quarta-feira, 4 de maio de 2011

Como ler Tablaturas - Parte 1

Fala Galera! Hoje vou mostrar pra vocês um assunto muito importante para você que é Músico a muito tempo ou pra você que tá começando agora no Violão e na Guitarra, "Como ler Tablaturas", essa é a postagem de número 1. Brevemente virá a de número 2. O post é meio grande, mas vale a pena ler!

O que é uma Tablatura? A Tablatura é uma espécie de cifra. Pode ser usada em Violão, Guitarra ou Contra-Baixo. Nada mais é do que uma representação das cordas do Violão com as instruções para tocar determinado som. Um exemplo é algum solo. O solo da música Sweet Child O' Mine do Guns N' Roses é um solo muito popular, e sua forma de representação para ser executado é em uma Tablatura. Outra coisa que se deve observar nas Tablaturas são os acordes, que podem vir junto dos solos, mas passam despercebidos. Atenção: não confuda Tablatura com Partitura. As duas coisas são diferentes, uma Partitura é uma representação mas detalhada sobre uma música. Para entender uma partitura é necessário ter um avanço em conhecimento musical, pois sua construção é bastante detalhada, sendo de entendimento impossível para um músico iniciante. A Tablatura é, nesse caso, uma pequena Partitura, pouco detalhada e mais voltada para o músico iniciante no instrumento. Elas não podem ser só para instrumentos de cordas, também podem ser para Bateria por exemplo. O nome "Tablatura" pode ser abreviado para a partícula "Tab". O nome Tab é mais conhecido, então é mais fácil você ver uma pessoa falando Tab do que falando Tablatura, apesar de não haver diferença alguma entre as duas coisas.

Como é a construção de uma Tab? Uma Tab é constituida de 6 linhas. Cada linha corresponde a uma corda do Violão ou Guitarra, no caso, 6 linhas. No caso de um contra-baixo, que possua 4 cordas, a Tab só irá possuir 4 linhas. Essas linhas devem ser lidas de cima para baixo para representarem as cordas do Violão de baixo para cima. Essa diferença pode gerar um pouco de confusão no início do estudo musical, mas depois de pegar a prática você não irá mais se confudir. A seguir a construção padrão de uma Tab:

E) -------------------------------------/    Corda Mizinha > 1° Corda de baixo para cima
B) -------------------------------------/    Corda Si > 2° Corda de baixo para cima
G) -------------------------------------/    Corda Sol > 3° Corda de baixo para cima
D) -------------------------------------/    Corda Ré > 4° Corda de baixo para cima
A) -------------------------------------/    Corda Lá > 5° Corda de baixo para cima
E) -------------------------------------/     Corda Mizona > 6° Corda de baixo para cima

Como deu pra perceber, as cordas do Violão são representadas na Tab por uma Cifra. A primeira corda de baixo para cima, é a corda Mizinha que corresponde a letra E. Essa corda é representada na Tab pela primeira listra e assim por diante.

Para representar uma corda em determinada casa para ser tocada é escrito números na Tab. Cada Número corresponde a uma casa onde a corda deve ser tocada. O número 0 representa a corda tocada solta, sem ser apertada em nenhuma casa. Abaixo um exemplo:

E) -----2---------0-------------------/
B) --------3--------------------------/
G) -----------4-----------------------/
D) ------------------2----------------/
A) ----------------------0------------/
E) --------------------------1--------/

Nessa Tab representada a cima, vemos que os números vão seguindo para a direita. Isso representa a execução da Tab. Deve ser tocado primeiro a corda Mizinha na 2° casa, depois a corda Si na 3° casa, depois a corda Sol na 4° casa, depois a corda Mizinha solta, depois a corda Ré na 2° casa, depois a corda Lá solta e, por último, a corda Mizona na 1° casa. Não se deve sair dessa linha de execução, pois fazendo isso você não irá executar a Tab corretamente.

No caso de um Contra-Baixo de 4 cordas, a Tab é representada da mesma forma, mas com algumas diferenças na execução. A seguir uma Tab para Baixo de 4 cordas:
 
E) ---------------------------------/   Corda Mi > 1° Corda de baixo para cima.
B) ---------------------------------/   Corda Si > 2° Corda de baixo para cima.
G) ---------------------------------/   Corda Sol > 3° Corda de baixo para cima
D) ---------------------------------/   Corda Ré > 4 Corda de baixo para cima

Sendo assim, os movimentos a serem executados no Baixo são representados da mesma forma que os movimentos a serem executados no Violão ou na Guitarra. A única diferença é que no Baixo, costumamos repitir alguns movimentos, ou seja, se apertar uma corda da 6° casa e aparecer esse 6 mais de uma vez, significa que devemos tocar essa corda apertada nessa casa mais uma vez, mas duas vezes e tal. A seguir um exemplo.

E) ---------111111--------------------/
B) -----------------222----------------/
G) ----------------------111111-------/
D) -------------------------------222--/

A quantidade de repetições do número representa o tanto que devemos tocar a corda. O número 1 está representado 6 vezes seguido na corda Mi (E). Isso quer dizer que devemos apertar a corda Mi (E) na 1° casa e tocá-la 6 vezes. Esse mesmo processo se repete com a corda Sol (G). Quando o número 2 está representado 3 vezes seguido na corda Sol (G). Isso quer dizer que devemos apertar a corda Sol (G) na 2° casa e tocá-la 3 vezes. Esse mesmo processo, no caso dessa Tab, se repete na corda Ré (D).

Os acordes na Tab:

Os acordes também são representados na Tab. Essa representação possui duas formas diferentes. Essas formas também são representadas de maneiras diferentes na Tab. A primeira maneira é a Coluna estendida. Essa técnica serve para mostrar que os acordes devem ser executados tocando uma corda por vez, como se estivesse dedilhando. A representação dessa forma na Tab:


Acorde E - Mi maior:

E) -------------------0-----------/
B) ---------------0---------------/
G) -----------1-------------------/
D) --------2----------------------/
A) -----2-------------------------/
E) --0----------------------------/

Observe que a execução é semelhante a execução dos solos. A diferença nesse caso é que nós devemos tocar o acorde começando pela corda Mizona (E), depois a corda Lá (A), depois a corda Ré (D), depois a corda Sol (G), depois a corda Si (B) e por último a corda Mizinha (E). Se você não seguir essa ordem e começar pela corda Mizinha (E) ao invés de começar pela corda Mizona (E) o acorde não sairá como desejado. Não devemos dar pausa entre as cordas, devemos tocá-las seguidamente, nem tão rápido, mas nem tão lento, no caso de uma execução comum.

A outra maneira de se tocar um Acorde em uma Tab é na forma de Coluna reta. Nessa forma nós devemos tocar todas as cordas de uma só vez, ou seja, devemos dar uma palhetada em todas as cordas a serem tocadas em uma só vez, sem diferençã de tempo. Essa representação também é diferente quando está escrita na Tab. A seguir um Exemplo.

Acorde E - Mi maior:

E) --0-------------------------------/
B) --0-------------------------------/
G) --1-------------------------------/
D) --2-------------------------------/
A) --2-------------------------------/
E) --0--------------------------------/

Observe que os números estão posicionados em uma coluna reta e não em uma coluna estendida. Para executar essa coluna reta, o fundamental é ter uma palheta. Essa palheta fará com que você toque todas as cordas de uma só vez. O Acorde E - Mi maior, permite que todas as cordas sejam tocadas de uma só vez. Já o acorde Am - Lá menor permite que apenas as 5 últimas cordas sejam tocadas, então a corda que não deverá ser tocada, ficará em branco. A seguir um Exemplo:

Acorde Am - Lá menor:

E) --0-------------------------------/
B) --1------------------------------/
G) --2------------------------------/
D) --2------------------------------/
A) --0------------------------------/
E) ---------------------------------/

Nesse caso o Acorde Am - Lá menor é representado em forma de Coluna reta e a corda Mizona (E) não é tocada, então ela permanece em branco, sem nenhuma representação.

Os efeitos nas Tab's: Uma Tab, normalmente na representação de solos é usada também para apresentar efeitos que devem ser executados das cordas do Violão ou Guitarra, como Bends, Slides e etc. Vou fazer uma explicação detalhada de cada efeito.

Bend: O bend em uma Tab é representado pela letra b. Ele consiste em apertar uma corda em determinada casa e esticala para cima para ter um som final da mesma corda apertada em outra casa. Dependendo do seu grau de inclinação para cima a corda terá um som mais agudo, e terá um som final de uma casa mais aguda, como se essa corda estivesse sendo apertada nessa casa. Abaixo um exemplo de bend em uma Tab:

E) --------------------------------------/
B) --------------------------------------/
G) -----5b7-----------------------------/
D) --------------------------------------/
A) --------------------------------------/
E) ---------------------------------------/

O 5 quer dizer que devemos apertar a corda Sol (G) na casa 5. O b e o 7 representam que devemos esticar a corda até o seu som ficar parecido com a mesma corda apertada na casa 7. Ou seja, juntando tudo isso, quer dizer que devemos apertar a corda na casa 5 e esticá-la para cima até que seu som fique parecido com o som dessa mesma corda apertada na casa 7.

Pré-bend: O Pré-bend é quase um bend comum. A diferença é que ao invés de tocar a corda e esticar, nós vamos esticar e tocar. Ele é representado na Tab pelas letras pb. O Pré-bend é então apertar a corda em uma casa, esticar para ter o som da mesma corda apertada em outra casa e tocar. Exemplo a Baixo:

E) --------------------------------------/
B) --------------------------------------/
G) -----5pb7----------------------------/
D) --------------------------------------/
A) --------------------------------------/
E) ---------------------------------------/

Bend Release ou Reverse Bend: O Bend Release ou Reverse Bend é representado na Tab pela letra r. Ele consiste em esticar a corda, tocá-la e ir baixando, desesticando. Fazendo isso a corda terá o som inicial de uma casa mais aguda e vai baixando até o som de uma casa mais grave. Ou seja, nós devemos apertar a corda em uma casa, esticá-la para ter o som dessa mesma corda apertada em uma casa mais aguda, tocar essa corda e depois ir desesticando para ela ir voltando ao som da 1° casa apertada. Exemplo abaixo:

E) --------------------------------------/
B) --------------------------------------/
G) -----5r7-----------------------------/
D) --------------------------------------/
A) --------------------------------------/
E) ---------------------------------------/

Bend e Reverse: Bend e Reverse é uma junção do efeito Bend e depois o efeito Reverse. Ele é representado pelas letras b e r na Tab. Esse Conjunto consiste em Tocar a corda, esticar, tocar novamente e, desesticar. De uma forma mais complexa o conjunto Bend e Reverse consiste em tocar a corda em uma casa, esticar essa corda para ela ter o som de ser tocada em uma casa mais aguda, esticar completamente e tocar mais uma vez, e ir desesticando para a corda voltar ao som incial. Exemplo abaixo:

E) --------------------------------------/
B) --------------------------------------/
G) -----5b7r5---------------------------/
D) --------------------------------------/
A) --------------------------------------/
E) ---------------------------------------/

Bend Uníssono: Essa técnica consiste em apertar duas cordas diferentes em casas diferentes. Você deve apertar uma corda mais aguda em uma casa mais grave e uma corda mais grave em uma casa mais aguda. Dai você deve tocar as duas cordas e esticar a mais grave para ter o som final da aguda. De uma forma mais complexa é isso: deve se apertar a corda mais aguda (2° corda por exemplo) em uma casa mais grave (3° casa por exemplo) que a corda grave e apertar a corda grave (3° corda por exemplo) em uma casa mais aguda (5° casa por exemplo). Depois de fazer isso você deve tocar as duas cordas de uma vez e esticar apenas a corda mais grave, fazendo com que o som final dela seja parecido com o som da corda aguda sem ser esticada. Essa técnica é representada na Tab pela letra b na corda mais grave. Exemplo abaixo:

E) ---------------------------------------/
B) ---3----------------------------------/
G) ---5b---------------------------------/
D) ---------------------------------------/
A) ---------------------------------------/
E) ---------------------------------------/


Link de um vídeo feito pelo Cifra Club explicando como ler Tablaturas: "Como ler Tablaturas Parte 1": http://www.youtube.com/watch?v=cZwY2QKJtfw
Outro vídeo mostrando quase a mesma coisa do primeiro mostrado acima mas com algumas explicações de outros efeitos e em versão HD também feito pelo Cifra Club: http://www.youtube.com/watch?v=ZuLQMURzkuk

Então é isso Galera, estudem bem esse assunto, pois ele é fundamental para você ter um bom andamento musical. Brevemente postarei a segunda parte dessa postagem. Aguardem. Equanto isso estudem bem para não se confudirem na parte 2 desse assunto.


Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário