quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que é um Cabeçote? Como é usado?

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de um equipamento pouco conhecido pelos iniciantes, mas muito usado pelos profissionais, os Cabeçotes. Então vamos ao Post:

O que é um Cabeçote? Cabeçote é um equipamento de amplificação, quase um amplificador, mas sem a caixa, apenas a parte dos controles. Os amplificadores normais possuem os controles e a caixa por onde sai o som. Já os Cabeçotes não são assim: eles são apenas os controles e precisam de uma caixa para seu som sair. Os Cabeçotes, assim como os amplificadores, podem ser de diversas marcas, com diversas potências, diversos efeitor e tal. Existem os mais complexos e existem os mais simples.

O Cabeçote pode ser ligado em qualquer caixa? + ou -. Se você tem um cabeçote de 50W por exemplo, ele irá suportar até um certo volume de potência da caixa, um certo volume de falantes presentes na caixa. Também se você tiver um cabeçote potente e uma caixa ruim o som não vai ser o melhor do mundo. É quase a mesma coisa da Guitarra X Amplificador: se você tem uma Guitarra boa e um amplificador ruim o timbre não é tão bom, mas se você tem uma Guitarra simples e um Amplificador legal, você pode fazer milagre com o som final. Os cabeçotes são quase isso: se você comprar um cabeçote potente e uma caixa ruim, o timbre também não vai ser bom, e se você comprar uma caixa potente e um cabeçote ruim o timbre também não vai ser legal. Você tem que comprar uma caixa específica que atenda as necessidades do seu Cabeçote, para não ter problemas com o timbre e tal.

Quais são os tipos de Cabeçotes? Existem cabeçotes de 30W, 50W, 60W, 100W e etc. Cada um tem um limite de potência, quantidade de efeitos, qualidade de timbre, e um preço. Cabeçotes de Guitarra geralmente possuem os efeitos comuns de equalização: graves, agudos, médios. Os efeitos de amplificação: Chorus, Distortion, Overdrive e etc. E vários outros. Eles só possuem entrada para guitarra e entrada para o tipo de caixa suportada. Ainda existem Cabeçotes comuns (tipo as caixas amplificadas), que suportam apenas microfone, possuem apenas controles de volume e suportam determinados tipos de caixa, assim como os Cabeçotes de Guitarra e etc.

Quais são os Cabeçotes essenciais para tocar em determinado lugar? Depende muito do Músico. Se você for tocar em palco, pra muita gente e quer descer o som na galera, com muita presença, compre um de 100W até uns 300W, pois potênciais altas suportam altos volumes, especialmente se forem valvulados, e em altos volumes o timbre é inconfudível. Agora se você for tocar em casa, ou em lugares pequenos e tal, pode comprar um de 20W (se for tocar em casa) até um de 100W (se você for tocar em lugares não tão pequenos, mais não tão grandes). Escolher a potência é muito importante, pois para o som sair perfeito, nos casos dos Cabeçotes Valvulados, os volumes tem que estar lá em cima, então se você for tocar em casa por exemplo, um de 20W tá bom demais, já um de 50W é muito, você terá que tocar pra você e pros seus visinhos, mas pra não causar desentendimentos é melhor comprar um Cabeçote menos potente, mais simples.

Qual é a Diferença entre um Cabeçote Valvulado e um Cabeçote não Valvulado? A diferença é grande. No caso dos Valvulados, quando as válvulas estão quentes a distorção, por exemplo, é mais cheia, por isso eles são mais caros. Os Híbridos não tem a mesma potência, mais também não ficam por baixo, eles procuram uma boa distorção com preços mais acessíveis, por isso são mais procurados pelos iniciantes.

Quanto é um Cabeçote? Depende da potência e é claro da marca. Um Cabeçote Jet City de 20W produzido pela Soldano novo sem caixa está por uns R$1,729,00 na net. Um Cabeçote Marshall JCM 2000 DSL 100 de 100W sem caixa está por uns R$4,350,00. Nota se a diferença de Potência, o que conta bastante no preço do Cabeçote. Então antes de comprar procure por melhores preços dos melhores produtos, e sempre teste o equipamento (no caso de compra pessoalmente, em lojas por exemplo) ou veja algum Review e pesquise sobre o produto (no caso de compra pela Internet).

Fotos:

Cabeçote Randall RH-150 G3 Valvulado.



Cabeçote Marshall JCM 200 DSL 100 de 100W Valvulado.



Cabeçote Jet City Soldano 20W Valvulado.



Cabeçote Fender FM 100H Valvulado com Caixa de 4 Falantes e Pedal.

                                          Links:

Anúncio do Cabeçote Jet City 20W by Soldano: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175126622-cabecote-valvulado-jet-city-20w-by-soldano-amplificador-_JM
Anúncio do Cabeçote Marshall: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177011243-cabecote-marshall-jcm2000-dsl100-100w-tudo-original-e-novo-_JM
Aquecimento da Aula Fuel do Metallica, feita pelo Cifra Club, onde o Instrutor Gustavo Fofão usa um Cabeçote Randall semelhante RH-150 G3: http://www.youtube.com/watch?v=nOzdAR4aMew


Então é isso pessoal; Espero ter Ajudado!

6 comentários:

  1. tenho um completo desse quero vender ou trocar fender amplificador FM100HFM412 TENHO O CABEÇOTE E A CAIXA COM QUATRO FALANTES
    MEU EMAIL punkpatta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida: um cabeçote é um amplificador específico para guitarra e violão? Ele não aceita em sua entrada um aparelho reprodutor de mp3, por exemplo? A qualidade do som ficaria muito ruim?

    ResponderExcluir
  3. Olá Geraldo.

    Primeiramente desculpe pela demora na resposta,

    Bom: o cabeçote é sim um amplificador específico para guitarra e violão (prioritariamente guitarra) e tem para baixo também.

    Até hoje não ouvi falar de um que aceite um reprodutor mp3. Isso porque o cabeçote esta em um outro patamar, ou seja, sua função é exclusivamente amplificar e deixar o timbre da guitarra o melhor possível, por isso a maioria dos grandes guitarristas o usam, por exemplo.

    Acho que incluir um reprodutor de mp3 em um cabeçote iria desfalcar um pouco sua capacidade incrível de amplificação.

    Possa ser que eu esteja enganado e existam sim modelos que possuam esse tipo de função. Mas no meu conhecimento e em tudo que vi até hoje não tenho como lhe dizer que conheço ou que acho viável.

    No mais, se você toca profissionalmente e tem uma renda adequada (esses trocinhos são caros, hehehe) um cabeçote vai lhe ajudar bastante em um timbre melhor.

    Qualquer dúvida ou sugestão, comente que retornaremos o mais rápido possível.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Cara, Eu quero comprar um cabeçote Orange Micro Terror que tem 20W de potência, e quero botar ele numa caixa q tem 200w de potência, como q fica a potência no final fica com os 200 ou os 20 do cabeço?

    ResponderExcluir
  5. Cabeçote com reprodutor de mp3 isso é uma afronta a um equipamento de classe meu amigo

    ResponderExcluir
  6. Depende da impedância de entrada, não sei a impedância dos mp3. Mas um técnico pode orientar e "casar" a impedância do mp3 com a impedância de entrada do cabeçote. Isso feito, o som será reproduzido em quase toda a Gama de frequência do mp3.

    ResponderExcluir