quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Tensor e suas Regulagens

Fala Galera! O Mês de Junho está começando e vim aqui mais uma vez para falar de um assunto importantíssimo. Antes de ontem fiz uma postagem sobre as Partes do Violão, e falei do Tensor. Dai vi que esse tema exige uma explicação mais detalhada, pois é um pouco complicado. É por isso que estou fazendo esse post. Então vamos ao Post:

O Que é um Tensor? O Tensor é uma barra de ferro com rosca. Essa barra de ferro, naturalmente terá duas extremidades. Em uma extremidade dessas está uma espécie de bucha. Essa bucha é onde nós devemos encaixar a chave Allen para fazer as alterações corretas. Essa bucha costuma ter uma espécie de buraquinho no centro que como já falei, serve para encaixar a chave Allen. Existem basicamente dois tipos de Tensor, e é isso que vocês vão ver no próximo tópico.

Tipos de Tensor: Os Tensores geralmente possuem apenas dois tipos padrão: O Tensor simples e o Tensor com duas barras. O Tensor simples permite apenas uma direção para curvatura do Braço do Instrumento, e costuma vir nos Violões mais simples. O Tensor de duas barras é o popular Tensor Dual-Action/Bi-Direcional. Esse Tensor de duas barras permite a curvatura do Braço para dois lados, ou seja, permite uma regulagem perfeita e completa no Braço do Instrumento. Ele costuma vir mais em Guitarras e Baixos e está presentes também nos Violões Intermediários, Semi-Pro e Profissionais. Basicamente é o Tensor mais usado hoje em dia em Todos os Instrumentos.

Porque o Instrumento, sendo ele Violão, Guitarra ou Baixo necessita de um Tensor? Como vocês sabem, todos esses instrumentos citados acima são feitos com Madeira. A variação de temperatura e a umidade do ar causa diferentes graus de alteração na Madeira do Instrumento. Por exemplo: Se você está morando em uma cidade do Interior que é mais quente e seca e muda para o Litoral que é um pouco mais frio e úmido a Madeira do seu Instrumento pode sentir muito. Esta é a razão para que levemos nosso Instrumentos para um Luthier logo quando compramos: Ele pode ter sido fabricado em uma região que possua características climáticas diferentes da região que foi destinado. Outra coisa que faz presente a necessidade do Tensor é justamente a Tensão das Cordas. Se você tem uma Guitarra e usa Corda com expessura 0.09 e faz uma troca para Corda com expessura 0.10 o Braço poderá sofrer um grave empeno e curvatura, então usaremos o Tensor para ajustar essa Curvatura, fazendo com que o Braço fique nas condições adequadas para receber determinado tipo de Corda.

Como saber se meu Instrumento está precisando de uma Regulagem no Tensor? Vou mostrar umas dicas preliminares para vocês descobrirem se seu Instrumento está precisando de uma Regulagem no Tensor.
1° - Distância das Cordas: Você deverá observar a distância das cordas para o Traste. Pressione qualquer corda que esteja bem afinada na última casa da Escala do seu Instrumento. Olhe pela região do Traste 12 e 13. Se a Corda estiver muito distante desses Trastes quer dizer que o Braço precisa de uma regulagem. Se estiver próximo quer dizer que está tudo bem, ou precisa apenas de algumas poucas regulagens.
2° - Curvatura do Braço: Essa forma é melhor de se observar se seu Instrumento precisa ou não de uma Regulagem no Tensor, mas exige um pouco mais de entendimento, pois você deve saber pelomenos a Curvatura exata do Braço, ou ter uma idéia desta mesma Curvatura, mas irei tentar explicar como você poderá fazer isso. O ângulo da sua visão deve ser rente a Madeira, ou seja, você deve olhar da parte anterior do Cavalete. O Headstock tem que ficar em uma direção oposta. Desta forma você poderá ver melhor o alinhamento dos Trastes do Instrumento. Para cada Curvatura deve ter um tipo de regulagem.

Ajustes no Tensor: O Ajuste no Tensor deve ser feito, como já falei, pela bucha que está presente no seu começo. Você deve localizar esta bucha no seu Instrumento, no próximo tópico falarei sobre os lugares mais comuns que ela está presente. Após localizar esta bucha, você deve encaixar nela a chave Allen que caiba perfeitamente. Normalmente a bucha mede 3/16" (cerca de 5mm). Normalmente os Violões que vem com Tensor costumam vir com uma chave Allen que cabe corretamente na bucha. Guitarras com Floyd Rose/Micro-Afinação vem com um jogo de chaves Allen para fazer todas regulagens no Instrumento. Se seu Instrumento não vier com chave Allen, basta você ir a uma loja de Materiais de Construção e pedir um jogo de chaves Allen. O objetivo deste ajuste é deixar o Braço do Instrumento mais reto possível. Se o Braço do seu Violão estiver empenado, ou seja, com Curvatura negativa, será preciso apertar o Tensor girando a chave Allen no sentido horário. Um Tensor para ter um perfeito funcionamento precisa de apenas meia volta, ou seja, deveremos virar a chave Allen meia volta no sentido horário. Se o Braço do Instrumento estiver muito reto, ou seja, com Curvatura positiva, nós deveremos girar a Chave meia volta, mas agora no sentido Anti-horário.


Como identificar as Curvaturas Negativas ou Positivas? Já dei algumas dicas para ver se o Braço precisa de uma Regulagem no Tensor, mas agora vou dar outra dica para saber que em que Curvatura o Tenro precisa de ajuste. Sabendo disso você poderá ter a base exata do giro da chave Allen no Tensor.
Como Identificar a Curvatura Negativa - Para identificar a Curvatura Negativa no Braço do Instrumento, você deverá olhar se as Cordas não estão muito altas, ou seja, se elas estão muito distantes da Escala e dos Trastes. Você poderá também identificar isso quando estiver tocando, pois com cordas mais altas é mais difícil de fazer certos acordes. A Curvatura Negativa também faz com que as cordas fiquem mais duras do que o comum.
Como Identificar a Curvatura Positiva - Para identificar a Curvatura Positiva no Braço do Instrumento, você deve tocar as cordas e observar se elas Trastejam nas primeiras casas, ou seja, você deverá olhar se as cordas estão baixas à ponto de encostarem nos primeiros Trastes. Se a Corda nem chegar a soar, quer dizer que você precisa de uma boa regulagem, pois o Braço estará com Curvatura Positiva em excesso.

Posso Ajustar o Tensor com as Cordas Apertadas Normalmente? Não. Se você fizer isso acabará danificando ainda mais o Braço do seu Instrumento, além de arrebentar o Tensor ou a chave Allen. Você deverá afrouxar todas as cordas, de modo que o Braço fique sem sofrer tensão alguma. Após fazer isso regule o Tensor como desejar e aperte as Cordas novamente.

Quais são as posições dos Tensores no Braço de diferentes Instrumentos? Os Tensores costumam vir posicionados em uma das extremidades do Braço, seja qual for o Instrumento. No Violão ele costuma vir com a ponta perto da Boca, ou seja, no final do Braço, abaixo da boca do Violão. Já nas Guitarras Stratocaster a ponta do Tensor costuma vir no final do Braço, mas próximo do Headstock. O Tensor dos Violões comuns e das Stratocaster são bem visíveis e mais fáceis de acessar. Já as Guitarras de outros modelos como Les Paul, SG e Floyd Rose/Micro-Afinação costuma vir com o Tensor também no Headstock, mas sem possibilidade de visão, pois ele é coberto por uma capinha que é presa ao Headstock com parafusos. Essa capinha quando retirada deixa o Tensor à mostra. Alguns Violões mais profissionais também costumam vir com o Tensor no Headstock, mas isso não e tão comum. Os Tensores dos Violões que não possuem boca costumam vir no mesmo local que era pra ter a boca, mas apenas existe um furinho onde estará o Tensor. Abaixo algumas fotos:
Observe essa espécie de pino metálico saindo de dentro do Braço desta Guitarra. Isto é a bucha do Tensor, e esse é o modelo padrão dos tensores de Guitarras Stratocaster.

Foto do Tensor Dual-Action, o mais popular para Violões. Observe que ele fica na parte de baixo da boca do Violão.

Observe que existe um contorno de uma espécie de triângulo logo antes do Nut desta Guitarra. Este Contorno está apenas pregado ai, com os pequenos parafusos que também e possível ver. Retirando esses parafusos e desapregando a tampa você poderá ver o Tensor desta Guitarra. Este é o modelo padrão de Guitarras Floyd Rose/Micro-Afinação, Les Paul e SG. Quem quiser ver a foto de toda esta Guitarra (Striberg modelo CLG - 51) visite o link: http://www.sonotec.com.br/ampliar_imagem.php?imagem=/img_produtos/large/clg51_1.jpg 

Então é isso Galera! Nunca tentem fazer qualquer tipo de Regulagem no seu Instrumento sozinho. Procure um Luthier e peça uma explicação para ele, pois ele fará o processo em segurança e você aprenderá corretamente. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre este ou qualquer outro assunto postado aqui, use os comentários. Nós iremos lhe responder o mais rápido possível.

Quem quiser dar uma olhada em um vídeo feito pelo TV Cifras que mostra O Tensor junto de um Luthier Profissional basta clicar no link: http://www.youtube.com/watch?v=6jLL_vzqjrY

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta clicar no selo que está presente na parte lateral direita da página do Blog ou clicar no link abaixo. As formas de votação são por meio do Twitter ou pelo E-mail.
Link para Votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero ter Ajudado Vocês! Bom som pra todos!

5 comentários:

  1. Olá Herik Matheus.
    Excelente a sua matéria sobre este assunto tão interessante.
    Gostaria de saber se Tensor Dual-Action/Bi-Direcional e Tensor Bilateral são a mesma coisa.
    Abraço.
    Ubirahy

    ResponderExcluir
  2. O Tensor de duas barras é o popular Tensor Dual-Action/Bi-Direcional.

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos, tive uma ideia de tensor, que até hoje nunca vi, é um tipo de tensor que permite movimentar mais de uma região do braço gostaria que avaliassem.
    https://www.youtube.com/watch?v=HLXntrbPb-U&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  4. Excelente publicação, ajudou muito a conservar o instrumento que estou ajustando. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Cara. Vi para comprar tensor de 40 até 70 mm. Qual tamanho para les paul e strato? Valeu

    ResponderExcluir