quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como ler Tablaturas - Parte 2

Fala Galera! Dando continuidade a postagem "Como ler Tablaturas" eu estou aqui para mostrar a segunda parte desse assunto. A primeira parte já foi explicada aqui no blog, caso você ainda não tenha visto, visite o link própio da Postagem: Como ler Tablaturas - Parte 1: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/como-ler-tablaturas-parte-1.html. Ou também visite a seção de Arquivo para Iniciantes, onde essa postagem poderá ser encontrada, além de outras postagem que poderão lhe servir: http://blogartmusic.blogspot.com/p/arquivo-para-iniciantes.html.

Dando continuidade, irei mostrar mais algumas técnicas e suas representações em uma Tablatura: Vamos ao Post:

Vibrato: O Vibrato é uma técnica que é representada pela o acento ~. Quanto mais a quantidade de acentos maior é a inclinação para o som da corda não desaparecer rápido. Essa técnica consiste em tocar a corda em determinada casa e assim que tocar mover a corda para baixo e para cima em uma sincronia possível para que o som da corda não desapareça fácil. De uma forma mais complexa e instrucional o Vibrato consiste em tocar a corda, mover ela para baixo e para cima, rápido ou um pouco lento, com o objetivo de dar sustentação ao som da corda. Abaixo a representação do Vibrato em uma Tab.

E) -----------------------------------/  Corda Mizinha > 1° Corda de baixo para cima
B) ----------------------------------/  Corda Si > 2° Corda de baixo para cima
G) --------5~ ~ ~ ~----------------/ Corda Sol > 3° Corda de baixo para cima
D) ---------------------------------/  Corda Ré > 4° Corda de baixo para cima
A) ---------------------------------/  Corda Lá > 5° Corda de baixo para cima
E) ---------------------------------/   Corda Mizona > 6° Corda de baixo para cima

Nessa representação devemos apertar a Corda Sol (G) na 5° casa e mover ela para baixo e para cima sem sair dessa casa que a corda foi apertada.

Hammer-On: O Hammer-On é uma técnica que é representada pela letra h na Tab (Tab = Tablatura). Essa técnica consiste em apertar uma corda em determinada casa e depois apertar apertar a mesma corda em outra casa sem palhetar, seguindo o primeiro aperto. De uma forma mais complexa e instrucional o Hammer-On é uma técnica que consiste em apertar uma corda em uma casa, tocar essa corda, apertar com outro dedo em outra casa da mesma corda sem soltar o outro dedo, e não tocar. Você deverá ter uma diferença de som entre as duas casas apenas com uma palhetada nessa mesma corda. A seguir uma representação:

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------5h7----------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Na represetação mostrada acima, deve apertar a corda Sol (G) na 5° Casa e tocar, logo após tocar sem dar nenhuma pausa, deve se apertar a mesma corda na 7° casa, sem soltar o dedo da 5° casa.


Pull Off: O Pull Off é uma técnica que é representada na Tab pela letra p. Ele consiste em apoiar um dedo em uma casa mais aguda, e outro dedo em uma casa mais grave, tocar a corda na casa mais aguda e soltar o dedo que aperta essa casas puxando novamente a corda para que ela tenha a sonoridade da casa mais grave. De uma forma mais complexa e instrucional deve se apertar um dedo em uma casa mais grave da escala (3° casa por exemplo) e outro dedo em uma casa mais aguda (5° casa por exemplo), deve se deixar os dois dedos apertando as duas casas e tocar a corda uma vez, após tocar (sem ter nenhum intervalo de tempo), deve se soltar o dedo da casa mais aguda e ao mesmo tempo puxar ele para que a corda tenha também o som da casa mais grave logo após ter o som da corda mais aguda.

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------5p3----------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Nessa representação deve se apertar o dedo 1 (indicador) na 3° casa da corda Sol (G) e apertar o dedo 2 (médio) na 5° casa da mesma corda Sol (G). Deve se tocar a corda sem soltar nenhum dedo, depois deve se soltar o dedo 2 da 5° casa da corda Sol (G) e ao mesmo tempo puxar a corda com o mesmo dedo 2 para que o som da corda Sol (G) apertada na 3° casa também possa soar.

Hammer-On e Pull Off: Essas duas técnicas podem ser tocadas juntas e recebem as mesmas representações: o Hammer-On pela letra h e o Pull Off pela letra p. Como já pode perceber essa técnica é uma junção das técnicas Hammer-On e Pull Off. Ela deve ser feita apertando uma corda em determinada casa, apertando e depois martelando (pressionando) essa mesma corda em uma casa mais aguda da escala e logo depois puxar essa corda apertada na casa mais aguda com o dedo 2 e deixar ela soar com o som da casa mais grave e logo depois martelar novamente a corda na casa mais aguda e ir repetindo o processo. Segue um exemplo:

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------3h5p3h5p3--------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Deve se apertar o dedo 1 (indicador) na 3° casa da corda Sol (G) e tocar a corda, logo em seguida, em um movimento rápido, deve se apertar com o dedo 2 (médio) a 5° casa dessa mesma corda Sol (G), e logo após fazer isso (sem nenhum intervalo de tempo) deve se puxar o dedo 2 (médio) da 5° casa para que a corda soe com o som da 3° casa apertada nessa mesma corda. Em todo esse processo a corda só deve ser palhetada uma vez, tendo em vista que o resto do processo é feito pelo dedo 2 (médio).

Slide: O Slide é uma técnica que tem duas formas. A primeira forma é tocar uma corda em uma casa e deslizar o dedo até uma casa mais aguda. Essa forma é representada na Tab pela barra comum /. A outra forma é a inversão da primeira: deve se tocar a corda em uma determinada casa (exceto a 1° casa) e deslizar ela para uma casa mais grave. Essa segunda forma é representada na Tab pela barra invertida \ , tendo em vista que ela é o inverso da primeira forma. Exemplos abaixo:


1° Forma com Barra Comum.

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------3/5-----------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Nessa forma deve se apertar a corda Sol (G) na 3° casa e deslizar, sem deixar de apertar a corda, para a casa 5° da mesma corda. Não se deve palhetar novamente, a primeira palhetada é suficiente para que soe os dois sons diferentes.

2° Forma com Barra Invertida.

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------5\3-----------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Nessa forma deve se apertar a corda Sol (G) na 5° casa e deslizar, sem desapertar a corda, para a 3° casa dessa mesma corda. Não devemos palhetar novamente, o som da primeira palhetada é suficiente para que o Slide soe perfeitamente.

Ainda existe outra forma que é representada tanto pela barra comum /, quanto pela barra inversa \. Essa forma consiste apenas tocar uma corda nas primeiras casas da escala e deslizar ela até uma casa determinada e tocar uma corda em uma casa determinada e deslizar ela até as primeiras casas. São duas formas diferentes que devem ser representadas de duas formas diferentes:

Ainda existe outra forma que é representada tanto pela barra comum /, quanto pela barra inversa \. Essa forma consiste apenas tocar uma corda nas primeiras casas da escala e deslizar ela até uma casa determinada e tocar uma corda em uma casa determinada e deslizar ela até as primeiras casas. São duas formas diferentes que devem ser representadas de duas formas diferentes:


1° Forma com barra comum.

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------/5------------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Deve tocar a corda Sol (G) nas primeiras casas da escala e deslizar essa mesma corda até a 5° casa. Isso deve ser feito apenas com uma palhetada.

2° Forma com barra inversa

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ------5\------------------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Deve tocar a corda Sol (G) na 5° casa da escala e deslizar até as primeiras casas sem desapertar a corda. Essa forma é o contrário da primeira, mas ainda só deve ser utilizada uma palhetada para tocar, pois é suficiente para segurar o som incial da corda e o deslizamento.

Palm Muting: O Palm Muting é uma técnica que é representada na Tab pela Letra P e M no início da Tab e não na sua construção como na maioria das técnicas. Ela consiste em montar um acorde comum na escala, apoiar a palma da mão nas cordas, bem próximo do cavalete, e tocar. Dessa forma o som fica abafado. Essa técnica soa melhor em uma Guitarra ou em um Violão Amplificado pois o som fica tão abafado que perde volume. A seguir um Exemplo:

P.M.....      Acorde E - Mi maior.

E) --0-------------------------------/
B) --0-------------------------------/
G) --1-------------------------------/
D) --2-------------------------------/
A) --2-------------------------------/
E) --0--------------------------------/

Essa é a representação do Palm Muting em uma Tab com um acorde. Nessa representação foi usado o acorde E - Mi maior.

Harmônico Natural: O Harmônico Natural é representado na Tab pelas letras H, a, r. Essa técnica consiste em posicionar o dedo em cima de algum traste (5° traste) por exemplo e tocar a corda. Ela terá um som meio abafado mas as cordas irão soar com o som próximo ao som desta mesma corda apertada na mesma casa desse mesmo traste. É uma técnica muito fácil para se fazer na Guitarra ou no Violão. Exemplo Abaixo:

Har.................................................................

E) ------------5-------------------------------------/
B) ----------5---5-----------------------------------/
G) --------5-------5---------------------------------/
D) ------5-----------5-------------------------------/
A) ----5---------------5-----------------------------/
E) --5--------------------5--------------------------/

Nessa representação devemos apertar todas as cordas do 5° traste, seguindo uma sequência, começando pela corda Mizona até a corda Mizinha e voltando para a corda Mizona. A sigla Har representa que é um Harmônico Natural.

Harmônico Artificial: O Harmônico Artificial é representado na Tab pelas letras H . A. Essa é uma técnica mais avançada e exige mais um pouco de prática do que as outras que foram mostradas acima. Ela consiste em posicionar o dedo em qualquer corda apertando qualquer casa. A técnica mesmo é na hora de palhetar. Nós devemos palhetar a esquerda dos captadores, seja qual for o captador. Devemos palhetar e logo em seguida palhetar com o dedo polegar também. Uma junção de palheta e dedo Polegar. Devemos encostar o dedo polegar de leve para não tapar o som da corda. Essa técnica é mais utilizada em Guitarra pois ela tem uma capacidade maior de amplificação por causa dos seus Captadores. E também é mais comum utilizar o efeito de Distorção (Distortion) na hora de executar essa técnica. Você ainda poderá misturar tudo isso com o Vibrato. Deverá tocar a corda com a técnica normalmente e em seguida executar o Vibrato. A seguir um exemplo de Tab com Harmônico Artificial:

H . A

E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) --------5~ ~ ~ ----------------------------------/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Esta representação mostra a técnica de Harmônico Artificial. Na Tab em si só é apresentado o número da casa onde deve ser apertada a corda (nesse caso a corda Sol (G) deve ser apertada na 5° Corda) e no caso dessa representação os Vibratos também estão presentes por isso a adição do ~ . A representação própia deve ser feita apenas pelas letras H . A, por isso é melhor observar essa representação, se não você poderá estar fazendo o processo errado.

Tapping: O Tapping é uma técnica que é representada na Tab pelas T P. Essa não é uma técnica tão difícil de fazer, mas exige um pouquinho a mais de treino. Ela consiste em com o dedo indicador da mão direita (a mão que faz as palhetadas) puxar determinada corda, e com o dedo indicador da mão esquerda martelar essa mesma corda em uma determinada casa e continuar com o dedo indicador da mão direita martelando outra casa da escala da mesma corda. Essa técnica é mais utilizada na Guitarra, pois a Guitarra, como já falei, possui um maior volume de Amplificação, sendo que no Violão essa técnica mal pode ser escutada, já que o volume fica muito baixo. A seguir a representação do Tapping em uma Tab:

         T P               T P             T P             T P
E) --------------------------------------------------/
B) --------------------------------------------------/
G) ---0-2-9-----0-2-9-------0-2-9------0-2-9-----/
D) --------------------------------------------------/
A) --------------------------------------------------/
E) --------------------------------------------------/

Essa representação possui 3 Números: O 0 é o toque que deve ser feito pelo dedo Indicador da mão direita que deve representar a corda Sol (G), no caso, tocada solta. O número 2 é a martelada (pressionar a corda) que deve ser feita pelo dedo indicador da mão esquerda na 2° Casa dessa mesma corda Sol (G). (sendo que se o número for 3 será martelado na 3° casa e assim por diante) O número 9 representa  a outra martelada, feita novamente pelo dedo indicado da mão direita (o dedo que puxa a corda no primeiro movimento) nesse caso na 9° casa da Corda Sol (G). (se o número for 10 a martelada deverá ser feita da 10° casa e assim por diante).


Link de um Vídeo feito pelo Cifra Club explicando Como ler Tablaturas: Como Ler Tablaturas - Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=bDaUrf9-npQ
Confira também a Parte 1 desse vídeo, mostrada na 1° postagem desse assunto:Como Ler Tablaturas - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=cZwY2QKJtfw&feature=relmfu


Então é isso Galera, estudem bem esse assunto, treinem bem essas técnicas para pegarem a prática, porque volta e meia você terá que fazer isso em algum solo de alguma música e etc. O Estudo das Tablaturas é fundamental para qualquer músico que toque Instrumentos de Corda.


Espero ter Ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário