quinta-feira, 26 de maio de 2011

Chave Seletora e suas posições:

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma peça usada diariamente pelos Guitarristas, ou melhor, continuamente. A Chavinha Seletora de posições é necessária em uma Guitarra, e ela possui posições diferentes, mas vamos deixar pra dar mais detalhes no Post:


O que é a Chave Seletora de Posições? A Chave Seletora de Posições ou a Chave Seletora de Captadores é uma peça que existe na Guitarra. Essa peça é pequena, e se localiza no corpo da Guitarra, variando as posições de instalação de acordo com o modelo da Guitarra. Essa Chave serve para selecionar determinado captador ou fazer combinações entre eles. Elas costumam ter uma quantidade determinada de posições, dependendo da quantidade de captadores e da construção do Instrumento. Faz parte dos controles elétricos da Guitarra que controlam os captadores junto com os controles de Volume e os controles de Tom. Existem vários modelos de Chave Seletora, que também é geralmente relacionado ao modelo de Guitarra.

Quais são as posições comuns que as chaves selecionam? Na verdade, no meu entendimento só existem duas formas de seleção: A Chave Seletora de 3 posições e a Chave Seletora de 5 posições. Cada uma se encaixa na quantidade dos captadores e nos modelos das Guitarras. Abaixo as chaves respectivas para os modelos de captadores:

As Guitarras Strato (mostrada na foto acima) costumam ter 3 captadores, independentemente que o captador da ponte seja Humbucker ou Single-Coill. O modelo padrão é composto por 3 captadores Single-Coill e uma Chave seletora de 5 posições. Vamos agora mostrar as posições considerando a 1º posição à direita, quando a chave fica completamente a direita (na foto ela está completamente à esquerda): 1º Posição: Seleciona o Captador do Braço do Instrumento (considerando a primeira posição à direita)
2º Posição: Seleciona o Captador do Braço e o Captador do Meio.
3º Posição: Seleciona Apenas o Captador do Meio do Instrumento.
4º Posição: Seleciona o Captador do Meio e o Captador da Ponte.
5º Posição: Seleciona Apenas o Captador da Ponte do Instrumento.
Agora vamos a segunda foto, que mostra outro modelo de Guitarra com outros modelos de Captadores:

Essa é a Guitarra Michael GM747 Les Paul. Observe que a Chave Seletora de Captadores dessa Guitarra é na parte de cima do Corpo, diferentemente das Guitarras Strato que possuem a Chave na parte de Baixo do Corpo, esse é o modelo de Chave Seletora padrão para Guitarras modelo Les Paul, SG e algumas Flying V e descendentes da Strato. Essa Guitarra também possui captadores diferentes que tem o modelo Humbucker/P90. Ela possui apenas 2 captadores, então a Chave Seletora é de apenas 3 posições. A chave possui nomeações para as posições que podem ser selecionadas, o que facilita na hora de escolher sua posição de captadores favorita.
1º Posição nomeada de TREBLE: Seleciona o Captador da Ponte do Instrumento.
2° Posição Intermediária: Seleciona o Captador da Ponte o Captador do Braço.
3° Posição nomeada de RHYTHM: Seleciona Apenas o Captador do Braço do Instrumento.
Guitarras que possuem chave de 3 Posições, dependendo do modelo constumam ter essas combinações, mas os nomes indicando a posição é exclusivo das Les Paul e das SG. TREBLE é a posição onde a chave fica movida para baixo. RHYTHM é a posição onde a chave fica movida para cima. A posição intermediária fica no meio, sem subir nem descer.


Quais são os modelos de Chave Seletora? A quantidade de posições também é uma forma de modelo de Chave, mas como já falamos disso aqui seguiremos para o próximo índice de modelo. As chaves seletoras mudam o modelo dependendo do Instrumento em que estão conectadas. Abaixo algumas fotos e explicações:


Esse é o modelo Típico de Chave Seletora de Posições para Guitarras Strato. Observe que a chave tem uma espécie de ponta com um pequeno Knob cobrindo a haste. A Chave se move dentro dessa espécie de Caminho cavado, e vai seguindo as posições de Acordo com o equipamento Interno. Abaixo o mecanismo interno de uma Chave Seletora:

Mecanismo Interno de uma Chave Seletora de Captadores com 5 Posições. Na parte superior, a haste metálica e o Knob branco que cobre essa haste. Este é o modelo padrão que se encaixa nas Guitarras Strato.
As Guitarras Modelo Les Paul e SG possuem um modelo diferente de Chave Seletora, tanto na parte de cima que fica à mostra quando olhamos a Guitarra, quanto na parte interna que também possui uma construção diferente. O Knob também e diferente e a chave costuma ser rodeada por uma moldura. Abaixo o mecanismo interno de uma Chave Seletora de uma Guitarra Les Paul:
Cores de uma Chave Seletora: O Knob da Chave Seletora e a Moldura, no caso das Guitarras Les Paul e SG, costumam ter geralmente a cor Branca, Preta ou Creme. São as cores comuns, mas isso não quer dizer que não existam outras cores no Mercado, quer dizer apenas que são mais raras e difíceis de encontrar. Os Knobs e as Molduras são vendidos separadamente do mecanismo completo da Chave, então você poderá a qualquer momento fazer uma troca na cor. Se você estiver tocando e torar o Knob, poderá comprar outro tranquilamente e instalar você mesmo, já que a instalação é muito prática, lembrando que o recomendado é levar em um Luthier. Na hora de comprar o Knob ou a Moldura, você deve ter em mãos a Chave ou a Guitarra completa para ver se a peça se encaixa perfeitamente.


Observações Finais:
1º - Nem toda Guitarra Strato possui Chave Seletora de 5 Posições ou Apenas Captadores Single-Coill.
2º - Guitarras Strato com apenas 2 captadores como a Giannini GGX-1HH que possui dois Humbuckers costumam ter uma Chave seletora de 3 Posições.
4º - Nem toda Guitarra Les Paul ou com modelo de Les Paul possui um certo modelo de Chave, algumas mudam o tamanho, o modelo e etc.
5º - Teste sempre antes de comprar qualquer produto.

Pra você que quer ver mais sobre a Guitarra Michael GM747 visite o Review feito pelo Cifra Club, que fala não só das posições da Chave como de toda construção e timbre da Guitarra:  Review da Guitarra Michael GM747: http://www.youtube.com/watch?v=5Z1ObZMichM&feature=player_embedded
E quem quiser ver mais sobre a Guitarra Giannini GGX - 1HH visite o Review feito também pelo Cifra Club: Review da Guitarra Giannini GGX - 1HH: http://www.youtube.com/watch?v=rhNZzDFqxRA

Ae Galera! Não se esqueçam de votar no Blog Art Music para o prêmio TOPBLOG 2011, basta clicar no selo que está presente na parte lateral direita da página do Blog ou Visitar o Link abaixo. Lembrando que as formas de votação são por E-mail ou Twitter.  Link da Votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257


Espero ter Ajudado! Bom som pra vocês!

4 comentários:

  1. Show de bola, tirou todas as minhas duvidas!

    Vlw mesmo, excelente blog!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Brother, comprei uma chave seletora de 3 posições pra colocar no meu contra baixo. Ele eh equipado com o cap Seymour Duncan bass lines. Gostaria de saber se vc pode me ajudar com a instalação? Pois não consegui.

    ResponderExcluir