sábado, 21 de maio de 2011

Guitarra com chiado? Existem soluções!

Fala Galera! Não sei se vocês viram, mas ontem fiz um post que falava como ligar a Guitarra no PC. Hoje venho dando mais uma dica para que o seu som fique de mais alta qualidade possível. Então vamos ao post galera:


Afinal que chiado é esse? Ae galera! Pra você que seguiu nosso post anterior e ligou a Guitarra no PC, deverá acompanhar bem isso. É uma cituação que costuma acontecer de uma hora pra outra e que causa muita dor de cabeça. O Ruído que a Guitarra produz quando está ligada em determinado local. Esse ruído é como se fosse um microfone mal ligado em uma mesa de som, levando vento e chuva. Então já dá pra perceber que esse ruído é ensurdecedor. Ele constuma ocorrer em Guitarras mais simples, destinadas ao uso iniciante, e irrita muita gente.

Por qual fatores esse ruído é provocado? Existem vários, mas os mais comuns são:
Jack da Guitarra meio folgado ou solto.
Fios, principalmente o fio terra da Guitarra solto dentro dela.
Captadores Single-Coill de má qualidade.
Cabos de má qualidade.
Interferência no sinal, ou na sustentação elétrica dos equipamentos.
Má configuração de programas no PC ou Amplificadores.

Agora vou explicar cada um dos fatores:

Jack meio Folgado e solto: O Jack da Guitarra é a parte onde você pluga o cabo. Essa peça pode folgar, soltar ou estar com defeito. Isso irá gerar interferências e cortes no sinal, fazendo assim muito chiado. Leve sua Guitarra no Luthier e verifique isso junto com ele.
Fios, principalmente o fio terra da Guitarra solto dentro dela: Vocês já devem saber que a Guitarra é composta por fios também né? Então é isso, existem os captadores, e os fios que ligam eles, a chave seletora e os controles até o Jack. Esses fios podem soltar, gerando assim má funcionalidade dos captadores e controles como um chiado infernal. O chiado é provocado muitas vezes pelo fio terra da Guitarra? É vocês viram isso mesmo, Guitarra também tem fio terra, e se ele não for corretamente instalado, não é só ruído que gera não viu! Choque, descarga elétrica e outros. Se sua Guitarra não tem fio terra você será literalmente o fio terra dela. Qualquer descarga, choque e tal passará para você. Dai o motivo de algumas pessoas levarem choque quando está tocando descalço, ou com cabelho molhado e tal. O problema também pode ser no teu Amplificador, ligue ele em uma tomada que tenha fio terra (tipo a do PC), pois nunca se sabe se ele já tem fio terra de fábrica ou não, então é melhor previnir do que remediar.
Captadores Single-Coill de má qualidade: Os captadores Single-Coill costumam gerar ruído, mesmo que sejam extremamente bons. Mas são pequenos ruídos, muitas vezes imperceptíveis ao ouvido humano. Agora se você basta encostar o dedo na corda e vem aquele ruído desgraçado, não tem outra, o seu Captador está com problema! Dai como você vai descobrir o que está com problema? Fácil, você deixa as possições do controle de Volume e Tone iguais e vai selecionando cada captador pela chave seletora de captadores. Sendo assim, o que chiar mais você troca, ou então troca tudo. Tem gente também que troca o captador Single-Coill da ponte da Guitarra por um captador Humbucker. Essa escolha também é boa, mas vai gerar mais gastos, com troca de escudo, outro tipo de instalação e tal. O certo é leval num luthier, descobrir e solucionar o problema. (para quem não entende muito de captadores, visite nossa postagem: O que são captadores? Quais os modelos?: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-sao-captadores-quais-os-modelos.html)
Cabos de Má qualidade: É galera, muitas vezes esse ruído é gerado pela transmissão do sinal. Então se você usa um cabo que não seja tão bom, pode ser isso também. Além dos ruídos, eles geram uma perda em algum sentido do som, graves ou agudos. Se seus cabos estiverem com esses problemas, procure um cabo bom, nem que seja um pouco mais caro. Recomendo Cabos Santo Angelo, são excelentes, quem quiser dar uma olhada, visita o site: http://www.santoangelo.com.br/
Interferência no sinal ou sustentação elétrica dos equipamentos: O Ruído também pode ser gerado por uma interferência no som. Tanto pode ser na transmição do som da Guitarra para o Amplificador, ou pode ser na Transmição do sinal do Amplificador para os Falantes que eles possuem. Isso constuma gerar lag's (lentidão) no som, além também de produzir muitos ruídos. Outro modo de interferência é a sustentação elétrica dos equipamentos, ou seja, a fiação elétrica do lugar onde você toca. Muitas vezes quando estamos tocando a Guitarra no PC fica um ruído muito alto, mas quando desligamos o monitor, esse ruído diminui cerca de 60%. É o mesmo caso de um Amplificador: se você está tocando de noite, com televisão ligada, ou som com as bases para você tocar, além de uma lâmpada florescente, você já vai saber qual é o problema. Vários equipamentos puxam muito a corrente elétrica, então isso vai interferir e muito no fornecimento para seus equipamentos e no som gerado por eles.
Má configuração de programas no PC ou Amplificadores: É gente, uma má configuração no sistema de amplificação pode também gerar muito ruído. Você tem que procurar bem, no caso do Amplificador natural, a configuração de cada Knob, testando todas para achar uma que lhe agrade. No caso de Amplificadores Virtuais, você pode usar os presets que vem neles, ou seja, usar as combinações pré definidas que o própio programa disponibiliza. (em breve um tutorial para configurar esses programas)

Como posso diminuir esse ruído? Existem várias formas de diminuir o ruído. Uma delas é fazendo a blindagem da Guitarra e dos Captadores. Ou seja, você leva sua Guitarra ao Luthier e pede para ele blindar, ele irá pegar folhas de alumínio ou cobre e ira cobrir os captadores e outras partes internas da sua Guitarra. Lembrando que essa não será a solução, poderá diminuir muito o ruído, mas não irá acabar com ele. Agora se você quer deixar o som quase sem ruído a dica é: Ponha captadores intermediários, bons ou excelentes na sua Guitarra, mande fazer uma blindagem, compre cabos de boa qualidade, e regule bem seu Amplificador. Fazendo isso, acho que não tem erro no resultado final. E mais uma dica: não se iludam com aquelas propagandas encinando a blindar guitarra com papel alumínio por tanto, ou uma blindagem extremamente barata. Papel alumínio é no máximo pra fogão, e não para uma Guitarra! Cuide bem da sua Guitarra, que ela cuidará bem do seu som!

Fotos:
Blindagem de uma Guitarra feita de Cobre


Para saber mais sobre captadores, visite o Site: http://www.captadores.com.br/ - Lá você encontra vários tipos de captadores, pontes, e outras peças para parte elétrica de Guitarra.

Ae galera, tenham cuidado, nunca tentem fazer um serviço complexo ,como blindagem e troca de captadores, sozinhos. Você poderá danificar o instrumento. Leve sua Guitarra a um  Luthier de confiança e observe o trabalho dele bem de perto, para pegar um pouco de experiência e ver se ele não está fazendo nada diferente do que você mandou.

Não se esqueçam: Blog Art Music no TOPBLOG 2011. Cliquem no selo na parte lateral direita da página do nosso blog para votar e nos ajudar a ganhar esse prêmio!

Espero ter Ajudado!

13 comentários:

  1. cara a minha guitarra faz um chiado mesmo sem estar ligada, isso é estranho...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bom Dia!

    Isso pode ser trastejamento também. Dê uma olhada se acontece com todas as cordas ou com apenas uma corda.

    Se for só com uma procure aumentar um pouco a altura da mesma. Caso não solucione o problema, certifique-se de que todas estão em uma altura que não possibilite o trastejamento.

    Se mesmo assim o problema continuar, procure um Luthier e explique o problema detalhadamente para ele, ele deverá saber o que fazer.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. veim acho que meu adaptador que ta com problema

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos! Meu amplificador só chia quando toco a corda MIzona e só quando segurando nas primeiras casas!
    E que acham que pode ser?
    Desde já agradeço a todos.
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que não é trastejamento da própria guitarra?

      Confere se está tudo Ok com a parte de aterramento da guitarra, e dá uma olhada se não tem algo vibrando, como o jack ou alguma parte do cabo. Testa com outro cabo também e procura usar uma tomada aterrada no Amplificador... Vez ou outra costuma ocorrer uma interferência meio estranha, rsrs.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá amigos! Meu amplificador só chia quando toco a corda MIzona e só quando segurando nas primeiras casas!
    E que acham que pode ser?
    Desde já agradeço a todos.
    Att

    ResponderExcluir
  6. Meus caps são novos e quando troco de posição na chave seletora começa o chiado (chave de 5 posições) se eu usar somente o captador do braço ou somente o da ponte dá muito chiado mas se eu usar braço+meio ou ponte+ meio ou só o cap do meio não tem chiado nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observação: Guitarra Crafter Stratocaster, Caps e chave seletora Dolphin
      E a Guitarra já foi blindada
      Minha suspeita e que o problema esteja na chave seletora

      Excluir
  7. Estou com o mesmo problema nas posições 1 e 3, apenas quando ligo distorction, e o volume também chia quando aumento ou baixo, quando coloco entre o 9 e 10 ele corta. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de pedir ajuda minha guitarra só de estar ligada no pc, ao encostar em qualquer parte metálica ela chia, porem o som das cordas não sai, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Cara, tenho que vir aqui te agradecer. Graças as suas explicações descobri que problema era o fio terra da minha guitarra que estava solto e resolvi meu problema. Muito obrigado. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. o que pode ser o ruído somente em algumas posições da chave seletora dos captadores? Já fiz blindagem, a chave é nova, e na posição 1 e 5 da chave faz um ruido que influencia quando ligado em distorções...

    ResponderExcluir