sábado, 4 de junho de 2011

Introdução - Curso de Escalas

Fala Galera! Hoje mais uma vez estou aqui, mas para dar início ao pequeno Curso de Escalas. Hoje será apenas a Introdução, mas se tudo der certo, Segunda-Feira irei postar o Curso de Escala Pentatônica e Penta-Blues. Aguardem pois é um Curso que fala de um Assunto Fundamental para seu Estudo Musical!

Definição de Escalas: A Escala Musical é uma sequência de notas organizadas de acordo com suas frequências. A Escala é como um Menu, onde as notas estão dispostas da mais Grave até a mais Aguda. Existem várias Escalas. A Mais comum delas é a Escala de Dó Maior, que é composta pelas notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Quando nós aprendemos a tocar a Escala de forma certa no Braço do Violão ou da Guitarra, nós iremos perceber que essa Escala dá o endereço certo das Notas. Essa característica comum das Escalas vai desenvolver nossa capacidade de criar Solos, podendo ser Improvisado ou Arranjado dentro da tonalidade certa da Música, sem tocar notas que fogem desta tonalidade e soam meio estranhas diante da Música.

A Sonoridade das Escalas: Como eu já falei, existem várias Escalas existentes. Cada Escala dessa possui sua sonoridade específica, ou seja, cada uma dessas Escala possui uma espécie de identidade sonora que faz sua definição. Falarei aqui de apenas as principais Escalas usadas na Música Popular, ou seja, as Escalas que são mais comuns e usadas.

Conceito das Escalas: Vocês já sabem que existem muitas Escalas, e agora eu mostrarei o Conceito de Algumas dessas Escalas Principais e mais usadas na Música Popular. Confira abaixo o Conceito/Definição de cada Escala:
Escala Pentatônica Menor: A Escala Pentatônica Menor é uma Escala perfeita para realização de solos de Blues e Rock N' Roll. Um exemplo digno desta escala é a Música Cocaine do grande meste Eric Clapton. Eric Clapton foi um Guitarrista renomado que definitivamente tinha a manha de Escalas. Ele juntou a Escala de Blues com a pegada renovada do Rock, se tornando muito conhecido por isso.
Escala Penta-Blues: A Escala Penta-Blues ou Escala de Blues é uma Escala igual a Escala Pentatônica Menor, mas com o Acréscimo da Quarta Aumentada. Nessa Escala o acréscimo da Blue Note é essa Quarta Aumentada. (aguarde um pouco para o Curso Específico sobre Escala Penta-Blues para entender melhor.)
Escala Maior Natural: Essa é uma das Escalas mais importantes para todos os Músicos, por que além de ser muito utilizada na construção de Solos e Arranjos ela também é uma das bases para a Teoria Musical.
Escala Menor Natural: Essa também é uma Escala muito importante para todos os Músicos pelos mesmos motivos citados da Escala Maior Natural. Essa escala tem uma construção semelhante a Escala Maior Natural, porém com algumas pequenas diferenças. Essa Escala assim como a Escala Maior Natural tem várias digitações no Braço do Violão.
Escala Menor Harmônica: Esta é também uma Escala muito importante, e abrange muito a questão do Rock e Heavy Metal. Aguarde a evolução do Curso para entender mais sobre essa Escala, pois não é possível dar mais detalhes dela em uma Introdução.

Essa Introdução foi baseada em uma Vídeo-Aula feita pelo Cifra Club falando sobre o mesmo assunto. Nesta Vídeo-Aula é mostrada também o som de cada Escala, então eu recomendo a vocês darem uma olhada. O link do Vídeo está abaixo:
Introdução ao Curso de Escalas: http://www.youtube.com/watch?v=rdonL-OhwL4

Aguardem um pouco pela postagem sobre a Escala Pentatônica e Penta-Blues que virá a ser disponível em breve. O Curso de Formação de Acordes também está em andamento, mas nós estamos infrentando problemas com o armazenamento da Apostila no site de Downloads. Não sei qual continuação de Curso virá a ser postado primeiro, mas concerteza um dos estará disponível em alguns dias. Aguardem por favor.

Então é isso, estudem bem para prosseguirmos para o próximo Conteúdo!

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta clicar no selo com a indicação da Votação que está presente na parte lateral direita da Página do Blog ou clicar no link abaixo. As Formas de Votação são por meio do Twitter ou E-mail.
Link para Votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero ter Ajudado! Bom Estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário