segunda-feira, 30 de maio de 2011

As Partes do Violão - Definições

Fala Galera! Fiz uma postagem falando sobre os componentes (Partes) do Violão e suas qualidades. Sendo isso falei de várias Partes do Violão, e pra quem é iniciante pode ter sido um pouco difícil, pois ainda não deve conhecer o Instrumento perfeitamente. É por isso que resolvi fazer esse post, com fotos e definições das Partes do Violão. Então vamos ao Post:

Estrutura básica do Violão: O Violão na sua estrutura básica conta com o Headstock, o Braço e o Corpo. É como a estrutura do corpo humano que contra com Cabeça, Tronco e Membros. Essa é a forma básica do Violão, mas existem outras partes menores, mas não menos importantes que serão mostradas aqui. Dito isso, iremos seguir agora para as definições básicas de cada uma dessas pessas.


Headstock ou Mão: O Headstock ou Mão do Violão é a parte onde ficam as tarraxas. Essa parte fica antes do Braço e junto das tarraxas, prendem as cordas do Instrumento. Existem vários modelos de Headstock, principalmente quando se troca o tipo das cordas suportadas pelo Violão, ou seja, o Headstock de um Violão com cordas de Nylon é diferente do Headstock de um Violão com cordas de Aço. Abaixo a foto de um Headstock de um Violão de Nylon:


 Tarraxas: As tarraxas Regulam e seguram a Afinação do Violão. Elas são uma espécie de engrenagem e geralmente são feitas de metal com a ponta de plástico. Esse modelo com pontas de plástico é mais típico dos Violões com Corda de Nylon. Os Violões que suportam Corda de Aço costumam ter as tarraxas em metal e a ponta também em metal. As Tarraxas permitem afrouxar e arrochar as cordas, bem como mantê-las na afinação correta. Abaixo a foto de 3 das 6 tarraxas de um Violão com cordas de Nylon:



Pestana, Capotraste ou Nut: Essa peça pode ser feita de vários materiais, como já expliquei no post anterior. Os mais populares são o Osso, o Plástico e o Metal, embora seja um pouco difícil achar um Nut feito de metal. Esse Nut serve de guia para as cordas chegarem até as tarraxas e para elas se alinharem no braço do Instrumento. O Nut também determina o espaço entre as cordas, já que possui uma espécie de carrilho para a passagem desta corda. Ele também determina a altura das cordas, já que ele fica um pouco mais elevado do que a escala. Abaixo a foto de um Nut em um Violão de Nylon (é esta parte branca):




Escala ou Espelho: O nome espelho é muito pouco usado, geralmente se usa mais Escala, então é isso que vamos considerar. A Escala é a superfície que fica no Braço do Instrumento, a parte de Madeira que é mais escura. A Escala serve para sustentar os Trastes, além é claro permitir que pressionemos as cordas dentro das casas para produzir o som. Abaixo uma foto da Escala (os ferrinhos são os trastes, a Escala fica entre os Trastes):



Trastes: Os Trastes são barras de Metal dispostas na Escala. Eles servem para indicar onde a nota deve ser tocada, ou seja, divide a Escala em casas: 1º casa, 2º casa, começando pelo Nut até a Boca do Violão, que é onde acaba a Escala. A Casa realmente está localizada entre dois trastes, com excessão da primeira que está localizada entre o Traste e o Nut. Abaixo a Foto dos 2 primeiros trastes e o Nut:




Marcações: As Marcações podem ser de vários tipos, sendo que o tipo mais comum são as bolinhas, então é isso que vamos considerar. Essas Marcações servem para guiar o usuário/músico no Braço do Instrumento. Essas Marcações podem vir tanto na Escala, na região das casas, quanto na parte superior do Braço, acima da Escala. Não são todos os Violões que possuem Marcações em sua Escala nem na parte Superior do Braço, mas você poderá colocar essas Marcações na Escala levando seu Instrumento a um Luthier e comprando em qualquer loja de Instrumentos Musicais a Marcação que lhe agrade. Abaixo a foto das Marcações até a 9ª casa:



Tensor: O Tensor é uma haste de metal, fibra de carbono ou madeira rígida que fica dentro do Braço do Instrumento. A função deste Tensor é reforçar o Braço contra a tensão das Cordas, ou seja, para que Braço sofra menos com a tensão das Cordas. Ele também serve para ajustar a Curvatura do Braço, fazendo assim uma regulagem mais rápida no Instrumento. Hoje em dia a maioria dos Instrumentos possuem Tensor, mas pode have uma excessão. Abaixo a foto do popular Tensor Dual-Action/Bi-Direcional que é muito usado nos Violões:




Boca: A Boca do Violão é responsável pela projeção do som. Como o Violão é oco por dentro, a boca faz com que o som gerado pelas Cordas entre e se propague por todo o Instrumento e ambiente. Este é o motivo pelas Guitarras não produzirem som, ou produzirem som muito baixo quando tocadas desligadas. Elas são maciçãs e não possuem boca. Uma excessão é a Guitarra Semi-Acústica, que é oca mas sem boca. O som dela é a Mistura do som do Violão Acústico com o som da Guitarra Elétrica. Abaixo a Foto da Boca de um Violão:




Mosaico: O Mosaico é a decoração que fica ao redor da boca. Essa decoração pode servir também para reforçar a região da Boca do Instrumento, mas normalmente é responsável apenas por decorar. Pode ter vários desenhos, sendo que na maioria das vezes o desenho é uma mistura de Arte Abstrata com outra coisa estranha. A foto acima mostra também o Mosaico, então não é preciso postar uma nova foto.

Cutway: O Cutway é um corte feito no Corpo do Violão que permite o acesso as Casas mais agudas da Escala. Existem também vários modelos de Cutway que podem ser encontrados em diferentes tipos de Violões. Nem todos os Violões possuem Cutway, coisa que eu acho um absurdo, pois uma pessoa que não tem um breve conhecimento do Violão pode se prejudicar no momento que for comprar seu primeiro Instrumento. Abaixo a Foto de um Cutway:




Rastilho: O Rastilho é uma pecinha branca, assim como o Nut, que se encontra no Cavalete do Violão. Ele pode ser feito de plástico, osso e metal, sendo que ainda existem outros materiais, só que pouco usados. Ele serve para apoiar as cordas do Violão e também interfere na altura das Cordas em Relação ao Braço do Instrumento, e essa é mais uma semelhança com o Nut. Abaixo a Foto do Rastilho (a pecinha branca):




Cavalete: O Cavalete serve de suporte para as cordas e para o Rastilho. É nele que as cordas ficam presas ao Corpo do Instrumento. As cordas dos Violões de Aço costumam ser presas também por pinos, mas as dos Violões de Nylon são presas apenas por nós ao redor do Cavalete. Abaixo a foto de um Cavalete de um Violão de Aço, repare que os Pinos que prendem as cordas ficam antes do Rastilho:




Roldana: A Roldana é uma pequena peça que segura a Correia no Violão. Elas costumam ser feitas de Metal, mas também sao encontradas de Plástico. São vendidas em pares, pois é preciso de duas para que a fixação da Correia esteja completa. Nem todos os Violões possuem Roldana de Fábrica, mas isso não é problema pois elas poderão ser colocadas a qualquer momento por um Luthier. Existem também, Violões que tem um sistema chamado Jack Roldana que além da Correia, suporta também um Sistema para Ligação do Cabo que será ligado em uma Caixa para amplificar o som do Instrumento. Abaixo uma foto que mostra a Jack Roldana (Essa pecinha circular):

 
Jack: O Jack é uma pequena estrutura que serve para plugar o Cabo no Instrumento. Esse sistema é disponível apenas em Violões Eletro-Acústicos, que podem ter seu som Amplificado ao serem ligados em uma Caixa. O Jack também é comum em Guitarras. A Foto Acima mostra O Jack Roldana, que é o sistema de Roldana e Jack em uma mesma estrutura, por isso que eu não irei postar mais uma foto do Jack.

Equalizador: O Equalizador é um Sistema que Ajusta o Áudio em quanto o Instrumento estiver Ligado em uma Caixa para Amplificação. Ele permite que você regule a Equalização do Áudio do seu Violão sem precisar mecher em outros equipamentos, apenas precisando mecher no seu própio Violão. Esse Equalizador pode também ter sistema de Afinador e alguns efeitos como o Chorus já integrado, porém um Equalizador mais complexo custa mais caro. Ele não costuma vir em todos os Violões, mesmo que seja Eletro-Acústico, mas hoje em dia é difícil encontrar um Violão Eletro-Acústico sem Equalizador. Esse sistema também poderá ser colocado em qualquer Violão, desde que esse tenha a estrutura necessária para suportar o tamanho do Equalizador. Para mais detalhes visite nossa postagem específica que fala sobre a Amplificação de um Violão e envolve os Equalizadores: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/04/amplificacao-de-um-violao.html . Abaixo uma foto de um Equalizador:

Este é o Pré CTP - 2 usado no Violão Takamine TSF-40C. Possui Afinador e 6 Bandas de Equalização, um exemplo de equalizador!


Quem quiser dar uma olhada, existe um vídeo feito pelo Cifra Club explicando essas Partes do Violão. O Link é: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/tecnica-e-teorica/639/

Então é isso Galera! Espero que vocês estejam ficados cientes das partes que compoem seu Violão. Qualquer dúvida ou sugestão basta enviar um comentário e nós responderemos imediatamente.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta você clicar no selo que está presente na parte lateral direita da página do nosso Blog ou clicar no link abaixo. Você pode votar por meio do Twitter ou pelo E-mail.
Link para votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero ter Ajudado Vocês!

4 comentários: