sábado, 7 de maio de 2011

Formas corretas de Guardar seu Instrumento

Fala Galera! Hoje trago aqui para vocês um assunto importantíssimo. Os cuidados com os Violões devem ser lembrados, então hoje estou falando das "Formas corretar de Guardar seu Instrumento". Guardar seu instrumento corretamente é fundamental para que ele esteja sempre regulado e pronto para ser usado. Então vamos ao post: (lembrando que as dicas valem tanto pros Violões como para Guitarras e Baixos).

Como posso Guardar meu Violão? As formas de guardar um Violão são realmente infinitas. Dando uma pesquisada na Net você acha várias formas. Saber qual é a forma correta é que pesa na hora de guardar, e você não pode estar testando novas formas de guardar seu Violão em cada dia, pois isso irá danificá-lo, principalmente na parte do Braço, que é justamente a parte que tem que se preocupar mais. Se você não tem muita grana agora, acabou de comprar seu Violão e tal, basta colocar ele em uma capinha (aquelas que vem junto quando agente compra) de plástico e guarda ele em um local. Se você nem a capinha tem o melhor a fazer é pegar o seu Violão deitar ele em cima de uma cama, colchão ou sofá e cobrir ele com um paninho e tal. Cuidado na hora de por seu Violão em um desses lugares, pois ele pode escorregar, principalmente se você for por ele no sofá. O importante mesmo é não deixar o braço com pressão, ou seja, não deixar o braço responsável por segurar o peso de todo o instrumento, isso poderá causar graves danos, como o empeno do braço, e alguns danos mais simples como a desregulagem do tensor. O certo na hora de se guardar o Violão é ter um suporte que segure o Violão de pé. Existem os suportes que são parafusados na parede e seguram o Violão pelo headstock (mão onde ficam as tarraxas). Outros seguram o Violão pelo corpo e tem um leve apoio do Braço. E outros seguram o Violão apenas pelo corpo sem nenhum apoio do braço. Esse último modelo é o mais indicado, pois deixa o braço livre, sem pressão. No caso do 1° modelo eu não acho ruim não. Na loja onde eu comprei meu Instrumento (Eletrôncia Santa Rita) quase todos os instrumentos de cordas que existem lá estão pendurados pela mão (headstock). O 2° modelo que falei também não é ruim, por sinal é até muito bom. Mas se você não quer correr riscos na hora de usá-lo para guardar seu instrumento o certo é colocar o Violão com o braço para trás e não para frente, pois as cordas exercem pressão no braço para frente e forçando o braço para trás (seguindo essa posição) ele permanecerá imóvel, sem nenhuma diferença de curvatura. Esse modo porém não é indicado por um Luthier e tal, são recomendações caseiras propostas por pessoas que já testaram e gostaram dessa forma.

O que eu não devo fazer quando for guardar o Violão? Você não deve simplesmente guardar ele em uma capa e encostar ele na parede pelo braço. Isso causará graves danos (como já falei aqui). Você também não deve encostar seu Violão na parede com as cordas de frente para ela (ao contrário da primeira posição falada) pois isso também poderá causar graves danos ao seu instrumento. Outra coisa recomendada por ai que não é o certo é desafinar o Violão antes de guardar. Isso é extremamente errado, já que o braço vai sofrer uma diferença de tensão (uma tensão menor) e poderá ter um leve ou grave empeno. O certo é deixar ele afinadinho do jeito que estava e guardar na posição correta.

O que devo fazer quando for guardar o Violão? Após você acabar de tocar dê uma afinadinha no seu instrumento. Pegue um pano seco e macio e passe nas cordas, pela frente e por trás delas. Fazendo isso você vai retirar o suor e as partículas dos seus dedos que poderiam enferrujar as cordas, além de prefenir que elas enferrujem e precisem ser trocadas mais rápido. Lembrando que isso vale também para Guitarra ou Baixo, porque todos esses instrumentos possuem cordas de Aço que podem enferrujar com facilidade.

Quais são os equipamentos recomendados para guardar o Violão? Isso vale para Violão Guitarra ou Baixo. Você deve ter no mínimo uma capa acolchoada que guarde bem o seu instrumento. No máximo deve ter um Case Térmico ou um Semi-Case que é Semi-Térmico. Um suporte também é indicado, mas também deve guardar o Instrumento na capa e depois por ele no suporte, para evitar que pegue poeira, principalmente os Violões que são Amplificados e as Guitarras e Baixos em geral pois os equipamentos de amplificação podem sofrer alguns danos devido a poeira.

Dicas: Vamos supor um fato: Você guardou seu Instrumento incorretamente em um local, posição e etc. Você tem uma suspeita de que o Braço do seu instrumento está impenado, mas não sabe ao certo se está mesmo e não tem ninguém que possa lhe ajudar nesse momento. Você deve pegar seu instrumento e apertar qualquer cosa na última casa. Se a corda ficar próxima do 12° e 13° traste o braço não está empenado. Se a corda ficar um pouco distante do traste quer dizer que o braço está empenado e será preciso fazer alguma regulagem.

Fotos:


Suporte para Violão, Guitarra ou Baixo: Esse suporte deixa o Violão de pé apenas segurando o Corpo do Instrumento, sem apoio no Braço.

Esse suporte serve para Violão, Guitarra ou Baixo. Ele prende o Instrumento pelo Headstock (mão) e é parafusado em alguma parede.

Suporte para Violão, Guitarra ou Baixo. Esse suporte deixa o Violão de pé, prendendo o Instrumento pelo Corpo e pelo apoia do Braço

Capa Acolchoada para Violão, Guitarra ou Baixo

Case Térmico para Violão

Então é isso Galera, tomem cuidado com seu instrumento, pois isso também é fundamental para você ter uma boa tocabilidade e gostar de tocar.


Espero ter Ajudado.

16 comentários:

  1. Ola! Tenho uma Guitarra Strinberg Flying-V no meu caso, não tenho suporte e nem capa, por isso eu a guardo na caixa que a loja me deu quando comprei, mais essa caixa na verdade é de um violão Strinberg e não da própria guitarra. A questão é eu posso deixa-la na caixa e guarda-la em baixo da cama? Pois acho que deixar a caixa em pé pode danifica-la.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá John!

    Olha amigo, reparei que tanto a Guitarra Strinberg CLG-45 quanto a CLG-46 não tem o Headstock pra baixo, como os das Les Paul. Isso facilita bastante quando vai guardar uma Guitarra.:

    Assim você pode guardar sua Guitarra deitada, seja no chão, cama, sofá... Ela não correrá um grande risco de empenar ou quebrar o braço em caso de alguma queda. Quando comprei a minha Guitarra (Stratocaster) ela também veio na capa, e eu guardava ela dentro do guarda-roupas de pé, mas em uma Flying-V acho que não é possível, principalmente se for a Strinberg CLG-45, que tem as duas pontas do V em formato diferentes.

    Então você pode sim guardar sua Guitarra na caixa em baixo da cama. Só cuidado com a umidade, que pode danificar as ferragens da Guitarra dentre outras peças, e também cuidado com água, caso queira lavar o quarto e etc. Mas quando puder, compre um case para sua Guitarra, sem dúvida, é a melhor opção, ela fica bem justa dentro dele e fica protegida de algum impacto que possa acontecer, além de permitir o transporte do instrumento mais seguro.

    Espero ter Ajudado! Abç!

    ResponderExcluir
  3. Ajudou bastante cara, obrigado!
    A minha deve ser essa CLG-45 mesmo, pois o V tem uma ponta menor que a outra!

    Tenho outra pergunta' ela não tem alavanca. Daria pra colocar a alavanca nela ou isso é impossível? Pergunta idiota, mais sou novo na guitarra' portanto não sei nada sobre isso!
    Desde já agaradeço!

    ResponderExcluir
  4. De nada amigo, estou aqui para ajudar!

    Parabéns pela Guitarra, acho muito bonita a CLG-45, justamente porque uma ponta do V é menor do que a outra.

    É, a ponte dessa Guitarra é Tune-O-Matic, por isso que ela não tem alavanca.

    Mas dá sim pra colocar uma ponte que suporte Alavanca nela. Acho que uma Ponte Standard Vintage daquelas que tem nas Guitarras Stratocasters não ficaria legal, ficaria muito feio numa Fliyng V. Mas acho que uma Floyd Rose ficaria bem legal nessa Guitarra.

    O problema é que você vai ter que mandar a Guitarra pra um Luthier especializado e ele vai ter que furar o corpo da sua Guitarra, para colocar a ponte e todos os acessórios para manter ela funcionando, como as molas. Também terá que instalar um Lock Nut, que é um Nut (Pestana, Capotraste) com travas, que é necessário quando se coloca esse tipo de ponte.

    Essas Pontes Floyd Rose são legais, mas se você gosta de mudar a Afinação da sua Guitarra (Afinar Meio-Tom Abaixo, ou Dropar a Afinação)não é recomendado, é melhor que você fique com a ponte Tune-O-Matic mesmo.

    Eu sou Strateiro, mas muito pouco uso a alavanca da ponte da minha Strato (Ponte tipo Tremolo Standard). Não acho tão inteligente possuir uma Guitarra com Floyd no meu caso, prefiro as com Ponte Tremolo Standard ou então a Tune-O-Matic, que é melhor.

    Recomendo que leia estas postagens. Está é para conhecer os tipos de Ponntes:

    http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-e-uma-ponte-de-guitarra.html

    E essa é pra você conhecer mais a ponte Floyd Rose - Micro Afinação:

    http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-e-micro-afinacao.html

    Abç!

    ResponderExcluir
  5. Valew cara! sem mais perguntas.
    Obrigado mesmo por esclarecer minha dúvidas, abraços!
    e até mais!

    ResponderExcluir
  6. De nada amigo, como já falei, estou aqui para ajudar!

    Até Mais, Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu tenho uma baixo e estou pensando em comprar esse suporte em que ele fica pendurado na parede, mas penso se não faria mal, pois é muito peso pra cabeça suportar constantemente, ou posso estar falando besteira também... Você poderia me dar uma dica?
    Obrigada.
    Alessandra, Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Olá Alessandra, tudo blz?

    Bem, sua observação é interessante. Tenho que confessar que mesmo com tantas pessoas aprovando eu não iria arriscar colocar um baixo num suporte como esse.

    Talvez um suporte como o da 1º foto seja o ideal pra você, já que não quer arriscar e sofrer um possível dano no instrumento.

    Abç!

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulinha, tudo bem?

    Bom, por seu quarto ser muito frio acredito que você deveria comprar ao menos uma capa pro seu violão. Não que o frio irá afetar diretamente, mas é bom deixá-lo mais protegido, :D

    No mais, o problema seria se estivesse muito frio mesmo e você fosse com ele diretamente para um lugar bem quente. Isso poderia prejudicar seu instrumento. Caso vá fazer isso, leve ele pro novo ambiente dentro da capa, e espere um tempo para o calor ir entrando dentro dela, pra que a mudança de temperatura não ser muito brusca.

    Falando da posição das cordas: Eu sempre guardei o meu com as cordas pra cima. Acho que isso não influencia tanto assim. Realmente com as cordas pra cima o braço fica um pouco inclinado pois o headstock/mão não encosta da superfície. Mas, fica mais a critério teu.

    Dica minha: Compra um suporte pra ele e uma capa. Daí você põe ele na capa e guarda no suporte. Ou também pode comprar só o suporte mesmo, pelo menos ele ficará na posição correta.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu comprei meu violão e já comprei uma capa acolchoada , bom eu guardo ele no meu quarto no ar condicionado à noite e desligo pela manhã e só pego o violão a tarde quando chego da escola! Eu guardo ele com as cordas viradas para parede , eu queria sabe se pode ocorrer algum problema sobre isso ?

    ResponderExcluir
  11. A capa para violão deve ficar bem justa?

    ResponderExcluir
  12. Olá, ganhei meu violão a pouco tempo e ainda não tenho a capa dele, então no momento estou guardando na própria caixa em que veio com as cordas para baixo e o deixo em pé. Poderia me dizer se está correto e se é melhor deita-lo no chão dentro da caixa?

    ResponderExcluir
  13. Posso deixar o violão deitado então?certo?Mas com as cordas para baixo ou para cima?

    ResponderExcluir
  14. Olá comprei um violão para aprender a tocar, e pendurei ele na parede, com o suporte que suporta ele pela parte de cima do braço (esqueci o nome agora), e meu tio, que toca violão disse que poderia empenar ele, então fiquei com medo e queria saber, posso deixar ele assim, ou é melhor colocar só na capa mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Com o instrumento dentro da capa pode deitá-lo na cama de cabeça pra baixo, ou o correto é pô lo no suporte com a capa?

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostaria só de perguntar qual o melhor tipo de capa a se comprar(que não seja tão cara) tenho um violão queenss, daqueles bem baratinhos. E tenho medo de estraga-lo, pois mesmo não sendo o melhor ele é o meu violão ksskksk

    ResponderExcluir