domingo, 24 de abril de 2011

Como trocar as cordas de uma Guitarra (4)-Guitarras modelo Telecaster

Fala Galera! Hoje é Domingo de Páscoa e essa é a nossa postagem de número 50! E eu estou aqui para finalizar a série de postagens sobre "Como trocar as cordas de uma Guitarra". Eu já falei da troca de cordas de uma Stratocaster (Strato), de Guitarras Les Paul ou que tenha ponte Tune-O-Matic e de Guitarras com Floyd Rose/Micro Afinação, e agora vou finalizar com as Guitarras Telecaster, um modelo muito popular da Fender que fez e ainda faz muito sucesso. Então vamos ao post:

Como posso trocar as cordas de uma Guitarra telecaster? As pontes de Guitarras Telecaster são fixas, o que significa que não suportam alavanca. Essas pontes tem um modelo único e possuem um corte aonde está presente o captador. Porém existem dois tipos básicos dessa ponte: a ponte vintage com 3 Saddles (uma espécie de carrilho) e a ponte com 6 Saddles. Para você trocar as cordas de uma Telecaster você precisa ter a mão um encordoamento novo (e la vou eu de novo: dããããããã!) e um alicate.

Como escolher o encordoamento novo? Existem várias expessuras de encordoamentos e várias marcas também. É importante você escolher ume expessura que você já usa, porque sua Guitarra já está regulada para receber a tensão daquela determinada expessura. Existem expessuras 0.09 (mais fina) 0.10 (mais grossa) e muitas outras 0.08, 0.11 e etc. Se você escolher uma corda com expessura diferente da que você usa, você deve levar sua Guitarra a um Luthier para ele fazer a regulagem do tensor para sua guitarra suportar a tensão de determinada corda. Aproveite essa viagem ao Luthier e peça para ele colocar as cordas, assim você poderá ter uma noção de como fazer quando for tentar colocar sozinho. Atenção!!! Nunca tente mecher no tensor, pois você poderá provocar danos graves ao seu instrumento.

Como retirar as cordas velhas? Se sua ponte for uma Vintage de 3 Saddles, sua Guitarra deve possuir os furos na parte de trás do corpo semelhates aos furos de uma Guitarra Strato (dê uma olhada na postagem que fala sobre a troca de cordas de uma Guitarra Strato: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/04/como-trocar-as-cordas-de-uma-guitarra-1.html). Para retirar as cordas basta você desprender ela da tarraxa e empurrar ela para baixo da ponte. A corda deverá sair pelos furos atrás da Guitarra. Se você usa uma ponte com 6 Saddles deve ser também da mesma forma, ou poderá ser semelhante as guitarras com ponte Tune-O-Matic (visite a postagem da troca de cordas de uma Guitarra com ponte Tune-O-Matic: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/04/como-trocar-as-cordas-de-uma-guitarra-2.html). A corda deverá ser pressionada para parte de trás da ponte e não para dentro da ponte (parte de trás da Guitarra). Quando você fizer isso a corda sairá pela parte de trás da ponte e não pela parte de trás da Guitarra.

Como colocar as cordas novas? Pelo mesmo locar por onde você retirou as velhas. Se sua ponte é a de 3 Saddles e a sua Guitarra possui os furos na parte de trás, você deve colocar a parte da corda que não possui a bolinha por dentro do furo e puxá-la do outro lado até o final da corda encaixar na ponte. Depois disso alinhe a corda ensima do Saddle e siga com ela até a tarraxa. Quando chegar a tarraxa coloque a corda dentro do furinho que a tarraxa possui e aperte a tarraxa até a corda ficar firme e não se soltar. Após fazer isso corte o excesso de corda e dê uma breve afinada. Se sua ponte é de 6 Saddles e as cordas saírem por trás da ponte coloque a parte que não possui bolinha por dentro do furinho (que está atrás da ponte, não atrás da Guitarra!) e puxe ela até a bolinha (que está presente na parte de trás da corda) encaixar na ponte. Após fazer isso coloque a corda na tarraxa e aperte.

Posso retirar todas as cordas de uma vez só? Não! Você não deve fazer isso em hipótese alguma: quando as cordas estão presas elas puxam o braço pra frente, então se você soltar tudo o braço irá para trás, então quando você recolocar as cordas poderá ter problemas de trastejamento (cordas baixas que raspam no traste) ou encordoamento alto. Retire uma corda e reponha ela e aperte, e faça isso corda por corda. Algumas pessoas falam que é melhor tirar tudo para poder limpar escala, captadores, mais isso pode não ser tão bom como já expliquei. O melhor é tirar uma corda (ex: Mizona) e limpar o espaço equivalente a ela na escala e nos captadores. Depois de fazer isso recoloque a corda e faça isso corda por corda. Vai demorar um pouco e dará mais trabalho, mais você estará fazendo o processo corretamente.

Como a corda fica presa na ponte sozinha? Pela bolinha que a corda possui no seu final. Essa bolinha fica presa nos furos (no caso das pontes de 3 Saddles furadas) ou na ponte (no caso das pontes de 6 Saddles que não são furadas). Por isso você deve prestar bem atenção para não colocar a bolinha do lado da tarraxa, fazendo isso você não prenderá a corda e ela se soltará rapidamente. Aproveitando a pergunta vou mostrar uma dica na hora de trocar as cordas: separe as cordas em uma posição organizada, exemplo: 1° (Mi), 2° (Si) e etc. Assim você não irá se confudir na hora de por as cordas novas na sua Guitarra. Também é preciso prestar atenção nos furinhos, para não por a corda no furinho errado.

Posso deixar o excesso de corda em cima da tarraxa? Não é recomendado. Você deve cortar a corda bem na ponta, mais só deve fazer isso quando você tiver a certeza de que a corda está totalmente presa e não irá se soltar. Deixando o excesso de corda em cima da tarraxa você poderá se machucar com a ponta da corda e arranhar seu instrumento, por isso o certo a fazer é cortar logo.

Qual é a hora certa para trocar o encodoamento? Quado a corda estiver meio enferrujada, estiver perdendo o timbre o certo é trocar o encordoamento. Se você deixar a corda enferrujada no seu instrumento poderá danificar os trastes por exemplo, além de sofrer o risco de a corda arrebentar. Se você faz show o certo é trocar a corda a cada 15 dias ou 1 mês, dependendo da frequência dos ensaios e apresentações. O importante é ter sempre um encordoamento novo a mão, pois nunca se sabe quando a corda vai resolver torar. Se você estiver no meio de um show ou de um ensaio não dá pra você ir comprar um encordoamento novo né, então o melhor é se previnir. Dai vem também a necessidade de saber trocar as cordas de sua Guitarra, pois não adianta nada ter o encordoamento e não saber trocar as cordas.

Fotos:

Guitarra Telecaster com ponte de 6 Saddles. Os Saddles são essas partes que prendem as cordas. Esse modelo de ponte é semelhante ao de uma Guitarra Strato, só que sem a alavanca.
 

Ponte Vintage com 3 Saddles. Os Saddles são essas partes que as cordas passam por cima antes de seguir até a tarraxa. Os Saddles são semelhantes aos carrilhos das pontes Tune-O-Matic.


Repare os furos atrás de uma Guitarra Telecaster. Esses furos são por onde as cordas são retiradas e recolocadas e também são aonde as bolinhas ficam presas.


Fender Telecaster Standard com ponte de 6 Saddles.
Então é isso Pessoal, sempre leve seu instrumento a um Luthier se tiver qualquer dúvida. Não seja precipitado pois fazendo isso você poderá danificar seu instrumento. Lembrem-se de que tudo tem seu tempo. Não se precipite!
Infelizmente não encontrei nenhum vídeo mostrando como trocar as cordas de uma Guitarra Telecaster.


Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário