quarta-feira, 23 de março de 2011

O que é um Contra-Baixo?

Opa gente!!! Hoje vou falar de um Instrumento pouco identificado, mais fundamental em qualquer banda, qualquer música em conjunto a ser tocada. O Contra-Baixo ou Baixo é um Instrumento de Cordas, assim como Violão ou Guitarra, mas ele possui uma função diferente, e é isso que eu vou explicar agora!

O que é um Contra-Baixo ou Baixo? É um Instrumento Melódico, que em uma música, é o responsável pelo som mais Grave. O Baixo é um Instrumento usado para "acompanhar" a música: ele provoca um Tom Grave, que muitas vezes acompanha a Melodia da música, ou seja, ele tipo que acompanha o som da bateria ou da Guitarra, só que com um som diferente.

Quantas Cordas pode ter um Baixo? Um Baixo pode ter de 4 à 6 cordas, essas cordas são geralmente "Grossas", são volumosas em tamanho: Para se ter uma idéia observe a corda Mi do seu Violão (6° Corda de baixo para cima.), e observe a última corda do baixo (de baixo para cima). Você verá que a corda do seu Violão é muito menor do que a corda do Baixo.

Quais são os Modelos de Baixo? Assim como a Guitarra, que tem os seus modelos: Guitarra Elétrica (Guitarra comum), e Guitarra Acústica (Violão) o Baixo possui estes dois Modelos: O Baixo Elétrico, que é um baixo comum Amplificado, e o Baixo Acústico, que também é chamado de "Baixolão" por ser parecido com o Violão. Os baixos também possuem normalmente de 19 Trastes à 24 Trastes, mas suas casas são maiores, por isso o braço de um Baixo é maior do que o de uma Guitarra. E também existem Baixos sem trastes, por incrível que pareça, tem um som mais limpo do que um Baixo com Trastes.

Baixo Possui Captadores? Assim como a Guitarra ou um Violão Eletro-Acústico o Baixo possui captadores, existem vários modelos. Um Baixo Elétrico pode ter vários modelos de captadores, já um Baixolão é igual á um Violão, não existem as mesmas variedades de Modelos do que os de de um Baixo Elétrico. Existem aindas os Captadores Ativos: Sustentados pela bateria 9V. Esses captadores possuem um som mais limpo do que os Captadores Passivos.
 
Como se toca o Baixo? Normalmente se toca com os dedos, "puxando" as cordas para cima. Mais essa forma de tocar atende melhor uns estilos mais lentos de música. Também pode se usar uma Palheta para tocar o Baixo: Se você for tocar um PunkRock por exemplo. Assim como na Guitarra, existem vários tipos de palhetas, você vai testando até encontrar uma que se encaixe com seu estilo.

É possível fazer solos no Baixo? Sim, é Possivel. Não é um solo marcante como um de uma Guitarra, mais é um solo de acompanhamento, que também é muito legal, e podem ser executados em determinados tipos de baixos, com determinados tipos de estilos:
Link de um Vídeo da Série Talento do Cifra Club, com o Instrutor Patrick Blancos: Nesse vídeo ele toca uma música acompanhada de um Baixo, e em determinados momentos o baixista Jonathans Marques faz alguns solos.

Fotos:

Esse é o Baixo de 4 Cordas Strinberg CLB-24. Ele possui:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 1PB, 1JB
Controles: 2V, 2T
Tarraxas: Die Cast


Esse é o Baixo de 5 Cordas Strinberg CLB-11. Ele possui:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 1MMB
Controles: 1V, 2T

Esse é o Baixo de 6 Cordas Strinber CLB-26A. Ele possui:
Contrabaixo ATIVO
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 2HB
Controles: 2EQ, 1V, 1BAL
Tarraxas: Die Cast


Esse é o Baixolão de 4 Cordas Strinberg BA-450. Ele possui:
Baixo Acústico 4 Cordas
Tampo: Spruce 
Corpo: Mahogany
Escala: Rosewood
Tarraxa: Cromada
Pré: ST-5CR
 

Esses Instrumentos fazem parte da Série Strinberg que pode ser encontrada nesse link: http://www.sonotec.com.br/strinberg/

Procure um Instrumento que atenda as suas necessidades, e que tenha um bom custo benefício, e sempre teste antes de comprar, para evitar prejuízos.

Espero Ter Ajudado!




2 comentários: