sábado, 11 de junho de 2011

Formação de Acordes III - Notas Acrescentadas - Curso Teoria Musical

Fala Galera! Demorei, mas como prometido, estou aqui para dar continuidade ao nosso pequeno Curso sobre Teoria Musical. Na postagem anterior falei sobre Formação de Acordes II - Tétrades, e agora irei falar sobre Formação de Acordes III - Notas Acrescentadas. Para que você entenda esta postagem você terá que ter estudado bem os assuntos anteriores. Se você ainda não leu as postagens anteriores visite o Link que irá direcionar você para a cessão Cursos Grátis no Menu do Blog. Link para acesso: http://blogartmusic.blogspot.com/p/cursos-gratis.html . Para você acompanhar bem esta postagem é necessário também que você baixe a Apostila. Para baixar esta Apostila basta você clicar no link abaixo e depois clicar em BAIXAR AGORA. Link para download da Apostila: http://www.4shared.com/get/lISWSwRH/Apostila_para_o_Curso_Teoria_M.html . Dito isso, vamos ao Post Galera:

Acordes com Notas Acrescentadas: Assim como nós podemos formar Acordes Tétrades acrescentando um Intervalo de Sétima com a Fundamental na Tríade nós podemos formar Acordes diferentes se acrescentarmos notas que formarão outros Intervalos. Vamos então ver vários Acordes que possuem estas Alterações:
O Primeiro é o Dó com Nona (C9) que poderá ser visualizado abaixo:


Este Acorde é formado pela Tríade de Dó Maior que é formada pelas notas Dó, Mi e Sol e mais uma nota que vai fazer um Intervalo de Nona (9ª) com a Fundamental do Acorde. Devemos saber que a Nona (9ª) é um Intervalo composto, ou seja, ele é maior que uma Oitava (8ª) e ele então vai corresponder a uma Oitava (8ª) do Intervalo de Segunda (2ª), que no caso do Dó é a nota Ré. Isso quer dizer que nós devemos tocar a Nota Ré em uma região mais Aguda do Braço do Violão, ou seja, nas primeiras cordas. Neste Caso basta pegar o Acorde de Dó Maior que poderá ser visualizado abaixo:



Após pegarmos este Acorde nós devemos então localizar a nota Ré, que neste caso está na Corda Si (2º Corda) Apertada na 3º Casa, e juntar ela junto as outras Notas do Acorde. Fazendo isso nós devemos tirar o dedo 1 e apertar a Corda Si (2º Corda) na 3° casa com o dedo 4. Dando uma adaptada nos dedos nós podemos também apertar esta nota com o dedo 3 e com o dedo 4 apertar a Corda Mizinha (1º Corda) também na 3º Casa. Isso vai formar o Acorde de Dó com Nona (9ª) que poderá ser visualizado mais uma vez abaixo:

Lembrando que quando você está apertando a Corda Mizinha (1º Corda) na 3º Casa você está, neste caso, acrescentando também a Quinta (5ª) Justa do Acorde.
Outro Exemplo é o Lá com Nona Menor (A9-). Vamos pegar a Tríade de Lá Maior (A) que poderá ser visualizada abaixo:
Pegando esta forma nós deveremos acrescentar uma Nota que fassa um Intervalo de Nona (9ª) Menor com a Fundamental do Acorde e formar assim o Acorde de Lá com Nona Menor (A9-). Logo você deveria saber que a Nona (9ª) deste Acorde é a nota Si, já que fica uma Oitava (8ª) de distância da Nota Si, que vem depois da Nota Lá. Mas nós queremos um Acorde com Nona (9ª Menor), então deveremos ter apenas uma Distância de Meio Tom entre a Oitava (8ª) e esta Nona (9ª). Sabendo que a nota Lá que é Oitava (8ª) da Fundamental do Acorde se encontra na Corda Sol (3º Corda) apertada na 2º Casa nós deveremos apenas aumentar Meio Tom, ou seja, jogar esta nota em uma casa para frente e formando a nota Sib. Então teremos o Acorde de Lá com Nona (9ª) Menor (A9-) que poderá ser visualizado abaixo:
Lembrando que para formar a Cifra deste Acorde nós deveremos mostrar o Lá que é igual ao A, mostrar também o Intervalo acrescentado, que neste caso é o de Nona (9ª) então nós deveremos acrescentar o 9, e acrescentar o sinal de - (Menos) que quer dizer que o Intervalo é Menor. Juntando tudo isso nós teremos A9- que é igual a: Lá com Nona Menor.
Esses Acordes possuem muito mais posições diferentes, mas as demostrações postas aqui tem o objetivo de fazer você entender apenas o raciocínio lógico. Então se você identificar estas mesmas notas em outra região do Braço e montar o Acorde com Nona que você deseja, poderá tocar normalmente.
Vamos ver agora outro exemplo diferente. Este exemplo será o Acorde de Sol Maior com Sexta (6ª) que poderá ser visualizado abaixo:
Este Acorde é formado pela Tríade de Sol Maior (G) que poderá ser visualizado abaixo:
Este Acorde é formado pelas Notas Sol, Si e Ré. O Ré forma um Intervalo de Quinta (5ª) Justa com a Fundamental do Acorde que é a nota Sol. Sendo assim para termos um Intervalo de Sexta (6ª) nós deveremos adiantar um tom e ter então a nota Mi ao invés da nota Ré. Como a 1º Corda é a Corda que corresponde a nota Mi (estando devidamente afinada) nós deveremos apenas tirar o dedo 3. Sendo Assim nós teremos o Acorde de Sol com Sexta (G6) que poderá ser visualizado novamente abaixo:
É claro que também existem outras formas para formar este Acorde Sol com Sexta (G6), mas vamos mostrar apenas a mais simples e lógica diante do assunto mostrado.
Da mesma forma que nós acrescentamos estas notas a esses Acordes, nós podemos fazer um outro Acorde com várias Notas Acrescentadas. O importante é nós Cifrarmos corretamente os Intervalos que essas Notas possuem em relação a Fundamental do Acorde com os Algarismos (6, 9 e outros), e se for necessário, colocar também o Sinal (- por exemplo) que corresponde ao Tipo do Intervalo: Maior, Menor, Aumentado, Diminuto e etc. Vamos então ter um exemplo. Este exemplo será o Acorde de Sol com Sétima, Nona e Décima Terceira Menor (G7 (9/ 13-) ) que poderá ser visualizado abaixo:
Este é um Acorde que é muito usado na Bossa-Nova e no Jazz, pela sua sonoridade muito rica.
Este Acorde é formado pela Tríade de Sol Maior (que vocês já viram acima, o Acorde de Sol Maior que corresponde a letra G) e com o Acréscimo da Sétima (7ª) de Sol Maior que é a nota Fá, com o Intervalo de Nona (9ª) em relação a Fundamental do Acorde que é a Nota Lá e ainda a Nota que faz o Intervalo de Décima Terceira Menor em relação a Nota Fundamental do Acorde, que é a nota Mib. Juntando tudo isso, nós teremos então então o Acorde de Sol com Sétima, Nona e Décima Terceira Menor : G7 (9/ 13-). Uma dica importante para você é sobre a Quinta Justa. Quando um Acorde possui muitas notas como esse citado acima você pode dispensar a Quinta Justa, pois ela tem um papel secudário.
Um outro exemplo de Acorde com muitas Notas Acrescentadas é o Ré com Sexta e Nona (D6 (9) ) que poderá ser visualizado abaixo:
Este Acorde é formado pela Tríade de Ré Maior, que é o Acorde D que poderá ser visualizado abaixo:
Esta Tríade é composta pelas notas: Ré, Fá# e Lá. Com isso nós devemos Acrescentar a nota Si que faz um Intervalo de Sexta (6º) com a Nota Fundamental do Acorde e a Nota Mi que faz um Intervalo de Nona (9ª) com a Fundamental do Acorde. Logo quando juntamos tudo isso teremos o Acorde D6(9) que é o Ré com Sexta e Nona que poderá ser visualizado mais uma vez abaixo:

Este Acorde possui uma Pestana, mas como nós ficaremos com dois dedos sobrando, nós poderemos fazer uma outra forma que dispensa o uso da Pestana. Esta forma poderá ser visualizada abaixo:
Nesta e na outra forma do Ré com Sexta e Nona: D6 (9) a Quinta Justa está eliminada, já que ela não é importante para o Acorde. Mas existe uma outra Forma que conta com a presença da Quinta Justa, e esta forma poderá ser visualizada abaixo:
Outros Acordes: Alguns Acordes merecem um comentário especial, pois fogem um pouco do padrão nas regras de formação de Acordes. Um exemplo destes Acordes é o Acorde sem Terça, que também é chamado de Terça Omitida. Um bom exemplo destes Acordes sem Terça é os chamados Power Acordes, que são muito usados pelos Guitarristas. Os Power Acordes são formados apenas pela nota Fundamental e a Quinta, omitindo então, a nota que faria o Intervalo de Terça com a Fundamental do Acorde. Esses Power Acordes são Cifrados através do uso da letra que indica a Fundamental do Acorde, siguido pelo Algarismo 5. Esse 5 representa a Quinta Justa do Acorde, porém a Quinta Justa é um Intervalo que já existe na Tríade base e não era pra ser representado em forma de Algarismo. Um exemplo de Power Acorde é o Dó com Quinta (C5) que poderá ser visualizado abaixo:
Uma Música que é exemplo de Power Acordes é a Música Vira-Vira dos Mamonas Assassinas, que é feita toda com Power Acordes no Braço da Guitarra, inclusive com a mesma forma apenas sendo deslizada por diferentes regiões do Braço do Violão ou da Guitarra. Uma outra forma comum dos Power Acordes é aquela forma que além da Quinta, será acrescentado uma Oitava (8ª). Vamos mostrar então o mesmo Acorde de Dó com Quinta (C5), porém com esta segunda forma. Visualize Abaixo:
Nós também podemos acrescentar outras Notas a esses Acordes, mas deveremos representar os Algarismos dos Intervalos entre parênteses. Nós podemos fazer um Power Acorde com acréscimo de Nona por exemplo. Neste mesmo Dó com Quinta (C5) nós podemos Acrescentar o Intervalo de Nona (9ª) em relação a Fundamental do Acorde. Então formaremos assim o Acorde de Dó com Quinta e Nona que será representado assim: C5 (9). Visualize este Acorde Abaixo:
Assim como o Acréscimo de Nona (9ª), pode ser Acrescentado ao Acorde um Intervalo de Sexta (6ª), Sétima (7ª) e etc. O Importante é Cifrar corretamente com os Algarismos.
Um outro tipo de Acorde que é muito importante na Música Popular são os Acordes com Tétrade Diminuta ou simplesmente Acorde Diminuto. Este tipo de Acorde é feito com a Quinta Diminuta acrescida de um Intervalo de Sétima Diminuta. Nós sabemos que a Sétima Diminuta é um Intervalo um pouco "estranho", pois nós temos em geral a Sétima Maior ou a Sétima Menor. Então a Sétima Diminuta será a Sétima Menor com Meio Tom diminuído. Então a Sétima Diminuta será igual a Sexta Maior. Então a Sétima Diminuta só recebe este nome nestes tipos de Acorde. Esses Acordes são acompanhados de um Círculo um pouco na parte de cima de sua Cifra, que indica que este é um Acorde com Tétrade Diminuta. Uma das formas para tocar esse tipo de Acorde é a forma de Sol Sustenido Diminuto (G#º) que possui um baixo na Sexta Corda e pode ser visualizado abaixo:
Nós podemos deslocar esta forma por outras Regiões do Braço do Violão para formar outros Acordes. Pode também contar com a Ajuda de Pestanas para melhorar sua forma de execução. Uma forma deste tipo de Acorde com baixo na Quinta Corda é o Acorde de Si Diminuto (Bº) que poderá ser visualizado abaixo:
E outra forma para tocar este tipo de Acorde com Baixo na Quarta Corda é a forma de Mi Diminuto (Eº) que poderá ser visualizado abaixo:
Este Acorde também pode ser deslocado por outras Regiões do Braço e formar outros Acordes com Tétrade Diminuta.
Existe uma Curiosidade sobre a Tétrade Diminuta: Esses Acordes são simétricos, ou seja, são formados por Intervalos sobrepostos de Terça Menor. Quando nós motamos eles com Quatro Intervalos de Terça Menor nós voltamos para a Fundamental do Acorde, por isso é usado o Círculo, pois esse Acorde se fecha com Quatro Intervalos de Terça Menor. Este raciocínio é muito prático para os Violonistas em geral, pois quando nós deslocamos este Acorde em 3 casas da posição original dele, nós estaremos Acrescentando mais uma Terça Menor em sua composição. Então normalmente nós estaremos fazendo o mesmo Acorde, mas com notas invertidas. Isso faz com que os Acordes Diminutos sejam muito usados para construir arranjos no Violão, pois é de fácil locomoção pelo Braço do Instrumento.
Outro tipo de Acorde é o Acorde com Quarta ou Sus, Acorde Suspenso com Quarta Suspensa. Nestes Acordes nós deveremos fazer uma Tríade básica, porém deveremos trocar o Intervalo de Terça por um Intervalo de Quarta. Um exemplo deste tipo de Acorde é o Acorde de Sol com Quarta (G4) que poderá ser visualizado abaixo:
Esse Acorde é chamado de Sus porque no início da sua execução ele parece que está com a Quarta Suspensa, ou seja, parece que o Intervalo de Quarta foi substituído novamente pelo Intervalo de Terça. Esse Acorde é muito usado na MPB, mas ele não é necessariamente sucedido pelo Acorde normal com Terça. Este Acorde é Cifrado com a letra que representa a nota Fundamental do Acorde e o Algarismo 4 representa a Quarta do Acorde.
Este tipo de Acorde pode ser também acrescido com Outras Notas, seguindo o noso gosto. Nós podemos acrescentar uma Nona (9ª), uma Sétima (7ª) entre outras Notas. Um exemplo é o Acorde de Sol com Quarta, Sétima e Nona (G4 (7/9) ) que poderá ser visualizado abaixo:
Esta forma também pode ser deslocada pelo Braço do Violão, e fazer outros Acordes com Quarta, Sétima e Nona. Este é um Acorde muito bonito, e é por isso que é bastante usado na Bossa-Nova e no Jazz.
Para nós fecharmos a linha destes Acordes meio diferentes nós iremos falar dos Acordes com Nona Aumentada. Vocês aprenderam que a Nona (9ª) pode ser Maior ou Menor, mas existe também uma Nona (9ª) Aumentada, que será o Intervalo com Um Tom e Meio de distância entre as notas. Vamos ver o Acorde de Mi com Nona Aumentada (E9+):
Este Acorde é Formado pelas notas Mi que é a Fundamental, Sol# que é a Terça Maior e a Nota Si que é a Quinta Justa. Em uma corda mais Aguda nós teremos a Nota Sol mais uma vez. Porém esta nota não poderá ser representada, pois uma nota não pode ser Maior e Menor ao mesmo tempo. Então nós iremos chamar de Nona Aumentada, pois se tomarmos como base a nota Fundamental do Acorde que é a nota Mi teremos: Um Intervalo de Nona Menor (9ª-) com a Nota Fá. Um Intervalo de Nona (9ª) com a nota Fá# e um Intervalo de Nona Aumentada (9ª+) com a nota Sol. Então este Intervalo de Nona Aumentada (9ª+) será feita pelo Fá com Sustenido Dobrado: FáX que é justamente a Nota que tem o mesmo som da Nota Sol. Juntando isso nós formaremos assim a Nona Aumentada (9ª+).
O Dobrado Sustenido é usado quando nós precisamos sutenir a Nota duas vezes, ou seja, adiantar ela em Um Tom inteiro para frente, que corresponde a duas casas no Violão. Então a Nona Aumentada (9ª+) da nota Mi será a Nota Fá com Sustenido Dobrado.
Um outro tipo de Acorde importante para lembrar é o Acorde com Sétima e Décima Terceira Menor. Um exemplo desse tipo de Acorde é o Lá com Sétima e Décima Terceira Menor (A7 (13-) ):
Este Acorde é formado pela nota Lá que é a Fundamental do Acorde, a Nota Dó# que é a Terça Maior e a Nota Mi que é a Quinta Justa. Mas ainda tem o Acréscimo de outras Notas: A Nota Sol que faz um Intervalo de Sétima Menor com a Fundamental do Acorde e a Nota que irá fazer o Intervalo de Décima Terceira Menor com a Fundamental do Acorde, que será a nota Fá. Esta nota Fá também forma um Intervalo de Sexta, e para saber disso basta nós contarmos Cinco Graus diante da Fundamental do Acorde. Só que como iremos descobrir se a nota Fá está fazendo um Intervalo de Sexta ou Décima Terceira Menor ou se está fazendo um Intervalo de Sexta e Décima Terceira Maior? Basta nós sabermos que a Nota Fá com Intervalo de Sexta ou Décima Terceira Menor está a Meio Tom de distância da Nota que forma o Intervalo de Quinta com a Fundamental do Acorde. No caso de usarmos a Nota Lá como fundamental do Acorde, a nota que faz um Intervalo de Quinta será a nota Mi. Se nós quisermos que os Intervalos forem de Sexta Maior ou Décima Terceira Maior, a nota teria que ser Fá# ao invés de Fá.
Quando nós Ciframos um Acorde com Décima Terceira Menor, a Cifra faz agente pensar que além da Décima Terceira Menor esteja presente a Quinta Justa, porque ela é uma Corda Normal na construção dos Acordes. Quando nós Ciframos o Acorde como Quinta Aumentada, quer dizer que ele não tem Quinta Justa, apenas tem a Quinta Aumentada que irá compor a Tríade do Acorde. Então recaptulando: Quando nós temos um Acorde com Sétima e Décima Terceira Menor (13-) ele pode até ser tocado com a forma de Quinta Aumentada, porém pode ser incluída a Quinta Justa no Acorde. Então veremos abaixo uma forma deste mesmo acorde mostrado acima, mas com a Quinta Justa Incluída:
  Esta forma já não serviria para fazer um Acorde com Quinta Aumentada, pois não poderia ter a Nota Mi incluída. Sendo assim o Acorde ficaria: Lá com Sétima e Quinta Aumentada (A7 (5+) ). Este Acorde poderá ser visualizado abaixo:
Outro tipo de Acorde Importante é o Acorde com Sétima e Décima Primeira Aumentada. Vamos tomar como base o Acorde de Sol com Sétima e Décima Primeira Aumentada (G7 (11+) ) que poderá ser visualizado abaixo:
Atenção: Neste diagrama mostrado acima, existe um pequeno erro. Os dedos 3 e 4 estão posicionados em uma casa para frente da posição correta. Então basta você recuar esses dedos em uma casa e guardar na sua mente, para que não aprenda errado.
Este Acorde é formado pela Tríade de Sol Maior, com as Notas Mi, Si e Ré e possui o Acréscimo das Notas: Fá que faz um Intervalo de Sétima Menor em relação a Fundamental do Acorde, e o Intervalo de Décima Primeira Aumentada também irá ser adicionado. Este Intervalo de Décima Primeira Aumentada corresponde ao mesmo Acorde que faz um Intervalo de Quarta, porém em uma região mais Aguda, então nós iremos contar Quatro Graus apartir da Fundamental do Acorde que é a Nota Sol. Nós iremos ter então a Nota Dó, que é a Quarta ou Décima Primeira de Sol. Mas para fazer a Décima Primeira Aumentada, nós teremos que jogar esta Nota Meio Tom para frente e ela irá virar o Dó# (Dó Sustenido).
Todos esses Acordes podem ser um pouco diferentes, porém muito usados, apenas fugindo um pouco da Teoria Padrão de Formação de Acordes. O Importante é você entender bem este assunto, pois ele é fundamental. Existem aindas muitos outros Acordes, até Acordes que podem aida serem inventados e também existem várias posições diferentes para tocar cada um dos Acordes, e para descobrir essas novas formas é necessário que você coheça bem o Braço do Violão.

Essa Postagem foi baseada em uma Vídeo-Aula feita pelo Cifra Club, que trata sobre o mesmo Assunto citado aqui. Para quem quiser ver este Vídeo e ter um conhecimento também visual e um pouco mais amplo basta clicar no link abaixo.
Formação de Acordes III - Notas Acrescentadas:http://www.youtube.com/watch?v=kNo6kz0kDzo

Então é isso Galera, estudem muito este Assunto para que possamos seguir para a próxima Postagem que irá falar sobre Formação de Acordes IV - Inversões de Baixo. Aguardem um tempo, pois o assunto é bem extenso e necessita de uma boa explicação. Qualquer dúvida, sugestão ou pedido, basta usar os comentários que nós iremos lhe responder.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta clicar no Selo que está presente na parte lateral direita da página do Blog, ou clicar no link abaixo. As formas de Votação são pelo Twitter (que agora está em uma versão Brasileira) ou E-mail.
Link para Votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257


Espero ter Ajudado Vocês! Bom Estudo!

Um comentário:

  1. O site eh muuuito bom'
    ajudou demais
    sou professor e sempre estudo posições de notas'
    #SitePerfect

    ResponderExcluir