quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Fantástico Pedal Digitech Whammy. Conheça.

Fala Galera! Depois de tanto tempo sem postar nada, volto. Aconteceram problemas com a Net, dai não tava conseguindo acessar o Blog. Mas venho hoje falando de um Pedal que pode deixar suas músicas com uma característica, digamos "muito louca". Esse pedal é usado por um Grande Guitarrista, que já participou do consagrado Game Guitar Hero e é conhecido por combinar bem o Whammy com sua Guitarra e sua abilidade. Tá curioso? Então vamos ao Post!

O que é o Pedal Whammy? O Pedal Whammy é um pedal produzido pela Digitech. Ele é um pouco grande e possui o Pedal de Expressão incluído para que o Guitarrista possa regular o timbre no momento que está tocando, eis uma coisa que faz com que o Whammy não seja "domado" por todos. Ele é similar a um pedal Oitavador, já que meche muito com os tons da Guitarra e deixando a Oitava bem presente. Fazendo isso ele está então fazendo diferentes intervalos, dependendo da posição do Pedal de Expressão que vem logo do lado. Tem gente que até chama o Whammy de um Pedal Pitch Shifter com nome diferente, mas eu não apoio essa afirmação. Pode ser parecido, mas não é igual. Só usando ou ouvindo pra saber né?!

O Que é que o Whammy faz com as Oitavas? Tendo um pedal Whammy, você pode subir uma Oitava da Afinação da sua Guitarra, descer uma Oitava e também fazer outros diversos intervalos. É exatamente isso que faz com que o Whammy não seja de tão fácil utilização. Você tem que conheçer bem o Pedal, conhecer bem os Intervalos e saber o que tá querendo e aonde conseguir. Assim você poderá usar o Whammy e deixar sua música com uma Melodia bem estranha, mas que leva todos ao delírio. Se você não conhecer bem o Pedal e suas configurações e for usá-lo, poderá criar variações que vão soar fora do Tom da Música que você está tocando. Por isso antes de fazer qualquer som com o Whammy você tem que conhecer ele.

Quais são os Artistas que usam o Whammy? Um Grande utilizador assumido do Whammy é o Guitarrista Tom Morello. Ele consegue misturar o Whammy com mais efeitos e com o sistema Killswitch que está presente na captação da sua Guitarra. Quem tiver interessado em saber o que é o Killswitch aguarde, pois brevemente estará saindo uma postagem especial. Ainda existem outros muitos Guitarristas que usam o Whammy, mas o Tom Morello foi quem marcou o uso desse pedal. Quem quiser conhecer mais um pouco a história e os equipamentos usados por esse Guitarrista acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Morello 

Tem como improvisar um Whammy enquanto não posso comprar um? Tem, mas é claro que não vai ficar igual ao Whammy. Existem várias formas de improvisar: Usar um pedal Oitavador e Wah - Wah junto com um Pedal de Expressão. Usar Delay e Wah - Wah com Pedal de Expressão. Existem muitas combinações que você pode fazer ai na sua casa com um Programa de Amplificação Virtual ou com sua Pedaleira, Set de Pedais ou com Amplificador + Pedal de Expressão. Teste bem os efeitos e escute muito som com Whammy, assim você vai achar a junção de efeitos com maior semelhança ao Whammy. Essa é uma saída bastante útil, já que o Digitech Whammy não é muito acessível: De $650,00 á $800,00 Novo.

Como é um Digitech Whammy? Pra quem não conhece o Pedal, busquei uma imagem que deixa bem clara a visualização do Digitech Whammy:
Dá pra ver que o Digitech Whammy é um pouco maior do que os Pedais comuns, é Laranja, tem um Knob para ativação, outro para definição do Efeito e o Pedal de Expressão para que o Guitarrista possa controlar a intensidade do efeito. Essas são as principais características dele.

Quais são as músicas mais famosas com o Whammy? Sem dúvida as Músicas da Rage Agains the Machine, onde o Tom Morello fez história. A música Bulls On Parade - Rage Against The Machine deixa bem claro o uso do Whammy, principalmente no Solo. Nesse solo o Tom Morello usa o Whammy, o Killswitch e sua fantástica abilidade. Essa é a música que está presente no jogo Guitar Hero III - Legends Of Rock, onde você tem que infrentar o personagem do Tom Morello em uma batalha de Guitarras e logo depois de vencê-lo tocar esta música junto com ele. Algumas músicas do Audioslave também usam o Whammy, então você também pode dar uma olhada.


Finalização: Sem dúvida o Whammy é um efeito fantástico que deve ser reconhecido. Estando no pé certo pode mudar totalmente a sonoridade de uma música e criar a marca de um Guitarrista. Seu ponto fraco é o preço, que é muito alto: $650,00 á $800,00 que por isso não compensa ser adiquirido por um iniciante. É destinado a músicos Semi - Profissionais e Profissionais, que já conhecem bem os Intervalos e tem habilidade para regulá-lo e utilizá-lo corretamente. O Whammy não se encaixa em qualquer música, por isso veja bem se quer por ele em uma música que você toca. É mais fácil você compor uma Música e inserir o Whammy para dar uma sonoridade especial. Pra todos que querem ver o Whammy e o Tom Morello em ação veja os vídeos abaixo, estão em Inglês mas dá pra entender e curtir o som. A imgaem também não é das melhores:

Tom Morello Lesson Part 1 (Lissões de Tom Morello Parte 1): http://www.youtube.com/watch?v=KTnrkamfJSc
Tom Morello Lesson Part 2 (Lissões de Tom Morello Parte 2): http://www.youtube.com/watch?v=l98J4ohp3CM&feature=related
Tom Morello Lesson Part 3 (Lissões de Tom Morello Parte 3): http://www.youtube.com/watch?v=dd9fvObr38I&feature=related

Ainda existem mais vídeos seguintes, mas olhando esses já dá pra sacar bem o som do Whammy e as Técnicas do Tom Morello.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. A Votação já está perto do fim, então peço a vocês que votem muito para que possamos conseguir uma posição legal. As formas de Votação são pelo Twitter ou pelo E-mail. Você pode votar clicando no Selo que está presente na parte lateral do Blog ou acessando o link: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Valeu Galera! Espero ter explicado bem o assunto. Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário que irei responder assim que tiver conhecimento.

Espero ter Ajudado! Bom Som e Bom Estudo Musical!

Um comentário:

  1. bom eu sou fanatico pelo som do tom morello e posso dizer que o whammy é um pedal que ele usa com frequencia, mas no solo de bulls on parade ele usa apenas o wah e o killswitch, ja no solo de killing in the name ele usa o whammy, sem esqucer de mencionar a musica war within a breat e calm like a bomb, onde esse pedal esta bem presente.

    ResponderExcluir