sexta-feira, 20 de maio de 2011

Guitarra sem Amplificador? Ligue ela no computador!

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma utilidade e necessidade pra quem tá começando a tocar Guitarra. Quando você não tem muita grana, é difícil até comprar só a Guitarra, mas ai ainda tem o Amplificador, Cabos, Pedaleira e etc. Dai cê fica meio desmotivado. O jeito é ligar tudo no computador, você já vai dispensar o uso de alguns equipamentos por um certo tempo. Então vamos ao Post:

O que tenho que fazer para ligar a Guitarra no computador? Você precisa de uma Guitarra (dãã!), um computador (dãããã!), um cabo P10 comum e um adaptador P10>P2. O adaptador é bastante necessário, já que o computador não tem entrada P10, apenas tem a entrada P2. Depois de já ter tudo isso você precisa ter em seu computador, um programa que sirva de amplificador para sua Guitarra, ou seja, um programa que possua função de amplificação do som.

Quais os melhores programas e do que eles são compostos? Esses programas de Amplificação são compostos geralmente por vários tipos de Amplificadores (Valvulados, Híbridos, Transistorizados e etc.), e cabeçotes para Guitarra ou Baixo (mas exclusivamente para Guitarra). Isso vai lhe permitir testar o melhor equipamento e usar o que lhe agradou. Eles também são compostos por Pedaleiras e Pedais de efeitos, que vai permitir colocar efeitos no som da sua Guitarra, sem gastar praticamente nada. Esses programas ainda possuem um Afinador, que costuma ser bastante preciso. Os programas mais famosos e usados são o GUITAR RIG, o SOUND FORGE e o AMPLITUBE. Ambos possuem todos ou quase todos efeitos e amplificadores citados acima. Você ainda pode baixar plugins de efeitos e instalar mais efeitos no seu programa. Você ainda poderá gravar seus sons, adicionar bases para tocar certas músicas, e com todas essas opções, você poderá espalhar seu som mundo à fora.


Como devo ligar a Guitarra no Computador? Você deve pegar o cabo P10 P10 e colocar uma ponta na saída P10 da sua Guitarra. Na outra ponta você deve encaixar o adaptador P2, aperte bem para não ficar folgado. Depois de fazer isso conecte a ponta com adaptador P2 na entrada Line - In na parte de trás da CPU do seu Computador. A Entrada de Line - In é Azul, então é fácil de perceber. Depois de fazer isso abra as configurações de volume do seu computador, o Master Volume (Master Volume no Windows XP). Após ter aberto as configurações de volume, você deverá achar a opção Line In, e essa opção estará marcada como "Sem Áudio". Você deverá desmarcar e então o som da sua Guitarra já deverá sair em seu computador. Depois de ter feito isso, abra o programa de Amplificação que você escolheu. Configure esse programa como desejado. Ai você já estará preparado pra rodar o som no se PC.

O que posso fazer para melhorar o som da Guitarra no PC (computador)? Se seu Computador é equipado com aquelas caixinhas de som multimidia, o som da sua Guitarra não será dos melhores. É recomendado que você compre no mínimo, aquelas caixas estilo um Home-Theater, ou caixas Subwoofer, que possuem até 35w (RMS). As caixas normais do seu computador possuem (Acho) apenas 5w. Você também pode comprar um fone de ouvido profissional, que também terá grande capacidade sonora. O Interessante é que com isso você não irá gastar tanto, e poderá passar grandes tempos sem o auxílio de Amplificador ou Pedaleira, pelo menos em quanto junta a grana pra comprar um bom Amplificador.


O que não posso fazer na hora de ligar a Guitarra no PC? Tem gente que fala que o melhor é ligar a Guitarra na entrada de Microfone do PC (a entrada rosa), já que essa entrada já é amplificada e estéreo. Mas o certo é ligar no Line In mesmo. Ligando na entrada Mic (microfone) você poderá queimar sua placa de som, tendo que gastar muito mais grana pra começar a tocar. Mas se você quiser arriscar, o importante é que você abaixe o volume da entrada Mic, pois diminuirá as chances de danificar sua placa de som. Também é importante ligar o cabo na Guitarra primeiro, e só depois ligar ele na entrada desejada no PC, para evitar danos na Guitarra e no PC também.


Amplificador ligado no PC? Não é recomendado ligar o Amplificador no computador, muito menos na entrada de Mic. Imagine ai você ligando um amplificador de 30W em uma entradinha de microfone que suporta no máximo 5W. O PC vai torrar. O certo é ler as instruções de uso, que vem junto quando compramos qualquer Amplificador (se for usado, baixe o manual no site da empresa fabricante do produto). Lá terá explicando aonde ligar e como configurar o Amplificador e o PC para que não ocorra problemas. Para evitar toda essa preocupação, você também pode ligar sua Guitarra, Pedaleira e Amplificador normalmente e colocar um Microfone bem perto do Falante do Amplificador. Dai você amplifica o som em um desses programas citados acima (ou outros programas) e grava seus presets, ou gravações comuns.

Fotos:
Detalhe da Interface do Amplitube 2 Live (link para download abaixo).


Caixa de som Subwoofer 2.1 Clone. Essa caixa possui 35W (RMS), além de entrada USB, SD, e é compatível com TV, DVD, PC e controle de Graves e Volume.
Adaptador P2.


                              Link's e Downloads:

Link para download do Amplitube 2 Live no UltraDowloads: http://ultradownloads.uol.com.br/download/Amplitube-Live/baixar-gratis.html
Link para download do Guitar Rig 3 no AudioWare Downloads: http://www.audioware.com.br/download-1106-guitar-rig.html
Link para download do Sound Forge 10 no AudioWare Downloads: http://www.audioware.com.br/download-77-sound-forge.html 
Link da Caixa Subwoofer 2.1 no site da Clone: http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=21007

Ae galera, a postagem sobre Formação de Acordes II - Tétrades está em andamento, temos sofrido problemas na elaboração da Apostila e da Postagem. Peço que aguardem, continuaremos o Curso Teoria Musical em breve.
Cuidado ae com a Guitarra e o PC para não ter problemas. É só seguir as recomendações e não vacilar na hora das ligações que você terá um bom rendimento.


Espero ter Ajudado! Um bom som pra vocês!

50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu quero fazer isso, mas eu não tenho PC só notebook portanto só tem a entrada pra microfone. Será q funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim. É só você seguir tudo usando a entrada Mic ao invés da Line-In e pronto.

      Normalmente funciona muito bem!

      Abç!

      Excluir
  3. gostei muito do post, senti que era pra mim kkkk pois to juntando o dinheiro pra guitarra, o ampl complica, ja tava desistindo! k
    valeu , abraços e fika com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o PC dá pra quebrar um bom galho, ou então até servir a vida toda.

      Muitos artistas profissionais usam os VST's pra gravar suas Guitarras, é bem funcional e tem uma grande qualidade.

      Abç!

      Excluir
  4. Ligando direto no pc ñ tem perigo de queimar nada, eu posso usar nas caixinhas normais do pc????

    Vlw!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, um risco sempre existe, mas nesse caso ele é bem pequeno.

      Existem poucos casos de danos a Computadores por causa desse tipo de ligação, mas se você seguir o tutorial corretamente, principalmente lembrando de deixar o volume do Mic baixo nas Configurações, pode ir tranquilo que não vai dar nenhum problema.

      O que pode acontecer é você quebrar a entrada Mic: Você coloca o Adaptador mais Cabo e por algum acaso o cabo é bem pesado e acaba puxando a entrada pra baixo, o que pode fazer com que ela desmonte. Por isso, é também importante que você coloque um apoio para o cabo.

      Sim, pode usar nas caixinhas do PC. Mas se você puder comprar um fone daqueles bem grandões é bem melhor. Um Home-Theater pra computador também é muito bem vindo, pois a qualidade do som melhora bastante.

      Abç!

      Excluir
  5. Me amarrei no post. Pretendo comprar uma guitarra logo mas não to com muita grana então valeu pela ajuda esse blog me ajuda direto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Alguém sabe me dizer se é necessário que a guitarra tenha captadores ativos? Pois li em outro lugar, que no caso de baixo passivo seria necessário colocar um pedal bypass entre o instrumento e o PC para o som ficar audível. Pretendo usar o amplitube, pois daí posso usá-lo tanto no PC como no iPad. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Bom, enquanto a entrada Mic do meu PC funcionava eu ligava a Guitarra com o adaptador p2 e bastava usar um pedal de Noise Gate de vez enquanto no Amplitube. Lógico que não ficava lá um timbre de Ampli Fender, mas dava pra tocar muito bem já que minha guitarra é equipada com Captadores Passivos.

      Só recomendo que você não use o Cabo + Adaptador. Digo isso porque a citada entrada Mic foi danificada por causa do peso que o conjunto faz. É mais negócio comprar um Cabo P10 > P2 ou uma interface de áudio, como a Guitar Link.

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá ! bom,eu queria me informar mais quanto a caixa amplificadora ..Comprei a guitarra ontem (31/05) e estou juntando um dinheiro para comprar a caixa amplificada,como funciona todos os botões da caixa amp. e seus efeitos de som ? Serei Grato pela resposta .. !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, Boa Noite!

      Bom amigo, primeiro temos que lembrar de uma coisa:

      Existe uma diferença entre caixa amplificada e amplificador.

      A caixa amplificada é aquela que tem entradas pra ligar o DVD e o microfone, teclado também e etc. - Não recomendo pra você que tem uma guitarra porque o timbre que se consegue é bem precário, não vale o preço.

      Já o Amplificador é diferente: Nele só se pode conectar a guitarra, não tem essas entradas pra DVD. Geralmente só contém a entrada pra a guitarra e uma saída pra conectar um fone de ouvido.

      Existem amplificadores de várias potências. 15W, 30W, 60W...

      Se você for tocar em casa, acho que um de 15 ou de 20W já é bem legal.

      Falando dos botões (chamados de Knobs também), geralmente em amplificadores de baixa potência são:

      Os de equalização: Geralmente 3 que são > Graves, Médios e Agudos (alguns só possuem os Graves e Agudos, por exemplo), chamados de bass, middle e treble, respectivamente, pois os amplis geralmente vem em inglês.

      Tem o botão de volume também.

      Alguns possuem efeitos também. Os de baixa potência costumam vir com distorção: o botão chama-se distortion e geralmente se controla a intensidade do efeito.

      Também podem vir com outros efeitos como o de Delay, Reverb, Chorus... Inclusive tem uns que dispensam uma pedaleira ou pedais, mas esses se encaixam nas altas potências, como os de 60W ou 100W.

      Recomendo que procure alguns da marca Giannini e da marca Roland, pois tem alguns efeitos e são bem robustos, :D

      Abraço!

      Excluir
  8. plugar a guitarra tanto no line in como no mic nao queima a placa de som, ela é feita pra isso, receber som. Unico cuidado q se deve tomar é com plug p2 q é muito fragil a ponta e pode quebrar dentro da entrada da placa de som. Usando com cuidado, sabendo regular o volume da entrada e talz, pode usar sem medo, conecto minha gfx-8 a anos e toco pelo pc, nem ligo mais meu metero vulcano de 200 watts, só em ensaio.

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito bom mesmo! eu tenho um notebook então infelizmente irei usar a entrada de mic mesmo mas sempre deixando o som do mic do sistema no baixo e em questão da saída de som eu conecto meu notebook a uma TV e tenho um Subwoofer conectado a Tv que deixa com um som muito melhor e acho que vai ficar muito legal, vou tratar de procurar o adaptador aqui na minha cidade hoje mesmo! Obrigado o Blog esta muito bom.

    ResponderExcluir
  10. ola,acabou de chegar minha guitar,tava confiante que ira pegar, mas so sai ruido,nada haver com as cordas... nao sei oq fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jullyana, tudo bem?

      Você conferiu se fez todas as configurações corretas dos programas necessários?

      Quando comprei a minha também não consegui conectar nos dois primeiros dias. Depois, ao mexer bastante nas configurações de áudio consegui ativar tudo certinho e funcionou muito bem.

      Se mesmo assim não funcionar, você pode comprar um aparelhinho como um Guitar Rig, que faz a conexão mais segura, ou uma pedaleira, nada de alto custo, que possua ligação USB, onde você pode também fazer uma melhor amplificação e ter uma melhor qualidade de som.

      Verifique os cabos, e os adaptadores necessários também, qualquer coisa podem ser eles, ;)

      Qualquer coisa comenta que tento te ajudar,
      Abraço!

      Excluir
    2. Blz, muito obrigada. Vou continuar tentando aq mais um pouco. Eu baixei o amplitube,pra ele funcionar, precisa de mais alguma coisa? Conectei na entrada do mic,porq meu netbook nao tem a line in...

      Excluir
  11. Serve pra contrabaixo também irmão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Sim, é pra servir pra baixo também. Porém, nas configurações do AmpliTube tem que ver se tem ampli para baixo.

      Porém, acredito que funcione tranquilamente. Recomendo nesse caso usar uns bons Headphones para ter os graves claros, ;)

      Abraço!

      Excluir
  12. amigo, eu tenho um cabo p2 com um adaptador p2/p10, funcionará do mesmo jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Bom, acredito que funcionará tranquilamente sim. Já que o P10 você só precisa pra conectar no instrumento.

      Neste caso não sei se você perderia um pouco de qualidade de som, por estar usando um cabo de menor espessura, mas de qualquer modo como a amplificação é digital acredito que não vá fazer muita diferença.

      Abraço!

      Excluir
  13. Eu conectei a minha guitarra com um adaptador p10>p2 e quando concto aparece para selecionar a "entrada linha" que acho que seria a "Line In" do XP mas nao consigo achar o master volume pra mexer nas configurações da Line In. Você sabe o que eu tenho que fazer pra funcionar? (Ja baixei o Guitar Rig 5). Obrigado, e ótimo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente peço desculpas pela falta de resposta, simplesmente não recebi notificação alguma, :/

      De toda maneira, você pode tentar usar a entrada Mic também. No meu PC nunca funcionou a entrada de Line-In, e fui obrigado a utilizar a entrada Mic, o que não prejudicou em nada minha utilização.

      Abraço!

      Excluir
  14. cara eu tenho o cabo p10>p2 ma só tenho um notbook o que eu faço? tenho que comprar um pc? tem que mudar o adapatador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se você tem um notebook desses de modelo mais recente você pode conectar o plug na entrada única (para fone e microfone) e configurar depois para ser apenas uma entrada, no caso tendo o som reproduzido pelas caixas de som do próprio notebook.

      Porém se quiser um retorno melhor, com outras caixas ou utilizando um headphone recomendo comprar um adaptador que converte as duas entradas de microfone e fone para uma entrada única de fone/microfone. Assim você pode configurar como entrada e saída ao mesmo tempo, como se estivesse conectando um daqueles fones de celular, e tentar utilizar desta maneira.

      Abraço!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Nunca consegui conectar a minha guitarra, tenho todos os acessórios já, os drivers de audio tão atualizados, já mechi em tudo aqui mas não sai som, seria um problema no cabo ou na própria guitarra?

    ResponderExcluir
  17. Como eu faço pra melhorar a resposta, ta dando um atraso de sei la uns meio segundo, mas pra mim q ja toco a um tempo é horrivel isso, como faço pra melhorar?

    ResponderExcluir
  18. Utilize as configurações do ASIO. Vai lá e altera o buffer para valores mais altos, até ficar com a resposta em tempo real, ;)

    ResponderExcluir
  19. Olá, você sabe me dizer se posso ligar a guitarra dessa maneira para gravar:
    GUITARRA → SET DE PEDAIS → PC OU INTERFACE USB → DAW
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra funcionar perfeitamente... Não teria motivo de dar erro e ainda seria até mais interessante, pois usaria apenas pra Amplificar e gravar, hehe.

      Abraço!

      Excluir
  20. aí cara, se eu usar um fone no pc e a guitarra, não tem chances de danificar a placa de som do pc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso funciona? Digo, o som sai pelo pone? (ou pela caixinha)

      Excluir
    2. Isso funciona? Digo, o som sai pelo pone? (ou pela caixinha)

      Excluir
  21. Ótimo poste! Aguem tem o serial do Amplitube???
    Passa aí...

    ResponderExcluir
  22. Olá, não sai som de jeito nenhum.. :/ Meu notebook é windows 10 e quando eu plugo a guitarra corta o som de todo o notebook. Alguém conhece alguma configuração diferente? Sei lá, já tentei de tudo.. Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Meu notebook só possui uma unica entrada tando para o microfone quando para o fone. O que faço? Desde já agradeço, muito bom o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tem o mesmo problema, to pensando se tem algum adaptador p usb

      Excluir
  24. Oi Herik, fico feliz pelo seu blog, meu computador é um ultrabook, só tem entradas usb, e uma saída de fone de ouvido, mais nada.. existe programa que faz efeito e pedais, tipo fuzz chorus reerb????

    ResponderExcluir
  25. achei o lance custa 300 reais irig pro duo studio suíte, entra pelo usb,,, quase o preço de um cubo, mas é mais veratil em casa....vem com os programas , só não sei se faz efeitos de pedais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei isso http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706986741-guitar-link-adaptador-p10-para-usb-guitarra-baixo-violo-_JM

      Excluir
  26. http://www.ikmultimedia.com/products/irigproduoss/, mas no mercado livre é 1300???? não sei por que esse site deve estar defasado

    ResponderExcluir
  27. e ai mano
    boa tarde
    dx eu te pguntar
    liguei minha guitarra usando o amplitube,mais qnd abaixo ou aumento,encosto,etc meu volume na guitarra faz um barulho muito chato,vc pode mim ajudar a resolver isso?

    ResponderExcluir
  28. Comprei o cabo, conectei na guitarra, conectei no PC e nada. Testei, mexi, caçei em todo canto, até que você me disse o óbvio que eu não tinha percebido: Era para conectar no conector azul em vez do rosa.

    Obrigado, eu já estava achando que tinha gasto 20 contos em cabo a toa. Agora posso tocar na tranquilidade sem incomodar os vizinhos!

    ResponderExcluir
  29. No começo do ano eu pluguei a minha guita + ampli no meu desktop e queimei a placa de som após tocar algumas músicas! É muito importante que abaixe o volume do mic e que deixe a entrada utilizada apenas para gravação!

    ResponderExcluir