segunda-feira, 23 de maio de 2011

TUTORIAL - Como configurar um programa de Amplificação Virtual

Fala Galera! Hoje estou aqui para postar o que prometi no Post anterior. Um Tutorial de configuração de Amplificadores Virtuais, ou seja, Amplificadores que podem ser instalados no seu PC. Esse Tutorial leva em conta o programa GUITAR RIG 4, mas consequêntimente pode ser utilizado em qualquer outro programa de Amplificação Virtual. Então vamos ao Post:


Atenção: Para que esse Tutorial se torne eficaz, e você tenha um bom rendimento, é necessário que você desligue qualquer player, como o Winamp, WMP, You Tube ou qualquer outro que possa estar utilizando a sua Placa de som.

Em quais programas esse Tutorial funciona? Creio que ele funciona com os seguintes programas:
Amplitube
Amplitube 2
Amplitube Metal
Amplitube Hendrix
Amplitube Fender
Amplitube X-Gear (Junção de todas as versões citadas acima)
Guitar Rig
Guitar Rig 2
Guitar Rig 3
Guitar Rig 4

Acho que funciona também com outros programas de Amplificação Virtual.

Quais programas extras devo instalar no PC? Você deverá instalar o Driver ASIO. Esse driver serve para diminuir o atraso no som enviado da sua Guitarra para o som gerado no PC. Esses atrasos são típicos das placas de som Onboard. Algumas placas de som, geralmente placas boas e renomadas, vem com o driver ASIO Original instalado. Mas as placas Onborad comuns, não possuem esse driver, então é necessária a simulação. 
BAIXE O ASIO NESSE LINK: www.asio4all.com 

Forma de Instalação dos programas: Primeiro Instale o Driver ASIO. Após instalar o ASIO, instale o programa que você irá usar (Lembrando que pode ser qualquer um dos programas citados acima ou outros que você prefira). Aproveitando o tópico, irei fazer uma breve citação de como alterar o atraso e tal: Você deverá abrir o ASIO e ver a barra de Buffer. Essa barra deverá estar marcando o número 512. Toque a Guitarra e veja se está legal o som. Se não estiver, vá movento tocando e movendo a barra de Buffer, até que você consiga um resultado que lhe agrade. Passe o tempo que desejar configurando, não se importe com isso, o importante é que você chegue a um resultado satisfatório.

1º Passo - Plugar a Guitarra no PC: Você terá que plugar a Guitarra no seu computador, mas detalhadamente na sua Placa de Som. Vou fazer uma breve explicação aqui, mas você poderá ver esse assunto mais detalhado na postagem específica: Guitarra sem Amplificador? Ligue ela no computador: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/guitarra-sem-amplificador-ligue-ela-no.html .  
Para você plugar a Guitarra no PC você terá que ter um Cabo Padrão, P10 P10 e um adaptador P10>P2. Você deverá colocar uma das pontas P10 do cabo no Jack da sua Guitarra, e na outra ponta você deverá encaixar o adaptador P10>P2 no cabo. Tendo encaixado o adaptador, você terá que ir a parte traseira da CPU do seu PC. Lá você irá encontrar a sua Placa de Som, onde você liga o fio da caixinha de som. Provavelmente você verá uma Entrada Verde (Da caixinha), uma Entrada Vermelha (Entrada Mic, para Microfone) e uma Entrada Azul (Entrada Line-In.). Você podera ligar sua Guitarra tanto na entrada Line-In (Azul), quanto na entrada Mic (Vermelha). Mas é recomendado ligar na Entrada Line-In, pois ligando na Mic, poderá danificar a sua Placa de Som. Feito isso seguiremos para o próximo passo. Será utilizada a entrada de Line-In para o desenvolvimento desse material.

2º Passo - Preparar o Windows para receber o sinal da sua Guitarra: Você deverá acessar o Master Volume (no caso do Windows XP) para fazer algumas regulagens. Para fazer isso você deverá ir em: Painel de Controle > Sons e dispositivos de Áudio. Abrirá uma janela. Nessa janela você verá várias abas, mas estará na aba "Volume". Nesta aba tem a opção de "Volume do Dispositivo", e logo abaixo a aba Avançado. Clique no nome Avançado. Vai aparecer uma outra janela com vários controles. (Se isso não acontecer, você fez algo errado. Então repita o processo do começo.) Os programas de Amplificadores Virtuais consideram o som que está vindo do console de GRAVAÇÃO do computador, ao contrário do console padrão, que é o console de REPRODUÇÃO. No caso da entrada Mic, estará selecionado o console de REPRODUÇÃO. Já a entrada Line-In usará o console de GRAVAÇÃO. Se a entrada Line-In não estiver no console de GRAVAÇÃO, siga esses passos a seguir. No Master Volume, clique em propriedades. Após fazer isso, verá que está selecionada a aba de REPRODUÇÃO. Mude o "Dispositivo do Mixer", até que o console de GRAVAÇÃO esteja selecionado. No final dessa aba terá: "Mostrar os seguintes controles de volume", e logo abaixo terá as caixinhas. Selecione todas essas caixinhas. Clique em OK, e o Master Volume irá se tornar o Recording Control. Você deverá selecionar a barra que está com o nome Line-In, pois estará selecionada a barra com o nome Microphone. Pronto, agora o Windows já pode receber o som da sua Guitarra.

3° Passo - Tocando Livremente: Amplitube: Usando o Amplitube, você deverá abrir o programa, escolher o preset (configurações de equalização e tal) pré-definido que o programa tem, ou construir o seu própio preset. Adicione os pedais de efeitos ou o Afinador do programa acessado a barra Stomp, na parte esquerda de baixo da interface do programa. Na aba OPEN AUDIO na parte esquerda de cima do programa, abra um arquivo de audio ou uma base para você tocar junto com a música. Selecione o Metrônomo na parte direita de cima desta mesma interface.
Guitar Rig: No programa Guitar Rig, se você deseja apenas tocar livremente, o processo será outro. Você deverá usar a versão Standalone do programa, ao invés do Arquivo .ddl . Você deverá abrir o programa normalmente. Dai deverá configurá-lo. Deveremos ir em File > Audio and MIDI Settings. Deveremos configurar a aba AUDIO, a aba Routing/ Imputs e a aba Routing/ Outputs. Como não tenho conhecimento do programa GUITAR RIG, não posso dar mais detalhes, mas fazendo uma breve pesquisa no GOOGLE, você deverá achar um manual de configuração mais detalhado para o GUITAR RIG que você usa. Após configurar, adicione os pedais, os Amplificadores e monte seu preset da maneira que desejar.


4° Passo - Gravando: Para gravar, nós poderemos usar a mesma forma, tanto para o GUITAR RIG, quanto para o AMPLITUBE. Essa forma é a seguinte: Você deve ter instalado no seu PC o programa REAPER. (Link para download abaixo.) Com o Amplitube ou Guitar Rig fechado, abra o Reaper e pressione Ctrl + P para abrir as opções. Configure as abas DEVICE e VST. (Lembrando que eu também não uso o REAPER, então não tem como eu dizer as configurações exatas. Faça uma pesquisa no GOOGLE para encontrar o manual completo de configurações do REAPER.) Para configurar a aba VST, vá na aba PRINT dentro da mesma VST e procure o arquivo .dll , que provavelmente está na pasta de instalação do programa. Após fazer isso, você deve criar um Track, pressionando Ctrl + T. Na parte esquerda dessa Track vai ter um botão chamado "ar". Habilite esse botão. Logo abaixo deste botão irá ter outro botão com uma espécie de auto falante pequeno. Então também habilite esse botão. Toque a Guitarra, você deverá estar ouvindo o som da sua Guitarra limpo, sem nenhum efeito adicionado a ele. Você terá que clicar no botão"fx", na parte de cima da Track. Irá aparecer uma janela com várias categorias na esquerda. Escolha a categoria VST e na lista de Plugins que aparecer ao lado, e procure o programa que você usa: Guitar Rig, Amplitube ou qualquer outro que você estiver usando. Caso isso não acontecer, pressione a tecla F5. Selecione o programa que você desejar (Guitar Rig, Amplitube ou outro).e aperte OK. Irá abrir o programa que você terá selecionado (Guitar Rig, Amplitube ou qualquer outro). Após abrir o programa selecionado anteriormente, configure e monte seu preset. Após fazer isso feche o programa, pois ele continuará aberto no botão "fx" da Track. Após fazer isso, pressione Ctrl + T novamente para abrir uma nova Track. Com essa nova Track aberta, pressione o botão INSERT no teclado, ou vá no Reaper > Insert > Media File, escolha a BT e clique em OK. Pronto, agora basta você apertar o Rec e começar sua Gravação!

Observações:
1º - Nem todas as placas de som existentes no mercado são compatíveis com o ASIO. Então se sua Placa não aceitar o ASIO, seguir esse Tutorial será inviável.
2° - Alguns novos sistemas operacionais, como o Windows Vista ou Windows Seven podem não ser compatíveis com os programas Guitar Rig, Amplitube e outros. Então você deverá procurar um programa que seja compatível com seu sitema operacional para poder conseguir seguir esse Tutorial.

                             Link's de download dos programas:
Guitar Rig - Versão mais recente: http://co.native-instruments.com/index.php?id=gr4demo - É necessário cadastrar o E-mail. Após fazer isso, o Native Instruments irá enviar um link para seu E-mail. Acessando esse link você poderá fazer o download do arquivo.
Amplitube 2 Live: http://ultradownloads.uol.com.br/download/Amplitube-Live/baixar-gratis.html
Link para download do Reaper: http://www.baixaki.com.br/download/reaper.htm

Ae Galera! Se vocês não conseguiram fazer o que queriam mediante essa explicação, mande suas dúvidas nos comentários desta postagens. Responderemos no menor tempo possível para solucionarmos sua dúvida. Sugestões também serão bem vindas.
E não se esqueça de votar no Blog Art Music para o prêmio TOPBLOG 2011. O link para votação é: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257 - As formas de votação são por E-mail ou Twitter.

Espero ter Ajudado Vocês! Bom som!

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola! eu gostaria de saber como coloco os efeitos da guitarra no Amplitube 2.
    E quando abro o programa, ele faz uma ruído alto, como tiro isso?
    Já instalei o "Asio4ALL v2" tbm, já configurei o programa para usar o Asio como o tipo de áudio, mais o problema mesmo é os pedais, sei adiciona-los, mais como nunca fiz aula, não sei regular para usar os efeitos, já sei escolher os Presets, mais os escolho e eles não funcionam!
    Me ajudem. Desde já agradeço!
    Caso prefira responder por Email = John_akimichi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá John!

    Olha amigo, os efeitos dos Simuladores Virtuais não são difíceis de usar, na verdade é bem simples. No Amplitube 2 você apenas tem que escolher o pedal, escolher as posições certas dos knobs (isso vai da sua preferência) e usar.

    Quanto a história do ruído, existem diversos fatores que podem estar causando ele. Desde um mal contato do cabo quando ligado no PC até a instalação elétrica da sua casa, aterramento do PC e etc. No caso do cabo, quando ligamos ele no PC precisamos de um Adaptador P10 > P2, e existem dois tipos, os Mono e Stereo. Os Stereo geralmente deixam uma ponta do Plug P10 pra fora e não fica muito justo, podendo causar interferências e os ruídos. Isso se resolve colocando um apoio embaixo do cabo quando conectado ao pc. Você pode também usar um P2 Mono ou então comprar um cabo P10 > P2, que é o que eu acho mais eficiente. Ah, as lâmpadas fluorescentes também causam muita interferência na instalação da casa, o que pode gerar os ruídos se a instalação da sua casa não estiver bem feita. O Monitor do Computador também causa isso. Mas todos esses problemas podem ser resolvidos com uma tomada bem aterrada.

    Ah, vi que você também tá com dificuldade pra usar os efeitos. Diante disso recomendo que você leia essa postagem, onde tem uma explicação de alguns efeitos e dos knobs e suas funções em alguns pedais de efeito:

    http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/pedais-quais-comprar-quais-efeitos.html

    Também recomendo que você leia essa postagem, que fala justamente do chiado quando a Guitarra é conectada ao PC ou ao Amplificador:

    http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/guitarra-com-chiado-existem-solucoes.html

    Espero ter Ajudado! Abç!

    ResponderExcluir
  4. Valew cara' Vou ler e se não der não tem problema, estou perto de comprar a Minha X-Vamp e um cubo' Dai é só alegria!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Opa, assim tá muito bom rapaz... É só alegria mesmo!

    Quando comprar o Cubo, não se esqueça de ligar ele em uma tomada de 3 furos e bem aterrada. Quando um Cubo não é ligado em uma tomada com aterramente de boa qualidade ele emite muitos ruídos, chidos e etc. Além disso, a tomada aterrada previne um pouco o risco de curtos no aparelho!

    Boa Sorte, Abç!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tá aee uma coisa que eu não sei fazer! kkkkkkkk'
    Estamos financiando nossa casa pela Caixa Econômica, mais não sei se as tomadas serão de três furos e aterradas.
    Eu posso usar uma Régua ou um Estabilizador no caso de a tomada não ser aterrada? XD'
    Melhor' Vou pedir pra um eletricista fazer isso pra min! kkkkkkkkk'
    Desde já, Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Que bom hein, casa nova é sempre muito show!

    Quanto a história da tomada aterrada, é o seguinte: Deverá ser comprado uma barra de cobre, ferro, não sei o material certo. Essa barra tem + ou - meio metro. Ela deverá ser colocada no chão da casa, e ficar completamente dentro dele (ou sobrar uns 10cm pra fora) e o fio do 3º furo da tomada (o de baixo) deverá ser ligado nesta barra de ferro ou cobre que está no chão. Por isso se diz aterrada. Depois eu vou fazer um Post sobre isso.

    Como já falei, isso diminui as interferências que causam os ruídos que ficam geralmente nos Amplificadores e até nos Computadores quando usamos os simuladores. Além de previnir o equipamento de curtos circuitos e etc.

    Acho que sua casa já virá com isso, pois no Brasil agora tem uma Lei que obriga a todas as residências que tem obra cadastrada a fazer a instalação com esse tipo de tomada, só não sei se essa lei já entrou em vigor...

    Quanto aos estabilizadores, recentemente vi um caso em que um cara morava em um apartamento que não tinha fio terra nas tomadas, então ele comprou um Módulo Isolador Estabilizador da Microsol e resolveu o problema dele. Esse equipamento simplesmente criou um fio terra e resolveu o problema dele com aterramento, pode ser uma possível solução pra você.

    Se quiser dar uma olhada, acesse o link: http://www.apc.com/products/family/index.cfm?id=449

    Abç!

    ResponderExcluir
  9. Valew cara' Qualquer coisa, eu ti aviso quando a casa ficar pronta! kkkkkk'
    Abraço!

    ResponderExcluir