sexta-feira, 1 de julho de 2011

O que é um Instrumento Flat ? Saiba Mais!

Fala Galera! Hoje mais uma vez eu estou aqui para falar de um assunto necessário para o entendimento melhor da construção de Instrumentos. A palavra Flat vem em alguns Violões e você pode não saber o que significa, então irei explicar agora. Vamos ao Post:

O que é um Violão Flat? Um Violão Flat é um Violão que possui o corpo mais fino do que o padrão das Construções dos Violões comuns. Esses Violões possuem algumas características diferentes dos outros, já que suas dimensões de Largura são menores. Na maioria das vezes que um Violão é Flat ele costuma ser maciço, mas existem também vastos Violões Flat's comuns.


O que é um Violão Flat e Maciço? Um Violão Flat, vocês já sabem que é um Violão que tem as dimensões de largura menores do que as padrão. Mas o que é um Violão Flat e Maciço? Vamos tomar a explicação da palavra Maciço: Maciço no Dicionário significa uma coisa Compacta, sem partes Ocas ou Agregadas. Na construção do Violão é basicamente isso. Ele fica com a construção semelhante de uma Guitarra: É feito totalmente maciço, sem buracos nem Caixa de Ressonância, apenas com pequenos buracos feitos para a passagem do Sistema Elétrico - Cabos e ligações. Os Violões que são totalmente Maciços não produzem som quando estão desligados, apenas alguns ruídos gerados pelo Impacto do seu Dedo ou Palheta nas Cordas. Já quando estão Plugados em uma Caixa Amplificada, Mesa de Som , Amplificador, ou qualquer outro Sistema de Amplificação produzem o som igual a um Violão comum, mas com alguns controles de Equalização como Graves, Médios, Agudos e controles de Volume que permitem uma ampla regulagem do som obtido. Ainda existem Violões Maciços que possuem pequenas Caixas de Ressonância em seu Interior, proporcionando um som Tanto Ligado (Plugado em um Sistema de Amplificação) quanto Desligado. Esse é o caso do Violão Tagima Modena.

Para quê tipo de Utilização o Violão Flat Maciço é mais indicado? Um Violão Flat e Maciço é mais indicado para Músicos que já tocam em Palcos, Bares e etc, ou seja, Músicos que já fazem show's em lugares que exigem mais do Instrumento. Normalmente quando você tem um Violão comum ligado em qualquer sistema de Amplificação em um Palco você enfrenta alguns problemas de Microfonia no som, o que resulta em uma grande dor de cabeça. Os Violões Flat's e Maciços foram feitos justamente para acabar com isso, já que seu som é resultante apenas do Captador Instalado em seu Interior, e não de uma Caixa de Ressonância. Os Violões Flat's e Maciços também são muito bons para treinar a Noite em sua casa, pois eles produzem um som muito baixo quando desligado, então você pode treinar sem problema que não irá incomodar ninguém. Além disso eles aceitam muito bem a adição de efeitos no seu Som.

Quais são os Tipos de Violões Flat's Maciços? Que eu conheça os tipos são 3: Os Violões Flat's com Cordas de Nylon. Os Violões Flat's com Cordas de Aço. E os Violões Flat's com 12 Cordas. A diferença em ter Cutway ou não é meio que restrita, pois em meu conhecimento até hoje não vi nenhum Violão Flat Maciço sem Cutway. As marcas também são muitas, mas no Brasil as mais conhecidas são as Giannini, Di Giorgio e a Tagima, além da Michael que também tem ótimos Instrumentos. Outras impresas fora do Brasil também são ótimas como a Takamine, a Crafter e a Godin.

Existem também Violões Flat's sem ser Maciços? Sim, Claro que existem. E não ficam por baixo, ter um Violão Flat comum também é muito bom, pois você consegue ter o mesmo Timbre esperado de um Violão comum com o conforto da menor largura na construção que o Violão Flat Possui. Os Violões Flat's comuns também constumam ser mais maneiros do que os Maciços, já que são ocos por dentro. Eles também proporcionam um ótimo desempenho tanto Plugados quanto Desligados e é uma ótima pedida para Músicos Intermediários, Semi-Profissionais e Profissionais que buscam um Instrumento melhor para tocar. Os Violões Flat's Comuns tem a Construção igual a do Maciço, mas ele possui a Caixa de Ressonância, ou seja, ele é Oco ao invés de ser Maciço. Também existem de Vários Modelos: Com Cordas de Aço ou Cordas de Nylon, Com Cutway, Elétrico ou Acústico e etc.

Fotos:
Esse Violão é o: Giannini GWNSTX. Ele é um Violão Flat Maciço com Cordas de Nylon. Uma ótima pedida para quem está procurando um Instrumento Bom com um Preço Baixo. (link para acesso e Review no tópico "Links" desta postagem)
Esse é o Violão: Giannini GWSSTX12. Ele é um Violão Flat Maciço equipado com 12 Cordas de Aço. Também é um ótimo Instrumento para Músicos já avançados que buscam solucionar problemas de Microfonia entre outros quando resolvem usar um Violão com 12 Cordas para tocar alguma Música ou fazer um Show.
Esse é o Violão Tagima Modena. Ele é um Violão Flat Maciço, mas possui pequenas Caixas de Ressonância em seu Interior, o que proporciona que seu som seja ouvido tanto Ligado como Desligado. Nesta foto a Versão equipada com Cordas de Aço, mas também existe a versão com Cordas de Nylon.
Este é o Violão: Eagle CH 306. Ele é um Violão Flat Comum, que não é Maciço e possui uma Caixa de Ressonância. Ele é equipado com Cordas de Aço.


                                                               Links:
Link da Página do Violão GWNSTX no site da Giannini: http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=1009
Link da Página do Violão GWSSTX12 no site da Giannini: http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=1011
Site da Giannini: http://www.giannini.com.br/home.asp
Página do Violão Modena no site da Tagima: http://www.tagima.com.br/produto/18/modena
Site da Tagima: http://www.tagima.com.br/home
Link da Página do Violão CH 306 no site da Eagle: http://www.eagle.com.br/e_detprod_cordas.asp?txtID=8
Site da Eagle: http://www.eagle.com.br/default_eagle.asp

Ainda tem um Review do Violão Giannini GWNSTX feito pelo Cifra Club. Quem quiser dar uma olhada basta acessar o Link: http://www.youtube.com/watch?v=GAFf9uUBWLI

Então é isso Galera. Espero que vocês tenham entendido este assunto assim como todos os outros que foram postados aqui. Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário que iremos lhe responder.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Você pode votar por meio do E-Mail ou pelo Twitter. Você pode acessar a Página de Votação clicando no Selo que está presente na Parte Lateral da Página do Blog ou Acessando o Link Abaixo: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero Ter Ajudado Vocês! Bom Som e Bom Estudo!

9 comentários:

  1. Gostei muito da matéria super didática sobre Violões Flat.
    Eu tenho um Di Giorgio modelo Ebony e o comprei porque fiquei impressionado com a fidelidade do timbre, conseguindo nele sonoridades típicas de música espanhola, sempre executada em violões puramente acústicos.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Marques flat nf99 e tbm é um ótimo instrumento.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante de saber todas essasinformações. Comprei um Modena e depois de ler seu texto acredito que fiz a decisão certa

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post! Sou iniciante e acabei de comprar um violão flat comum na internet,e por ser iniciante e não saber muita coisa de violão fiquei cheia de dúvidas sobre esse modelo mas esse post conseguio me ajudar

    ResponderExcluir
  5. Prezado Erick Mateus parabéns pelo site gostaria de fazer um comentário.
    Sou muito ligado a números e não li qualquer menção às dimensões da largura do corpo de um violão flat o que deixa dúvida sobre o produto. O comércio está puramente preocupado em vender. Confunde-se por exemplo flat com slim? São a mesma coisa ou qual a medida que a gente pode considerar um violão flat ou Slim? Ou ambos são iguai? Quais são as medidas das larguras mínimas pra gente saber o que tá comprando?
    Sugiro que você melhore a matéria fazendo um apanhado do tipo: Stringberg tem a largura tal, o Di Giorgio tanto, o Takamine tanto. Fica a sugestão tá bom.

    ResponderExcluir