sábado, 19 de março de 2011

Customizações para seu Violão.

Bom... Alguns falam que customizar o Violão causa problemas, deficiências no som, e etc... Quem já customizou sabe o que aconteceu, e se não deu certo provavelmente se arrependeu, então para não correr esse mesmo risco, resolvi escrever esse Post.Ultimamente venho falando muito sobre Guitarras (O post sobre Pedaleiras ainda está em produção.) e quase nada sobre violão, mais resolvi fazer esse tópico para não fazer desfeitas aos leitores do blog. Customizar seu Violão envolve tudo: desde colocar um Marcador de Escala para facilitar a identificação dos acordes, até customizar escudos, pintura e etc. Vou falar aqui de alguns produtos comuns na área de customização.

Marcadores de Escala: São adesivos que sevem para colocar na escala do seu Violão (Guitarra ou Contra-baixo), (a escala é a parte da frente do braço do Violão onde você aperta os dedos nas cordas para efetuar os acordes). Esses marcadores são própios para colocar na escala, ou seja, eles vem em cortes certos, que cabem perfeitamente na escala do seu Violão, necessitando apenas retirar as cordas para ter uma boa aplicação do adesivo. Existem vários modelos: modelos comuns como as bolinhas brancas, até modelos sofisticados como o modelo Les Paul em ouro escovado. Existem ainda modelos personalizados com o seu nome, modelos que formam uma figura (como uma montanha), modelo com flores, e caveiras, as formas são infinitas, e cabe a você escolher. Lembre-se de especificar as casas do seu Violão: se ele é de Nylon normalmente terá 19 casas. Se for de Aço terá normalmente 22 Casas, e ainda existem as Guitarras que possuem 24 Casas, então se lembre de perguntar ao vendendor se é própio para o tipo do seu Violão.

Escudos: Os Escudos ou Protetores de Palhetadas ficam abaixo da boca do Violão seguindo até perto do cavalete. Também existem vários modelos e várias cores. Existem os comuns apenas em uma cor lisa, existem o que tem o nome da Marca do Violão, os que são personalizados com o seu nome e os que são florados (que seguem até depois do cavalete com desenhos de flores). Cabe a cada um o Modelo e a cor que quiser. Além disso é preciso falar se seu Violão é Cutway ou Normal, que tem modelos que não servem em Violão Cutway.

LogoMarcas: São adesivos que tem o nome ou logo da empresa que produz o Violão ou a Guitarra como a Ibanez por exemplo, eles servem para por na Mão do Violão (onde ficam as tarrachas), e possuem várias cores, vários tamanhos e também podem ser personalizados. Você também pode pedir um com uma Marca menos Conhecida (como a Phantom fabricadora de Violões por exemplo) e com as especificações do tamanho da mão do seu violão. Também deve ser observado se seu Violão é de Nylon ou de Aço, geralmente os Violões de Aço possuem apenas os lugares onde colocamos a corda para enrolar. Já os Violões de Nylon possuem a Mão furada por dois furos, cada um com 3 tarrachas laterais, e os lugares onde enrolamos as cordas então possuem menos espaço. Por isso cuidado para não comprarem marcadores imprópios.

Adesivos Personalizados: Estes Adesivos são Adesivos que podem possuir diversas figuras, como caveiras, guitarras ou violões, rostos, raios, flores, palhetas e etc. São vários modelos. Você quem escolhe. Esses Adesivos são os responsabilizados pelo som deficiente que o Violão pode possuir depois da Aplicação. Então pense bem antes de por um destes. Se seu violão já vim com estes Adesivos de fábrica, não fique preocupado, pois não tem a menor chance de provocar problemas no seu Violão, já que são exclusivamente fabricado pelos fabricadores do seu Violão.

Fotos:

Marcador de Escala Para Violão em Modelo Refletivo (brilham diante da luz) com um desenho exótico.

Escudo Comum para Violão, repare a parte do corte, é a parte onde fica abaixo da Boca do Violão.

Algumas LogoMarcas que podem ser postas não só em Guitarras e Violões, como também em Teclados, Baterias ou até Pedais. Ainda existem modelos de logomarcas como o da Les Paul que sevem para Indicar o Modelo do seu Instrumento (se não vier de fábrica por exemplo).

Então é isso pessoal, lembrem-se sempre de testar para não ter imprevistos!

Espero ter Ajudado.

18 comentários:

  1. Po Tu me ajudou cara tava com dificuldades pra saber o nome do Escudo Comum para Violões e chegando aui encontrei mto obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai amigo?

    Que bom que te ajudei, qualquer coisa é só pesquisar por aqui. Em breve teremos novidades por aqui, as postagens estão paradas por falta de tempo.

    Espero que continue visitando o Blog Art Music, lembrando que qualquer coisa que quiser, dúvidas e etc, é só falar pelos comentários!

    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Legal esse espaço aqui!Se você pder me dar alguma orientação eu ficaria eternamente grato. Estou juntando dinheiro pra comprar um Martin DCX1RE tem um som muito lindo tampo em spruce captação fishman, porem o violão é muito feio. Ele é na cor natural e fosco, não tem nem marcação, é simples. Ja pesquisei e soube que se eu mandar da um brilho no tampo vai comprometer o som do violão, entao eis minha duvida; posso por marcaçao no braço e se existe um lugar que venda aqueles adesivos pra colocar na borda do corpo do violão pra da + uma presença nele.
    Obrigado pela atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Tudo bom?

      Olha, marcação no braço você pode por sim, acredito que não vá comprometer o timbre do instrumento em nada.

      Mas esse é um bom violão e também tem um custo mais alto do que o comum, então essas marcações de escala com adesivo acho que não ficaria muito legal.

      Procure um Luthier que construa instrumentos e peça pra ele fazer as marcações comuns no braço do seu violão, claro, com as marcações que você escolher.

      Se for possível, o Luthier vai fazer todo o processo, furar a escala no tamanho da marcação e colocar ali a marcação.

      Seu Violão ficará mais original e valorizado do que com os adesivos.

      Esses adesivos da borda que você fala são aqueles filetes que geralmente são de outra cor e circulam todo o corpo do instrumento?

      Bom, não sei se existe adesivo pra isso, na verdade isso é um material que é colocado no instrumento quando ele está sendo construído.

      Mas lembre-se que colocar adesivo no tampo do seu violão irá compromenter o timbre dele um pouco ou até muito. Então para o bem dele, é melhor você não fazer isso, :D!

      Abç!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. você pode me dizer se há algum site de compra de marcadores para escala?

    ResponderExcluir
  6. Onde encontramos (sites) marcadores de escala para violão? Ou se possível, adesivos para todas as casa do violão, pois as do meu estão um pouco gastas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, encontrei dois sites que você pode fazer a compra.

      Porém, pesquise mais a fundo sobre a segurança da compra em ambos, ok?

      Aqui estão: http://inlayer.mercadoshops.com.br/marcador-para-escala-em-refletivo-guitarra-violao-baixo_15xJM

      http://www.garagemusic.com.br/categoria/marcadores_para_escala

      Abraço!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Quero escudo para takamine eg320 original

    ResponderExcluir
  9. Pergunta: Por que tantas remoções de comentários de usuario, hein? kkkk

    ResponderExcluir
  10. violão entalhado
    https://youtu.be/arBp6tv0q84

    ResponderExcluir
  11. Olá! Alguém sabe se eu encontro o adesivo que fica dentro do violao com a marca e os dados de um violão , estou restaurando um Takaminne

    ResponderExcluir
  12. Tenho um violão takamine e um canadense La Patriê, por sinal um violão excelente em custo benefício mas difícil de encontrar aqui na terra Brazilis.
    Arrisquei e coloquei adesivo tipo árvore da vida em ambos após raspar os resíduos com um estilete de boa qualidade e lixar cuidadosamente porque não retirei trastes. Após, percebi que os adesivos não iriam perecer bonitos pelos suor, umidade etc. Resolvi cobrir com cola superbond conforme tutoriais no YouTube. Apliquei a cola cuidadosamente sem retirar trastes de escala (três demãos) 3 depois lixei com lixa molhada 360, 400, 600 e 1200. Após fiz o polimento com massa de polir pérola no. 2 e polidor pérola líquido (não ganho nada da marca, apenas acho muito boa). Ficou excepcional porque a cola é resina e quando faz o acabamento, no meu caso tudo à mão, ficou realmente muito bom. Os adesivos comprei no aliexpress por $ 1,20 . Coloquei tambem protetor de paletadas também comprados no aliexpress por
    Menos de dois dólares. O som não mudou nada. Ficou tão bom que acabei polindo também o cavalete com a cola tipo superbond
    É óbvio que se você não tiver jeito para pequenos restauros é melhor adquirir os adesivos e pagar para alguém fazer.
    Meus instrumentos ficaram show e mesmo sendo um amador dos mais ruins, hoje causam inveja em profissionais.

    ResponderExcluir
  13. Lembre-se que précis cobrir partes expostas do tampo, principalmente se for trabalhar no cavalete porque se deixar cair cola no tampo, aí vai se arrepender. Se for ouça coisa pode lixar ( lixa 400, 600 e 1200) mas, é melhor empapelar com fita crepe. Há vários tutoriais no YouTube. Assista vários antes de tentar fazer para não se arrepender. No meu caso ficou tam bom que já tive pedido de amigos para fazer para eles.

    ResponderExcluir
  14. Fiz um vídeo com o resultado https://youtu.be/bySv9FxFWdI

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se àqueles adesivos que colamos nas escalas do violão prejudicam o violão ?

    ResponderExcluir