quinta-feira, 17 de março de 2011

Pedais... Quais comprar? Quais Efeitos?

Bem pessoal... Não tenho escrito muita coisa, ando muito ocupado, Provas Escolares sabe? Mais voltando aqui ao assunto hoje eu vou falar de pedais. No entusiasmo de uma nova Guitarra, de um novo Amplificador, muitas vezes esquecemos um ponto importante nisso tudo: Os pedais. Existem vários efeitos: Distortion, Chorus, Flanger, Delay, Booster... (vou logo avisando, o post é grande!) Aqui vai nomes efeitos e controles de alguns pedais:  (FOTOS ABAIXO)

Overdrive: A intenção desse efeito é produzir a saturação leve e natural de um amplificador valvulado em volumes muito altos.Ainda no Overdrive temos uma ramificação de um efeito chamado CRUNCH, que nada mais é que um Overdrive com muito menos ganho, pode se considerar ainda um Boost com acréscimo de médios.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas Respectivas funções:
Drive ou Gain – controla a quantidade de saturação ou seja o quanto a unidade vai saturar;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone – controle o timbre do efeito, geralmente o corte e acréscimo de freqüências agudas.

Distortion: O tipo de pedal que mais gosto, pois pra quem toca estilos como o da banda Raimundos, Ramones, e bases de Nirvana e Guns N' Roses como eu, é muito necessário.É uma saturação mais dura e pesada, e em relação ao overdrive tem os harmônicos mais acentuados. O sinal fica mais “sujo” tornando-se ideal para estilos mais “pesados” de Rock.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Distortion – controla a quantidade de distorção;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone ou Equalização – controla as quantidades de graves e agudos.

Fuzz: As primeiras unidades de saturação foram os Fuzz, que apareceram na década de 60 e foram muito populares.O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de ser difícil audição, alguns acordes.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Fuzz – controla a quantidade de saturação;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone – controla o corte e acréscimo de freqüências agudas.

Boost / Pré Amp: Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer. É um aumentador de volume.
Bom se lembrarmos que a saturação é volume sobre volume, o boost é então um ótimo saturador de outros efeitos de ganho, ou seja se colocarmos mais volume da entrada de um pedal de distorção/overdrive/fuzz, o resultado final é mais saturação na saída de uma dessas unidades

A maioria dos pedais deste tipo conta com esse botão e sua respectiva função:
Volume – controla o volume do sinal que recebe.

Chorus: O Chorus é um tipo de efeito onde se parece que tem outro instrumento (no caso, outra guitarra) tocando junto com você, mais levemente desafinado, com algumas variações. Essa desafinação é gerada pela velocidade da Frequência das Ondas.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Outros – os chorus modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente do chorus é o Depth e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

Flanger:Esse efeito é semelhante ao phase e foi usado pela primeira vez em uma gravação pelo inovador guitarrista Les Paul.
Inicialmente o principio de funcionamento é igual do chorus (dobra + atraso + desafinação + sinal original), mas quando esse chorus foi soar, pegaram essa saída e jogaram novamente na entrada, ou seja, pegaram o sinal que ia sair de um chorus e realimentaram ele, jogando esse sinal na entrada novamente. Então o sinal é tratado como chorus e volta para um segundo tratamento causando um efeito de “redemoinho” ou de “avião a jato”.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Res / Resonance / Feedback / Regen – esse é o responsável pela quantidade de sinal que realimentará o efeito, quanto mais realimentação, mais presente será o efeito flanger.
Outros – os flangers modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente o flanger é o Depth, o Feedback e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

Phaser: O phase era produzido originalmente gravando e reproduzindo o mesmo sinal em dois gravadores; as variações de pitch e velocidade provocam um efeito (wooshing). Largamente utilizado nos anos 60 pelas bandas psicodélicas, o phaser continua a ser um efeito popular. Esta unidade data de meados dos anos 70. O efeito de phase emprega atrasos muito curtos na faixa de 1 a 10 ms. Quando o sinal original é atrasado em relação ao sinal repetido ocorre um efeito conhecido por comb filter no qual as frequências cujos períodos estão diretamente relacionados ao tempo de atraso são atenuadas e reforçadas devido ao cancelamento de fase.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Rate / Speed - Determina a velocidade com o que o modulador irá varrer ciclicamente a faixa de espectro determinada.
Range - determina essa faixa do espectro a ser varrida pelo modulador.
Outros - filtros, feedback loop.

Delay: Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco. inicialmente os delays foram feitos a partir de uma máquina com fita magnética (tipo k7) que gravam e devolve o som gravado com dois cabeçotes, um de gravação e outro de reprodução. O tempo de delay era regulado através da velocidade com que essa fita girava no aparelho. Depois disso veio o delay analógico eletrônico e em meados da década de 80 veio os delay eletrônicos digitais – a vantagem desses eletrônicos é a maior capacidade de armazenamento de dados gerando delay de mais de 1 segundo.
Geralmente gerado pelo armazenamento do sinal de áudio em um buffer eletrônico por certo período de tempo para depois ser reenviado para a saída de áudio. O efeito mais simples é conseguido pela soma do sinal original com o sinal atrasado.

A maioria dos Pedais deste tipo contam com esses botões e suas respectivas funções:
Delay Level – Volume do som atrasado, volume do efeito delay;
Delay Time – Controla o tempo entre uma repetição e outra do delay;
Feedback – Controla o número de repetições que o delay terá;
Outros – Unidades com recursos adicionais podem ter os controles: Tap Tempo, ping-pong, reverse, hold (repetições infinitas), multi delay, etc...

Reverb: Efeito irmão do delay, a diferença está que ao invés de se ter uma única reflexão “indo e voltando” da origem sonora ao obstáculo, agora o reverb apresenta várias reflexões com vários tempos de atrasos diferentes, pois temos que imaginar vários obstáculos, uma mais perto outro mais longe e a reflexão do obstáculo mais próximo é mais rápido do que o que está mais longe..

A maioria dos pedais deste tipo contam com esses botões e suas respectivas funções:
Reverb type – seleciona o tipo de sala a ser escolhida;
Decay / Time – controle de duração do reverb até não ter nenhuma reflexão soando;
Mix – controla a mistura do som reverberado com o som original;
Diffusion – controle de densidade das reflexões;
Pré-Delay – controle de tempo para que o som comece a reverberar

Pedais Afinadores: Está ai uma coisa necessária (se você sentir dificuldade em um afinador normal).O afinador só indica em qual freqüência está (e logicamente irá mostrar qual nota é referente a essa freqüência). Como em qualquer modalidade de equipamentos sempre existem alguns modelos com alguns recursos a mais e com os afinadores não seria diferente. Algumas unidades afinam a guitarra sozinha, outro afinadores mandam uma luz sobre a corda tocada e “detecta” qual corda é e em qual freqüência está, etc.
Os modelos mais usados são os afinadores de mão e os em formato de pedal.

Esse tipo de Pedal não conta com efeito por isso não possui botão de regulagem.

Fotos:
Este é o Pedal Ibanez TK-9999US Tube King Overdrive, Ele possui o Efeito Overdrive e conta com os 3 controles.  

Este é o Pedal Ibanez Jet Driver 9 Distorcion, Ele possui o Efeito Distortion com 4 controles.
Esse é o Pedal Boss FZ-2 Fuzz / Boost, Ele possui o Efeito Fuzz e 3 Controles.  

Esse é o Pedal MXR Micro-Amp Preamp, Ele possui o Efeito Booster/Pré Amp, e conta com seu único controle.  
Esse é o Pedal Ibanez CS9 Chorus Stereo, ele é Stereo (possui duas saídas), Tem o Efeito Chorus e 2 controles.
Esse é o Pedal Ibanez FL9 Flanger, Ele possui o Efeito Flanger e conta com 4 Controles.
Esse é o Pedal Ibanez PT-9 Phaser, Ele possui o Efeito Phaser e possui 3 controles.  

Esse é o Pedal Ibanez AD9 Analog Delay, Ele possui o Efeito Analog Delay e conta com 3 controles.
Este é o Pedal Boss RV-5 Reverb, Ele possui o Efeito Reverb e contra com 2 Entradas e 2 Saídas, além dos 4 controles. 
Esse é o Pedal Boss TU-2 Chromatic Tuner / Power Supply, Ele é um Pedal Afinador, conta com 2 saídas.

Review Pedal Chorus CS9 Ibanez feito pelo Cifra Club: http://www.youtube.com/user/CifraClub?feature=mhum#p/c/0/y-FKzVkGiDI

Procure o pedal que se encaixe nas suas necessidades, e compre o que achar melhor, contando é claro com o Custo Benefício, os pedais mostrados nas fotos como o Ibanez, tem valor alto, apesar de ser um excelente pedal. Então pense bem quanto vai gastar. Você ainda pode comprar uma Pedaleira, mais isso é assunto de outro post. Lembre - se, sempre teste o produto antes de comprar, e se não for possível testar pesquise muito a respeito.

Espero ter Ajudade vocês.

2 comentários:

  1. Amigo, poderia me esclarecer qual a finalidade da entrada B do pedal boss rv-5 digital Reverb?

    Eu sei que a entrada para guitarra é a "A", mas por curiosidade pluguei na entrada "B", funcionou com a seguinte alteração. Plugado na entrada input B, quando desativo o este reverb ele corta o sinal para o demais pedal. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, poderia me esclarecer qual a finalidade da entrada B do pedal boss rv-5 digital Reverb?

    Eu sei que a entrada para guitarra é a "A", mas por curiosidade pluguei na entrada "B", funcionou com a seguinte alteração. Plugado na entrada input B, quando desativo o este reverb ele corta o sinal para o demais pedal. Isso é normal?

    ResponderExcluir