sexta-feira, 13 de maio de 2011

Formação de Acordes I - Tríades - Curso Teoria Musical

Fala Galera! Hoje estou aqui para mais uma vez dar continuidade no nosso pequeno Curso de Teoria Musical, dessa vez falando sobre Formação de Acordes, especificamente as Tríades.  Para que você possa entender bem essa postagem, é necessário que você tenha lido as postagens: Introdução - Curso Teoria Musical, e Intervalos - Curso Teoria Musical. Essas postagens podem ser encontradas na cessão Cursos Grátis, que se localiza no Menu do Blog.
Para acompanhar essa postagem é necessário que você tenha a Apostila em seu computador. Para baixar essa apostila visite o link: http://www.4shared.com/get/CT51CSv-/Apostila_para_o_Curso_Teoria_M.html , lembrando que essa Apostila é a de Número 2. Dito tudo isso vamos ao Post: (Desculpem a demora, mais o provedor do Blogger não estava funcionando, então não poderiamos postar nada até enquanto o serviço estivesse voltado ao normal.)

Tríades: Um Acorde é um grupo de notas musicais que soam ao mesmo tempo. Existem acordes que são formados apenas por 3 notas musicais. Esses Acordes são chamados de Tríades, tendo como Exemplo o acorde de Dó Maior. Observe esse acorde:
Esse Acorde é formado pelas notas: Dó que é chamada de nota Fundamental, pois é ela que dá o nome ao acorde (A nota Dó nessa representação está marcada com o Dedo 3° e a bolinha preta que indica a nota Fundamental). A outra nota que compõe esse Acorde é a nota Mi, que forma um Intervalo de Terça Maior com a nota Fundamental (Dó) (Essa nota está marcada no Diagrama pelo númeoro 2 que representa o Dedo 2 apertado). Depois temos a nota Sol, que forma um Intervalo de Quinta Justa com a nota Fundamental (Dó). As outras duas cordas fazem notas já citadas nesse Acorde. Temos novamente a nota Dó (Essa nota está marcada no Diagrama, contando com essa descrição, pelo número 1 que representa o Dedo 1 apertado). E depois temos novamente a Nota Mi (A corda Mizinha solta). Se nós formos analizar o que forma entre as notas Dó e Mi, veremos que é mais um Intervalo de Terça. É por isso que dizemos que os Acordes são formados por Terças sobrepostas. Nos já aprendemos que as Terças podem ser de Dois Tipos (na Postagem sobre Intervalos - Teoria Musical), Terça Maior, com a distância de Dois Tons entre as notas, e Terça Menor, com a distãncia de Um Tom e Meio. E o Intervalo de Quinta também pode variar: ele pode ser Quinta Justa ou Quinta Aumentada e por isso as diferentes combinações entre essas variações de Intervalos vão formar diferentes tipos de Tríades.

Combinações possíveis de Tríades: a 1º Possibilidade é: Nós pegarmos um Intervalo de Terça Maior e um Intervalo de Terça Menor e formar uma Tríade Maior. Esse é o caso do Acorde de Dó Maior, mostrado acima. Nós vamos ter as notas Dó e Mi formando a Terça Maior e a nota Sol formando a Terça Menor junto com a nota Mi. O resultado dessas combinações é uma Quinta Justa entre as notas Dó e Sol, e isso é a configuração de uma Tríade Maior.  2º Possibilidade é: nós pegarmos um Intervalo de Terça Menor entre as notas Dó e Mib, e um Intervalo de Terça Maior entre as notas Mib e Sol. A junção disso dará novamente uma Quinta Justa, e isso é um padrão para a Tríade Menor, e esse é o caso do Acorde de Dó Menor: Cm.
Abaixo o Acorde de Dó Menor (Cm):



A 3º Possibilidade é nós formarmos dois Intervalos de Terça Menor: um com as notas Dó e Mib, e outro comas notas Mib e Solb. Essa junção formará um Intervalo de Quinta Diminuta. Essa é a forma de uma Tríade Diminuta. Um exemplo dessa Tríade Diminuta é o Acorde Cm5- (Dó Menor com Quinta Diminuta). Abaixo o Acorde de Dó Menor com Quinta Diminuta (Cm5-):


A 4º e Última possibilidade é nós formarmos dois Intervalos de Terça Maior: um com as notas Dó e Mi, e outro com as notas Mi e Sol#. Essa junção formará um Intervalo de Quinta Aumentada da nota Dó para a nota Sol#. Esta é a forma padrão das Tríades Aumentadas. Um exemplo é o Acorde C5+ (Dó com Quinta Aumentada). Abaixo o Acorde Dó com Quinta Aumentada (C5+):



Uma regra importante para variação de acordes no Braço do Instrumento é nós sempre deixarmos a nota Fundamental (que dá o nome ao acorde) sendo a nota mais Grave do Acorde. As outras notas podem variar, mas a nota Fundamental, sempre terá que ser a mais Grave. Nós aprendemos agora que são 4 os tipos de Tríades: As Tríades Maiores, as Tríades Menores, As Tríades Aumentadas e as Tríades Diminutas. Lembrando que é o Intervalo de Terça é o que deixa o Acorde Maior ou Menor.


CAGED: Abaixo seguem 5 formas diferentes que servem para tocar qualquer acorde maior. Isso é o que chamamos de Sistema CAGED. Acompanhe este assunto melhor na sua Apostila, lá vai ter as 5 formas, e as formas variadas de cada uma dessas 5 que mostrarei aqui:

A primeira forma é a forma de Dó Maior:





Observe que nessa forma nós temos a nota Fundamental na 5ª Corda, a Corda Lá, e o restante das notas estão todas do lado esquerdo dessa nota Fundamental (Também chamada de Baixo do Acorde). Se nós trocarmos os dedos e deixarmos o dedo 1 liberado, nós teremos um Acorde que poderá ser deslocado para qualquer Região do Braço com o Auxílio das Pestanas. Essa forma de Acorde que libera o dedo 1 está abaixo:




Com essa forma pronta nós podemos formar o Acorde de Dó# (C#), se andarmos esses dedos uma casa para frente e colocarmos uma pestana até a Corda Sol na 1° Casa. (Os acordes derivados do Dó estão na cessão Tríades Maiores - Formas de Dó, na sua Apostila. Consulte ela e veja algumas dessas variações). Se andarmos mais uma casa para frente e colocarmos a mesma pestana na 2° casa, nós teremos o Acorde de Ré Maior (D) (encontrado na Apostila em forma de Diagrama). Mas uma casa para frente, colocando a pestana na 3° casa (e adiantando os outros dedos uma casa também) nós teremos o Acorde de Ré# (D#) e mais uma casa para frente, adiantando os dedos em uma casa e colocando a pestana na 4º casa, nós teremos o Acorde de Mi Maior (E). Se continuarmos avançando essa forma em uma casa nós chegaremos a todos os sons dos Acordes Maiores.

A Segunda forma é a forma de Lá Maior:



Observe que nessa forma nós também temos o Baixo (ou nota Fundamental) na 5ª Corda, a corda Lá, mas as outras notas estão do lado direito desse Baixo. Mas uma vez se nós usarmos essa forma liberando o dedo 1, nós poderemos deslocar esse acorde em outras regiões do Braço e formar outros Acordes Maiores. A forma citada segue abaixo:



Observe mais uma vez que nós liberamos o Dedo 1, então se deslocarmos esses dedos em uma casa e colocarmos uma Pestana até a corda Lá na 1° casa nós teremos o Acorde de Lá# (A#). Sendo assim se deslocarmos isso tudo novamente em uma casa nós teremos o Acorde de Si Maior (B). E se nós deslocarmos mais uma casa para frente teremos o Acorde de Dó Maior (C). Então se nós continuarmos a adiantar a forma citada em uma casa, também conseguiremos fazer a forma de todos os Acordes Maiores. (Consulte algumas dessas Variações na cessão Tríades Maiores - Formas de Lá, na sua Apostila).

A Terceira forma é a forma de Sol Maior:


Observe que nessa forma nós temos o Baixo do Acorde na corda Mizona e as outras notas estão todas do lado esquerdo desse baixo. Nós também podemos fazer nesse Acorde tudo que fizemos nos outros: Faremos uma forma igual a essa mostrada acima, porém liberando o dedo 1. Com essa forma será possível deslocar o Acorde pelo Braço do Instrumento e formar outros Acordes Maiores. Abaixo a forma que permite a liberação do dedo 1:


Sendo assim se nós deslocarmos essa forma em uma casa e colocarmos uma Pestana na 1ª casa, nós teremos o Acorde de Sol# (G#). E se deslocarmos essa forma mais uma casa e colocarmos uma pestana na 2° casa, formaremos o Acorde Lá Maior (A). E seguindo essa mesma lógica, se formos deslocando essa forma e pondo as pestanas nas respectivas casas, nós iremos conseguir formar o som de todos os Acordes Maiores, porém em regiões diferentes das formas naturais desses Acordes. (consulte a sua apostila na cessão Tríades Maiores - Formas de Sol, lá você vai encontrar algumas formas resultantes dessas variações de posição da forma citada acima).

A Quarta forma é a forma do Mi Maior:


Observe que nessa forma nós também temos o Baixo na 6ª corda, a corda Mizona, mas as outras notas ficam a direita desse baixo. Seguindo a mesma lógica dos Acordes explicados ateriormente, se nós pegarmos essa forma e conseguir fazer uma forma igual, porém liberando o dedo 1, nós conseguiremos, pondo é claro a Pestana em uma determinada casa, fazer o som de todos os Acordes Maiores, porém em regiões diferentes. A forma que libera o dedo 1 segue abaixo:


Sendo assim, como nos outros Acordes citados acima, se nós pegarmos essa forma, e deslocarmos ela em uma casa pondo uma Pestana na 1° casa nós iremos ter o Acorde de Fá Maior (F). Se deslocarmos mais uma casa, pondo a Pestana na 2º casa, nós iremos ter o Acorde Fá# (F#). Se deslocarmos mais uma casa, colocando a Pestana na 3º casa, nós iremos ter o Acorde de Sol Maior (G). E se sairmos deslocando uma casa a mais pelo resto do Braço do Instrumento, nós iremos conseguir tirar o som de todos os Acordes Maiores. (Consulte algumas dessas variações na cessão Triades Maiores - Formas de Mi, na sua Apostila).

A Quinta e última forma é a forma de Ré Maior:


Observe que o Baixo desse Acorde se localiza na corda Ré, que é tocada solta, e as outras notas ficam do lado direito desse Baixo. Como já foi feito em vários acordes, nós podemos fazer uma forma igual a esta mostrada acima, porém liberando o dedo 1. Segue essa forma citada abaixo:


Essa é a forma que deixa o dedo 1 liberado. Se nós deslocarmos essa forma em uma casa e colocarmos o dedo 1 na 1º casa da corda Ré nós iremos ter o Acorde de Ré# (D#). Veja que essa forma é a única que não necessita do uso da Pestana para completar o som desejado, o que facilita a execução. Se nós deslocarmos mais uma casa e colocarmos o de 1 na 2º casa da corda Ré nós iremos ter o Acorde de Mi Maior (E), e se continuarmos deslocando teremos o som de todos os Acordes Maiores.

Você deve observar, que quando tocamos o Acorde em uma forma descendente de Algum outro Acorde o Timbre vai ficar um pouco diferente, mas agudo, mais grave e etc da forma Natural desse acorde.


A denominação de Sistema CAGED vem dessas cinco formas: Dó maior: C, Lá maior: A, Sol maior: G, Mi Maior: E, Ré Maior: D = CAGED. Resumindo Tudo: Essa forma e suas formas descendentes servem para facilitar a tocabilidade: se uma música concentra seus acordes em uma determinada região do braço, nós iremos ter que adaptar o acorde desejado para essa região escolhida.

Fragmentos do CAGED: Outra coisa interessante para se aprender é que nós, poderemos usar fragmentos dessas cinco formas para facilitar a tocabilidade. Um exemplo é o acorde de Fá maior: Geralmente ele é tocado em uma forma que necessita de Pestana, mas pode ser convertido em uma forma derivada, que apenas necessita do uso das partes graves, ou seja, dispensa a Pestana: A seguir as duas formas:
Forma Orginial do Fá Maior:

Forma derivada do Fá Maior, que pode ser usada, quando se necessita apenas das partes mais Graves do Acorde:

Existe também outro Acorde Derivado do Fá Maior, que em Geral é usado no Rock N' Roll, quando tocado na Guitarra ou no Violão. Esse Acorde é chamado de Fá com Quinta:


A forma de Lá Maior também tem uma forma derivada do Acorde Original. Essa forma também é usada, principalmente por Guitarristas que tocam Rock. Essa forma é chamada de Si Bemol com Quinta. Segue abaixo o Acorde Si Bemol com Quinta (Bb5):


Essas formas mostradas acima são fragmentos feitos para ressaltar as cordas Graves, ou seja, são fragmentos estilo Rock com muita Distorção, usados por grandes e pequenos Músicos que escolheram esse estilo para Tocar. Mas além dessas formas existem outras formas que ressaltam o som das cordas Agudas, e também são derivados de outros Acordes. Um exemplo de Fragmento é o descendente dessa forma de Sol Maior mostrada Abaixo:

A forma que deriva desta forma de Sol maior mostrada acima, recebe também o nome de Sol Maior. Essa forma é derivada da forma mostrada acima. Essa forma mostrada acima é derivada do Acorde Mi Maior (E). Abaixo a forma derivada do Acorde Mostrado Acima:

Essa denominação de Variações do CAGED na forma Aguda se repete por vários acordes, assim como as variações do CAGED na forma Grave. 
Resumindo: Esses fragmentos são muito interessantes, principalmente quando queremos construir arranjos no Violão. Um exemplo de dois Violões tocando juntos, um Violão faz os Acordes em suas formas mais Graves, e o outro faz os Acordes em suas formas mais Agudas. Essa junção vai deixar o arranjo com um brilho todo especial, além de facilitar a tocabilidade, pois nós iremos dispensar o uso das Pestanas para tocar, e mesmo assim, o som dos Acordes ficarão legais.

Formas Agudas do CAGED: Agora nós vamos aprender as cinco formas utilizadas para tocar qualquer Acorde Menor. Essas formas porém são mais dificéis de montar no Braço do Instrumento e seus fragmentos descendentes também possuem essa dificuldade, na hora de serem executados com perfeição. Porém três dessas formas serão mais fáceis de fazer. São elas:

A forma de Lá Menor (Am): (Devemos pegar a forma de Lá Maior e recuar Meio Tom para que esta tenha o som e receba a denominação de Lá Menor.)

Fazendo o que fizemos anteriormente, ou seja, liberando o dedo 1, nós poderemos deslocar essa forma por várias regiões do Braço, formando vários outros Acordes diferentes. Um exemplo dessa variação é o Acorde Si Menor (Bm). Para executar esse acorde, nós deveremos pegar a forma mostrada acima, deslocar ela duas casas (colocando o dedo 2 na terceira casa e os outros dedos na terceira casa) e por uma Pestana na 2º casa (a Pestana deve ir até a corda Lá). Fazendo isso, como já falei, nós iremos formar o Acorde de Si Menor (Bm). Abaixo a forma de Si Menor (Bm): (Você pode encontrar essas variações na cessão Tríades Menores - Forma de Lá Menor).

A forma de Mi Menor (Em):

Para conseguir montar essa forma, basta nós pegarmos a forma do Mi Maior e recuar essa forma em Meio Tom. Fazendo isso teremos então a forma de Mi Menor. A forma mostrada acima já é a forma com o dedo trocado, ou seja, a forma certa para podermos deslocar diante do Braço do Instrumento. Deslocando essa forma em uma casa e pondo uma Pestana completa na 1º casa nós teremos o Acorde de Fá Menor (Fm). Abaixo segue o Acorde de Fá Menor (Fm):


A outra forma é a forma de Ré Menor:

Para nós conseguirmos formar esse Acorde, nós deveremos pegar o Acorde de Ré Maior e recuar Meio Tom. Sendo assim teremos a forma mostrada acima. Essa forma já está com os dedos trocados, ou seja, com o dedo 1 liberado, e é desse jeito que nós poderemos deslocar essa forma pelo Braço do Instrumento, porém sem o auxílio da Pestana. Se nós pegarmos essa forma mostrada acima, deslocarmos duas casas para frente e colocarmos o dedo 1 na 2º casa da Corda Ré, nós teremos o Acorde de Mi Menor (Em). Abaixo a forma de Mi Menor (Em) derivada da forma de Ré Menor (Dm):

Então são 3 formas que nos ajudam a fazer os Acordes Menores, dentro dessa lógica do Sistema CAGED. Lembrando que as outras duas Formas são muito complexas, então não foram mostradas aqui. Mostramos apenas as 3 formas simples.
Essas formas também possuem seus fragmentos, assim como as outras formas mostradas lá no meio dessa postagem.


Sistema CAGED na forma Aumentada e Diminuta: Para nos produzirmos um Acorde Diminuto, nós precisamos de uma Quinta Diminuta, então nós devemos achar essa Quinta Diminuta no Acorde de Referência. O nosso Acorde de Referência será o Acorde derivado do Lá Menor: O Dó Menor (Cm). Abaixo segue esse Acorde:

A Quinta Diminuta desse Acorde se localiza na Corda Ré e na Corda Mizinha. Após nós termos achado essa Quinta Diminuta iremos recuar ela em Meio Tom, ou seja, uma casa e continuar com a Pestana. Após ter feito tudo isso, nós iremos ter a forma de Dó Menor com Quinta Diminuta (Cm5-). Abaixo o Acorde de Dó 
Menor com Quinta Diminuta (Cm5-):

Veja que nós não vamos usar a corda Mizinha, ela não deverá ser tocada. Essa será a forma básica de uma Quinta Diminuta.  Nós podemos fazer isso também com a Forma de Mi Menor (Em). Nós pegaremos o Acorde de Referência e deveremos achar a Quinta Diminuta. Nesse caso o Acorde de Referência é o Sol Menor (Gm). Abaixo o Acorde de Referência:

Nós devemos achar a Quinta Diminuta que nesse caso, está na Corda Lá e recuar ela em Meio Tom. Fazendo isso nós teremos a forma de Sol Menor com Quinta Diminuta (Gm5-). Abaixo o Acorde de Sol Menor com Quinta Diminuta (Gm5-):

Nós também não vamos tocar nem a Corda Si, nem a Corda Mizinha, pois a Quinta Diminuta também é apresentada na corda Si, então não deveremos tocá-la. Repetindo esse Raciocínio você pode variar nas suas formas dos Acordes Diminutos. Basta seguir essas instruções que mostrei nesses Acordes para que você possa, você mesmo, variar as formas das Tríades Diminutas.

Seguindo esse mesmo raciocínio, nós poderemos fazer as formas dos Acordes Aumentados.  Nós devemos pegar o Acorde de Referência. No nosso caso o Acorde de Dó Maior, derivado do Acorde de Lá Maior. Abaixo o Acorde de Dó Maior:

Nós devemos achar a Quinta desse Acorde. Nesse caso essa Quinta está localizada na Corda Ré. Nós devemos aumentar essa Quinta em Meio Tom, ou seja, em uma casa, então nós teremos uma Quinta Aumentada. Formando Assim um Acorde Aumentado. O Acorde Aumentado que irá se formar apartir deste Acorde mostrado acima será o Acorde de Dó com Quinta Aumentada (C5+). Abaixo o Acorde de Dó com Quinta Aumentada (C5+):

Essa é a forma básica para formar uma Tríade Aumentada. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, poderemos montar diversos Acordes Aumentados. Verifique alguns desses Acordes na sua Apostila, na cessão Tríades Aumentadas. Devemos então: pegar um Acorde de referência, localizar a Quinta desse Acorde, adiantar essa Quinta em Meio Tom (uma casa) e então formar um Acorde com Quinta Aumentada. Você verá várias formas e variações de Acordes. Você deverá definir qual forma de Acorde deverá usar, dependendo do conceito da Música. 
Aprender o Sistema CAGED permite a você tocar uma Música do seu jeito, com os Acordes que você desejar, na região do Braço que desejar.

Exercícios: Os Exercícios a serem executados estão na sua Apostila. Esses exercícios consistem em tocar várias formas de Acordes derivados de uma outra determinada forma. Abaixo dos Quatro Exercícios disponibilizados na Apostila nós teremos 4 sugestões de repertórios, ou seja, Músicas Indicadas para aprimorar o seu conhecimento nas Tríades. Não colocarei os Exercícios aqui, porque essa Postagem é muito grande, além dos exercícios também serem bastante extensos.

Essa Postagem foi baseada em uma Vídeo-Aula feita pelo Cifra Club. O Link dessa Víde-Aula segue abaixo:
A nossa Apostila foi feita baseada em uma Apostila feita pelo Instrutor Philippe Lobo do Cifra Club. O link em PDF dessa Apostila é: Tríades 1: http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/-1_triades.pdf

Então é isso Galera. Estudem bem esse Assunto e todos os outros já postados aqui, isso será necessário para que nós possamos seguir em outra postagem. Nossa próxima Postagem iremos tratar do assunto: Formação de Acordes II - Tétrades. Aguardem um pouco, pois essa postagem também será muito grande e poderá demorar uns 3 dias.

Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário