sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Improvisação

Fala Galera! Hoje venho apenas dar uma dica um pouco breve, mas muito importante para você músico em geral. Vou falar sobre a Improvisação, seja ela em Guitarra ou Violão. Esse é um assunto que também causa muita polêmica. Então vamos ao Post:


O que é Improvisação? A Improvisação é o ato de improvisar determinados sons em determinado Instrumento. Ela é importantíssima para o Músico deixar sua marca, seja até em música de outros artistas. Improvisação é sair da formalidade e das regras de um solo por exemplo, e explorar mais as Escalas para deixar esse solo com a sua cara. Essa Improvisação vem ganhando muito espaço hoje em dia, abragendo não apenas aos Músicos profissionais, mas os Inciantes que estão começando a se adaptadar e conhecer seu Instrumento. Brevemente irei postar um pequeno Curso sobre as Escalas para vocês começarem a adiquirir a Improvisação em suas Músicas.

O que é que a Improvisação causa em uma Música? Muito simples. Ela causa uma pequena mudança em uma parte ou outra parte da Música. Mas essa mudança faz com que as características da Música mudem, fazendo que ela seja conhecida por tal improvisação tão marcante. Muitas pessoas acham a Improvisação pouco fundamental no aprendizado, mas muito pelo contrário, a Improvisação é fundamental para que um Músico consiga criar suas características em qualquer Música que tocar. Vou explicar uma situação real para vocês:
Muita gente que é fá da Banda Guns N' Roses, que acabou se desmachando e tendo seus componentes, com excessão do vocalista, renovados. O Componente da banda que causou uma maior falta Mundial, incluindo eu também, foi o Guitarrista Slash. Slash era famoso por seus solos marcantes em sua Guitarra Gibson Les Paul. Era dele a criação de quase todos os solos e bases das músicas que até hoje fazem sucesso com o Guns N' Roses. Slash saiu, outros Guitarristas passaram pela banda, até que em um tempo atrás a Banda decidiu contratar mais um Guitarrista. Esse Guitarrista era DJ Ashba. DJ Ashba ficou com o lugar de Slash, o que exige muita responsabilidade. Ele continuou mantendo a tradição das Guitarras Les Paul, acho que não por motivos "tradicionais", mas pela qualidade dessas Guitarras diante das músicas da Banda. Dai hoje quando as pessoas vão à um show do Guns N' Roses e DJ Ashba está tocando uma Música como Sweet Child O' Mine, eles acham que ele vai simplesmente imitar o Slash. Não é isso que acontece, o DJ Ashba faz sim os solos da Música corretamente, mas com modificações que faz com que as pessoas lembrem que não é o Slash que está tocando lá em cima do palco. Isso acaba causando um pouco de frustração nos fãs, por isso muitos preferem escutar os Cd's mais antigos, que mantêm a formação inicial da Banda, com o Guitarrista Slash e os demais componentes. Hoje o Slash está em uma outra Banda, formada por ele mesmo que conta com outros grandes Músicos e vem cantando alguns sucessos dos grandes tempos do Guns N' Roses, a banda Velvet Revolver.

Posso usar a Improvisação em qualquer Música? Isso dai é questão de gosto. Mas se você for tocar para um grande público, alguns podem achar que você está tocando a Música incorretamente. Se isso acontecer e for possível, toque novamente a Música em sua versão original. Depois disso mantenha a Música com sua improvisação. Com o tempo as pessoas irão perceber que aquilo não é um erro e sim uma Marca da sua presença na execução da Música. Não se esqueça que a Improvisação também é o ato de modificação geral de uma Música. Você pode gostar de uma letra de uma Música, mas pode não gostar do ritmo. Sendo assim basta fazer uma nova Melodia e adequar a Letra da Música nesta Melodia. Lembrando que quando for fazer isso e for divulgar a sua nova versão deverá pedir uma autorização ao responsável pela criação da letra ou divulgar a música mostrando que é uma norva versão da Música de tal compositor. Se você divulgar uma coisa que não lhe pertence poderá ser processado por Plagio e também perderá toda sua reputação diante dos fãs.

Observações: Você nunca deverá tentar fazer qualquer improvisação sem um breve conhecimento sobre Escalas. Estou preparando uma breve explicação sobre escalas, então esse post foi meio que uma Introdução da Introdução. Acho que Sábado (amanhã) irei postar a Introdução do Curso de Escalas e Segunda-Feira irei postar o primeiro assunto deste Curso. Aguardem pois isso irá lhe servir muito.

Qualquer dúvida ou sugestão sobre essa ou qualquer postagem disponível neste Blog pergunte pelos comentários. Iremos lhe responder rapidamente.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta você clicar no selo que está presente na parte lateral direita da página do Blog anunciando a votação. Você também poderá acessar a página especifiac para votação clicando no link abaixo. As formas de Votação são pelo Twitter ou por E-Mail.
Link para Votação:http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Então é Isso Pessoal, aguardem o Curso de Escalas e tenham um Bom Estudo!

Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário