domingo, 1 de maio de 2011

A postura na hora de tocar (1) - Violão Popular e Clássico

Fala Galera! Esse assunto que vou falar agora pode ser bobo para muitas pessoas, mais na verdade é muito importante. Na hora de tocar não se preocupamos com a postura, e é por isso que muitas vezes não conseguimos o que queriamos fazer no instrumento e ainda acabamos machucados! Então vamos ao Post:

A Postura do Violão Popular: A postura no Violão Popular é bastante simples. Como normalmente fazemos, apoiamos o corpo do Violão na nossa perna direita. Colocamos o nosso braço por cima do corpo do Violão e posicionamos nossa mão perto da boca do violão (boca é o furo que tem no meio do corpo do Violão). Após fazer isso nós pousamos a mão esquerda no braço do Violão e começamos a executar os movimentos necessários: Acordes, Solos e etc. Para fazer tudo isso, precisamos estar sentados em um lugar bem apoiado (tipo um banquinho) e com a coluna reta. Não é recomendado ficar girando a cabeça na posição de ver o braço do Violão, pois poderá machucar a coluna. Mas precisamos fazer isso, então basta você não forçar muito: dando uma olhadinha de leve você não irá se machucar.

A Postura do Violão Clássico: A postura do Violão Clássico é mais composta. Deve se apoiar o Corpo do Violão na perna esquerda, portanto você terá que abrir um pouco a perna direita para que o corpo do Violão caiba entre suas duas pernas. O Violão deve ser inclinado um pouco para baixo para facilitar o acesso da mão esquerda no braço do Violão. A posição do braço e da mão são as mesmas que a do Violão Popular. Essa posição é necessária porque os Violões Clássicos não costumam possuir Cutway (aquela inclinação no corpo que facilita o acesso as casas mais agudas) então essa posição facilita o acesso as casas mais agudas do Violão por parte do músico.

Qual a forma correta de sentar? Você deve ter de preferência um banco onde você possa apoiar o pé. Esse banco pode ser um pouco alto. Você deve sentar no banco e deixar sua coluna reta. Poderá apoiar no caso do Violão Popular a perna direita naqueles paus que circulam o final do banco, ou em outro banco menor.  O Violão Clássico é quase a mesma coisa, a diferença é que ao invés de apoiar a perna direita, iremos apoiar a perna esquerda. Deixar a coluna inclinada, cabeça baixa ou braço apoiado no canto errado pode causar graves contusões.

A posição das mãos: A Mão Direita deve ficar sobre a boca do Violão, na parte de cima das cordas. O dedo Polegar deve tocar os bordões (cordas mais graves) e os outros dedos devem tocar da 1° até a 4° corda. Também pode ser usada a Palheta, que apenas exige que o dedo polegar e o indicador se juntem para apertá-la. A Mão Esquerda é a responsável pela execução de acordes, solos e etc. O dedo polegar deve ficar atrás do braço, e possui diferentes inclinações para cada tipo de acorde. Se for um acorde com pestana por exemplo, o dedo polegar fica na parte de baixo da parte de trás do braço. Os outros dedos (Indicador, Médio, Anular e Mínimo) ficam apertando as cordas nas determinadas posições. No caso dos violões Cutway's, quando é preciso apertar as cordas dentro da inclinação do cutway o dedo polegar fica livre, pois não tem como ele apertar a parte de trás do Violão.

É necessário ter uma unha grande no polegar? Não. É útil, mas não necessário. Você usa a unha para tocar o baixo (a parte mais grave) dos acordes, mas esse papel também pode ser feito apenas pelo dedo. Se sua unha for fraca, no primeiro impacto em uma corda, ela poderá torar, e você será impedido de tocar por um tempo, até que tudo se recupere (se for uma contusão grave). Se você toca teclado e violão, por exemplo, não poderá ter a unha grande, pois a unha grande pode lhe machucar na hora de tocar o teclado. Então nada melhor do que comprar uma Unheira (uma espécie de palheta que é presa no dedo polegar) ou uma Dedeira (uma espécie de palheta que se encaixa nos outros dedos, menos no polegar). Fazendo isso você  poderá tocar Violão e Teclado (por exemplo), sem ter nenhum problema.

Fotos:

Posição da mão diante do corpo do Violão.

Postura Violão Clássico.

Postura Violão Popular.

Link de um Vídeo feito pelo Cifra Club dando dicas de Postura na hora de tocar: http://www.youtube.com/watch?v=bsl-wQVxLdo

É isso ai Galera, ter uma boa postura é fundamental para ter um bom aprendizado no instrumento, então prestem bem atenção neste assunto e leve ele muito a sério.


Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário