terça-feira, 22 de março de 2011

O que é uma Ponte Floyd Rose?

Boas Novas Pessoal.... O Blog tá de Cara Nova agora... (remodelagens acontecem) E hoje estou aqui para falar de Micro Afinação, quais as vantagens, as desvantagens e etc.

O que é uma Ponte Floyd Rose? Floyd Rose é uma ponte destinada a Guitarras. Ela pode ser usada em diversos tipos de Guitarras, sendo os mais comuns: Stratocaster, Modern Strato e Fliyng V. É uma ponte que permite grande liberdade para alavancar, podendo afrouxar ou apertar as cordas, apertando a alavacando pra frente ou para trás, respectivamente. Esse tipo de ponte ainda conta com um sistema de Micro Afinação, que será explicado mais adiante. É preferido por artistas de Heavy Metal que não mudam a afinação bruscamente nem constantemente.

Como Funciona uma Micro Afinação? A Guitarra que possui uma Ponte Floyd Rose também tem Micro Afinação. É bem útil, considerando que uma ponte Floyd Rose tem diversos acessórios. Nesta ponte, se usa um Lock Nut, que nada mais é do que um Nut (Pestana, Capotraste) com travas. Ele possui 3 parafusos e 3 espaços. Cada espaço prende 2 cordas e depois de travado, ele tem a função de evitar que a corda volte, causando a desafinação da Guitarra. Você deve pegar uma chave Allen, que geralmente vem junto com a Guitarra e ver qual é a que cabe nos parafusos do Lock Nut. Destrave o Lock Nut, tirando os parafusos e as plaquinhas. Afine a Guitarra normalmente pelas tarraxas do Headstock. Após ter feito isso, trave o Nut novamente, colocando as plaquinhas e os parafusos nos seus lugares. Veja se a Afinação ficou certa. Geralmente não deve ter ficado, então você começará o processo da Micro-Afinação. Cada corda possui uma mini-tarraxa no seu Saddle (carrinho) na Ponte. Você deverá afrouxar essa mini-tarraxa se a corda estiver Sustenida (#) e apertar se ela estiver em Bemol (b). Repita esse processo em todas as cordas e sua Guitarra estará perfeitamente afinada.

Quais são as Vantagens da Ponte Floyd Rose? A vantagem é que você tem uma grande liberdade de Alavancadas, podendo alavancar pra frente, para trás, criando diversos efeitos que não é possível com uma Ponte Tremolo Standard, por exemplo. Além disso, quando a corda desafinar e ficar faltando bem pouco pra ficar bem afinada novamente, você não precisa ficar indo e voltando com a tarraxa pra achar o ponto certo, pois as mini-tarraxas da Micro-Afinação fazem esses pequenos trabalhos e ela gera poucas variações ao longo das voltas.

Quais são as Desvantagens da Ponte Floyd Rose? Uma das maiores desvantagens de uma Ponte Floyd Rose é que você não pode ficar mudando de afinação constantemente, nem experimentar uma afinação dropada por exemplo. Como a ponte é bem macia, você voltando a tarraxa ela vai ficar um pouco inclinada para trás, já que as cordas não vão puxar tanto. Do mesmo modo, se você apertar um pouco mais a tarraxa ela irá ficar inclinada pra frente, já que as cordas estarão puxando mais. Esses problemas se resolvem com a regulagem das molas da ponte, mas como toda vez que mudar a afinação tem que regular, ela não é muito prática para Guitarristas que precisam mudar constantemente a Afinação. Uma grande desvantagem é quando a ponte é de má qualidade. Com poucas alavancadas ela desafina, e desafina tanto que você tem que afinar pelas tarraxas do headstock mesmo. Sendo assim tem que fazer o todo o processo de destravar o Lock Nut, travar de novo e etc. Isso gera uma certa dificuldade pro músico, que não vai ter a liberdade de alavancar pra onde quiser e como quiser, já que com poucos movimentos ela vai desafinar.

Dá pra por uma Ponte Floyd Rose em Guitarras que não possuem esse sistema? Sim dá, só que eu não recomendo. Uma Ponte Floyd Rose geralmente precisa de mais espaço na frente do corpo do que as outras pontes, além de que também precisa de um compartimento de molas, coisa que uma Guitarra Les Paul, SG ou Telecaster não tem, por exemplo. E levando em conta, que uma Floyd Rose de qualidade está em torno de R$ 500,00 e se levarmos em conta o gasto com o Luthier vai sair muito mais caro do que muita Guitarra por ai. Por isso que eu acho melhor já comprar uma Guitarra com esse sistema. Hoje em dia já existe Les Paul saindo de fábrica com Floyd Rose, Strato saindo de fábrica com Floyd Rose e até alguns casos de SG. O que está se popularizando mesmo é as Les Paul com Floyd. Recentemente a Gibson lançou um novo modelo da Les Paul Studio com Floyd Rose (o com ponte Tune-O-Matic não saiu de linha). E como a linha Studio é a mais acessível, já mostra o interesse deles de popularizar as Les Paul com Floyd Rose. Tem quem acha que é errado, pois Les Paul é uma Guitarra muito clássica e sua tocabilidade não é tão boa para o uso de uma Floyd Rose e tem outros que acham que ficou uma maravilha! Mas como cada um tem sua opinião, prefiro me manter em silêncio.

Fotos:


Ponte Floyd Rose. Observe que ela possui 1 Saddle para cada corda, como nas Stratos e na maioria das Guitarras. Os parafusos para regulagem das Oitavas são esses que ficam no final da ponte (da esquerda para direita). E as mini-tarraxas são essas bolinhas.

Ponte com Floyd Rose com Micro Afinação e Alavanca: Na Guitarra mostrada acima também é possível colocar a Alavanca, pois ela possui a mesma ponte. Repare essas bolinhas pratas na parte de cima da foto, isso são as tarraxas da ponte, onde é possível executar a Micro Afinação.

Bom... A Ponte da sua Guitarra é Critério seu, teste Guitarras com Floyd Rose e repare a diferença, se você gostar, tente adquirir uma Guitarra com esse tipo de Ponte ou troque a ponte da sua Guitarra por uma destas ai. Nunca se esqueça de testar o equipamento, e pesquise sobre os preços para não sair no prejuízo em uma negociação.


Fiquem com Deus, Abç!

Nenhum comentário:

Postar um comentário