quinta-feira, 3 de março de 2011

Afinando o seu Violão.

Como Afinar um violão é a coisa mais difícil para um Iniciante, decidi fazer esse post dando dicas para quem está com esse problema.
É extremamente Impossível um Iniciante no violão conseguir afiná-lo de ouvido quando está começando, pois o seu ouvido não está acostumado com o som das cordas do violão, e você não tem as bases dos sons e etc.
O que eu recomendo é que você Iniciante Compre um AFINADOR DIGITAL. Ele ajuda muito a Afinar o Violão, e com o tempo se acostumando com o som você poderá afinar sem o auxílio dele.

Um Afinador Digital funciona dessa maneira: Ele vem com uma tela LCD ou com apenas algumas LUZES:
A LUZ VERMELHA DA ESQUERDA serve para indicar que suas cordas estão frouxas, ou seja, seu violão está desafinado, e você precisa apertar as tarrachas para poder chegar a afinação. A LUZ VERDE serve para indicar que seu violão está Afinado. A LUZ VERMELHA DA DIREITA serve para indicar que as cordas do seu Violão estão muito apertadas, então você deve afrouxar as tarrachas para que a Luz Verde ascenda.

Já com o Afinador de Tela LCD, muitas vezes você tem a Representação das cordas por Letras chamadas de Cifras (a tabela com a representação das cordas está logo abaixo) e uma seta que indica se seu violão está afinado. Se você tocar uma corda e a seta apontar para a esquerda quer dizer que você tem que apertar a corda. Se a seta apontar para a direita quer dizer que você tem que afrouxar a corda.

Ainda existem modelos de afinadores LCD que possuem um ponteiro digital, que indica se sua corda está afinada ou desafinada, e é bem fácil de entender.

Lembre-se que a frequência das cordas do Violão é de 440 Hertz (vibrações por minuto). Então procure ajustar seu afinador se ele não vier ajustado.

O Nome e a representação das cordas do violão de baixo para cima:
1ª corda, a mais fina de som mais agudo(entre todas). Localizada na parte de baixo, tocada solta tem como som a nota E(MI).
2ª corda, contando de baixo para cima não pode esquecer, tocando ela solta tem como som a nota B(SI).
3ª corda, sempre contando de baixo para cima, tocando ela solta tem como som a nota G(SOL).
4ª corda, tocando ela solta tem como som a nota D(RÉ).
5ª Corda, tocando ela solta tem como som a nota A(LÁ).
6ª corda, a mais grossa e de som mais grave, tocando ela solta tem como som a nota E(MI).

Essas letras E B G D A E são as letras que possívelmente irão aparecer no seu afinador.

Link de uma Vídeo-Aula que ensina como Afinar seu violão feita pelo CIFRA CLUB:
http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/536/

Nessa Vídeo-Aula além de ensinar o método do Afinador, eles ainda ensinam como Afinar com a Regra da 5° casa, Como Afinar pelo DIAPASÃO, e como Afinar por programas instalados no seu Computador.

Abaixo várias fotos sobre o explicado:

 Afinador LCD Tagima, ele é grampeado no braço na mão do seu violão e apresenta a representação das cordas e quando a luz verde ascende, quer dizer que tal corda estará afinada.


 Diapasão de Sopro, cada um desses canos representam uma corda do violão, e quando soprados representam o som da corda, mantendo a mesma frequência de 440 Hertz.
 Outra espécie de Afinador Eletrônico, ele é também grampeado na mão do Violão, mais não apresenta tela de LCD, então se deve olhar a representação das cordas nas bolinhas da esquerda, quando elas ascenderem, e a afinação nos quadradinhos da direita, a corda estando certa e o quadradinho aceso no número 0, quer dizer que tal corda está afinada.

 Diapasão de percusão, deve se bater esses dois ferrinhos da ponta em uma superfície sólida, como em sua perna por exemplo e depois encostar a bolinha no tampo do violão, e ele irá emitir a frequência de vibrações da 5° corda , a corda A (lá).



Este é outro tipo de Afinador LCD, ele também é grampeado na mão do violão, mais possui um ponteiro digital, e quando este ponteiro chega na seta que aponta para baixo (a seta do meio) a tela deste afinador fica verde, e esse é o sinal que tal corda já estará afinada.


Este é o tipo de Afinador que só apresenta luzes, você pode ver em sua forma que ele apresenta as luzes vermelha para indicar que a corda está desafinada e a verde para indicar que a corda está afinada. Já as Luzes vermelhas de baixo ascendem para indicar que corda está sendo afinada. Este tipo de afinador não é grampeado, fica apenas á uma distância de + ou - 50cm do violão, ou também pode ser plugado, se o violão for elétrico por exemplo.





Espero ter Ajudado Vocês!

2 comentários: