domingo, 27 de março de 2011

Como Afinar um Baixo?

Olá galera. Nesse post vou falar de uma coisa básica. Todo iniciante em todo instrumento tem que saber a afinação correta, se não vamos dizer que ele "aprende errado". O Baixo é um Instrumento muito versátil, e tem um som muito importante em qualquer melodia: Então se o Baixo está desafinado, é como se toda a banda estivesse desafinada. É por isso que eu resolvi criar um Post sobre isso, a Afinação do Baixo.

O Baixo possui uma Afinação que é em uma Oitava a Afinação de um Violão comum. A afinação mais comum de um Baixo de 4 cordas possui uma Afinação semelhante à de um Violão, mais com algumas diferenças.

Cordas de Baixo para cima.

1° Corda - Corda Sol ( G )
2° Corda - Corda Ré  ( D )
3° Corda - Corda Lá  ( A )
4° Corda - Corda Mi  ( E )

Em um Baixo de 5° Cordas é acrescentada somente a corda Si ( B ):


1° Corda - Corda Sol ( G )
2° Corda - Corda Ré  ( D )
3° Corda - Corda Lá  ( A )
4° Corda - Corda Mi  ( E )
5° Corda - Corda Si   ( B )

Em um Baixo de 6° Cordas é acrescentada somente as cordas Si ( B ) e Dó ( C ) em relação á um Baixo de 4 Cordas. Só que além da corda Si, é acrescentada a Corda Dó, que se torna a 1° Corda de Baixo para cima.

1° Corda - Corda Dó ( C ) 
2° Corda - Corda Sol ( G )
3° Corda - Corda Ré  ( D )
4° Corda - Corda Lá  ( A )
5° Corda - Corda Mi  ( E )
6° Corda - Corda Si   ( B )

No caso de Afinadores, eu pessoalmente já vi afinadores Duplos: que podem ser utilizados em Violão ou Baixo. O Afinador que vi só tinha Afinação de Baixo de 4 Cordas e Baixo de 5 Cordas.

Fotos:

Esse Afinador por exemplo pode Afinar tanto Guitarra e Violão quanto Baixo: Repare o nome Bass ( Baixo em Inglês), as representações na faixa prata com o nome Bass é onde deverá seguir a Afinação do Baixo: Esse modelo só possui a Afinação de Baixo de 4 Cordas. O que vi é do mesmo modelo mas possui também a Afinação para Baixo de 5 cordas. Esse modelo de Afinador ainda pode ser plugado, pois possui uma entrada lateral, é alimentado com duas Pilhas AAA, e é muito pequeno.


Então é Isso Pessoal, Espero ter Ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário