segunda-feira, 9 de maio de 2011

Introdução - Curso Teoria Musical

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de um tema importantíssimo: A Teoria Musical. Se você começa a ter aulas práticas, sem ter aulas teóricas, creio que não irá se sair tão bem, não irá entender algumas coisas e tal. E é por isso que começo aqui uma espécie de Curso (TOTALMENTE GRÁTIS) falando sobre a Teoria Musical. Intervalos e a formação de acordes também serão abordados nesse curso e você poderá ter acesso a algumas apostilas para melhorar seu estudo. Essas apostilas serão desponibilizadas em link's onde vocês poderão acessar ou fazer um download. Então vamos ao post:

As Notas Musicais: As Notas Musicais são organizadas em uma escala de 7 notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Essas notas são representadas por letras chamadas de Cifras, sendo assim cada cifra para cada nota será:
dó = C, ré = D, mi = E, fá = F, sol = G, lá = A, si = B. Essa escala onde estão presentes essas notas e suas respectivas Cifras é chamada de Escala Natural.

Tom e Semitom: Um Semitom ou Meio Tom é a menor distância natural entre duas notas musicais. Esse Semitom corresponde a uma casa do Violão, ou seja, se tocarmos a 6° Corda ,(Corda Mizona, 6° corda de baixo para cima no Violão), solta, essa corda terá o som da nota Mi. Sendo assim se tocarmos a mesma 6° corda na 1° casa da escala do Violão ela terá o som da Nota Fá. Essa distância de notas corresponde a um semitom. Um Tom corresponde a dois Semitons. Ele Tom corresponde a duas casas no Braço do Violão. Sendo assim se pegarmos e tocarmos a 5° corda solta no Violão ela irá ter o som da nota Lá. Se tocarmos a mesma 5° corda na 2° casa da escala do Violão, essa corda terá o som da nota Si. Se apertarmos essa mesma corda na 3° casa da escala do Violão nós teremos 1 Tom e Meio, ou seja, teremos 1 Tom e 1 Semitom, se apertarmos essa mesma corda na 4° casa teremos 2 Tons e assim por diante.

Sustenidos e Bemois: Existem outras notas Musicais na Escala. Essas notas ficam posicionadas entre as notas da Escala Natural. Elas são conhecidas como Notas Intermediárias e existem dois nomes específicos para essas notas. Esse Símbolo #  representa o Sustenido. E a letra b representa o Bemol (lembrando que a letra b será minúscula e não maiúscula). A representação desses símbolos na escala, respectivamente com as Cifras serão: dó: C e dó Sustenido C#, ré: D e ré Sustenido D#, mi: E, fá: F e fá Sustenido F#, sol: G e sol Sustenido G#, lá: A e lá Sustenido A#, si: B, e voltamos para o dó. Observe que a nota Mi: E, e a nota Si: B não possuem Sustenido, isso quer dizer que a distância entre as notas Mi e Fá e as notas Si e Dó é de apenas Meio Tom, a distância entre elas é de uma casa na escala do Violão enquanto as outras notas possuem diferença de 1 Tom e por isso possuem o sustenido que é a distância de 1 Tom e Meio. Essa escala com as notas e suas notas Sustenidas é chamada de Escala Cromática. Assim poderemos assumir que o conceito do Sustenido é: O # aumenta a autura da nota em meio tom (uma casa à frente).
O Conceito do Bemol é ao contrário do conceito do Sustenido. O Bemol (b) abaixa a altura da nota em Meio Tom. Sendo assim, se tivermos uma nota com o Símbolo b acrescentado devemos tocar essa nota, uma casa para trás, ou seja, um Meio Tom abaixo. Um exemplo é a nota Ré. Essa nota é encontrada apertando a 5° corda do Violão (de baixo para cima) na 5° casa. Sendo assim se apertarmos a mesma 5° corda na 4° casa ela terá o som do ré bemol que é representado pela Cifra Db. Você deve observar que o som da nota Ré bemol (Db) é o mesmo som da nota Dó sustenido (C#). Assim você pode etender que as notas podem ter o mesmo som, mas dependendo do contexto da música elas podem ser classificadas de formas diferentes.


Por enquanto é só Galera. Estudem e memorizem bem estes assuntos, pois serão muito importantes para a segunda postagem desse pequeno Curso. Na próxima postagem irei dar dicas sobre Intervalos que também será um assunto de grande importância. Essa postagem virá em breve.

Essa Postagem foi baseada em um Vídeo feito pelo Cifra Club. O Link desse vídeo está logo ai em baixo:
Introdução à Teoria Musical: http://www.youtube.com/watch?v=RWRWMIXaH4k&feature=relmfu


Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário