522 C LH Nylon Canhoto: http://www.shopmania.com.br/compras~online-instrumentos-musicais~comprar-violao-takamine-nylon-eletrico-eg-522c-lh-canhoto~p-2454923.html


Fotos:

Violão Takamine EG-522 C LH Nylon (LH = Canhoto)


Violão Takamine EG-541 C LH Aço


Violão Takamine EG-531C LH 12 (12 = Violão 12 Cordas)


Linha de Violões Takamine - Site Brasileiro distribuidor Sonotec: http://www.sonotec.com.br/takamine/
OBS: se você quer olhar a linha de Violões canhotos basta clicar em "Violões Canhoto" no menu da página.

Site da Sonotec Music & Sound:http://www.sonotec.com.br/index.php



  É isso pessoal: Se você é canhoto e quer tocar violão não tem problema, claro que você não irá começar pelos modelos acima (porque são caros demais para um iniciante), mas poderá comprar um violão para canhoto simples, acústico e que atenda bem suas necessidades. Quando for evoluindo na matéria de tocar, compre um melhor, e assim você conseguirá um bom rendimento.


_________________________________________________________________________________________

 Giannini GGX - 1HH - Uma produção quase perfeita!

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma Guitarra show para os iniciantes ou para os Intermediários, junto com um bom amplificador e uns pedais de efeitos ela faz "milagre". Então vamos lá:

GGX - 1HH: A Giannini GGX - 1HH é uma Guitarra que faz parte da linha Sonic X da Giannini e possui um modelo Stratocaster (modelo que ficou famoso graças a marca de Guitarras Fender) mas com algumas coisas diferentes do modelo popular original stratocaster. É uma Guitarra que atende muito bem a galera que tá começando, pois é feita de um matérial bom e tem uma boa tocabilidade, além de uma parte elétrica perfeita.

Qual é o Hardware dessa Guitarra? Ela é composta por dois captadores Humbucker, o que é meio raro em stratocaster, mais são captadores bons tanto para tocar com efeitos simples, como para ser usados com distorções mais pesadas. Ela possui uma chave seletora de 3 posições: 1 Posição (mais para a esquerda) seleciona o captador do braço que é melhor para fazer bases pois tem um grande desempenho nos graves. 2 Posição (no meio) seleciona os dois captadores, essa combinação é boa para fazer bases mais leves, além de aceitar muito bem bases mais agressivas. 3 Posição (mais para a direita) seleciona o captador da ponte, que é muito bom para fazer solos porque tem um ganho grande nos agudos. Ela também possui os 3 controles de uma stratocaster: 2 controles de Tone, e um controle de Volume geral.


Quais são os materiais usados nessa Guitarra? Ela possui um corpo feito em Basswood, uma madeira que reforça os graves, possui um braço feito em Maple e uma escala de Rosewood, 22 trastes em Alpaca, possui tarraxas blindadas e cromadas, todas as ferragens são cromadas e a ponte é padrão Standard, a marcação da escala é feita em bolinhas brancas, a pintura dela é preta fosca que é muito bonita e não costuma vir em Guitarras com preço baixo como a GGX - 1HH e possui um escudo preto. Os Knobs e a chave seletora de posições são pretos e os captadores também são pretos.


Prós e Contras: Ela possui um ótimo custo benefício, captadores bons e raros nesse modelo de Guitarra, escala e tarraxas perfeitas pra quem tá começando a tocar agora, pintura preto fosco e escudo preto escuro que são muito legais. Um dos contras são as regulagens que são necessárias não só essa guitarra, mais em todos os modelos (devido ao transporte e etc.), mais isso não é um problema muito complexo, basta levá-la a um Luthier e ela ficará perfeita.


Quanto custa uma GGX - 1HH? De R$ 290,00 á uns R$ 380,00, mas com um amplificador como o Giannini G8 que custa em média R$ 380,00 sua Guitarra completinha e pronta para tocar deve sair por uns R$ 720,00 incluindo cabo, palheta, regulagens, amplificador e a própia Guitarra. Não é tão caro para uma Guitarra boa como essa, você pode também comprar a guitarra e um amplificador de outra marca, a escolha é sua. Depois que for aprendendo mais coisas compre uns pedais ou uma pedaleira e evolua na sua aprendizagem.

Fotos:


Giannini GGX - 1HH Preto Foscoo com Escudo Preto e Ferragens Prata.


Giannini GGX - 1HH Vermelho Metálico com Escudo Preto e Ferragens Prata.
Amplificador Giannini G8


                                                                            Links: 

Site da Giannini: http://www.giannini.com.br/home.asp
Página da GGX - 1HH no site da Giannini: http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=999
Página do Amplificador G8 no sita da Giannini: http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=1025
Review da Guitarra Giannini GGX - 1HH feito pelo Cifra Club: http://www.youtube.com/watch?v=rhNZzDFqxRA



_________________________________________________________________________________________
 O que é um Dobro? Saiba mais sobre esse Instrumento!

Fala Galera! Hoje tava dando uma olhada no vídeo do Cifra Club - Ao Vivo, por algum motivo eu sempre perco quando realmente eles estão Ao Vivo ai espero eles colocarem o vídeo no You Tube pra eu poder assistir. Resumindo, no Vídeo, especialmente o Gustavo Fofão (Instrutor do Cifra Club) usou um Violão meio estranho, e eu resolvi falar dele aqui. Esse Violão é um Dobro, o que não faz dele exatamente um Violão. Vou falar de toda história, construção e formas de tocar o Dobro, então vamos ao Post:

O que é um Dobro? Dobro é um instrumento de cordas, assim como Violão, Guitarra e etc. É considerado um tipo de Violão por alguns, pois se assemelha muito a um Violão. Ele Possui Cordas de Aço, e normalmente possui 3 Cones metálicos dentro de sua Caixa de Ressonância, dai a piadinha do Gustavo Fofão: "O Dobro parece o cruzamento de um Violão com um Frigideira". Ele também tem um formato comum de braço, headstock (mão) e escala de um Violão comum. Mas além dos Cones Metálicos presentes em sua Caixa de Ressonância que provocam um modelo diferente no corpo, seu capo (ou pestana, parte perto da mão, que alinha as cordas) é mais alto do que os dos Violões comuns e ele tem um design "futurista".

A História do Dobro: O Dobro foi inicialmente um modelo de Violão desenvolvido pela grande impressa de Guitarras Gibson. Dobro era o nome dado a essa espécie de Guitarra Ressonadora produzida pela Gibson, mais logo o nome se espalhou e o Dobro passou a ser produzido por várias outras empresas. A Gibson começou a fabricar o Dobro por uma idéia do Luthier John Dopyera. Nos anos 20 a Guitarra não era muito presente na música, quando colocavam o som de uma guitarra junto com outros instrumentos seu som não era tão presente, quase não dava pra ser ouvido. Então atendendo a pedidos de um Guitarrista, o Luthier John Dopyera fabricou o Dobro, no sentido de que o som da Guitarra se tornasse mais presente. Só em 1993 o nome "Dobro" foi comprado pela Gibson, que passou a fabricar o produto em grandes quantidades, e ainda o produz hoje em dia. O nome "Dobro" foi originado de DOpyera BROthers - Irmãos Dopyera.

Qual a Sonoridade de um Dobro? O Dobro tem um som bem metálico. Foi isso que o tornou presente nas músicas dos anos 20, seu som supera qualquer som de um Violão comum e é fantástico, meio difícil de explicar. As cordas de um Dobro são de Aço, e sua estrutura é muito semelhante a de um Violão (como já havia falado): O headstock e o braço são semelhantes a um Violão que suporta cordas de Aço, a escala também, o corpo do Dobro também é muito semelhante a um corpo de um Violão Comum, mas por causa dos cones, ele tem uma espécie de bola metálica no meio. Outra diferença é a Pestana que é mais alta, então seu encordamento também se torna mais alto do que os de um Violão Comum.

Como se toca em um Dobro? Geralmente se toca de duas formas: Com o Dobro deitado no colo do músico, desta forma o músico tem uma ampla visualização do instrumento, facilitando a tocabilidade. A outra forma é a forma normal de se tocar em um Violão comum, as posições são as mesmas, porém a forma de tocar é um pouco difícil, pois a visualização não é tão ampla. Só é possível tocar um Dobro com um Slide (uma espécie de Tubo que pode ser encaixado no dedo ou não. Ele é redondo e para ser usado basta encostar sua superfície nas cordas do Violão ou do Dobro e palhetar ou tocar com os dedos normalmente.)
O Slide só é usado porque o encordamento do Dobro é muito alto, então não dá pra tocar apertando as cordas, e se der é muito difícil de executar acordes. Existem Slides de todos os tamanhos, então escolha um que encaixe no seu dedo sem ser desconfortável. O Slide não serve só para tocar nos Dobros, mais também serve para tocar em qualquer Violão ou Guitarra, então vale apena comprar um.

Quanto é um Dobro? Pesquisando na Net, vi um Dobro da Morris (marca não muito conhecida, mais também não muito criticada) por R$ 1,300,00 novo na caixa. E vi um Dobro Fender FR 48 095 4800 por R$ 3,589,00. Mas se nota a diferença de qualidade e de fama, o que conta muito na hora de comprar um Dobro. Cabe a você pesquisar e testar vários dobros para que encontre o que gostar mais, e também lembre-se de olhar o preço pois o Dobro é um instrumento meio caro, dependendo da marca.
Link's dos Anúncios:
Link do Anúncio do Dobro Fender FR 48 095 4800: http://www.reference.com.br/produto/01/0004084/fender+violao+dobro+fr+48+095+4800
Link do Anúncio do Dobro Morris: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179331871-violo-morris-dobro-ressonador-original-novo-peca-unica--_JM

Fotos:

Dobro Gibson Resonator Hound Dog. Um Dobro de alta qualidade!



Slide, que pode ser usado em um Dobro.






Slide sendo usado em um Dobro.


Link do Vídeo Cifra Club Ao Vivo onde o Gustavo Fofão usa o Dobro: http://www.youtube.com/watch?v=A6aSa1m-AHQ&feature=player_embedded


Lembrem-se, sempre antes de comprar um Dobro ou qualquer outro instrumento teste mu ito, para não se arrepender depois, e não se esqueça do preço, pois isso também é muito importante.

_________________________________________________________________________________________

 O que é um Cabeçote? Como é usado?

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de um equipamento pouco conhecido pelos iniciantes, mas muito usado pelos profissionais, os Cabeçotes. Então vamos ao Post:

O que é um Cabeçote? Cabeçote é um equipamento de amplificação, quase um amplificador, mas sem a caixa, apenas a parte dos controles. Os amplificadores normais possuem os controles e a caixa por onde sai o som. Já os Cabeçotes não são assim: eles são apenas os controles e precisam de uma caixa para seu som sair. Os Cabeçotes, assim como os amplificadores, podem ser de diversas marcas, com diversas potências, diversos efeitor e tal. Existem os mais complexos e existem os mais simples.

O Cabeçote pode ser ligado em qualquer caixa? + ou -. Se você tem um cabeçote de 50W por exemplo, ele irá suportar até um certo volume de potência da caixa, um certo volume de falantes presentes na caixa. Também se você tiver um cabeçote potente e uma caixa ruim o som não vai ser o melhor do mundo. É quase a mesma coisa da Guitarra X Amplificador: se você tem uma Guitarra boa e um amplificador ruim o timbre não é tão bom, mas se você tem uma Guitarra simples e um Amplificador legal, você pode fazer milagre com o som final. Os cabeçotes são quase isso: se você comprar um cabeçote potente e uma caixa ruim, o timbre também não vai ser bom, e se você comprar uma caixa potente e um cabeçote ruim o timbre também não vai ser legal. Você tem que comprar uma caixa específica que atenda as necessidades do seu Cabeçote, para não ter problemas com o timbre e tal.

Quais são os tipos de Cabeçotes? Existem cabeçotes de 30W, 50W, 60W, 100W e etc. Cada um tem um limite de potência, quantidade de efeitos, qualidade de timbre, e um preço. Cabeçotes de Guitarra geralmente possuem os efeitos comuns de equalização: graves, agudos, médios. Os efeitos de amplificação: Chorus, Distortion, Overdrive e etc. E vários outros. Eles só possuem entrada para guitarra e entrada para o tipo de caixa suportada. Ainda existem Cabeçotes comuns (tipo as caixas amplificadas), que suportam apenas microfone, possuem apenas controles de volume e suportam determinados tipos de caixa, assim como os Cabeçotes de Guitarra e etc.

Quais são os Cabeçotes essenciais para tocar em determinado lugar? Depende muito do Músico. Se você for tocar em palco, pra muita gente e quer descer o som na galera, com muita presença, compre um de 100W até uns 300W, pois potênciais altas suportam altos volumes, especialmente se forem valvulados, e em altos volumes o timbre é inconfudível. Agora se você for tocar em casa, ou em lugares pequenos e tal, pode comprar um de 20W (se for tocar em casa) até um de 100W (se você for tocar em lugares não tão pequenos, mais não tão grandes). Escolher a potência é muito importante, pois para o som sair perfeito, nos casos dos Cabeçotes Valvulados, os volumes tem que estar lá em cima, então se você for tocar em casa por exemplo, um de 20W tá bom demais, já um de 50W é muito, você terá que tocar pra você e pros seus visinhos, mas pra não causar desentendimentos é melhor comprar um Cabeçote menos potente, mais simples.

Qual é a Diferença entre um Cabeçote Valvulado e um Cabeçote não Valvulado? A diferença é grande. No caso dos Valvulados, quando as válvulas estão quentes a distorção, por exemplo, é mais cheia, por isso eles são mais caros. Os Híbridos não tem a mesma potência, mais também não ficam por baixo, eles procuram uma boa distorção com preços mais acessíveis, por isso são mais procurados pelos iniciantes.

Quanto é um Cabeçote? Depende da potência e é claro da marca. Um Cabeçote Jet City de 20W produzido pela Soldano novo sem caixa está por uns R$1,729,00 na net. Um Cabeçote Marshall JCM 2000 DSL 100 de 100W sem caixa está por uns R$4,350,00. Nota se a diferença de Potência, o que conta bastante no preço do Cabeçote. Então antes de comprar procure por melhores preços dos melhores produtos, e sempre teste o equipamento (no caso de compra pessoalmente, em lojas por exemplo) ou veja algum Review e pesquise sobre o produto (no caso de compra pela Internet).

Fotos:

Cabeçote Randall RH-150 G3 Valvulado.



Cabeçote Marshall JCM 200 DSL 100 de 100W Valvulado.



Cabeçote Jet City Soldano 20W Valvulado.



Cabeçote Fender FM 100H Valvulado com Caixa de 4 Falantes e Pedal.

                                          Links:

Anúncio do Cabeçote Jet City 20W by Soldano: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175126622-cabecote-valvulado-jet-city-20w-by-soldano-amplificador-_JM
Anúncio do Cabeçote Marshall: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177011243-cabecote-marshall-jcm2000-dsl100-100w-tudo-original-e-novo-_JM
Aquecimento da Aula Fuel do Metallica, feita pelo Cifra Club, onde o Instrutor Gustavo Fofão usa um Cabeçote Randall semelhante RH-150 G3: http://www.youtube.com/watch?v=nOzdAR4aMew



_________________________________________________________________________________________

 Amplificadores... Valvulados, Híbridos, Transistorados...

Fala Galera! Na postagem que falei sobre os Cabeçotes eu citei os Cabeçotes Valvulados e os Híbridos, e abrindo mais o assunto, hoje eu vou falar de Amplificadores Valvulados e não-Valvulados para vocês entenderem melhor a história das válvulas e tal. Então vamos ao post:

O Que é um Amplificador Valvulado? Com o nome já diz, um Amplificador Valvulado é aquele que possui válvulas em seu interior. Essas Válvulas fazem praticamente todo o trabalho de amplificação, e deixam o som mais cheio (no caso das Distorções) quando estão nos últimos volumes. Esses Amplificadores são mais caros dos que os Transistorizados, pois eles funcionam por meio de uma Tensão Elétrica, e os Transistorizados funcionam por meio de uma Corrente Elétrica. Por causa do seu som ser bastante cheio principalmente nas Distorções, os Amplificadores Valvulados (e também os Cabeçotes Valvulados) foram adotados por Guitarristas como o Jimi Hendrix, Jeff Beck, Eric Johnson e vários outros que tocam muito Metal pelos palcos mundo a fora.

O Que são Válvulas? Válvulas são parecidas com uma lâmpada (daquelas de vidro), só que de tamanhos diversos. As usadas nos pré-amps são mais fracas, e as usadas nos power-amps são mais fortes. Mas a junção de tudo isso faz com que o som final fique incrível, fazendo o seu amplificador sair pulando por ai. As válvulas podem ser de vidro ou também de louça. As Válvulas menores que estão nos pré-amps começam a fazer todo o trabalho e já produzem um som devastador, dai elas se juntam com as válvulas do power-amp que aumentam mais ainda esse som, o que faz com que um Amplificador Valvulado tenha um som inconfudível.Essas válvulas, por esquentarem com facilidade, produzem com um aumento de volume ou excesso de tempo em ação, um efeito de overdrive, que nas válvulas é formado por uma onda de harmônicos que se dispõem em pares, formando uma distorção cheia, ou seja, quando você toca um acorde aberto, como um G maior,você escuta com clareza todas as notas.

Qual é o som Inconfudível de um Amplificador Valvulado? Como eu já falei, o som inconfudível do Amplificador Valvulado é produzido por suas válvulas. Esse som se resume em ter em altos volumes um efeito de Overdrive e Distorção cheia, então o efeito final (como eu já falei) é o som escutado com clareza e perfeição. Um acorde como o G maior tocado uma vez em um Amplificador Valvulado permite que suas notas sejam escutadas com perfeição devido a todos esses efeitos que as válvulas produzem.

O que é um Amplificador Transistorizado? Esses Amplifcadores são os SS - Solid State, e eles ao contrário dos Valvulados não usam válvulas para produzir seu som e sim transistores e chips, o que faz com que eles sejam mais baratos do que os Valvulados, pois os Chips são mais baratos que as válvulas. Uma qualidade desse Amplificador é a durabilidade, e um defeito são os altos volumes não suportados: quando se aumenta muito o volume de um amplificador desses os transistores e chips queimam, mas o esquema do sinal é o mesmo que o dos Valvulados.

O que é um Amplificador Híbrido? os Amplificadores Híbridos mesclam as Válvulas e os Transistores, e existem dois tipos deles: Os Híbridos com Válvulas no pré-amp, e os Híbridos com Válvulas no power-amp. Eles procuram por uma boa distorção com preços mais acessíveis.

Qual a Diferença entre esses tipos de Amplificadores? A diferença desses Amplificadores é muito básica. Além da construção que é diferente o som é a principal diferença: nos Valvulados o som é calcado em Ondas de Harmônicos Pares, nos SS (ou Transistores) são Ondas Ímpares, e nos Híbridos com Válvulas no Pré, as Ondas são Ímpares e nos Híbridos com Válvulas no Power as Ondas são Pares. Isso tudo explica porque a Distorção dos Valvulados é mais cheia, e a do SS (Transistores) é mais digitalizada. Os Amplificadores SS (Transistores) são recomendados para usar com o som limpo, porque os transistores não se saturam com o tempo, ao contrário das Válvulas que quando esquentam distorcem o som.

(Já que falei aqui) O que é um Pré-amp e um Power-amp? Um Amplificador completo é dividido em duas partes, o Pré Amp e o Power Amp. O Pré Amp nada mais é que um adaptador de sinal. Esse sinal vem da sua Guitarra e é adaptado para ser repassado para o Power-Amp. No Pré-Amp é que acontece a equalização do som e tal. O Power-Amp é um "aumentador" de som: Quando o Sinal (da Guitarra) está no Power-Amp ele é aumentado e enviado aos falantes.

Quanto custa cada um desses Amplificadores? Assim como todo produto, a marca conta muito no preço, e a qualidade também, por isso vou mostrar uns modelos mais conhecidos no mercado: Pesquisando na Internet vi um Amplificador Marshall JCM 200 TSL 602 de 60W Valvulado por R$7,586,00: qualidade inconfudível, por isso o preço alto. Vi também um Marshall MG-102 FX de 100W Combo Transistorizado por R$2,500,00. E vi um Meteoro Nitrous GS-160 Combo Híbrido de 160W com válvula no pré-amp por R$1,569,00. Como já falei depende muito da marca e da qualidade. Antes de comprar teste muito, principalmente com sua Guitarra (no caso de uma compra pessoalmente em uma loja de Instrumentos Musicais) e veja Review's, pesquise sobre o produto (no caso de uma compra pela Internet).

Fotos:

Amplificador Meteoro Nitrous GS-160 Combo Híbrido de 160W.



Amplificador Marshall MG-102 FX Combo Transistorizado de 100W.



Amplificador Marshall JCM 2000 TSL 602 Valvulado de 60W.

                                                 Links:

Anúncio do Meteoro Nitrous GS-160 Híbrido: http://loja.itaimports.com.br/loja/produto-138292-1640-amplificador_meteoro_nitrous_gs160
Página do Meteoro Nitrous GS-160 Híbrido no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=27
Site da Meteoro Brasil: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/index.php
Anúncio do Marshall MG-102 FX Transistorizado:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176834527-marshall-mg-102-fx-combo-2x12-novo-_JM
Anúncio do Marshall JCM 2000 TSL 602 Valvulado: http://www.tangomusic.com.br/produto/amplificador-marshall-jcm-2000-tsl-602-unico.html?light=1
Página do Meteoro MG-102 FX Transistorizado no site da Marshall: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=1246&produto=10346
Página do Meteoro JCM 2000 TSL 602 Valvulado no site da Marshall: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=333&produto=2757
Site da Marshall Amps Brasil: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=home


_________________________________________________________________________________________

 Amplificadores para Baixo...

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de um assunto pouco comentado na net, e um pouco esquecido, mas não menos importante: Os Amplificadores para Baixo. Como já expliquei aqui, um baixo é um instrumento de cordas, e assim como o Violão e a Guitarra ele tem dois modelos: O baixolão, que pode ser tocado desligado, e o Baixo elétrico que necessita de um Amplificador para gerar seu som (para mais informações visitem a postagem que fala sobre os Baixos: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-e-um-contra-baixo.html). É errado falar tanto de Guitarra e Violão e deixar o Baixo de lado, afinal o papel desse instrumento também é importante. Então vamos ao Post:

O que é um Amplificador para Baixo? Normalmente, é um amplificador como outro qualquer, mas que ao invés de suportar o sinal da Guitarra ou do Violão, ele suporta o Sinal do Baixo. Assim como em qualquer outro tipo de Amplificador, existem as impresas que são pioneiras nesse ramo, um exemplo é a Marshall que também fabrica amplificadores para Guitarra e tem uma linha completa para Baixo. A Meteoro que também conta com uma linha que atende desde os inciantes aos mais profissionais. Outra semelhança com os Amplificadores de Guitarra são a potência, mais como o baixo possui um som grave forte os falantes costumam ser maiores e mais potentes.

Quais são as Potências indicadas para tocar em determinados lugares? Se você é iniciante, tá começando os estudos no Baixo agora, compre um pequeno amplificador de 15W já que você ainda está aprendendo. Depois evolua para um 30W se for aumentar seu potencial de apresentação e o lugar onde estará ensaiando. Pode também comprar um de 60W para lugares maiores, como uma Igreja (não tão grande) um bar e tal. E se for fazer um show, lugares grandes como uma casa show, palco você pode optar por um que tenha de 100W até 300W. Você também deve lembrar, que potências maiores necessitam de lugares maiores (se o amplificador for valvulado por exemplo) e lugares maiores necessitam de potênciais maiores. O preço também está de acordo com a potência, por isso pense bem antes de tomar qualquer decisão.

Existem Cabeçotes para baixo? Sim, assim como as Guitarras, os Baixos também são privilegiados com os Cabeçotes. Esses Cabeçotes provocam um rendimento maior, pois na maioria das vezes possuem mais potência do que os Amplificadores comuns, mas necessitam das caixas que também devem ser potentes para que juntamente com o Cabeçote proporcionem um  alto rendimento na hora de tocar. Essas caixas, assim como os Cabeçotes também possuem determinadas potências, e no caso do baixo que tem um som grave forte, os falantes maiores proporcionam um som mais limpo e consequentemente mais forte e presente.

O efeito das Válvulas é favorável ou não para um Baixo? Existem os Baixistas que preferem os Valvulados, outros preferem os Híbridos e outros preferem os Transistorizados. É uma questão de opnião, e gosto não se discute. Basta você ir até uma loja e testar vários Amplificadores (se possível com o seu Baixo, ou com o que você deseja comprar). Teste uns Valvulados, uns Híbridos, uns Transistorizados e o que responder melhor ao som do seu baixo e aceitar a potência você leva. "Você não escolhe o Amplificador, o Amplificador é que escolhe você!"

Quanto custa um Amplificador ou Cabeçote para Baixo? Assim como qualquer outro produto, depende muito da marca e da potência. Mais pesquisando na Net achei um Combo Meteoro FWB-80 de 80W para Baixo por R$1,199,00. E também achei um Combo Marshall - 4410 de 300W por R$2,631,00. São duas marcas que ninguém critica (pelo menos aonde pesquisei a respeito) e aprova com clareza. O que importa é você gostar do seu Amplificador. Não adianta comprar um Amplificador de R$2,000,00 se você não gosta do som gerado por ele.

Fotos:

Amplificador Combo Marshall MB-4410 Híbrido de 300W para Baixo.


Amplificador Combo Meteoro Demolidor FWB-80 Transistorizado de 80W para Baixo.

Cabeçote Meteoro B52 Valvulado para Baixo.
Caixa Meteoro 215 B52 que serve no Cabeçote B52 para Baixo.



Cabeçote B52 Valvulado e Caixa 215 B52 para Baixo.

                                               Links:

Anúncio do Marshall MB-4410 para Baixo: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/combo-marshall-300w-mb4410-DGNEBHUTTZ#rmcl
Página do Marshall MB-4410 para Baixo do site da Marshall:http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=1091&produto=9045
Site da Marshall Amps Brasil: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=home
Anúncio do Meteoro Demolidor FWB-80 para Baixo: http://www.americanas.com.br/produto/6688075/instrumentosmusicais/audio/amplificadores/amplificador-demolidor-fwb-80-meteoro
Página do Meteoro Demolidor FWB-80 Para Baixo no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=61
Página do Cabeçote B52 no para Baixo no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=75
Página da Caixa 215 B52 que serve no Cabeçote B52 para Baixo no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=84
Site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/index.php


Então é isso Pessoal, lembrem-se sempre de testar o equipamento ou pesquisar sobre ele antes da compra, para não ter prejuízos futuros.


_________________________________________________________________________________________

 Amplificadores para Violão...

Fala Galera. Hoje venho com um assunto pouco falado na Net mais muito importante: Os amplificadores para Violão. Não são Caixas Amplificadas. Caixas Amplificadas são aquelas que pegam microfone, DVD e etc. O Amplificador para Violão é igual a um de Guitarra, mais ele suporta o sinal do Violão e não da Guitarra, além de terem uma aparência mais Vintage (Clássico). Então vamos ao Post:

O que é um Amplificador para Violão? É um tipo de Amplificador que suporta o sinal do Violão. Esses Amplificadores permitem ao Violonista, um som limpo com bastante Timbre (o que depende também do Violão) e a adição de alguns efeitos, como o Chorus. Esses Equipamentos também possuem potência (W), que pode ser escolhida pelo comprador. As potências dependem de onde você irá usar o equipamento. Então tem que escolher com muito cuidado.

Quais são os tipos de Amplificadores para Violão? Assim como os Amplificadores de Guitarra, a linha de Amplificadores para Violão envolve vários modelos. Uns mais complexos e outros mais simples. Os mais complexos possuem mais quantidade de efeito e geralmente suportam os dois tipos de Violões: Aço e Nylon. Para escolher o sinal recebido do Violão (Aço ou Nylon) muda-se a posição de uma chave seletora. Os amplificadores mais complexos também possuem entrada para Microfone, Saída para Mesa de Som, e entrada para ligar CD, DVD Player. Por ter essas qualidades eles se assemelham muito a uma Caixa Amplificada, mais essa semelhançã muda totalmente quando se vê os efeitos que esses Amplificadores possuem. Os Amplificadores mais simples possuem apenas entrada para Violão, Saída para fone de ouvido, e os equalizadores comuns (Graves, Agudos). Não possuem entrada para Microfone nem chave para Violão Nylon ou Aço, e nem os efeitos. Mas são mais baratos.

Os efeitos adicionados ao som do Violão também podem vir de pedais? Sim, existem os pedais exclusivos para Violão, que proporcionam um efeito perfeito no som do seu instrumento. O Timbre final da junção de Amplificador + Violão depende muito do Violão. Um Violão bom (Takamine, Crafter, Michael, Giannini, Strinberg, e etc.) com captador bom e saída perfeita (principalmente se for saída XLR) proporcionam um som incrível, limpo, brilhante e perfeito para adição de efeitos. Os pedais para Violão costumam ser de Chorus, Delay e outros efeitos que são mais "maneiros" (não tão pesados como a distorção). Mas também existem pedais com efeitos mais "Pesados" (Distorção, Overdrive e etc.). A escolha depende do músico e do estilo de música que ele toca.

Quais são as melhores marcas de Amplificadores? Sem nenhuma discussão, os Amplificadores Marshall e Fender lideram quando se fala de Qualidade, mais também são caros, sendo possível ser adiquirido apenas por músicos famosos e consagrados ou bandas que já fazem algum sucesso. Outros que também não fazem feio são os Meteoro, Laney e Ibanez, por que tem um som legal e são mais baratos do que os outros citados acima. O importante é testar muito na hora da compra, sem se esquecer é claro do preço. Entender um pouco sobre amplificadores também é necessário na hora da compra. Porque quando não sabemos quase nada, alguns vendendores se aproveitam e cobram muito mais caro por um Equipamento que nem é tão bom assim.

Existem Amplificadores específicos para cada tipo de Violão? Sim. Existem os exclusivos para Aço, os exclusivos para Nylon e os que suportam os dois tipos. Os dois Violões possuem um som diferente, por isso só amplificadores mais potentes, que possuem grande parte técnica consegue amplificar os dois tipos. Esses amplificadores podem ser um pouco mais caros, mas acredide, é melhor demorar e comprar um bom do que se precipitar e comprar um que não seja tão bom assim. Essa diferença de modelos e seus suportes devem ser observadas no momento da compra: não tenha medo de perguntar, o vendendor tem o dever de lhe explicar tudo, tanto as qualidades como os defeitos para que você possa fazer uma compra segura!

Quanto custa um Amplificador para Violão? Os modelos mais simples como o Meteoro Acoustic V70 podem ser encontrados por R$1.754.00 pela Net. Modelos mais complexos como o Fender Acoustasonic SFX II por R$4.775.00. São Amplificadores conhecidos que tem um som incomparável. Mas existem outros Amplificadores bons também, sei que não é todo mundo que tem R$2.000.00, R$4.000.00 pra gastar em um Amplificador. O importante é pesquisar bem para não sair no prejuízo em qualquer compra. Ir comprar um equipamento sem informação é o mesmo que "aprender a nadar se afogando" (frase do seriado Todo Mundo Odeia o Chris, episódio: Todo mundo odeia o Orientador). Se precipitar não vai levar a nada. E também se você não achar o modelo que procura não precisa comprar outro qualquer só porque não conseguiu o pretendido. Espere calmamente, pois tudo na vida tem seu tempo!


Fotos:

Amplificador Meteoro Acoustic V70 com 70W efeitos de Chorus, Reverb, Afinador , suporte para Violão Aço/Nylon, CD/DVD Player, 2 entradas para Violão e ligação em Mesa de Som.


Amplificador Fender Acoustasonic SFX II de 160W com efeitos de DSP, Chorus, Delay, Reverb, Vibratone, Eliminador de Microfonia, Chave de Fase, suporte para Violão Aço/Nylon, Loop de efeitos estéreo e equalizador de Graves, Médios e Agudos.



Violão Crafter HTC-24 EQ/NT. Um ótimo exemplo de Violão com qualidade, que pode ser ligado perfeitamente em um desses modelos de Amplificadores.


                                                       Links:
Anúncio do Meteoro Acoustic V70: http://www.americanas.com.br/produto/6688093/instrumentosmusicais/audio/amplificadores/amplificador-acoustic-v70-meteoro
Página do Meteoro Acoustic V70 no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=53
Site da Meteoro Amplificadores: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/index.php
Anúncio do Fender Acoustasonic SFX II: http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7061-amplificador_cubo_fender_acoustasonic_sfxii_para_violao__160w_rms
Página do Fender Acoustasonic SFX II no site da Fender:http://www.fender.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=7122&linha=393&categoria=amp
Site da Fender Brasil: http://www.fender.com.br/padrao/padrao.php?link=home
Página da Série de Violões Silver da Crafter onde está o Violão Crafter HTC-24 EQ/NT: http://www.crafterguitars.com.br/v2/productos.asp?idg=40017102323AMB1ZAYOJ
Site da Crafter Guitars Brasil: http://www.crafterguitars.com.br/v2/


Lembrem-se de testar todo e qualquer produto. Se informe mais sobre o modelo, busque Review's e opniões, e compre o produto quando estiver com 100% de certeza do que quer fazer!

_________________________________________________________________________________________
 O que é um Metrônomo? Para que ele é usado?

Fala Galera! Hoje vou falar sobre o Metrônomo: um aparelho pouco conhecido, mas bastante necessário.

O que é um Metrônomo? Um Metrônomo é um aparelho usado para medir o andamento (tempo) musical. Produzindo pulsos de duração regular, ele pode ser utilizado para fins de estudo ou interpretação musical. Resumindo tudo isso e "traduzindo para a linguagem de um iniciante": O Metrônomo é um aparelhinho que é usado para medir o tempo da música. É usado para indicar o tempo certo, para não tocarmos a música muito acelerada, nem muito lenta, então ele é bastante necessário na hora de estudar música.

Quais são os tipos de Metrônomos? Existem os Metrônomos Mecânicos, que são produzidos de uma forma mais rudimentar (antiga) mas tem bastante precisão: Funcionam através de um pêndulo oscilante. Sua oscilação é regulada pela distância de um peso na haste de um pêndulo. Essa oscilção pode ser mais lenta ou mais rápida, sendo que cada oscilação corresponde a um tempo no compasso. Existem também os Metrônomos Eletrônicos: os compassos são indicados pelo piscar de uma luzinha de LED e também um som eletrônico.

Como se faz a utilização de um Metrônomo? Os Músicos usam os Metrônomos para manter um tempo padrão nãs suas composições (como já falei aqui). Mesmo nas composições que não possuem um tempo adequado, o Metrônomo pode ser usado para indicar o tempo das variações dessa melodia a ser tocada. Ainda existe otura utilidade do Metrônomo que vai além da música: Os educadores físicos usam o Metrônomo para fazer testes e treinamentos em alunos e atletas.

Conceitos: Metrônomo Mecânico e Metrônomo Eletrônico: Já falei aqui mais prefiro dar mais uma aprofundada nesse assunto: Um Metrônomo Mecânico é um Metrônomo que usa um pêndulo para a regulação do pulso (como já havia falado). Esse pêndulo consiste em uma haste metálica com um peso deslizante. Quanto mais próximo esse peso está do eixo do pêndulo ele irá girar mais rápido e quanto mais distante ele estiver, ele irá girar mais lento. O Metrônomo Eletrônico usam cristais de quartzo para a regulação do tempo. Os mais simples possuem um disco para regulagem do tempo. Outros possuem também um sistema de afinação, ou seja, possuem afinador para seu instrumento, podendo ser um diapasão que solta o som de afinação da corda A (lá) 440HZ. Alguns dsses Metrônomos podem produzir sons diferentes para a contagem de compassos compostos ou irregulares. Existem também os Metrônomos que podem ser baixados pela internet, só que ele é instalado no computador, então não dá pra levar pra todo lugar, ou seja, não tem a mobilidade de um Metrônomo Eletrônico.

Quanto custa um Metrônomo? Os Metrônomos não são uns os equipamentos musicais mais baratos, então se deve pesquisar muito antes de comprar um, os preços a seguir: Um dos Metrônomos mais sofisticados do Mundo (citado até na postagem sobre Metrônomo na Wikipédia) é Dr. Beat DB 90 da Boss, pois ele usa recursos profissionais e tem uma super precisão. Pode ser encontrado na Internet por R$ 499,00, o que não chega a ser caro diante na funcionalidade deste produto. Outro Metrônomo muito bom é o TU 80 que também é da Boss, ele conta com um afinador cromático com tela de LCD muito preciso, além de uma funcionalidade incrível e precisão muito boa. Pode ser encontrado na internet por uns R$ 109,00, o que também não chega a ser tão caro, pois esse produto é extremamente funcional.


Fotos:

Metrônomo Eletrônico Dr. Beat DB 90 da Boss.


Metrônomo Mecânico.


Lembrem-se pessoal. Não adianta comprar um Metrônomo se você ainda não sabe usar, vá com calma, se mantenha informado mas não seja precipitado. Conheça mais sobre esse equipamento, pesquise como é usado, em que frequência e etc. Quanto estiver na hora certa de comprar tenha bastante calma, os modelos que mostrei como o Boss TU 80 são bastante acessíveis, então tem como pesquisar bastante e não sair no prejuízo.


                                             Links: 
Anúncio do Metrônomo Dr. Beat DB 90 da Boss: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179757274-metrnomo-dr-beat-db-90-boss-o-melhor-do-mundo-_JM
Página do Metrônomo Dr. Beat DB 90 no site da Boss Brasil:http://roland.com.br/boss/produtos/341
Anúncio do Metrônomo TU 80 da Boss: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180773906-afinador-eletronico-metrnomo-boss-tu-80-frete-gratis-_JM
Página do Metrônomo TU 80 no site da Boss Brasil: http://roland.com.br/boss/produtos/344
Site da Boss Brasil: http://roland.com.br/boss

Espero ter Ajudado!



_________________________________________________________________________________________