sexta-feira, 11 de março de 2011

Afirmador Cordal, o que é? Pra que serve?

Afirmador Cordal ou simplesmente Afirmador. Muitas vezes nunca se sabe nem o que é isso, mais quando se precisa... Eu também não sabia o que era isso, mais tava começando no violão, peguei um emprestado da minha prima, e ele tava com o tambo meio aberto na parte de trás. Fui até a loja de Instrumentos (Eletrônica Santa Rita, sem dúvida é uma ótima loja) e comprei um jogo de cordas novas. Quando o cara que me vendeu as cordas, colocou também e afinou o violão (o interessante é que eu conheço o cara, mais não sei o nome dele. kk.), quando ele percebeu a abertura ele me indicou que comprasse esse tipo de peça. Essa peça prender as cordas do violão ao invés do Cavalete, e com sua pressão, aperta o tampo e retira a tensão do cavalete (caso do cavalete de plástico dos violões mais simples), um destes dependendo da qualidade é claro, deve ser uns
R$ 25.00 e com mais os gastos com o Luthier. Mas vale a pena comprar um destes, você não se preocupa com nada, praticamente, pois seu tampo impossivelmente irá arrebentar e o seu cavalete possívelmente nunca irá arrebentar.
Bom para quem está precisando de um destes é sempre bom saber mais um pouco, e pra quem não está precisando não custa quase nada colocar um, pois nunca se sabe né.

Fotos:

Afirmador Comum para violão de 6 Cordas (Violão Padrão) repare na parte da frente os furos por onde as cordas passam e a parte de tras que é parafusada no violão.

Afirmador em um Violão de 6 Cordas (Violão Padrão), repare o furo atrás onde o parafuso fica.




Espero ter Ajudado.

7 comentários:

  1. Procurei em mtos lugares como instalar o cordal, e por mais simples que seja ninguem explicava, MUITO OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  2. Vlw mano, ajudou muito, vale a pena comprar então. Vou instalar pra garantir q o cavalete não vá descolar.

    ResponderExcluir
  3. senti o violão um pouco mais macio quando instalei o cordal. Isso tem alguma relação, ou foi puro efeito psicológico?

    ResponderExcluir
  4. muito curioso sempre usei cordal 40 anos agora comprei um violão nylon takamine gc5 tenho duvidas se coloco ou não uuuuuff

    ResponderExcluir
  5. Hedem Martins, acho mesmo que é só furar com uma broca proporcional ao parafuso...

    ResponderExcluir
  6. Como faco para comprar gente?? Meu zap chama 82998069799

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo comprar uma viola, pode me indicar uma com um precinho, e qual marca é boa pra iniciante

    ResponderExcluir