segunda-feira, 11 de julho de 2011

Customizações em Guitarras (1) - Guitarras Stratocaster

Fala Galera! Aqui estou eu como prometido. Vim fazer esse Post, já que prometi na postagem "Guitarras com Afinador; Uma Inovação que promete Ajudar os Iniciantes". Nessa postagem eu apresentei dois Modelos de Guitarras que vem com Afinador Cromático Embutido. São Guitarras para começar o Estudo Musical, então com um certo tempo você terá que turbiná-la ou trocar por outra. Dei algumas dicas de Captadores pra por nas Guitarras e agora vou dar dicas de uma Customização Completa de uma Guitarra Modelo Stratocaster. Captadores, Escudo, Ponte, Tarraxas, Knobs, Pintura, e muito mais! Então vamos ao Post:

As Customizações serão ordenadas em números, mas não quer dizer que você tem fazer as customizações seguindo as séries. Customize primeiro o que achar melhor!

1ª Customização - Captadores: A 1ª Customização começa pela parte responsável pela maior parte do Timbre Marcante de uma Guitarra, os Captadores. Existem Várias Marcas, vários Modelos, mas aqui vou falar apenas dos necessários e recomendados para por em uma Guitarra Strato. Quem quiser dar uma olhada em todos os tipos de Captadores pra Guitarra visite a nossa postagem especial: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-sao-captadores-quais-os-modelos.html . As Guitarras Stratocaster costumam vir com o seguinte esquema de Captação: S S S que significa que são 3 Captadores Single - Coils. Algumas vezes ainda possuem o seguinte esquema de Captação: H S S que significa que são 1 Captador Humbucker e 2 Captadores Single - Coils. Pra quem tem uma Guitarra com o esquema S S S e tá meio irritado com os Captadoes Single - Coils e quer mais um peso no som, pra tocar mais um Metal, Rock e vários outros estilos é recomendável que você escolha um desses 3 Captadores: Stacked, Parallel Coils ou Blade Pickups. Veja agora as descrições para cada um: 


Stacked: São captadores que possuem duas bobinas, só que empilhadas, foram criados para ter o brilho dos Single-Coil, sem os ruídos do Humbucker. Eles possuem o som aproximado do Single-Coil, mais sem os ruídos. Existem muitos modelos destes no mercado, dos mais modernos até os mais clássicos. Resumindo tudo isso, você vai ter a capacidade Original de um Single - Coil, mas sem os ruídos que lhe icomodam tanto. E ainda terá um peso maior no som, aceitando melhor as distorções mais pesadas. Outro lado bom é que eles são do mesmo tamanho dos Single - Coils, então você não vai precisar fazer mais modificações na sua Guitarra. As Marcas dependem de você, não vou citar aqui, mas dê uma pesquisada na Net que você encontra.

Parallel Coils: São captadores com duas bobinas, lado-a-lado, são semelhantes ao Humbucker quando se aceita o conceito de construção, já em single parece mais com o Single-Coil, mais sem os ruídos. São usados para sonoridades mais modernas. Alguns até o chamam de Humbucker ou até de Satck (por ter sonoridade semelhante aos Stacked). Resumindo, são captadores Humbucker, mas com duas bobinas muitos menores lado a lado. É por isso que sua sonoridade paresse tanto com um Single. Eles também ocupam pouco espaço, o mesmo espaço do Single - Coil é suficiente para por um captador desses. Aceita muito bem vários efeitos por isso também é bem recomendado pra quem quer um Timbre bom sem ruídos.

Blade Pickups: ou Pickups em formato de lâmina. Eles podem possuir qualquer outro formato, mais não possuem parafusos visíveis. Possui uma única barra como polo e tem a vantagem de captar o som em toda sua extensão, mesmo quando se é aplicada técnicas mais complexas na guitarra. São preferidos por artistas que tocam Heavy Metal. Resumindo, é um ótimo Captador, pois ele possui uma lâmina que capta o som em toda sua extensão. Isso quer dizer que não importa se você toca um bem de 1 Tom e a Corda Solta. Vai ficar a mesma qualidade de som. Outra coisa boa é o visual, que fica show sem os parafusos. Se você estiver procurando tocar um bom Rock ou Metal, esse é o Captador Certo!

Você ainda pode adicionar um Humbucker na Ponte da sua Guitarra e manter os outros 2 captadores com alguns desses modelos. Porém para colocar um Humbucker em uma Guitarra que veio de Fábrica com 3 Singles - Coils o processo é mais complicado. Você terá que mecher no Escudo da sua Guitarra, fazendo um furo maior na ponte para que caiba um captador Humbucker. Você pode também comprar um Escudo já com o furo perto da Ponte onde se encaixa o Humbucker. Você terá também que ver o espaço interior da sua Guitarra, ela terá que ter espaço para suportar um Humbucker por dentro. Isso quase não é problema, já que a maioria das Guitarras Strato possuem muito espaço. Mas se não tiver espaço você ainda terá que procurar um Luthier para ele fazer todo o serviço e isso poderá demorar e custar um pouco mais do que devia. O Recomendável é que você escolha um desses 3 Modelos citados acima e colocá-los de Acordo com suas especificações para cada parte da Guitarra. Eu recomendo que você compre um jogo com os 3 Captadores necessários. O para a Ponte, Para o Meio e para o Braço. Verifique preços e modelos de Captadores no site: http://www.captadores.com.br/ .


2ª Customização - Escudo: Escudos possuem vários modelos, mas para Strato só possuem 1. É o modelo Sandwich. Esse modelo é o modelo padrão das Stratocaster. Possuem várias cores: Branco, Preto, Vermelho e etc. Ainda tem o modelo Perolado, que quase reflete luz. Esse modelo é um pouco mais caro do que o padrão Sandwich, mas é muito bonito e costuma vir de fábrica em Guitarras mais caras. Exemplos de combinações de Escudos legais são: Vermelho + Perolado, Preto + Sandwich, Branco + Sandwich, Branco + Perolado. Ainda não vi um Escudo Preto + Perolado, mas deve ser muito bonito também.


3ª Customização - Knobs: Os Knobs são uma parte pequena da Guitarra, mas são muito importantes na aparência. Se você colocar um Escudo Preto com Knobs Brancos não vai ficar muito legal. Então você tem que planejar na Combinação do Escudo + Knobs. Mas se você não tem nenhuma idéia vou mostrar algumas combinações legais: Escudo Preto + Knob Preto, Escudo Branco + Knob Branco, Escudo Vermelho Perolado + Knob Preto, Escudo Branco + Knob Preto. Algumas combinações também dependem de outras modificações de cores.

4ª Customização - Ponte e Tarraxas: A Ponte e as Tarraxas precisam ser eficientes para segurar a afinação e proporcionarem um ótimo rendimento juntas. Mas também precisam estar em cores combinadas, se não estiver assim a aparência da Guitarra ficará muito feia. Por exemplo: Se você deixar a Ponte Preta e a Tarraxa Cromada ficará muito feio. Do mesmo jeito se você inverter. O certo é deixar as duas peças: Ponte e Tarraxas de uma cor só: Ponte Preta + Tarraxas Pretas, Ponte Cromada + Tarraxas Cromadas, Ponte Dourada + Tarraxas Douradas. Ponte e Tarraxas douradas costumam ser mais caras, mas se você não tiver cuidado elas podem enferrujar rápido. Então toda vez que acabar de tocar, passe uma franela macia e limpa nas Pontas das Tarraxas e em toda a Ponte. Também existe uma boa alternativa para acabar com esse problema. E essa alternativa é: colocar proteções emborrachadas nas pontas das Tarraxas. Isso não compromete a beleza da Guitarra e ainda impede de enferrujar rápido. Na Ponte você não precisa estar limpando muito, a não ser que você faça muita palhetada abafada. Quando você faz isso o suor da sua mão vai passando para a ponte e então ela tende a enferrujar. Então cada vez que fizer palhetada abafada e for guardar a Guitarra, dê uma boa limpada na ponte. Lembrem-se que essas partes da Guitarra é chamada de ferragens. Procure por tarraxas Blindadas além da cor que preferir, pois elas sustentam a Afinação por mais tempo. Marcas eu não sei qual falar, mas dizem que Ponte e Tarraxas da Wilkinson sao muito eficientes.

5ª Customização - Roldanas, Jack e outros Parafusos: Essas peças também fazem parte das ferragens da Guitarra, então elas também tem que estar combinando com as outras peças: Ponte e Tarraxas. Isso aqui é muito fácil: Se você possui Ponte e Tarraxas douradas, busque por Roldanas Douradas. Se tiver Ponte e Tarraxas Cromadas, busque por Roldanas Cromadas e etc. Tem que estar tudo combinando pra que fique extremamente legal e que chame muita atenção. Os Parafusos são aqueles que prendem os Captadores e o Escudo. Esses Parafusos também são pequenos mais influênciam muito na beleza da Guitarra. Basta seguir a mesma linha de raciocínio: Se tiver Ponte e Tarraxas Douradas, busque por Parafusos Dourados, se tiver Ponte e Tarraxas Cromadas busque por Parafusos Cromados e assim por diante. O Jack da Guitarra também tem que seguir esse raciocínio, mas busque também um que se encaixe perfeitamente na sua Guitarra, pois essa peça influência muito no Timbre da Guitarra. Agora vocês já devem ter percebido que as ferragens da Guitarra precisam estar todas da mesma cor. Sigam isso e sua Guitarra continuará muito bonita.

6ª Customização - Pintura: A Pintura da Guitarra é uma parte muito influênciada na sua Aparência. Então preste bem atenção quando for comprar sua Guitarra, compre já pensando nas Customizações que quer fazer para não ter que mudar a Pintura depois. Mas se você já comprou a Guitarra e não gosta da cor, agora não tem mais jeito. Você terá que fazer uma Pintura na sua Guitarra. Esse é um Trabalho muito caro, pois a tinta da Guitarra tem que ser de uma boa qualidade, além de que uma pessoa especializada tenha que fazer o serviço. Vou dar um pequeno resumo do que acontece na pintura de uma Guitarra: Primeiro terá que tirar toda parte elétrica e todas as ferragens do Instrumento. Cobrir com Jornal ou qualquer outro Material o que não quer que seja pintado. Dai tem que lixar a antiga pintura, colocar a nova tinta em um Compressor + Pistola e lançar a tinta na Guitarra. Não tente fazer isso sozinho, pois você pode deixar sua Guitarra com sérios problemas. Busque um Luthier especializado que possa fazer isso pra você. Mas lembrem-se, pode não ser tão bom fazer uma Pintura na Guitarra, pois o preço é alto.

Agora vou mostrar algumas fotos de Guitarras que ficaram bonitas com suas combinações. Não são todas Guitarras Stratocaster, mas são exemplos de combinações legais que você pode adotar em sua Guitarra Stratocaster:

Essa é a Guitarra Ibanez JEM7V Signature Steve Vai. Ela possui Ferragens Douradas, Pintura Branca e escudo Branco Perolado. Veja que ficou muito bonita. E essa é uma sugestão de combinação que fica legal em qualquer Guitarra!
Veja esta Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Ibanez: http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page11.php?area_id=6&data_id=266&color=CL01&year=2011&cat_id=1&series_id=443


Essa é a Fender American Deluxe Stratocaster. Ela possui a cor Sunburst, Ferragens Cromadas, Knobs e Captadores em uma Cor Creme bem suave que combina com a cor da Madeira Maple do Braço e do Headstock, e Escudo modelo Sandwich Branco.
Visualize esta Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Fender: http://www.fender.com/en-BR/products/americandeluxe/models.php?prodNo=011900

Essa é a Ibanez EGEN8 Signature Herman Li. Ela tem a Cor Natural com Captadores Pretos e Chave Seletora Preta. Suas Ferragens são Douradas e os captadores possuem uma espécie de moldura que também é Dourada.
Visualize essa Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Ibanez: http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page11.php?area_id=6&data_id=275&color=CL01&year=2011&cat_id=1&series_id=446

Essa é a Jackson Adrian Smith Signature San Dimas DK - Made in USA. Ela tem a cor Dourada, Escudo modelo Sandwich branco, ferragens pretas e captadores também pretos. É uma ótima combinação.
Visualize essa Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Jackson: http://www.jacksonguitars.com/products/products.php?page=1&product=2803052876

Essa é a Condor GX50 Vintage. Ela tem a cor Sunburst, com escudo vermelho perolado, ferragens cromadas e captadores e knobs pretos. É uma combinação muito bonita também.
Visualize essa Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Condor: http://www.condormusic.com.br/guitarra/str/81-gx-50-vintage

Ae Galera, deu pra ver que existem infinitas combinações das peças e cores nas Guitarras né? Você não precisa escolher uma dessas combinações mostradas acima, pode formar sua próxima combinação e aplicar essa combinação na sua Guitarra. Tome cuidado com as Marcas, pois nem sempre a mais bonita é a de maior qualidade. Consulte um profissional especializado, ou seja, um Luthier para fazer todo o Trabalho de Customização da sua Guitarra.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Você pode votar pelo Twitter ou por E-mail. Para votar basta clicar no Selo que está presente na parte lateral direita da página do Blog ou clicando no link abaixo: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Então é isso Galera, Espero que vocês tenham gostado desta dica de Customização. Sejam conscientes na hora de comprar, vá com calma pois muitas das peças podem ser um pouco caras. Não se apressem, tenham calma pois vocês já devem ter ouvido falar: "A pressa é a inimiga da Perfeição". Então se quer que sua Guitarra fique perfeita tenha calma para escolher o melhor.

Espero ter Ajudado. Bom Som e Boa Customização!

3 comentários:

  1. Cara otimo topi.Tipo tenho 15 anos e tenho uma memphis mg22 preta com escudo branco e ferragens cromadas.E queria saber se tem escudo grafite ou cinza e se fica legal colocar um

    ResponderExcluir
  2. Olá Christopher, Boa Tarde!

    Bom, no momento eu não sei te dizer se teria escudo grafite ou cinza. Mas com uma pesquisa básica no google talvez você possa encontrar.

    Mesmo que não encontre pronto acredito ser possível mandar fazer um com um Luthier.

    No caso da Strato na cor Preta, ficaria bem bonito o escudo preto também mas deixando os knobs e captadores brancos. Sua guitarra ficaria parecida com a Fender Signature do David Gilmour, hehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Acabei de ver, aqui, a venda,um escudo perolado preto chamado Black Pearl da Dolphin.

    VoC.

    ResponderExcluir