segunda-feira, 2 de maio de 2011

A postura na hora de tocar (2) - Guitarra Elétrica

Fala Galera! Hoje estou aqui para dar mais um seguimento na linha de postagens "A postura na hora de tocar" falando da postura quando se vai tocar Guitarra. Então vamos ao post:

A postura na hora de tocar Guitarra Elétrica: Na verdade, a postura para se tocar Guitarra se divide em duas, uma semelhante ao Violão Popular e outra diferente. A posição semelhante ao Violão Popular consiste na mesma posição. Apoia-se o corpo da Guitarra na perna direita, coloca-se a mão direita por cima do corpo
perto do braço da Guitarra (já que a Guitarra não é furada como o Violão) e o braço esquerdo, junto com a mão esquerda, ficam com a responsabilidade de executar os solos e acordes. A outra posição consiste em por uma correia na Guitarra (junta-se a correia com as roldanas, pequenos parafusos que existem nas extremidades do corpo da Guitarra) e passar essa correia por trás do pescoço e por a mão direita por dentro dela, de modo que a correia fique passando por trás das costas e por trás do braço direito. Essa posição também pode ser feita no Violão.

A posição das mãos: A mão direita, no caso de tocar sentado, tem que ficar apoiada por cima do corpo da Guitarra. A mão terá que ficar um pouco próximo do braço da Guitarra, quase na mesma posição do Violão Popular. No caso de tocar com a palheta, o movimento da mão tem que ficar na mesma posição, mudando apenas a posição dos dedos, que apertam as palhetas, ao invés de puxar as cordas. Nessa posição você não sofrerá com as dores no braço após tocar muito tempo, o que acontece no violão por causa da sua largura. A Guitarra é fina, então o braço ficará descansado e não se cansará facilmente. Na segunda posição, de pé, o braço direito também não fica cansado como no Violão, o braço fica um pouco repousado por cima do corpo, mas nada que possa machucar. A mão esquerda, na primeira posição: sentado, faz a posição normal, apoiada pelo dedo polegar no braço do Violão e os outros dedos ficam responsáveis em fazer os acordes e solos. Na segunda posição, de pé, o braço esquerdo fica um pouco cansado, pois ele fica sem nenhum apoio, principalmente para fazer os acordes mais difíceis, com pestana, por exemplo. Para não ficar cansado e manter o estilo, revese nas posições, fique um pouco sentado, depois levante e tal. Fazendo isso você terá um bom rendimento na sua performance.

Ae galera, esse assunto é muito simples, então o post é pequeno mesmo. Fotos Abaixo:

Posição das Mãos quando tocamos Guitarra de Pé.

Correia Preta Simples.

Esta foto mostra claramente a correia em uma Guitarra, e sua posição quando é colocada para segurar a Guitarra. 



Link de um Vídeo feito pelo Cifra Club que mostra a postura da Guitarra Elétrica (OBS: espere um pouco, pois antes de mostrar a postura da Guitarra, mostram primeiro a do Violão): http://www.youtube.com/watch?v=bsl-wQVxLdo


Lembrem-se, uma postura boa é fundamental na hora de tocar, então levem esse assunto muito a sério.


Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário