Arquivo para Iniciantes

Fala Galera! Aqui você irá encontrar todos os nossos arquivos correspondentes aos iniciantes! Espero que gostem... Bom Estudo! Existem também as outras páginas que contêm arquivos necessários a um iniciante, como a Página de Técnica Musical e a página de Instrumentos e Equipamentos.

REUNIÃO DE POSTAGENS PARA INICIANTES:

Indicações para você que é iniciante e quer aprender a tocar Violão.

1° - Indico o Site Cifra Club para aprender e conseguir Cifras de muitas músicas, e até assistir video-aulas ensinando como tocar a música. : http://www.cifraclub.com.br/, e para você que é iniciante tem alguns vídeos explicando como começar e etc, a seguir o Link de todos os vídeos para iniciantes que consta no site:

Qual violão comprar? - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/535/
Como Afinar seu violão. - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/536/
Como ler Cifras. - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/540/
Como Tocar sua primeira Música. - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/539/
Intervalos Teoria Musical - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/641/
As partes do violão. - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/639/
Introdução a teoria Musical - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/638/
Postura: Como tocar seu violão - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/602/
Como ler Tablaturas Parte 1 - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/202/
Como ler Tablaturas Parte 2 - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/131/
As Notas musicais e suas representações nas Cifras - http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/130/

Ai uma lista dos vídeos que eu já vi, e que recomendo, a resolução é muito boa para assistir e até baixar pra assistir no pc, é bem explicado, e facilita bastante pros iniciantes.


E ainda qualquer cifra que você precisar você encontra no site. Sem dúvidas o Cifra Club é o melhor site de Cifras e vídeo-aulas do Brasil.
_________________________________________________________________________________________

A Improvisação
 
Fala Galera! Hoje venho apenas dar uma dica um pouco breve, mas muito importante para você músico em geral. Vou falar sobre a Improvisação, seja ela em Guitarra ou Violão. Esse é um assunto que também causa muita polêmica. Então vamos ao Post:


O que é Improvisação? A Improvisação é o ato de improvisar determinados sons em determinado Instrumento. Ela é importantíssima para o Músico deixar sua marca, seja até em música de outros artistas. Improvisação é sair da formalidade e das regras de um solo por exemplo, e explorar mais as Escalas para deixar esse solo com a sua cara. Essa Improvisação vem ganhando muito espaço hoje em dia, abragendo não apenas aos Músicos profissionais, mas os Inciantes que estão começando a se adaptadar e conhecer seu Instrumento. Brevemente irei postar um pequeno Curso sobre as Escalas para vocês começarem a adiquirir a Improvisação em suas Músicas.

O que é que a Improvisação causa em uma Música? Muito simples. Ela causa uma pequena mudança em uma parte ou outra parte da Música. Mas essa mudança faz com que as características da Música mudem, fazendo que ela seja conhecida por tal improvisação tão marcante. Muitas pessoas acham a Improvisação pouco fundamental no aprendizado, mas muito pelo contrário, a Improvisação é fundamental para que um Músico consiga criar suas características em qualquer Música que tocar. Vou explicar uma situação real para vocês:
Muita gente que é fá da Banda Guns N' Roses, que acabou se desmachando e tendo seus componentes, com excessão do vocalista, renovados. O Componente da banda que causou uma maior falta Mundial, incluindo eu também, foi o Guitarrista Slash. Slash era famoso por seus solos marcantes em sua Guitarra Gibson Les Paul. Era dele a criação de quase todos os solos e bases das músicas que até hoje fazem sucesso com o Guns N' Roses. Slash saiu, outros Guitarristas passaram pela banda, até que em um tempo atrás a Banda decidiu contratar mais um Guitarrista. Esse Guitarrista era DJ Ashba. DJ Ashba ficou com o lugar de Slash, o que exige muita responsabilidade. Ele continuou mantendo a tradição das Guitarras Les Paul, acho que não por motivos "tradicionais", mas pela qualidade dessas Guitarras diante das músicas da Banda. Dai hoje quando as pessoas vão à um show do Guns N' Roses e DJ Ashba está tocando uma Música como Sweet Child O' Mine, eles acham que ele vai simplesmente imitar o Slash. Não é isso que acontece, o DJ Ashba faz sim os solos da Música corretamente, mas com modificações que faz com que as pessoas lembrem que não é o Slash que está tocando lá em cima do palco. Isso acaba causando um pouco de frustração nos fãs, por isso muitos preferem escutar os Cd's mais antigos, que mantêm a formação inicial da Banda, com o Guitarrista Slash e os demais componentes. Hoje o Slash está em uma outra Banda, formada por ele mesmo que conta com outros grandes Músicos e vem cantando alguns sucessos dos grandes tempos do Guns N' Roses, a banda Velvet Revolver.


Posso usar a Improvisação em qualquer Música? Isso dai é questão de gosto. Mas se você for tocar para um grande público, alguns podem achar que você está tocando a Música incorretamente. Se isso acontecer e for possível, toque novamente a Música em sua versão original. Depois disso mantenha a Música com sua improvisação. Com o tempo as pessoas irão perceber que aquilo não é um erro e sim uma Marca da sua presença na execução da Música. Não se esqueça que a Improvisação também é o ato de modificação geral de uma Música. Você pode gostar de uma letra de uma Música, mas pode não gostar do ritmo. Sendo assim basta fazer uma nova Melodia e adequar a Letra da Música nesta Melodia. Lembrando que quando for fazer isso e for divulgar a sua nova versão deverá pedir uma autorização ao responsável pela criação da letra ou divulgar a música mostrando que é uma norva versão da Música de tal compositor. Se você divulgar uma coisa que não lhe pertence poderá ser processado por Plagio e também perderá toda sua reputação diante dos fãs.

Observações: Você nunca deverá tentar fazer qualquer improvisação sem um breve conhecimento sobre Escalas. Estou preparando uma breve explicação sobre escalas, então esse post foi meio que uma Introdução da Introdução. Acho que Sábado (amanhã) irei postar a Introdução do Curso de Escalas e Segunda-Feira irei postar o primeiro assunto deste Curso. Aguardem pois isso irá lhe servir muito.

Qualquer dúvida ou sugestão sobre essa ou qualquer postagem disponível neste Blog pergunte pelos comentários. Iremos lhe responder rapidamente.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta você clicar no selo que está presente na parte lateral direita da página do Blog anunciando a votação. Você também poderá acessar a página especifiac para votação clicando no link abaixo. As formas de Votação são pelo Twitter ou por E-Mail.
Link para Votação:http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Então é Isso Pessoal, aguardem o Curso de Escalas e tenham um Bom Estudo!

Espero ter Ajudado!
_________________________________________________________________________________________

As Partes do Violão - Definições

Fala Galera! Fiz uma postagem falando sobre os componentes (Partes) do Violão e suas qualidades. Sendo isso falei de várias Partes do Violão, e pra quem é iniciante pode ter sido um pouco difícil, pois ainda não deve conhecer o Instrumento perfeitamente. É por isso que resolvi fazer esse post, com fotos e definições das Partes do Violão. Então vamos ao Post:

Estrutura básica do Violão: O Violão na sua estrutura básica conta com o Headstock, o Braço e o Corpo. É como a estrutura do corpo humano que contra com Cabeça, Tronco e Membros. Essa é a forma básica do Violão, mas existem outras partes menores, mas não menos importantes que serão mostradas aqui. Dito isso, iremos seguir agora para as definições básicas de cada uma dessas pessas.


Headstock ou Mão: O Headstock ou Mão do Violão é a parte onde ficam as tarraxas. Essa parte fica antes do Braço e junto das tarraxas, prendem as cordas do Instrumento. Existem vários modelos de Headstock, principalmente quando se troca o tipo das cordas suportadas pelo Violão, ou seja, o Headstock de um Violão com cordas de Nylon é diferente do Headstock de um Violão com cordas de Aço. Abaixo a foto de um Headstock de um Violão de Nylon:



 Tarraxas: As tarraxas Regulam e seguram a Afinação do Violão. Elas são uma espécie de engrenagem e geralmente são feitas de metal com a ponta de plástico. Esse modelo com pontas de plástico é mais típico dos Violões com Corda de Nylon. Os Violões que suportam Corda de Aço costumam ter as tarraxas em metal e a ponta também em metal. As Tarraxas permitem afrouxar e arrochar as cordas, bem como mantê-las na afinação correta. Abaixo a foto de 3 das 6 tarraxas de um Violão com cordas de Nylon:



Pestana, Capotraste ou Nut: Essa peça pode ser feita de vários materiais, como já expliquei no post anterior. Os mais populares são o Osso, o Plástico e o Metal, embora seja um pouco difícil achar um Nut feito de metal. Esse Nut serve de guia para as cordas chegarem até as tarraxas e para elas se alinharem no braço do Instrumento. O Nut também determina o espaço entre as cordas, já que possui uma espécie de carrilho para a passagem desta corda. Ele também determina a altura das cordas, já que ele fica um pouco mais elevado do que a escala. Abaixo a foto de um Nut em um Violão de Nylon (é esta parte branca):




Escala ou Espelho: O nome espelho é muito pouco usado, geralmente se usa mais Escala, então é isso que vamos considerar. A Escala é a superfície que fica no Braço do Instrumento, a parte de Madeira que é mais escura. A Escala serve para sustentar os Trastes, além é claro permitir que pressionemos as cordas dentro das casas para produzir o som. Abaixo uma foto da Escala (os ferrinhos são os trastes, a Escala fica entre os Trastes):



Trastes: Os Trastes são barras de Metal dispostas na Escala. Eles servem para indicar onde a nota deve ser tocada, ou seja, divide a Escala em casas: 1º casa, 2º casa, começando pelo Nut até a Boca do Violão, que é onde acaba a Escala. A Casa realmente está localizada entre dois trastes, com excessão da primeira que está localizada entre o Traste e o Nut. Abaixo a Foto dos 2 primeiros trastes e o Nut:




Marcações: As Marcações podem ser de vários tipos, sendo que o tipo mais comum são as bolinhas, então é isso que vamos considerar. Essas Marcações servem para guiar o usuário/músico no Braço do Instrumento. Essas Marcações podem vir tanto na Escala, na região das casas, quanto na parte superior do Braço, acima da Escala. Não são todos os Violões que possuem Marcações em sua Escala nem na parte Superior do Braço, mas você poderá colocar essas Marcações na Escala levando seu Instrumento a um Luthier e comprando em qualquer loja de Instrumentos Musicais a Marcação que lhe agrade. Abaixo a foto das Marcações até a 9ª casa:



Tensor: O Tensor é uma haste de metal, fibra de carbono ou madeira rígida que fica dentro do Braço do Instrumento. A função deste Tensor é reforçar o Braço contra a tensão das Cordas, ou seja, para que Braço sofra menos com a tensão das Cordas. Ele também serve para ajustar a Curvatura do Braço, fazendo assim uma regulagem mais rápida no Instrumento. Hoje em dia a maioria dos Instrumentos possuem Tensor, mas pode have uma excessão. Abaixo a foto do popular Tensor Dual-Action/Bi-Direcional que é muito usado nos Violões:




Boca: A Boca do Violão é responsável pela projeção do som. Como o Violão é oco por dentro, a boca faz com que o som gerado pelas Cordas entre e se propague por todo o Instrumento e ambiente. Este é o motivo pelas Guitarras não produzirem som, ou produzirem som muito baixo quando tocadas desligadas. Elas são maciçãs e não possuem boca. Uma excessão é a Guitarra Semi-Acústica, que é oca mas sem boca. O som dela é a Mistura do som do Violão Acústico com o som da Guitarra Elétrica. Abaixo a Foto da Boca de um Violão:




Mosaico: O Mosaico é a decoração que fica ao redor da boca. Essa decoração pode servir também para reforçar a região da Boca do Instrumento, mas normalmente é responsável apenas por decorar. Pode ter vários desenhos, sendo que na maioria das vezes o desenho é uma mistura de Arte Abstrata com outra coisa estranha. A foto acima mostra também o Mosaico, então não é preciso postar uma nova foto.

Cutway: O Cutway é um corte feito no Corpo do Violão que permite o acesso as Casas mais agudas da Escala. Existem também vários modelos de Cutway que podem ser encontrados em diferentes tipos de Violões. Nem todos os Violões possuem Cutway, coisa que eu acho um absurdo, pois uma pessoa que não tem um breve conhecimento do Violão pode se prejudicar no momento que for comprar seu primeiro Instrumento. Abaixo a Foto de um Cutway:




Rastilho: O Rastilho é uma pecinha branca, assim como o Nut, que se encontra no Cavalete do Violão. Ele pode ser feito de plástico, osso e metal, sendo que ainda existem outros materiais, só que pouco usados. Ele serve para apoiar as cordas do Violão e também interfere na altura das Cordas em Relação ao Braço do Instrumento, e essa é mais uma semelhança com o Nut. Abaixo a Foto do Rastilho (a pecinha branca):




Cavalete: O Cavalete serve de suporte para as cordas e para o Rastilho. É nele que as cordas ficam presas ao Corpo do Instrumento. As cordas dos Violões de Aço costumam ser presas também por pinos, mas as dos Violões de Nylon são presas apenas por nós ao redor do Cavalete. Abaixo a foto de um Cavalete de um Violão de Aço, repare que os Pinos que prendem as cordas ficam antes do Rastilho:




Roldana: A Roldana é uma pequena peça que segura a Correia no Violão. Elas costumam ser feitas de Metal, mas também sao encontradas de Plástico. São vendidas em pares, pois é preciso de duas para que a fixação da Correia esteja completa. Nem todos os Violões possuem Roldana de Fábrica, mas isso não é problema pois elas poderão ser colocadas a qualquer momento por um Luthier. Existem também, Violões que tem um sistema chamado Jack Roldana que além da Correia, suporta também um Sistema para Ligação do Cabo que será ligado em uma Caixa para amplificar o som do Instrumento. Abaixo uma foto que mostra a Jack Roldana (Essa pecinha circular):

 
Jack: O Jack é uma pequena estrutura que serve para plugar o Cabo no Instrumento. Esse sistema é disponível apenas em Violões Eletro-Acústicos, que podem ter seu som Amplificado ao serem ligados em uma Caixa. O Jack também é comum em Guitarras. A Foto Acima mostra O Jack Roldana, que é o sistema de Roldana e Jack em uma mesma estrutura, por isso que eu não irei postar mais uma foto do Jack.

Equalizador: O Equalizador é um Sistema que Ajusta o Áudio em quanto o Instrumento estiver Ligado em uma Caixa para Amplificação. Ele permite que você regule a Equalização do Áudio do seu Violão sem precisar mecher em outros equipamentos, apenas precisando mecher no seu própio Violão. Esse Equalizador pode também ter sistema de Afinador e alguns efeitos como o Chorus já integrado, porém um Equalizador mais complexo custa mais caro. Ele não costuma vir em todos os Violões, mesmo que seja Eletro-Acústico, mas hoje em dia é difícil encontrar um Violão Eletro-Acústico sem Equalizador. Esse sistema também poderá ser colocado em qualquer Violão, desde que esse tenha a estrutura necessária para suportar o tamanho do Equalizador. Para mais detalhes visite nossa postagem específica que fala sobre a Amplificação de um Violão e envolve os Equalizadores: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/04/amplificacao-de-um-violao.html . Abaixo uma foto de um Equalizador:

Este é o Pré CTP - 2 usado no Violão Takamine TSF-40C. Possui Afinador e 6 Bandas de Equalização, um exemplo de equalizador!


Quem quiser dar uma olhada, existe um vídeo feito pelo Cifra Club explicando essas Partes do Violão. O Link é: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/tecnica-e-teorica/639/

Então é isso Galera! Espero que vocês estejam ficados cientes das partes que compoem seu Violão. Qualquer dúvida ou sugestão basta enviar um comentário e nós responderemos imediatamente.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta você clicar no selo que está presente na parte lateral direita da página do nosso Blog ou clicar no link abaixo. Você pode votar por meio do Twitter ou pelo E-mail.
Link para votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero ter Ajudado Vocês!
_________________________________________________________________________________________

 A Qualidade dos Componentes do Violão

Fala Galera! Hoje estou aqui para alertar vocês falando sobre os componentes principais do Violão e suas qualidades, para que na hora da compra você não fica por baixo. Então vamos ao Post:


Este post falará dos seguintes componentes presentes em um Violão:
Corpo
Cavalete
Rastilho
Escala
Trastes
Cordas
Pestana/Capotraste
Tarraxas
Braço
Cada um terá seu tópico único, onde deverá ter suas características padrão.

Corpo: O Corpo do Violão envolve também o Tampo. Apesar do Cavalete e do Rastilho também pertecerem ao Corpo do Violão, neste tópico falaremos do Corpo em si. Esta parte do Violão costuma ser feita de madeira, mas ai é que tá o problema. O tipo da madeira usada é importantíssimo para o resultado final do timbre do instrumento, claro que os outros componentes precisam estar em harmonia conjunta, mas o que pesa mais é a qualidade da madeira usada no Corpo. O Tipo de Madeira mais usada na construção do Tampo é a Spruce que dependendo também da sua qualidade enriquece muito o Timbre do Instrumento.  Existe também o Solid Spruce que é o descendente mais avançado do Spruce que enriquece ainda mais o Timbre. Também existem os Solid Cedar e outros tipos de Madeira que não ficam por baixo. As outras partes do Corpo com excessão do Tampo costumam ser produzidas com Rosewood, uma Madeira muito comum e usada na construção de Corpos de Violões em geral, mas também existem Instrumentos com corpo feito em Basswood e outros tipos de Madeira. Uma dica para saber se o Corpo do Violão tem uma qualidade já avançada é observar as raspas na madeira, uma espécie de noda que o Verni não consegue esconder (pelo menos em alguns tipos de Violões). Quanto mais raspas, maior a qualidade da Madeira usada na construção do Corpo.

Cavalete: O Cavalete fica sobre o Tambo do Violão, um pouco antes da Boca do Instrumento. Ele é responsável por segurar as cordas ao Violão. Principalmente por causa dessa função, esse componente tem que ser bem observado e deve ter uma ótima qualidade. Ele costuma ser produzido com a Madeira conhecida como Rosewood, a mesma usada na construção do Corpo. Esse tipo de Madeira é bem resistente e aguenta bem a tensão das cordas. Existem no mercado Cavaletes de Plástico. Esse tipo de Cavalete costuma vir em violões mais simples, produzidos por empresas pequenas e pouco conhecidas. Esse tipo de Cavalete não tem praticamente resistência alguma, mas depende muito do tipo do Plástico, pois tem uns mais fracos e outros mais resistentes. Os Resistentes ainda seguram as cordas com firmeza, mas não é aquela firmeza dos Cavaletes feitos de Rosewood. Mas se seu Violão tem cavalete de plástico não se assuste! Você pode por nele um Afirmador Cordal para que o Cavalete não seja forçado e não estoure ou arrebente. Se arrebentar procure um Cavalete feito de Madeira, existem vários tipos de Cavaletes à venda no Mercado, então procure um que encaixe no seu Violão e procure um Luthier para fazer o trabalho. (Para saber mais sobre Afirmadores Cordais, visite a Postagem: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/afirmador-coldal-o-que-e-pra-que-serve.html )     

Rastilho: O Rastilho é uma pequena peça que se encaixa no Cavalete do Violão, independente mente se ele for equipado com cordas de Aço ou Nylon. Ele costuma ter duas formas principais de construção, que se destinam para os dois tipos de Corda usada no Instrumento. Os Rastilhos de Violão com Cordas de Aço costuma ser mais baixos e arredondados. Já os Rastilhos de Violão com Cordas de Nylon costumam ser um pouco mais altos e quadrados. Eles são feitos de dois materiais principais: Plástico e Osso. Os Rastilhos de Plástico não são ruins, mas costumam desgastar muito, principalmente nos Violões com Corda de Aço. Já os Rastilhos de Osso não desgastam tão fácilmente, mesmo que seja usado com Cordas de Aço, porém são mais caros e difíceis de encontrar comparado ao de Plástico. O recomendado é que você equipe seu Violão com Rastilho de Osso, para evitar problemas e deixar o Timbre perfeito.

Escala: A Escala fica em cima do Braço e em baixo dos Trastes. É onde nós pressionamos as cordas com o dedo, ou seja, as casas são a Escala e os Trastes são os divisores. A Escala também costuma ser feita com Rosewood, mas também é feita com os descendentes do Rosewood. Uma boa Escala deve ser bem lixada, e isso deve ser observado olhando seu brilho e polimento. Nos Violões mais simples, a Escala costuma vir de madeiras comuns, ou um tipo de Rosewood mais simples. Em cima dessa escala eles botam uma espécie de cobertura de borracha, tinta, não sei bem o que é. Fica até legal, mas o problema é que quando você vai tocando a tinta vai saindo e sua Escala fica com partes na madeira pura, sem a cobertura da tinta. Isso não fica muito bonito, mas não interfere na tocabilidade. O Importante é ter a Escala né, por que sem Escala não dá pra tocar nada!

Trastes: Os Trastes ficam em cima da Escala. São eles que dividem a Escala em Casas, facilitando a nossa tocabilidade e execução. Existem vários tipos de Materiais usados na construção de Trastes. Os mais usado na construção de Trastes é o Alpaca, porém o melhor é a Prata. O material mais imprópio mas que ainda é usado na construção de Trastes é o Alumínio. Trastes de Alumínio desgastam mais fácilmente do que os outros, por isso costumam ser mais baratos. Mas se seus Trastes desgastarem e você não quiser comprar outro instrumento você terá que fazer uma troca de Trastes, um trabalho muito perigoso para a Escala e muito caro também. Então vale apena pagar um pouco mais no primeiro Instrumento com Trastes melhores do que ter que gastar muito mais depois. Trastes feitos em Prata ou que usam alguma porcentagem de Prata na sua composição é mais resistente, possui uma ótima performance e praticamente não desgasta. Existem também as diferenças de Trastes como Jumbo, Normal, Extra Jumbo. Isso é uma interferência ao tamanho geral do traste, já que os Jumbo são mais largos e mais elevados. Tendo isso em mente dá pra se ligar nos outros tamanhos.

Cordas: Tá na cara que todo mundo sabe o que são as Cordas né? É onde agente toca pra sair o som. A qualidade das Cordas interfere muito no Timbre de um Violão. Isso não é um problema para se observar na hora que for comprar um Violão, pois você pode fazer uma troca de cordas a qualquer momento. O problema é observar o tipo de corda que você deseja na hora que for comprar seu Violão. É importante decidir entre Aço ou Nylon, pois a construção total de um Violão depende da corda que ele irá suportar. Trocar as cordas de um Violão Nylon por um cordas de Aço, por exemplo, não é nada recomendado. Poderá danificar muito o Instrumento. Cordas de Nylon costumam ter o som mais fechado, usado principalmente na Bossa Nova, Samba e Solos de Músicas em geral por sua presença sonora, mas se encaixa em outros estilos também pois música não tem regras de Cordas à serem usadas. As Cordas de Nylon também são mais macias e é por isso que são indicadas principalmente aos iniciantes. As Cordas de Aço tem um som mais Brilhante e é usada principalmente no Sertanejo, Rock e outros estilos. Elas marcam mais os dedos e fazem eles doer mais, e é por isso que é indicada para pessoas que já tocam à um certo tempo e se acostumaram bem as Cordas de Nylon. Escolhendo o Violão que suporte a Corda que desejar você não precisa se preocupar com a qualidade das cordas originais, claro que quanto melhor vier será mais útil, mas você poderá fazer uma troca de Cordas a qualquer momento, equipando seu Violão com Cordas Melhores.

Pestana/Capotraste: Este componente do Violão é aquela pecinha que fica ente a Escala e o Headstock do Instrumento. Ela alinha as cordas na escala junto com o Cavalete. É ele também que levanta as cordas um pouco para que elas não passem muito baixas direito para o Headstock. Em outros Instrumentos de Corda como o Dobro, essa peça é muito alta e não permite que nós pressionemos as cordas na Escala. Ela costuma ter duas construções assim como o Rastilho. Ela tem um tamanho específico para Violão com Cordas de Nylon e Violão com Cordas de Aço. A Pestana destinada aos Violões com Cordas de Aço é mais fina, de acordo com o Braço do Violão, mas o comprimento fica o mesmo padrão da Pestana para violão com Cordas de Nylon. A Pestana para Violão com Cordas de Nylon é mais larga, relacionada também ao Braço que costuma ser mais largo. Já em comprimento, segue o mesmo padrão da Pestana para Violão com Cordas de Aço. Eles podem ser feitos de Osso ou Plástico, sendo o de Osso mais resistente.

Tarraxas: Nós temos uma postagem exclusiva sobre Tarraxas e Headstock já disponível, quem quiser acessar basta clicar no link: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/tarraxas-e-headstock-saiba-mais.html . As Tarraxas também mudam de acordo com a Corda Suportada no Violão. A Construção para Violões com Cordas de Nylon costuma ter uma espécie de rolo para cada corda, só que na forma Vertical. Já os Violões com Cordas de Aço costumam ter as Tarraxas semelhantes as de uma Guitarra, com o rolo mais fino e posicionado na Horizontal. Porém existem Violões de Aço mais simples que contam com os rolos na Vertical, mas com sua construção feita em Metal e não em Plástico como costuma ser feita a Construção de Rolos de um Violão com Cordas de Nylon. O Violão Michael VM15T é um exemplo de Violão de Aço com rolos na Vertical. O Violão Crafter HTC-24EQ é um exemplo de Violão de Aço com rolos na Horizontal.

Braço: O Braço do Violão é a parte onde a Escala e os Trastes se localizam. Eles costumam ser colados ao Corpo do Instrumento. Já na Guitarra, além de colados ao Corpo eles também podem ser parafusados ao Corpo. O Braço também é feito em Madeira, e conta com um tipo especial mais usado que é o Maple. Também existem os Braços Natos e os feitos de Basswood e seus descendentes. Hoje em dia eles costumam vir com Tensor para Ajuste completo, chamado de Tensor Dual-Action ou Bi-Direcional. Quase todos os Violões, mesmo os mais simples estão vindo de fábrica com este tipo de Tensor. A Madeira do tipo Maple é fácil de perceber, pois tem um tom claro e algumas raspas. Um Braço com tensor desregulado pode causar danos ao Instrumento, por isso assim que comprar seu Violão leve-o a um Luthier, para que ele possa fazer as Regulagens necessárias:

Fotos dos Violões Citados nesta postagem:

Violão Michael VM15T Aço

Violão Crafter HTC-24EQ Aço



Quem quiser dar uma olhada nos Reviews dos Violões mostrados acima feitos pelo Cifra Club e só clicar nos determinados links:
Review do Violão HTC-24EQ da Crafter: http://www.youtube.com/watch?v=p36ftHooQvg
Review do Violão VM15 da Michael: http://www.youtube.com/watch?v=6LUsbrvK2ek

Pensem bem antes de comprar um Violão ou qualquer outro instrumento, veja Reviews, procure a ficha técnica e observe bem os seus componentes no momento da Compra para não sair perdendo. Só compre quando tiver certeza absoluta de que é aquilo que você deseja. E o principal, nunca compre por impulso.

Não se esqueçam de votar no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta clicar no Selo que está presente na parte lateral direita da página do nosso Blog ou acessar o Link abaixo. As formas de Votação são por meio de E-mail ou Twitter.
Link para Votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Então é isso Galera! Espero ter Ajudado!
_________________________________________________________________________________________

Como ler Tablaturas - Parte 2

Fala Galera! Dando continuidade a postagem "Como ler Tablaturas" eu estou aqui para mostrar a segunda parte desse assunto. A primeira parte já foi explicada aqui no blog, caso você ainda não tenha visto, visite o link própio da Postagem: Como ler Tablaturas - Parte 1: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/como-ler-tablaturas-parte-1.html. Ou também visite a seção de Arquivo para Iniciantes, onde essa postagem poderá ser encontrada, além de outras postagem que poderão lhe servir: http://blogartmusic.blogspot.com/p/arquivo-para-iniciantes.html.

Dando continuidade, irei mostrar mais algumas técnicas e suas representações em uma Tablatura: Vamos ao Post:

Vibrato: O Vibrato é uma técnica que é representada pela o acento ~. Quanto mais a quantidade de acentos maior é a inclinação para o som da corda não desaparecer rápido. Essa técnica consiste em tocar a corda em determinada casa e assim que tocar mover a corda para baixo e para cima em uma sincronia possível para que o som da corda não desapareça fácil. De uma forma mais complexa e instrucional o Vibrato consiste em tocar a corda, mover ela para baixo e para cima, rápido ou um pouco lento, com o objetivo de dar sustentação ao som da corda. Abaixo a representação do Vibrato em uma Tab.

E) -----------------------------------/  Corda Mizinha > 1° Corda de baixo para cima
B) ----------------------------------/  Corda Si > 2° Corda de baixo para cima
G) --------5~ ~ ~ ~----------------/ Corda Sol > 3° Corda de baixo para cima
D) ---------------------------------/  Corda Ré > 4° Corda de baixo para cima
A) ---------------------------------/  Corda Lá > 5° Corda de baixo para cima
E) ---------------------------------/   Corda Mizona > 6° Corda de baixo para cima

Nessa representação devemos apertar a Corda Sol (G) na 5° casa e mover ela para baixo e para cima sem sair dessa casa que a corda foi apertada.

Hammer-On: O Hammer-On é uma técnica que é representada pela letra h na Tab (Tab = Tablatura). Essa técnica consiste em apertar uma corda em determinada casa e depois apertar apertar a mesma corda em outra casa sem palhetar, seguindo o primeiro aperto. De uma forma mais complexa e instrucional o Hammer-On é uma técnica que consiste em apertar uma corda em uma casa, tocar essa corda, apertar com outro dedo em outra casa da mesma corda sem soltar o outro dedo, e não tocar. Você deverá ter uma diferença de som entre as duas casas apenas com uma palhetada nessa mesma corda. A seguir uma representação:

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------5h7----------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Na represetação mostrada acima, deve apertar a corda Sol (G) na 5° Casa e tocar, logo após tocar sem dar nenhuma pausa, deve se apertar a mesma corda na 7° casa, sem soltar o dedo da 5° casa.


Pull Off: O Pull Off é uma técnica que é representada na Tab pela letra p. Ele consiste em apoiar um dedo em uma casa mais aguda, e outro dedo em uma casa mais grave, tocar a corda na casa mais aguda e soltar o dedo que aperta essa casas puxando novamente a corda para que ela tenha a sonoridade da casa mais grave. De uma forma mais complexa e instrucional deve se apertar um dedo em uma casa mais grave da escala (3° casa por exemplo) e outro dedo em uma casa mais aguda (5° casa por exemplo), deve se deixar os dois dedos apertando as duas casas e tocar a corda uma vez, após tocar (sem ter nenhum intervalo de tempo), deve se soltar o dedo da casa mais aguda e ao mesmo tempo puxar ele para que a corda tenha também o som da casa mais grave logo após ter o som da corda mais aguda.

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------5p3----------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Nessa representação deve se apertar o dedo 1 (indicador) na 3° casa da corda Sol (G) e apertar o dedo 2 (médio) na 5° casa da mesma corda Sol (G). Deve se tocar a corda sem soltar nenhum dedo, depois deve se soltar o dedo 2 da 5° casa da corda Sol (G) e ao mesmo tempo puxar a corda com o mesmo dedo 2 para que o som da corda Sol (G) apertada na 3° casa também possa soar.

Hammer-On e Pull Off: Essas duas técnicas podem ser tocadas juntas e recebem as mesmas representações: o Hammer-On pela letra h e o Pull Off pela letra p. Como já pode perceber essa técnica é uma junção das técnicas Hammer-On e Pull Off. Ela deve ser feita apertando uma corda em determinada casa, apertando e depois martelando (pressionando) essa mesma corda em uma casa mais aguda da escala e logo depois puxar essa corda apertada na casa mais aguda com o dedo 2 e deixar ela soar com o som da casa mais grave e logo depois martelar novamente a corda na casa mais aguda e ir repetindo o processo. Segue um exemplo:

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------3h5p3h5p3--------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Deve se apertar o dedo 1 (indicador) na 3° casa da corda Sol (G) e tocar a corda, logo em seguida, em um movimento rápido, deve se apertar com o dedo 2 (médio) a 5° casa dessa mesma corda Sol (G), e logo após fazer isso (sem nenhum intervalo de tempo) deve se puxar o dedo 2 (médio) da 5° casa para que a corda soe com o som da 3° casa apertada nessa mesma corda. Em todo esse processo a corda só deve ser palhetada uma vez, tendo em vista que o resto do processo é feito pelo dedo 2 (médio).

Slide: O Slide é uma técnica que tem duas formas. A primeira forma é tocar uma corda em uma casa e deslizar o dedo até uma casa mais aguda. Essa forma é representada na Tab pela barra comum /. A outra forma é a inversão da primeira: deve se tocar a corda em uma determinada casa (exceto a 1° casa) e deslizar ela para uma casa mais grave. Essa segunda forma é representada na Tab pela barra invertida \ , tendo em vista que ela é o inverso da primeira forma. Exemplos abaixo:


1° Forma com Barra Comum.

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------3/5-----------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Nessa forma deve se apertar a corda Sol (G) na 3° casa e deslizar, sem deixar de apertar a corda, para a casa 5° da mesma corda. Não se deve palhetar novamente, a primeira palhetada é suficiente para que soe os dois sons diferentes.

2° Forma com Barra Invertida.

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------5\3-----------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Nessa forma deve se apertar a corda Sol (G) na 5° casa e deslizar, sem desapertar a corda, para a 3° casa dessa mesma corda. Não devemos palhetar novamente, o som da primeira palhetada é suficiente para que o Slide soe perfeitamente.

Ainda existe outra forma que é representada tanto pela barra comum /, quanto pela barra inversa \. Essa forma consiste apenas tocar uma corda nas primeiras casas da escala e deslizar ela até uma casa determinada e tocar uma corda em uma casa determinada e deslizar ela até as primeiras casas. São duas formas diferentes que devem ser representadas de duas formas diferentes:

Ainda existe outra forma que é representada tanto pela barra comum /, quanto pela barra inversa \. Essa forma consiste apenas tocar uma corda nas primeiras casas da escala e deslizar ela até uma casa determinada e tocar uma corda em uma casa determinada e deslizar ela até as primeiras casas. São duas formas diferentes que devem ser representadas de duas formas diferentes:


1° Forma com barra comum.

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------/5------------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Deve tocar a corda Sol (G) nas primeiras casas da escala e deslizar essa mesma corda até a 5° casa. Isso deve ser feito apenas com uma palhetada.

2° Forma com barra inversa

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------5\------------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Deve tocar a corda Sol (G) na 5° casa da escala e deslizar até as primeiras casas sem desapertar a corda. Essa forma é o contrário da primeira, mas ainda só deve ser utilizada uma palhetada para tocar, pois é suficiente para segurar o som incial da corda e o deslizamento.

Palm Muting: O Palm Muting é uma técnica que é representada na Tab pela Letra P e M no início da Tab e não na sua construção como na maioria das técnicas. Ela consiste em montar um acorde comum na escala, apoiar a palma da mão nas cordas, bem próximo do cavalete, e tocar. Dessa forma o som fica abafado. Essa técnica soa melhor em uma Guitarra ou em um Violão Amplificado pois o som fica tão abafado que perde volume. A seguir um Exemplo:

P.M.....      Acorde E - Mi maior.

E) --0-------------------------------/
B) --0-------------------------------/
G) --1-------------------------------/
D) --2-------------------------------/
A) --2-------------------------------/
E) --0--------------------------------/

Essa é a representação do Palm Muting em uma Tab com um acorde. Nessa representação foi usado o acorde E - Mi maior.

Harmônico Natural: O Harmônico Natural é representado na Tab pelas letras H, a, r. Essa técnica consiste em posicionar o dedo em cima de algum traste (5° traste) por exemplo e tocar a corda. Ela terá um som meio abafado mas as cordas irão soar com o som próximo ao som desta mesma corda apertada na mesma casa desse mesmo traste. É uma técnica muito fácil para se fazer na Guitarra ou no Violão. Exemplo Abaixo:

Har.................................................................

E) ------------5-------------------------------------/
B) ----------5---5-----------------------------------/
G) --------5-------5---------------------------------/
D) ------5-----------5-------------------------------/
A) ----5---------------5-----------------------------/
E) --5--------------------5--------------------------/

Nessa representação devemos apertar todas as cordas do 5° traste, seguindo uma sequência, começando pela corda Mizona até a corda Mizinha e voltando para a corda Mizona. A sigla Har representa que é um Harmônico Natural.

Harmônico Artificial: O Harmônico Artificial é representado na Tab pelas letras H . A. Essa é uma técnica mais avançada e exige mais um pouco de prática do que as outras que foram mostradas acima. Ela consiste em posicionar o dedo em qualquer corda apertando qualquer casa. A técnica mesmo é na hora de palhetar. Nós devemos palhetar a esquerda dos captadores, seja qual for o captador. Devemos palhetar e logo em seguida palhetar com o dedo polegar também. Uma junção de palheta e dedo Polegar. Devemos encostar o dedo polegar de leve para não tapar o som da corda. Essa técnica é mais utilizada em Guitarra pois ela tem uma capacidade maior de amplificação por causa dos seus Captadores. E também é mais comum utilizar o efeito de Distorção (Distortion) na hora de executar essa técnica. Você ainda poderá misturar tudo isso com o Vibrato. Deverá tocar a corda com a técnica normalmente e em seguida executar o Vibrato. A seguir um exemplo de Tab com Harmônico Artificial:

H . A

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) --------5~ ~ ~ ----------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Esta representação mostra a técnica de Harmônico Artificial. Na Tab em si só é apresentado o número da casa onde deve ser apertada a corda (nesse caso a corda Sol (G) deve ser apertada na 5° Corda) e no caso dessa representação os Vibratos também estão presentes por isso a adição do ~ . A representação própia deve ser feita apenas pelas letras H . A, por isso é melhor observar essa representação, se não você poderá estar fazendo o processo errado.

Tapping: O Tapping é uma técnica que é representada na Tab pelas T P. Essa não é uma técnica tão difícil de fazer, mas exige um pouquinho a mais de treino. Ela consiste em com o dedo indicador da mão direita (a mão que faz as palhetadas) puxar determinada corda, e com o dedo indicador da mão esquerda martelar essa mesma corda em uma determinada casa e continuar com o dedo indicador da mão direita martelando outra casa da escala da mesma corda. Essa técnica é mais utilizada na Guitarra, pois a Guitarra, como já falei, possui um maior volume de Amplificação, sendo que no Violão essa técnica mal pode ser escutada, já que o volume fica muito baixo. A seguir a representação do Tapping em uma Tab:

         T P               T P             T P             T P
E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ---0-2-9-----0-2-9-------0-2-9------0-2-9-----/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Essa representação possui 3 Números: O 0 é o toque que deve ser feito pelo dedo Indicador da mão direita que deve representar a corda Sol (G), no caso, tocada solta. O número 2 é a martelada (pressionar a corda) que deve ser feita pelo dedo indicador da mão esquerda na 2° Casa dessa mesma corda Sol (G). (sendo que se o número for 3 será martelado na 3° casa e assim por diante) O número 9 representa  a outra martelada, feita novamente pelo dedo indicado da mão direita (o dedo que puxa a corda no primeiro movimento) nesse caso na 9° casa da Corda Sol (G). (se o número for 10 a martelada deverá ser feita da 10° casa e assim por diante).


Link de um Vídeo feito pelo Cifra Club explicando Como ler Tablaturas: Como Ler Tablaturas - Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=bDaUrf9-npQ
Confira também a Parte 1 desse vídeo, mostrada na 1° postagem desse assunto:Como Ler Tablaturas - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=cZwY2QKJtfw&feature=relmfu


Então é isso Galera, estudem bem esse assunto, treinem bem essas técnicas para pegarem a prática, porque volta e meia você terá que fazer isso em algum solo de alguma música e etc. O Estudo das Tablaturas é fundamental para qualquer músico que toque Instrumentos de Corda.
_________________________________________________________________________________________

 Como ler Tablaturas - Parte 1

Fala Galera! Hoje vou mostrar pra vocês um assunto muito importante para você que é Músico a muito tempo ou pra você que tá começando agora no Violão e na Guitarra, "Como ler Tablaturas", essa é a postagem de número 1. Brevemente virá a de número 2. O post é meio grande, mas vale a pena ler!

O que é uma Tablatura? A Tablatura é uma espécie de cifra. Pode ser usada em Violão, Guitarra ou Contra-Baixo. Nada mais é do que uma representação das cordas do Violão com as instruções para tocar determinado som. Um exemplo é algum solo. O solo da música Sweet Child O' Mine do Guns N' Roses é um solo muito popular, e sua forma de representação para ser executado é em uma Tablatura. Outra coisa que se deve observar nas Tablaturas são os acordes, que podem vir junto dos solos, mas passam despercebidos. Atenção: não confuda Tablatura com Partitura. As duas coisas são diferentes, uma Partitura é uma representação mas detalhada sobre uma música. Para entender uma partitura é necessário ter um avanço em conhecimento musical, pois sua construção é bastante detalhada, sendo de entendimento impossível para um músico iniciante. A Tablatura é, nesse caso, uma pequena Partitura, pouco detalhada e mais voltada para o músico iniciante no instrumento. Elas não podem ser só para instrumentos de cordas, também podem ser para Bateria por exemplo. O nome "Tablatura" pode ser abreviado para a partícula "Tab". O nome Tab é mais conhecido, então é mais fácil você ver uma pessoa falando Tab do que falando Tablatura, apesar de não haver diferença alguma entre as duas coisas.

Como é a construção de uma Tab? Uma Tab é constituida de 6 linhas. Cada linha corresponde a uma corda do Violão ou Guitarra, no caso, 6 linhas. No caso de um contra-baixo, que possua 4 cordas, a Tab só irá possuir 4 linhas. Essas linhas devem ser lidas de cima para baixo para representarem as cordas do Violão de baixo para cima. Essa diferença pode gerar um pouco de confusão no início do estudo musical, mas depois de pegar a prática você não irá mais se confudir. A seguir a construção padrão de uma Tab:

E) -------------------------------------/    Corda Mizinha > 1° Corda de baixo para cima
B) -------------------------------------/    Corda Si > 2° Corda de baixo para cima
G) -------------------------------------/    Corda Sol > 3° Corda de baixo para cima
D) -------------------------------------/    Corda Ré > 4° Corda de baixo para cima
A) -------------------------------------/    Corda Lá > 5° Corda de baixo para cima
E) -------------------------------------/     Corda Mizona > 6° Corda de baixo para cima

Como deu pra perceber, as cordas do Violão são representadas na Tab por uma Cifra. A primeira corda de baixo para cima, é a corda Mizinha que corresponde a letra E. Essa corda é representada na Tab pela primeira listra e assim por diante.

Para representar uma corda em determinada casa para ser tocada é escrito números na Tab. Cada Número corresponde a uma casa onde a corda deve ser tocada. O número 0 representa a corda tocada solta, sem ser apertada em nenhuma casa. Abaixo um exemplo:

E) -----2---------0-------------------/
B) --------3--------------------------/
G) -----------4-----------------------/
D) ------------------2----------------/
A) ----------------------0------------/
E) --------------------------1--------/

Nessa Tab representada a cima, vemos que os números vão seguindo para a direita. Isso representa a execução da Tab. Deve ser tocado primeiro a corda Mizinha na 2° casa, depois a corda Si na 3° casa, depois a corda Sol na 4° casa, depois a corda Mizinha solta, depois a corda Ré na 2° casa, depois a corda Lá solta e, por último, a corda Mizona na 1° casa. Não se deve sair dessa linha de execução, pois fazendo isso você não irá executar a Tab corretamente.

No caso de um Contra-Baixo de 4 cordas, a Tab é representada da mesma forma, mas com algumas diferenças na execução. A seguir uma Tab para Baixo de 4 cordas:
 
E) ---------------------------------/   Corda Mi > 1° Corda de baixo para cima.
B) ---------------------------------/   Corda Si > 2° Corda de baixo para cima.
G) ---------------------------------/   Corda Sol > 3° Corda de baixo para cima
D) ---------------------------------/   Corda Ré > 4 Corda de baixo para cima

Sendo assim, os movimentos a serem executados no Baixo são representados da mesma forma que os movimentos a serem executados no Violão ou na Guitarra. A única diferença é que no Baixo, costumamos repitir alguns movimentos, ou seja, se apertar uma corda da 6° casa e aparecer esse 6 mais de uma vez, significa que devemos tocar essa corda apertada nessa casa mais uma vez, mas duas vezes e tal. A seguir um exemplo.

E) ---------111111--------------------/
B) -----------------222----------------/
G) ----------------------111111-------/
D) -------------------------------222--/

A quantidade de repetições do número representa o tanto que devemos tocar a corda. O número 1 está representado 6 vezes seguido na corda Mi (E). Isso quer dizer que devemos apertar a corda Mi (E) na 1° casa e tocá-la 6 vezes. Esse mesmo processo se repete com a corda Sol (G). Quando o número 2 está representado 3 vezes seguido na corda Sol (G). Isso quer dizer que devemos apertar a corda Sol (G) na 2° casa e tocá-la 3 vezes. Esse mesmo processo, no caso dessa Tab, se repete na corda Ré (D).

Os acordes na Tab:

Os acordes também são representados na Tab. Essa representação possui duas formas diferentes. Essas formas também são representadas de maneiras diferentes na Tab. A primeira maneira é a Coluna estendida. Essa técnica serve para mostrar que os acordes devem ser executados tocando uma corda por vez, como se estivesse dedilhando. A representação dessa forma na Tab:

Acorde E - Mi maior:

E) -------------------0-----------/
B) ---------------0---------------/
G) -----------1-------------------/
D) --------2----------------------/
A) -----2-------------------------/
E) --0----------------------------/

Observe que a execução é semelhante a execução dos solos. A diferença nesse caso é que nós devemos tocar o acorde começando pela corda Mizona (E), depois a corda Lá (A), depois a corda Ré (D), depois a corda Sol (G), depois a corda Si (B) e por último a corda Mizinha (E). Se você não seguir essa ordem e começar pela corda Mizinha (E) ao invés de começar pela corda Mizona (E) o acorde não sairá como desejado. Não devemos dar pausa entre as cordas, devemos tocá-las seguidamente, nem tão rápido, mas nem tão lento, no caso de uma execução comum.

A outra maneira de se tocar um Acorde em uma Tab é na forma de Coluna reta. Nessa forma nós devemos tocar todas as cordas de uma só vez, ou seja, devemos dar uma palhetada em todas as cordas a serem tocadas em uma só vez, sem diferençã de tempo. Essa representação também é diferente quando está escrita na Tab. A seguir um Exemplo.

Acorde E - Mi maior:

E) --0-------------------------------/
B) --0-------------------------------/
G) --1-------------------------------/
D) --2-------------------------------/
A) --2-------------------------------/
E) --0--------------------------------/

Observe que os números estão posicionados em uma coluna reta e não em uma coluna estendida. Para executar essa coluna reta, o fundamental é ter uma palheta. Essa palheta fará com que você toque todas as cordas de uma só vez. O Acorde E - Mi maior, permite que todas as cordas sejam tocadas de uma só vez. Já o acorde Am - Lá menor permite que apenas as 5 últimas cordas sejam tocadas, então a corda que não deverá ser tocada, ficará em branco. A seguir um Exemplo:

Acorde Am - Lá menor:

E) --0-------------------------------/
B) --1------------------------------/
G) --2------------------------------/
D) --2------------------------------/
A) --0------------------------------/
E) ---------------------------------/

Nesse caso o Acorde Am - Lá menor é representado em forma de Coluna reta e a corda Mizona (E) não é tocada, então ela permanece em branco, sem nenhuma representação.

Os efeitos nas Tab's: Uma Tab, normalmente na representação de solos é usada também para apresentar efeitos que devem ser executados das cordas do Violão ou Guitarra, como Bends, Slides e etc. Vou fazer uma explicação detalhada de cada efeito.

Bend: O bend em uma Tab é representado pela letra b. Ele consiste em apertar uma corda em determinada casa e esticala para cima para ter um som final da mesma corda apertada em outra casa. Dependendo do seu grau de inclinação para cima a corda terá um som mais agudo, e terá um som final de uma casa mais aguda, como se essa corda estivesse sendo apertada nessa casa. Abaixo um exemplo de bend em uma Tab:

E) --------------------------------------/
B) --------------------------------------/
G) -----5b7-----------------------------/
D) --------------------------------------/
A) --------------------------------------/
E) ---------------------------------------/

O 5 quer dizer que devemos apertar a corda Sol (G) na casa 5. O b e o 7 representam que devemos esticar a corda até o seu som ficar parecido com a mesma corda apertada na casa 7. Ou seja, juntando tudo isso, quer dizer que devemos apertar a corda na casa 5 e esticá-la para cima até que seu som fique parecido com o som dessa mesma corda apertada na casa 7.

Pré-bend: O Pré-bend é quase um bend comum. A diferença é que ao invés de tocar a corda e esticar, nós vamos esticar e tocar. Ele é representado na Tab pelas letras pb. O Pré-bend é então apertar a corda em uma casa, esticar para ter o som da mesma corda apertada em outra casa e tocar. Exemplo a Baixo:

E) --------------------------------------/
B) --------------------------------------/
G) -----5pb7----------------------------/
D) --------------------------------------/
A) --------------------------------------/
E) ---------------------------------------/

Bend Release ou Reverse Bend: O Bend Release ou Reverse Bend é representado na Tab pela letra r. Ele consiste em esticar a corda, tocá-la e ir baixando, desesticando. Fazendo isso a corda terá o som inicial de uma casa mais aguda e vai baixando até o som de uma casa mais grave. Ou seja, nós devemos apertar a corda em uma casa, esticá-la para ter o som dessa mesma corda apertada em uma casa mais aguda, tocar essa corda e depois ir desesticando para ela ir voltando ao som da 1° casa apertada. Exemplo abaixo:

E) --------------------------------------/
B) --------------------------------------/
G) -----5r7-----------------------------/
D) --------------------------------------/
A) --------------------------------------/
E) ---------------------------------------/

Bend e Reverse: Bend e Reverse é uma junção do efeito Bend e depois o efeito Reverse. Ele é representado pelas letras b e r na Tab. Esse Conjunto consiste em Tocar a corda, esticar, tocar novamente e, desesticar. De uma forma mais complexa o conjunto Bend e Reverse consiste em tocar a corda em uma casa, esticar essa corda para ela ter o som de ser tocada em uma casa mais aguda, esticar completamente e tocar mais uma vez, e ir desesticando para a corda voltar ao som incial. Exemplo abaixo:

E) --------------------------------------/
B) --------------------------------------/
G) -----5b7r5---------------------------/
D) --------------------------------------/
A) --------------------------------------/
E) ---------------------------------------/

Bend Uníssono: Essa técnica consiste em apertar duas cordas diferentes em casas diferentes. Você deve apertar uma corda mais aguda em uma casa mais grave e uma corda mais grave em uma casa mais aguda. Dai você deve tocar as duas cordas e esticar a mais grave para ter o som final da aguda. De uma forma mais complexa é isso: deve se apertar a corda mais aguda (2° corda por exemplo) em uma casa mais grave (3° casa por exemplo) que a corda grave e apertar a corda grave (3° corda por exemplo) em uma casa mais aguda (5° casa por exemplo). Depois de fazer isso você deve tocar as duas cordas de uma vez e esticar apenas a corda mais grave, fazendo com que o som final dela seja parecido com o som da corda aguda sem ser esticada. Essa técnica é representada na Tab pela letra b na corda mais grave. Exemplo abaixo:

E) ---------------------------------------/
B) ---3----------------------------------/
G) ---5b---------------------------------/
D) ---------------------------------------/
A) ---------------------------------------/
E) ---------------------------------------/


Link de um vídeo feito pelo Cifra Club explicando como ler Tablaturas: "Como ler Tablaturas Parte 1": http://www.youtube.com/watch?v=cZwY2QKJtfw

Então é isso Galera, estudem bem esse assunto, pois ele é fundamental para você ter um bom andamento musical. Brevemente postarei a segunda parte dessa postagem. Aguardem. Equanto isso estudem bem para não se confudirem na parte 2 desse assunto.
_________________________________________________________________________________________

 A postura na hora de tocar (2) - Guitarra Elétrica

Fala Galera! Hoje estou aqui para dar mais um seguimento na linha de postagens "A postura na hora de tocar" falando da postura quando se vai tocar Guitarra. Então vamos ao post:

A postura na hora de tocar Guitarra Elétrica:
Na verdade, a postura para se tocar Guitarra se divide em duas, uma semelhante ao Violão Popular e outra diferente. A posição semelhante ao Violão Popular consiste na mesma posição. Apoia-se o corpo da Guitarra na perna direita, coloca-se a mão direita por cima do corpo
perto do braço da Guitarra (já que a Guitarra não é furada como o Violão) e o braço esquerdo, junto com a mão esquerda, ficam com a responsabilidade de executar os solos e acordes. A outra posição consiste em por uma correia na Guitarra (junta-se a correia com as roldanas, pequenos parafusos que existem nas extremidades do corpo da Guitarra) e passar essa correia por trás do pescoço e por a mão direita por dentro dela, de modo que a correia fique passando por trás das costas e por trás do braço direito. Essa posição também pode ser feita no Violão.

A posição das mãos:
A mão direita, no caso de tocar sentado, tem que ficar apoiada por cima do corpo da Guitarra. A mão terá que ficar um pouco próximo do braço da Guitarra, quase na mesma posição do Violão Popular. No caso de tocar com a palheta, o movimento da mão tem que ficar na mesma posição, mudando apenas a posição dos dedos, que apertam as palhetas, ao invés de puxar as cordas. Nessa posição você não sofrerá com as dores no braço após tocar muito tempo, o que acontece no violão por causa da sua largura. A Guitarra é fina, então o braço ficará descansado e não se cansará facilmente. Na segunda posição, de pé, o braço direito também não fica cansado como no Violão, o braço fica um pouco repousado por cima do corpo, mas nada que possa machucar. A mão esquerda, na primeira posição: sentado, faz a posição normal, apoiada pelo dedo polegar no braço do Violão e os outros dedos ficam responsáveis em fazer os acordes e solos. Na segunda posição, de pé, o braço esquerdo fica um pouco cansado, pois ele fica sem nenhum apoio, principalmente para fazer os acordes mais difíceis, com pestana, por exemplo. Para não ficar cansado e manter o estilo, revese nas posições, fique um pouco sentado, depois levante e tal. Fazendo isso você terá um bom rendimento na sua performance.

Ae galera, esse assunto é muito simples, então o post é pequeno mesmo. Fotos Abaixo:


Posição das Mãos quando tocamos Guitarra de Pé.


Correia Preta Simples.


Esta foto mostra claramente a correia em uma Guitarra, e sua posição quando é colocada para segurar a Guitarra.



Link de um Vídeo feito pelo Cifra Club que mostra a postura da Guitarra Elétrica (OBS: espere um pouco, pois antes de mostrar a postura da Guitarra, mostram primeiro a do Violão):http://www.youtube.com/watch?v=bsl-wQVxLdo


Lembrem-se, uma postura boa é fundamental na hora de tocar, então levem esse assunto muito a sério.

_________________________________________________________________________________________

A postura na Hora de Tocar (1) - Violão Clássico e Violão Popular


Fala Galera! Esse assunto que vou falar agora pode ser bobo para muitas pessoas, mais na verdade é muito importante. Na hora de tocar não se preocupamos com a postura, e é por isso que muitas vezes não conseguimos o que queriamos fazer no instrumento e ainda acabamos machucados! Então vamos ao Post:

A Postura do Violão Popular: A postura no Violão Popular é bastante simples. Como normalmente fazemos, apoiamos o corpo do Violão na nossa perna direita. Colocamos o nosso braço por cima do corpo do Violão e posicionamos nossa mão perto da boca do violão (boca é o furo que tem no meio do corpo do Violão). Após fazer isso nós pousamos a mão esquerda no braço do Violão e começamos a executar os movimentos necessários: Acordes, Solos e etc. Para fazer tudo isso, precisamos estar sentados em um lugar bem apoiado (tipo um banquinho) e com a coluna reta. Não é recomendado ficar girando a cabeça na posição de ver o braço do Violão, pois poderá machucar a coluna. Mas precisamos fazer isso, então basta você não forçar muito: dando uma olhadinha de leve você não irá se machucar.

A Postura do Violão Clássico: A postura do Violão Clássico é mais composta. Deve se apoiar o Corpo do Violão na perna esquerda, portanto você terá que abrir um pouco a perna direita para que o corpo do Violão caiba entre suas duas pernas. O Violão deve ser inclinado um pouco para baixo para facilitar o acesso da mão esquerda no braço do Violão. A posição do braço e da mão são as mesmas que a do Violão Popular. Essa posição é necessária porque os Violões Clássicos não costumam possuir Cutway (aquela inclinação no corpo que facilita o acesso as casas mais agudas) então essa posição facilita o acesso as casas mais agudas do Violão por parte do músico.

Qual a forma correta de sentar? Você deve ter de preferência um banco onde você possa apoiar o pé. Esse banco pode ser um pouco alto. Você deve sentar no banco e deixar sua coluna reta. Poderá apoiar no caso do Violão Popular a perna direita naqueles paus que circulam o final do banco, ou em outro banco menor.  O Violão Clássico é quase a mesma coisa, a diferença é que ao invés de apoiar a perna direita, iremos apoiar a perna esquerda. Deixar a coluna inclinada, cabeça baixa ou braço apoiado no canto errado pode causar graves contusões.

A posição das mãos: A Mão Direita deve ficar sobre a boca do Violão, na parte de cima das cordas. O dedo Polegar deve tocar os bordões (cordas mais graves) e os outros dedos devem tocar da 1° até a 4° corda. Também pode ser usada a Palheta, que apenas exige que o dedo polegar e o indicador se juntem para apertá-la. A Mão Esquerda é a responsável pela execução de acordes, solos e etc. O dedo polegar deve ficar atrás do braço, e possui diferentes inclinações para cada tipo de acorde. Se for um acorde com pestana por exemplo, o dedo polegar fica na parte de baixo da parte de trás do braço. Os outros dedos (Indicador, Médio, Anular e Mínimo) ficam apertando as cordas nas determinadas posições. No caso dos violões Cutway's, quando é preciso apertar as cordas dentro da inclinação do cutway o dedo polegar fica livre, pois não tem como ele apertar a parte de trás do Violão.

É necessário ter uma unha grande no polegar? Não. É útil, mas não necessário. Você usa a unha para tocar o baixo (a parte mais grave) dos acordes, mas esse papel também pode ser feito apenas pelo dedo. Se sua unha for fraca, no primeiro impacto em uma corda, ela poderá torar, e você será impedido de tocar por um tempo, até que tudo se recupere (se for uma contusão grave). Se você toca teclado e violão, por exemplo, não poderá ter a unha grande, pois a unha grande pode lhe machucar na hora de tocar o teclado. Então nada melhor do que comprar uma Unheira (uma espécie de palheta que é presa no dedo polegar) ou uma Dedeira (uma espécie de palheta que se encaixa nos outros dedos, menos no polegar). Fazendo isso você  poderá tocar Violão e Teclado (por exemplo), sem ter nenhum problema.

Fotos:

Posição da mão diante do corpo do Violão.


Postura Violão Clássico.


Postura Violão Popular.

Link de um Vídeo feito pelo Cifra Club dando dicas de Postura na hora de tocar:http://www.youtube.com/watch?v=bsl-wQVxLdo

É isso ai Galera, ter uma boa postura é fundamental para ter um bom aprendizado no instrumento, então prestem bem atenção neste assunto e leve ele muito a sério.

_________________________________________________________________________________________

Guitarras para Iniciantes, Qual devo comprar?


Uma dúvida que todo iniciante na guitarra tem é qual Guitarra comprar para começar seus estudos. Bem, é quase a mesma coisa de quando vai se comprar um violão, só que com algumas observações importantes.

1° - Não compre uma Guitarra sem testá-la, é fundamental testar qualquer produto para ter uma idéia de suas qualidades.

2° - Guitarras de marcas desconhecidas e com preço baixo nem sempre são ruins, tem algumas guitarras que podem satisfazer muito seu comprador, apresentando apenas alguns defeitos básicos. A Tagima MG 32 é uma ótima guitarra pra quem tá começando, é leve, não cansa muito, e é extremamente indicada para iniciantes. Apesar de muitos falarem que ela tem problemas de captação, isso inicialmente não vai afetar seus estudos, mais é claro que com o tempo é necessário trocar a guitarra por uma melhor, é possível encontrar Kit's como o mostrado abaixo por 550 reais no Mercado Livre, ou se você preferir comprar um kit como este em uma loja, eu também recomendo!

3°- Se você for comprar em uma loja por exemplo, teste bem a guitarra, e se possível pessa para testá-la em amplificadores diferentes, para ver se ela não apresenta interferências a qualquer modelo.

4° - Não adianta você comprar uma Guitarra ótima se você ainda está começando nos estudos, tenha calma, compre uma Guitarra para iniciantes mesmo, porque você ainda não sabe muita coisa, e com o tempo vc pode até equipar sua guitarra, trocando os Captadores por exemplo, e deixando ela com uma qualidade melhor.

5° - É recomendável trocar as cordas da sua Guitarra logo no momento da compra, ou comprar as cordas e levá-la para um Luthier trocá-las e regular sua guitarra, porque guitarra mal regulada pode afetar no seu aprendizado, e as cordas originais muitas vezes não são de boa qualidade.

6° - Em termo de cordas, é recomendado que você coloque cordas D' Addario, que são de ótima qualidade e vai enriquecer o Timbre da sua Guitarra.

Fotos Abaixo:


Esse é uma espécie de Kit onde contem uma Guitarra Tagima MG32 (você pode escolher as cores por e-maisl após a compra), Amplificador Condor (também poderá escolher as cores por e-mail), Palhetas, Afinador Digital, Cabo P10 Padrão, Correia (Cinto para poder tocar de pé), e Capa Padrão para Guitarra.
Esse Kit é recomendado para os Iniciantes, porque tem tudo o que precisam para começas seus estudos com o pé direito!





_________________________________________________________________________________________

Como Afinar o seu Violão

Como Afinar um violão é a coisa mais difícil para um Iniciante, decidi fazer esse post dando dicas para quem está com esse problema.
É extremamente Impossível um Iniciante no violão conseguir afiná-lo de ouvido quando está começando, pois o seu ouvido não está acostumado com o som das cordas do violão, e você não tem as bases dos sons e etc.
O que eu recomendo é que você Iniciante Compre um AFINADOR DIGITAL. Ele ajuda muito a Afinar o Violão, e com o tempo se acostumando com o som você poderá afinar sem o auxílio dele.

Um Afinador Digital funciona dessa maneira: Ele vem com uma tela LCD ou com apenas algumas LUZES:
A LUZ VERMELHA DA ESQUERDA serve para indicar que suas cordas estão frouxas, ou seja, seu violão está desafinado, e você precisa apertar as tarrachas para poder chegar a afinação. A LUZ VERDE serve para indicar que seu violão está Afinado. A LUZ VERMELHA DA DIREITA serve para indicar que as cordas do seu Violão estão muito apertadas, então você deve afrouxar as tarrachas para que a Luz Verde ascenda.

Já com o Afinador de Tela LCD, muitas vezes você tem a Representação das cordas por Letras chamadas de Cifras (a tabela com a representação das cordas está logo abaixo) e uma seta que indica se seu violão está afinado. Se você tocar uma corda e a seta apontar para a esquerda quer dizer que você tem que apertar a corda. Se a seta apontar para a direita quer dizer que você tem que afrouxar a corda.

Ainda existem modelos de afinadores LCD que possuem um ponteiro digital, que indica se sua corda está afinada ou desafinada, e é bem fácil de entender.

Lembre-se que a frequência das cordas do Violão é de 440 Hertz (vibrações por minuto). Então procure ajustar seu afinador se ele não vier ajustado.

O Nome e a representação das cordas do violão de baixo para cima:
1ª corda, a mais fina de som mais agudo(entre todas). Localizada na parte de baixo, tocada solta tem como som a nota E(MI).
2ª corda, contando de baixo para cima não pode esquecer, tocando ela solta tem como som a nota B(SI).
3ª corda, sempre contando de baixo para cima, tocando ela solta tem como som a nota G(SOL).
4ª corda, tocando ela solta tem como som a nota D(RÉ).
5ª Corda, tocando ela solta tem como som a nota A(LÁ).
6ª corda, a mais grossa e de som mais grave, tocando ela solta tem como som a nota E(MI).

Essas letras E B G D A E são as letras que possívelmente irão aparecer no seu afinador.

Link de uma Vídeo-Aula que ensina como Afinar seu violão feita pelo CIFRA CLUB:
http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/536/
Link do novo afinador Online que o site Cifra Club postou: http://www.cifraclub.com.br/afinador/

Nessa Vídeo-Aula além de ensinar o método do Afinador, eles ainda ensinam como Afinar com a Regra da 5° casa, Como Afinar pelo DIAPASÃO, e como Afinar por programas instalados no seu Computador.

Abaixo várias fotos sobre o explicado:


 Afinador LCD Tagima, ele é grampeado no braço na mão do seu violão e apresenta a representação das cordas e quando a luz verde ascende, quer dizer que tal corda estará afinada.


 Diapasão de Sopro, cada um desses canos representam uma corda do violão, e quando soprados representam o som da corda, mantendo a mesma frequência de 440 Hertz.
 Outra espécie de Afinador Eletrônico, ele é também grampeado na mão do Violão, mais não apresenta tela de LCD, então se deve olhar a representação das cordas nas bolinhas da esquerda, quando elas ascenderem, e a afinação nos quadradinhos da direita, a corda estando certa e o quadradinho aceso no número 0, quer dizer que tal corda está afinada.

 Diapasão de percusão, deve se bater esses dois ferrinhos da ponta em uma superfície sólida, como em sua perna por exemplo e depois encostar a bolinha no tampo do violão, e ele irá emitir a frequência de vibrações da 5° corda , a corda A (lá).



Este é outro tipo de Afinador LCD, ele também é grampeado na mão do violão, mais possui um ponteiro digital, e quando este ponteiro chega na seta que aponta para baixo (a seta do meio) a tela deste afinador fica verde, e esse é o sinal que tal corda já estará afinada.


Este é o tipo de Afinador que só apresenta luzes, você pode ver em sua forma que ele apresenta as luzes vermelha para indicar que a corda está desafinada e a verde para indicar que a corda está afinada. Já as Luzes vermelhas de baixo ascendem para indicar que corda está sendo afinada. Este tipo de afinador não é grampeado, fica apenas á uma distância de + ou - 50cm do violão, ou também pode ser plugado, se o violão for elétrico por exemplo.
_________________________________________________________________________________________
O que devo comprar primeiro? Violão ou Guitarra?

Bem... Conto muitas histórias minhas aqui e ai vai mais uma: Há uns 4 Meses atrás resovi tocar Violão, comecei com um Violão da Minha Prima, um Di Giorgio Signorina 16, que saiu de linha para a entrada do Estudante 18. Bom... Não tenho o que reclamar dele, só q acho o braço muito grosso, e como iniciante não foi uma das melhores experiências da minha vida. Tive tudo pra ser desmotivado a tocar: Violão que não atendia as minhas necessidades (não estou reclamando, boa vontade da minha prima ter me emprestado.), meus pais não queriam que eu tocasse, e nem me ajudavam a comprar o meu Violão(Amo muito meus pais, mais se tem uma coisa que eles não me deram apoio foi na minha carreira de "Instrumentista".). Depois de muitos tempos com o Di Giorgio, aprendi muitas coisas, técnicas e tal, e apendi algumas coisas sobre guitarras também (apesar de nunca ter tocado em uma.). Resumindo, depois de uns 4 Meses ajuntando o dinheiro, comprei o meu Violão (com uma ajudinha de um emprestimo com o meu Pai, hehe.), não é grande coisa não, mais eu ainda tenho que aprender muita coisa, comecei praticamente agora e não vale apena comprar um Violão Profissional para um Violonista Iniciante, e depois dele pretendo comprar uma Guitarra.
Deixando de falar de mim e começando a falar de você leitor: você quando está começando ou quando estava começando sempre pensava no violão certo? Ou já pensava numa futura Guitarra? Como não sei das respostas vou falar mais dos iniciantes aqui: Quando se começa a tocar vem logo na mente, eu vou comprar tal instrumento. É o intusiasmo do início, mais calma gente, pegue primeiro um violão emprestado de algum amigo, pra ver se consegue fazer alguma coisa, começando, se você gostar mesmo compre o seu e invista depois. Do mesmo jeito para quem já toca a muito tempo Violão começar na guitarra. Pegue emprestado uma guitarra de um amigo, veja se consegue fazer alguma coisa, veja se gosta do instrumento, se gostar compre o seu e se dedique muito.
Seja responsável, pois pegar alguma coisa emprestada e devolver de outra forma vai causar mais impressões e você poderá precisar novamente.
Faça a manutenção do seu instrumento ou do instrumento imprestado, pois quando melhor fica o som, melhor fica o aprendizado. Começar com um violão ruim e sem manutenção não é a melhor coisa do mundo.
É preciso tocar Violão para poder tocar Guitarra? Não! Já vi muita gente comprar uma Guitarra sem nem saber o que é um Sol Maior, sem saber o que é um Acorde, e etc. Mais é preciso um pouco de teoria para se começar na prática. Quanto aos conceitos na Guitarra, se você já toca Violão será mais fácil tocar Guitarra, pois você já tera mais prática com palhetadas, ritmos, acordes e etc.

Custo Benefício: Não é errado você começar na Guitarra, mais lembre-se, você pode não gostar muito do instrumento, então é melhor comprar logo um violão porque é mais barato e a manutenção também é mais barata. Comprar uma Guitarra sem comprar no mínimo um Amplificador é mesmo que comprar só o braço do Violão: você não vai conseguir fazer nada.

Um vídeo dando dicas para a compra feito pelo Cifra Club: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/535/


Então é isso pessoal, espero ter Ajudado vocês, e lembrem-se, nunca desista, e não se desanime, porque não se aprende a tocar em um instrumento da Noite pro Dia!

_________________________________________________________________________________________

Música é uma Arte e a Pestana faz parte!   A Arte de Dominar a Terrível Pestana!

Hoje vou falar de um grupo de Acordes conhecidos como o Terror para os iniciantes, os Acordes com Pestana! Esses acordes normalmente usam os quatro dedos da mão (quatro dedos porque o polegar não é responsável por apertar as cordas), e um desses dedos (normalmente o dedo 1-Indicador) é responsável por apertar todas as cordas em uma determinada casa. Para executar esses acordes é preciso muito treino, por isso não desista fácil, pois vai ser meio difícil aprender (só pra vocês terem uma Idéia, eu toco a quase Cinco meses e acabei de conseguir executar alguns acordes desse tipo com perfeição, mais ainda não tenho prática de executá-lo rapidamente e trocar de outros acordes para a Pestana com facilidade.). Não sei quem inventou a Pestana, mais acho que não gosto desse cara!
Na Guitarra por exemplo, existem acordes que só são executados com uma pestana, muitas vezes pestanas que só apertam duas ou três cordas: Um exemplo é o Acorde Lá maior (A), que enquanto no Violão fazemos com 3 dedos, na Guitarra (ou também no Violão) é executado com uma pequena pestana.
O que parece ser um terror na verdade facilita as coisas: Ao invés de ficar mudando os acordes, trocando os dedos rápido, usando a pestana você só desliza a mão sobre as casas. Mais isso exige prática, não é do dia pra noite que se consegue fazer uma Pestana com perfeição, e muito menos rápido, então todo dia treine um pouquinho até pegar a prática, não vá se apressar, porque pode até lhe provocar uma lesão! Na minha opnião executar uma pestana em um Violão Aço é melhor, já que o braço dele é menor e o dedo fica sobrando, então é mais fácil. Mas se você consegue fazer em outro Instrumento: Violão ou Guitarra, em um Violão Aço será muito mais fácil.

Uma vídeo Aula feita pelo Cifra Club tem algumas dicas para fazer Pestana:
Como Ler Cifras: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/540/

Foto:


Acorde Bm - Si Menor: Esse acorde possui uma Pestana, repare que o dedo 1-Indicador, prende todas as cordas da 2° casa ao mesmo tempo

_________________________________________________________________________________________
Como Afinar um Baixo.

Fala galera! Nesse post vou falar de uma coisa básica. Todo iniciante em todo instrumento tem que saber a afinação correta, se não vamos dizer que ele "aprende errado". O Baixo é um Instrumento muito versátil, e tem um som muito importante em qualquer melodia: Então se o Baixo está desafinado, é como se toda a banda estivesse desafinada. É por isso que eu resolvi criar um Post sobre isso, a Afinação do Baixo.

O Baixo possui uma Afinação que é em uma Oitava a Afinação de um Violão comum. A afinação mais comum de um Baixo de 4 cordas possui uma Afinação semelhante à de um Violão, mais com algumas diferenças.

Cordas de Baixo para cima.

1° Corda - Corda Sol ( G )
2° Corda - Corda Ré  ( D )
3° Corda - Corda Lá  ( A )
4° Corda - Corda Mi  ( E )

Em um Baixo de 5° Cordas é acrescentada somente a corda Si ( B ):


1° Corda - Corda Sol ( G )
2° Corda - Corda Ré  ( D )
3° Corda - Corda Lá  ( A )
4° Corda - Corda Mi  ( E )
5° Corda - Corda Si   ( B )

Em um Baixo de 6° Cordas é acrescentada somente as cordas Si ( B ) e Dó ( C ) em relação á um Baixo de 4 Cordas. Só que além da corda Si, é acrescentada a Corda Dó, que se torna a 1° Corda de Baixo para cima.

1° Corda - Corda Dó ( C ) 
2° Corda - Corda Sol ( G )
3° Corda - Corda Ré  ( D )
4° Corda - Corda Lá  ( A )
5° Corda - Corda Mi  ( E )
6° Corda - Corda Si   ( B )

No caso de Afinadores, eu pessoalmente já vi afinadores Duplos: que podem ser utilizados em Violão ou Baixo. O Afinador que vi só tinha Afinação de Baixo de 4 Cordas e Baixo de 5 Cordas.

Fotos:


Esse Afinador por exemplo pode Afinar tanto Guitarra e Violão quanto Baixo: Repare o nome Bass ( Baixo em Inglês), as representações na faixa prata com o nome Bass é onde deverá seguir a Afinação do Baixo: Esse modelo só possui a Afinação de Baixo de 4 Cordas. O que vi é do mesmo modelo mas possui também a Afinação para Baixo de 5 cordas. Esse modelo de Afinador ainda pode ser plugado, pois possui uma entrada lateral, é alimentado com duas Pilhas AAA, e é muito pequeno.
_________________________________________________________________________________________

 As Palhetas.

Fala galera! Mas uma vez estou aqui para falar de um assunto meio esquecido, mas não menos importante. Qual palheta usar. Alguns podem achar até besteira mas o assunto é sério. Então vamos ao Post:

O que é uma Palheta? Palheta é uma plaquinha que pode ser feita de vários tipos de materiais. Elas tem um formato triangular (nunca vi palheta com outro formato) e serve para tocar Violão, Guitarra e acredite, também serve para tocar Contra-Baixo. Elas são muito usadas e muito úteis, além de serem baratas.

De que material é feita uma Palheta? Olha, normalmente são feitas de Plástico ou PVC. Mas já vi gente tocando com palheta de pedra, madeira, fibra de carbono e outros materiais. Mas essas palhetas são feitas manualmente, não são encontradas pra vender por ai não. Também já vi palhetas multi-uso: você usa o cartão telefônico e depois corta ele e dá pra fazer duas Palhetas, não é fantástico? Quando se está sem grana dá pra usar uma dessas.

Existem palhetas recomendadas para determinadas técnicas? Geralmente não. Cada um usa a palheta que achar melhor. Mas já vi muita gente falando que palhetas mais duras (3 mm, 1,5 mm, 2.5 mm e etc.) são melhores para solos rápidos na Guitarra. Eu particularmente prefiro palhetas mais finas para solos no Violão (0,46 mm por exemplo). Eu uso Violão com Cordas de Nylon, e geralmente toco com uma palheta de 0,50 mm (mas ela tem 3 pontas, duas com 0,50 mm (mm = Milímetros) e uma com 0,75 mm, e o melhor: Ganhei de brinde quando comprei meu Violão.). Ela é boa para tocar normalmente, palhetadas alternadas e tal. Mas eu prefiro a de 0,46 mm para fazer os solos: ela dá um brilho incrível no som das cordas.


Quais são as espessuras mais populares de Palhetas? Geralmente eu vejo mais palhetas de 0,50 mm, 1,5 mm, 0,46 mm, 2,5 mm, e de 3,0 mm. Mas com toco violão uso mais as de 0,75 mm pra baixo. Não existe uma regra para qual tipo de palheta usar, mas se você for comprar, teste várias: a que gostar mais compre, assim você saberá quais são as melhores para você.

Técnicas de Palhetadas: Outra utilidade da Palheta são as técnicas de palhetadas: Palhetada abafada, Palhetada alternada e etc. Essas técnicas se encaixam melhor em determinados tipos de palhetas, mas só será possível saber qual é se você testar. Outra coisa importante: várias tecnicas dessas exigem prática, então não vá botar culpa na sua palheta, se você ainda não sabe fazer o movimento perfeitamente.

Tenho dificuldades em segurar a palheta, o que devo fazer? Eu estava olhando uns comentários sobre isso em um site de pesquisa e vi uma técnica muito interessante: Furar a palheta no meio para que seus dedos se encontrem e fiquem vedados e não corra risco de a palheta cair. Não sei se fazer isso vale a pena. Mas é melhor tentar e não conseguir do que nem tentar.

Como deve ser usada a palheta corretamente? Geralmente se usa a palheta entre o dedo polegar e indicador da mão Direita (se você for canhoto, vale a mesma coisa, só que com a mão esquerda) e se usa ela reta com as cordas.Eu Já vi gente falando que você der uma enclinadinha na palheta ajuda a ganhar velocidade, porém nunca testei então não posso comprovar. Também já vi gente falando que se você deixar a ponta da palheta perto da unha do polegar (não encima da unha, um pouquinho mais pra frente) também lhe dá mais velocidade nos solos e tal. Uma coisa que já testei e comprovei é que se você está fazendo um solo por exemplo, poderá apoiar 1 ou 2 dedos (geralmente o dedo Mindinho e o Anelar) no corpo da Guitarra ou do Violão terá mais firmeza nos solos, principalmente nos solos execultados nas últimas cordas do Instrumento.

Como escolher a palheta certa? Não se tem uma forma "correta" para escolher uma palheta, pois você não escolhe a palheta, a palheta é que escolhe você! Então teste vários modelos, com várias espessuras diferentes e separe as que você mais gostou, depois teste mais uma vez, e quando tiver certeza absoluta do que quer efetue a compra.

Onde posso encontrar uma Palheta e quais os preços? Geralmente se encontra Palhetas em lojas de Instrumentos Musicais ou na Internet. Na minha opnião comprar Palhetas pela internet não é a melhor opção, pois você tem que pagar tantos e tantos de frete por uma palheta de R$ 1,00 por exemplo. Já se você comprar um Violão e vier um kit de palhetas junto pode até ser bom comprar pela Internet. Eu já vi vários kits que acompanham Palhetas, um exemplo é o Kit do Violão Tagima Dallas: Um Violão Tagima Dallas, Correia, Capa e Palhetas por R$ 389,00 mais o frete (até eu fiquei impressionado com esse anúncio, queria ter um dinheirinho pra comprar...)

Fotos:


Essa é a Palheta que eu falei: Alice 0,46mm. É ótima para fazer solos no Violão (apesar de não ser muito conhecida). Custou R$ 2,00 quando eu comprei, mas valeu apena pois tem 5 meses que estou com ela, toco todo dia e ela nunca quebrou além de ter desgastado muito pouco.

Essa é a Palheta Dunlop .88 mm: É muito famosa e também muito aprovada pelos músicos em geral.



Essa é a Palheta Fender .73 mm: As palhetas dessa marca também são muito famosas, apesar de também serem muito criticadas.


Esse é o Slash, ex Guns N' Roses e considerado por muitos o melhor Guitarrista do Mundo: Veja a forma com que ele segura a palheta.



Essa foto mostra o apoio dos dedos no corpo da Guitarra para execução de determinado solo e a forma com que se segura a palheta fazendo essa técnica.


Link do Anúncio do Violão Tagima Dallas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178571523-violo-tagima-dallascapacorreiaroldanapalheta-fretegratis-_JM
Site da Deval Instrumentos Musicais,onde se encontram as Palhetas Alice:http://www.deval.com.br/


Ae Galera! Espero ter Ajudado Vocês!
_________________________________________________________________________________________