segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Violão de 12 Cordas - Saiba mais!

Fala Galera! Ultimamente não tenho postado nada aqui, e irei agora explicar o motivo: Neses dias meu computador apresentou problemas, e não foi possível ter acesso ao Blog. Peço desculpas, mas não foi por meu querer e sim pelo querer do meu Computador (hehe!). Voltando agora com um Post, e em breve o post sobre Formação de Acordes IV - Inversões de Baixos - Curso Teoria Musical. Então vamos a esse post:

O que é um Violão de 12 Cordas? Um Violão de 12 Cordas é um Violão comum como todos os outros. Porém ele tem uma construção mais detalhada e mais difícil e pesada. É feito para suportar 12 Cordas ao Invés de 6, então tudo é mais reforçado: Cavalete, Corpo, Braço e Headstock. Ele possui 12 Cordas, como o nome já diz. As Cordas são agrupadas de duas em duas, formando assim 6 pares de Cordas. Essas Cordas são semelhantes ao Violão de 6 Cordas e é isso que nós vamos falar nos próximos tópicos.

Como são e como é a Afinação de um Violão de 12 Cordas? Como já expliquei as Cordas são agrupadas de duas em duas. Então essas cordas tem semelhanças, ou seja, as cordas que ficam agrupadas são iguais. Sendo assim ele terá as mesmas Cordas de um Violão Comum, mas terá essas cordas em um número dobrado. Então as Cordas que ficam Agrupadas possuem a mesma Afinação, ficando assim as Cordas: E E B B G G D D A A E E . Então para afinar um Violão de 12 Cordas basta ter um Afinador comum para Violão ou afinar normalmente de ouvido. Agora veremos a técnica e a execução no Violão de 12 Cordas.


Técnicas e suas execuções com Violão de 12 Cordas: Sempre ou quase sempre há aquela dúvida: Dá pra fazer Bend em Violão de 12 Cordas? Tem como fazer Solos em Violão de 12 Cordas? Como é palhetar em um Violão de 12 Cordas? Como é a execução dos Acordes? Dúvidas e mais dúvidas se repetem, afinal nada sabemos de um Instrumento que não conhecemos não é mesmo?. Então vamos lá para a explicaçã: Para você executar Acordes comuns no Violão de 12 Cordas é exigido uma alta praticidade em fazer pestanas. Isso mesmo, Pestanas em Acordes comuns! Como as Cordas são agrupadas de duas em duas, para fazer um Acorde que você apertava uma Corda no Violão comum, você irá apertar duas Cordas no Violão de 12 Cordas. Então, tendo como exemplo o Acorde de Dó Maior nós devemos: Apertar as duas Cordas que tem o som da Nota Si (B), as duas Cordas que tem o som da Nota Ré (D) e as duas Cordas que tem o som da Nota Lá (A) em suas respectivas casas. E se já é difícil fazer um Acorde comum, imaginem ai um Acorde com Pestana? É dificuldade dobrada comparado ao Violão comum. A pressão que você tem que fazer é maior, já que o Braço do Violão é mais grosso e são 12 Cordas para pressionar. Mas embora a pressão seja maior, o truque certo é o mesmo, depois de um tempo treinando, você pega a prática e a força não será tão necessária já que o que irá contar mesmo é o jeito. Quanto aos Bends a resposta é: Quase Impossível! As cordas são próximas demais, então para você fazer um Bend é necessário muita força, além de muita prática. Solos são possíveis, mas Solos rápidos podem não ser executados nunca. O melhor mesmo é usar o Violão de 12 Cordas como Violão base. Outras técnicas como o Slide é possível e mais fácil de se fazer, mas ainda continua exigindo um pouco de prática.

Quais são os Modelos de Violões de 12 Cordas? Os Modelos e Cores do Violão de 12 Cordas é Típico dos Violões comuns. Existem os Violões Normais e os Cutways, os Pretos, Naturais, os Jumbo e os Comuns. Isso varia muito. Mas também existem os Violões mais bem construídos, de marcas mais famosas com Trastes Jumbo, Pestanas e Headstock de boa qualidade e etc. Existem também os Violões de 12 Cordas para canhoto. Uma das melhores marcas de Violão de 12 Cordas é a Gibson que ficou famosa pelas Guitarras. Ainda existem outras marcas Top de linha como a Takamine. Os preços dos Violões de 12 Cordas costumam ser um pouco mais elevados. Um Violão de 12 Cordas Takamine EG-523SC 12C está em torno de R$2,435,00 pela Internet.

Fotos:
Este é o Takamine EG-523SC 12C (12 C = 12 Cordas). É fabricado com: Tampo em Solid Spruce, Corpo em Flamed Maple, Escala de Rosewood e Tarraxas Cromadas. Ele usa também o sitema de Amplificação Pré TK-40.
Violão Takamine EG-51OS 12C. Ele é fabricado com: Tampo em Solid Spruce, Corpo em Nato, Escala de Rosewood, Tarraxas Cromadas e Sistema de Amplificação Pré TK-40.



Pra quem quiser dar uma olhada melhor nesses Violões, acessem os Link's:
Página do Violão EG-523SC 12C no site da Takamine Brasil - Destribuidor Sonotec: http://www.sonotec.com.br/detalhe_produto.php?id=56&marca=1&categoria=1
Página do Violão EG-51OS 12C no site da Takamine Brasil - Destribuidor Sonotec:
http://www.sonotec.com.br/detalhe_produto.php?id=57&marca=1&categoria=1
Página da Takamine no site do Destruibuidor Sonotec: http://www.sonotec.com.br/takamine/
Site da Sonotec Music & Sound: http://www.sonotec.com.br/index.php

Então é isso Galera. Espero que vocês tenham gostado do Post. O post Formação de Acordes IV - Inversões de Baixo do Curso Teoria Musical está em andamento e está próximo a sair. Aguardem.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta clicar no Selo que está presente na parte Lateral da Página do Blog ou clique no link abaixo. Você pode votar pelo E-mail ou pelo Twitter.  
O Link para votação é: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero ter Ajudado Vocês!

15 comentários:

  1. EU QUERIA SABER COMO SÃO OS ACORDES PARA SE TOCAR UM VIOLÃO DE 12 CORDAS?
    SÃO IGUAIS AOS DE 6 CORDAS OU TEM MUITA DIFERENÇA?
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mesma coisa,mas tipo,se vc quer fazer uma nota A(lá) na corda E(mi),com um dedo vc aperta 2 cordas E de uma vez,sacou? a diferença é q ñ tem como vc fazer solos rápidos e bends

      Excluir
    2. Obrigado por respondê-lo Gabriel. Por incrível que pareça não fui notificado em meu e-mail sobre os comentários do bellone, então fiquei sem respondê-los.

      Peço desculpas ao bellone e agradeço novamente a você Gabriel.

      Excluir
  2. MEU E-MAIL É MARCOSBELLONECERQUEIRA2008@GMAIL.COM

    SE FOR POSSIVEL,MANDE-ME ALGUNS ACORDES SIMPLES PARA EU PODER INICIAR OU ME PASSEM ALGUM SITE QUE MOSTRE OS ACORDES PARA VIOLÃO DE 12 CORDAS.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a mesma coisa do de 6 cordas,a diferença é q vc aperta 2 cordas de uma vez ao invés de uma só para fazer alguma nota.

      Excluir
    2. Obrigado por respondê-lo Gabriel. Por incrível que pareça não fui notificado em meu e-mail sobre os comentários do bellone, então fiquei sem respondê-los.

      Peço desculpas ao bellone e agradeço novamente a você Gabriel.

      Excluir
  3. Olá, quero trocar as cordas de meu violao de 12 cordas( craviola).; a afinação eu sei que são iguais, mas as cordas pelo que vi são diferentes ? como faço?

    ResponderExcluir
  4. Olá, tive que me desfazer do meu Eagle 12 cordas e preciso dum Violão 12 cordas que resista bem ao clima de São Paulo (frio, calor e umidade) e seja macio pois costumo tocar versões acústicas de músicas de rock e metalb geral. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maxwell, tudo bem?

      Bom, não sou um grande conhecedor das 12 cordas, rsrsrs. Mas acredito que os produtos da Tagima podem te dar algo de qualidade por um bom preço.

      Um modelo como este: http://www.tagima.com.br/produtos/violao/twelve-tuner.php - Acredito ser muito bom, por contar com madeiras de qualidade.

      Em relação ao clima, recomendo você a comprar um case pro instrumento. Ele estando sempre acondicionado dentro do case é bem difícil sofrer com mudanças externas.

      Já na questão do conforto (ser macio, etc.) isso é bem relativo. Eu já toquei com alguns Tagimas (6 cordas, tanto aço como Nylon) e gostei bastante da leveza, parecia que estava tocando uma guitarra, rsrsrs. Recomendo você a visitar uma loja de instrumentos e testar alguns modelos pra conferir a tocabilidade, e após comprar o que o deseja, leve a um Luthier pra fazer uma boa manutenção que com certeza ele ficará bem mais macio e bom de tocar!

      Ah, se tiveres muito dinheiro pra gastar, não há nada que eu não recomende que não seja um Takamine. Os modelos de 12 cordas deles são incríveis.

      Ainda podes procurar uma Luthieria que faça instrumentos por encomenda, assim você terá um acompanhamento melhor na produção e poderá fazer do jeito que quiser, hahaha.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá, tive que me desfazer do meu Eagle 12 cordas e preciso dum Violão 12 cordas que resista bem ao clima de São Paulo (frio, calor e umidade) e seja macio pois costumo tocar versões acústicas de músicas de rock e metalb geral. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Em relação ao solo, é igual ao violão comum??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito. Complica bastante na hora de fazer bends, por exemplo, pois terias que subir duas cordas ao mesmo tempo, e não existe tanto espaço para fazer isso com outras 2 bem próximas em cima, etc.

      No fim, é a mesma coisa, porém tem que adaptar as técnicas Ao invés de um bend, costuma-se usar um simples slide e assim vai.

      Qualquer coisa procura por "Jura Secreta/Revelação - Fagner e Zé Ramalho" no YouTube, pois o violonista solo utiliza um modelo 12 cordas, ;)

      Abraço!

      Excluir
  7. gostaria de saber se eu posso começar com o violao de 12 cordas toquei poucas vezes com o de 6 cordas

    ResponderExcluir
  8. não recomendo, pegue primeiro a prática no de seis cordas, evolua bastante por, no mínimo, uns dois anos, antes de querer pegar um de doze.

    ResponderExcluir
  9. Olá, posso usar cordas de nylon em um violão de 12 cordas ?

    ResponderExcluir