terça-feira, 29 de março de 2011

Violão com Pinos? Cordas erradas? O que devo fazer?

Opa gente. Hoje estou aqui para falar de umas peças que foram feitas para facilitar, mais que para alguns complicam, e complicam bastante! Estou aqui para falar dos famosos Pinos, que prendem as cordas junto ao cavalete e que nas mãos "erradas" (não tão erradas, mas são mãos aprendizes.) podem virar um verdadeiro terror.

Para que servem os Pinos? Os Pinos servem para prender as cordas junto ao Cavalete do Violão, e são fáceis de manusear, além de prenderem muito bem as cordas e junto com as tarraxas e a qualidade da corda usada proporcionam um belo som e uma boa tocabilidade.

Quais os tipos de Pinos? Olha, normalmente eu vejo pinos de plástico para vender, mais muitas pessoas compram pinos de Madeira, e até uns Pinos feitos a mão, que concerteza será mais resistente que os Pinos de plástico, pela qualidade do material.

É todo tipo de Corda que se encaixa com os Pinos? Não, as cordas que devemos comprar são as chamadas Cordas Nanoweb ou Cordas com Bolinha. Essas cordas possuem uma espécie de círculo na sua ponta, esses círculos são onde os pinos serão encaixados para prender as cordas. Então preste bem atenção antes de comprar cordas para seu Violão e pesquise muito.


É todo Violão que possui Pinos? Não, na maioria das vezes, os Violões com cordas de Aço são os Violões que possuem Pinos, os Violões com cordas de Nylon não possuem Pinos, já que suas cordas enrolam por cima do Cavalete. Eu também já vi Violões de Nylon com Pinos, e Violões de Aço sem Pinos, cabe a você escolher o modelo que vai querer comprar.

É possível colocar Pinos em um Violão que não possui Pinos? Na minha opnião só isiste uma forma: Trocando o cavalete do seu Violão por outro tipo que suporta Pinos, que não é uma das melhores coisas que se pode fazer. Cavaletes são vendidos geralmente em Catálogos, mais é muito difícil encontrá-los (pelo menos por aqui onde moro.), e arrancar o Cavelete do seu Violão pode causar diversos danos, como a abertura do tampo, então eu não recomendo que vocês façam isso. É melhor comprar outro Violão.

E se os Pinos Quebrarem? Se você torar os Pinos do seu Violão, não se preocupe, pois existem vários modelos de Pinos e feitos com Vários Materias para Vender. Então procure um Pino que se encaixe no seu Violão, e uma Corda que se encaixe no Pino.


Fotos:

Cavalete Dolphin: Esse Cavalete suporta Pinos, ou seja, esses buracos da frente (6 buracos) são onde devemos encaixar os Pinos.


Modelos de Pinos de Plástico, nessa foto são mostrados duas cores de Pinos.


Cavalete de um Violão de Aço, neste modelo estão encaixados os Pinos, só que sem as Cordas.


Violão Giannini GF-2M C EL, ele possui Cordas de Aço e um Cavalete com Pinos Brancos.

Link de um Vídeo mostrando como colocar as Cordas de Aço no seu Violão: http://www.violaopro.com.br/revista/violaopro/videos/376/como-trocar-as-cordas-do-violao-de-aco

Então é Isso Pessoal, Espero ter Ajudado.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. meu pino é de plastico, quero colocar de madeira pra segurar pq o mi bordao sobe, vou ter que trocar os rastilhos pra de madeira tbm ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ao trocar os pinos não influencia no rastilho. Mas se bem que, se encontrar um de madeira bom pra comprar, seria um upgrade interessante. Apesar de muitos falatórios, dizem que melhora a sonoridade.

      Excluir
  4. ola boa noite, meu violão é um groovin gov 920e o cavalete dele é esse da primeira foto.
    eu coloquei um encordamento 011 nele. porém ele da uma levantadinha na parte que fica as bolinhas das cordas. (eu tenho um amigo que entende de violão ele disse que esses cavaletes são colados na frente e atrás não, mas ele também disse que meu cavalete não vai descolar.
    mesmo assim eu estou com um pouco de medo. esses cavalete tem risco de descolar?

    ResponderExcluir
  5. A corda Mi do meu violão 🎸 esta deslizando no traste e ficando presa fora do braço, ela fica presa no próprio traste..acontece sempre que toco, e da um som horrível e tenho que parar o ritmo e solta-la/desprende la. O que pode esta ocasionando isso?pode ser o pino?

    ResponderExcluir