quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tarraxas e Headstock? Saiba mais!

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma parte do Violão e da Guitarra. A parte é conhecida como Headstock, ou seja, a mão onde ficam as tarraxas. Também irei falar sobre as tarraxas, rebaixadores de corda e outras coisinhas mais que fazer parte do Headstock de uma Guitarra ou de um Violão. Então vamos ao Post:

O que é o Headstock? O Headstock ou mão está presente na Guitarra, Violão, Baixo e outros instrumentos de corda, como a Viola, o Dobro e etc. Pode ser considerada o começo ou o fim de um instrumento, pois é uma parte que compõe umas das pontas do instrumento. No Headstock estão presentes as Tarraxas, logo do fabricante do Instrumento, no caso da Guitarra ou do Baixo, no Headstock está presente também o Tensor. Existem vários modelos, vários tamanhos, várias cores. E isso também conta muito quando vamos comprar um instrumento, se a pessoa que vai comprar for do tipo que quer uma bom Instrumento sem deixar a aparência de lado!

Modelos de Headstock: Existem milhões de modelos de Headstock existentes no mercado. Eles geralmente vem conciliado ao modelo do Instrumento: Se for uma Guitarra com um modelo bem agressivo, tipo Guitarra de Heavy Metal, o Headstock constuma vir mais fino e pontudo. Já o Headstock de Violão constuma seguir um padrão, tendo algumas variações no tipo do instrumento (Aço ou Nylon) e na ponta deste mesmo Headstock. Já Headstock de Guitarras Strato, por exemplo, constumam ser mais robustos, acompanhando, como já disse, o modelo completo da Guitarra. Headstock de Baixo são maiores, pois seguram uma tensão maior das cordas (as cordas são maiores) e das tarraxas, que tem um tamanho maior, em relação a tarraxa de Violão Nylon padrão. Abaixo algumas fotos de Headstock:

Headstock Padrão de um Violão de Nylon

Headstock padrão de um Violão de Aço. No caso um Violão Gibson.
Headstock Típico de Guitarras com Floyd Rose/Micro Afinação. Neste caso a Guitarra é da Jackson.
Headstock Típico de uma Guitarra Stratocaster. Neste caso uma Guitarra Fender Stratocaster. Repare a parte metálica do lado esquerdo, no final do Headstock. Aquela parte é o início do Tensor.
Headstock padrão de um Baixo Elétrico. Observe que as tarraxas são maiores. Nesta caso, um Baixo Elétrico Squier by Fender.
Observe que existem vários tipos de Headstock, para vários tipos de instrumentos. Mostrei aqui apenas alguns modelos, mas ainda existem muitos modelos de Headstock de Guitarra e de Contra-Baixo. Observe também o tamanho das tarraxas: as tarraxas do Contra-Baixo são maiores, como já falei, já que suportam cordas maiores e com mais tensão. Os rebaixadores de corda também são mais robustos.

O que são Tarraxas? Tarraxas são as peças que prendem as cordas junto ao Headstock. É a parte usada para afinar as cordas do Instrumento. Existem também vários tipos, modelos e tamanhos. Cada uma possui sua especificação, sua utilidade mais aproveitável e etc. Existem tarraxas douradas, cromadas e blindadas, madre-pérola e etc. Cada uma pode ser melhor ou pior para o tipo de Instrumento que você utiliza. Nos violões de Nylon por exemplo, é mais comum vermos tarraxas douradas ou cromadas, mas com ponta em madre-pérola. Violões de Aço constumam ter tarraxas cromadas, com ponta também cromada, ou então tarraxas cromadas e blindadas. Na Guitarra é quase um padrão ter Tarraxas cromadas e blindadas ou douradas e blindadas. No baixo pode diversificar, sendo cromadas e blindadas ou apenas cromadas.

O que é a Blindagem da tarraxa? Todo mundo já viu alguém falar: "a Guitarra tem as tarraxas cromadas e blindadas...". Mas o que é exatamente essa blindagem? Ao contrário do que alguns pensam, a blindagem não é porque a tarraxa suporta tiros (parece até uma piada!), mas sim porque ela tem uma capa irremovível, que cobre suas ferragens. Ou seja, não iremos ver a haste que segura a tarraxa à parte que prende as cordas, veremos apenas a ponta, ou veremos um pouco desta haste. Não veremos também as engrenagens que fazem a tarraxa rodar e apertar ou folgar as cordas. Apenas veremos uma capa cobrindo todas as instalações. Resumindo mesmo, isso é uma tarraxa blindada. Abaixo uma foto de uma tarraxa blindada:

O que são Tarraxas Individuais? Vendo este tópico acima, e vendo a foto acho que você reparou que esta tarraxa não está junto com outras, está sozinha. Ela é uma tarraxa individal, ou seja, uma unidade de tarraxa. Em Violões de Nylon ou em algumas Guitarras, você poderá ver um jogo de tarraxas, ou seja, várias tarraxas pregadas em uma placa que é desparafusada e recolocada no Headstock do Instrumento. Isto costuma ainda ser comum nos Violões de Nylon. Já nas Guitarras, isso está cada vez mais raro, geralmente as tarraxas são individuais, ou seja, são compradas em unidades separadas e são também instaladas individualmente. Essa história de tarraxa individual não diz que não são vendidas em grupo, diz apenas que são instaladas e configuradas individualmente. Então preste bem atenção na hora que for comprar.

O que são Tarraxas com Trava? Além de todas essas utilidades citadas acima, existem também tarraxas com travas. Mas o que é essa trava? Essa trava é uma espécie de parafuso, ou um mecanismo. Ele prende a corda fácilmente, e segura muito mais a afinação. Mas não pense que é só botar uma tarraxa com trava para que seu instrumento demore a desafinar. Vamos levar o aspecto da Guitarra, já que esse tipo de tarraxa é mais usada nas Guitarras: Não basta por tarraxas com trava para que sua Guitarra demore mais para desafinar. Toda a estrutura do Instrumento tem que estar em harmonia com as tarraxas, ou seja, a ponte tem que estar bem regulada, o tensor, e os rebaixadores de corda. Essas tarraxas são mais caras do que as convencionais, e se combinam perfeitamente com Guitarras que possuem ponte Floyd Rose/Micro Afinação, por isso tem um preço mais elevado, mas nada que seja exagerado comparado à sua qualidade.

O que são Tarraxas Motorizadas? É isso mesmo que vocês acabaram de ver: Tarraxas Motorizadas! É um mecanismo, que envolve um afinador instalado no Instrumento e pequenos motores na tarraxa. Esse mecanismo é também mais usado em Guitarras, e eu nunca ouvi falar de um Violão com essa utilidade. Você deverá ligar sua Guitarra, e ligar o mecanismo. Deverá tocar a corda, e a Guitarra vai reconhecer o som e afinar conforme a afinação padrão das Guitarras. As tarraxas giram sozinhas, sem precisar nem enconstar a mão na ponta. Esse sistema foi lançado recentemente pela Gibson Guitars e tem gerado muita polêmica entre os músicos: Uns dizem que é muito útil, porém ainda muito caro para um músico comum, sendo acessível apenas para músicos renomados, que já possuem uma vasta carreira e um alto poder financeiro. Outros dizem que é um absurdo, pois é obrigatório um bom músico saber aprender a afinar seu Instrumento, ter uma ligação especial com ele. E você, o que acha sobre isso? Responda nos comentários se desejar! Abaixo uma foto de um Headstock com tarraxas motorizadas:
Headstock de uma Guitarra Les Paul Edição Limitada produzida pela Gibson Guitars com tarraxas Motorizadas ou tarraxas Robóticas. Essa foi a primeira Guitarra no Mundo que recebeu a tecnologia Robótica.
Para quem quer ter mais informações sobre esse sitema de Robótica em Guitarras, visite um vídeo no You Tube que explica um pouco sobre isso. É em Inglês, mas dá pra entender bem pelas imagens, link abaixo:
Gibson Robot Guitar: http://www.youtube.com/watch?v=WetVXbYRfWk&feature=player_embedded

Ae galera, você que tá pensando em trocar seu jogo de Tarraxas, dê uma pesquisada nos modelos e nos preços e escolha o que lhe agradar. Vá em uma loja e veja se é compatível com seu Instrumento. Faça a compra e leve em um bom Luthier, para que ele instale e regule corretamente suas novas tarraxas.

Não se esqueça de votar no Blog Art Music para o prêmio TOPBLOG 2011, as formas são por E-mail ou Twitter, e pode ser acessado no link abaixo ou clique no selo que está presente na parte lateral direita da página do nosso Blog. Link para votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero ter Ajudado Vocês! Bom som!

2 comentários:

  1. uma pergunta, onde encontro tarraxas p guitarra sem headstock??

    ResponderExcluir
  2. uma pergunta, onde encontro tarraxas p guitarra sem headstock??

    ResponderExcluir