sábado, 23 de abril de 2011

Como trocar as cordas de uma Guitarra (1)-Guitarras Strato

Fala Galera! Hoje eu vou começar uma série de postagens sobre "Como trocar as cordas de uma Guitarra". Essa postagem é a número 1 que fala sobre a troca de cordas de uma Guitarra Strato (Stratocaster) com ponte normal (ponte móvel), mas também pretendo falar sobre toca de cordas de Les Paul (ponte Fixa), Guitarra com Micro-afinação e etc. Esse assunto por mais bobo que pareça para os profissionais, bagunça a cabeça dos inciantes, então para ajudar resolvi postar! Vamos ao Post:


Como posso trocar as Cordas da minha Guitarra Strato? Acho que a troca de cordas de uma Guitarra Strato é a mais simples de todas (apesar de nunca ter trocado). Claro que devemos levar sempre nossa Guitarra a um Luthier para que não exista problemas. Mas se você tá no meio de um show e as cordas arrebentam, não tem como você procurar um Luthier pra trocar, então você mesmo terá que fazer o trabalho, é por isso que hoje eu vou tentar explicar isso. Para trocar as cordas da sua Strato, você precisa sem dúvida de um encodoamento novo (dããããããã!) e de um alicate. Esse encordoamento precisa ser selecionado com cuidado, vendo que expessuras imprópias podem danificar o seu Instrumento.

Como escolher o novo Encordoamento? Isso também é simples, mais dai vem a importância de levar a sua Guitarra a um Luthier, pelo menos a primeira vez antes de você tentar trocar as cordas sozinho. Existem expessuras de cordas, 0.09, 0.10 e etc. Essa expessura tem que estar corretamente amigável com a regulagem da sua Guitarra: se o tensor está ajustado incorretamente para determinada expessura de corda, o braço da sua Guitarra pode empenar, por exemplo. Então pesquise sobre os tipos de cordas determinadas para os estilos (Rock, Metal, Axé e etc.) e escolha um encordoamento na expessura desejada. Após fazer isso leve sua Guitarra juntamente com as cordas para um Luthier e mande ele regular o tensor para suportar determinada expessura. Após ele fazer isso, mande também ele trocar as cordas, para você ter uma idéia de como se faz, e não se enrolar todo na hora de trocar sozinho.

Como tirar as cordas velhas? Também é muito simples: você desaperta a corda da tarraxa e corta a ponta da corda (do lado da tarraxa), pois a ponta pode enroscar na ponte e provocar problemas. Após fazer isso empurre a corda na porte e ela sairá por trás da sua Guitarra. As Guitarras Strato possuem essa abertura na parte de trás, que servem justamente para isso. Se você tiver dificuldade em retirar as cordas pela abertura na parte de trás, você pode retirar a placa, que também segue a abertura e ficar com o amplo espaço, já que com a placa você só tem a visualização e espaço do lugar onde se coloca as cordas. Se sua Guitarra não tiver essa abertura, apenas a placa, retire a placa, que embaixo dela terá os lugares para você retirar as cordas.

Como colocar as cordas novas? Do mesmo jeito que tirou, se coloca! No mesmo espaço onde você tirou as cordas velhas você coloca a corda nova. Na mesma ordem, se saiu a Corda Mizinha (1° corda de baixo para cima), você coloca a corda Mizinha pelo mesmo lugar em que tirou a outra. Após fazer isso você coloca a corda no buraquinho da tarraxa (onde prende as cordas, não na parte que afina) e enrola na mesma posição que você afina a Guitarra até a corda ficar firme. Após ter trocado todas as cordas é só afinar para ficar perfeito!

Posso tirar todas as cordas de uma vez só? Não! Fazendo isso você vai deixar o braço da Guitarra relaxado, e quando você por as cordas de novo você pode ter problemas de trastejamento (cordas muito baixas, que ficam raspando no traste) e encordoamento muito alto. Além disso você pode se confudir na hora de colocar de novo! Outra dica é abrir o pacotinho do encordoamento e separar as cordas em uma ordem: 1° (mi), 2° (si) e etc. Assim você não irá se confudir na hora de colocar!

Posso deixar as o excesso de corda enrolado em cima da tarraxa? Não é recomendado. É sempre bom cortar após por no lugar, esticar bem (pois o encordamento é novo, então ele vai folgando, mas se você der umas esticadas na hora que prender ela vai fogar completamente, você irá afinar e ela vai segurar a afinação normalmente), você deve cortar a corda bem na pontinha da tarraxa, sempre com o cuidado de ter a confiança de que a corda está bem apertada, para não correr o risco de soltar após você cortar. Deixando o excesso de corda solto você pode se machucar, arranhar seu instrumento e etc, por isso a necessidade de cortar.

Como a corda fica presa na ponte sozinha? As cordas possuem uma bolinha no final e é essa bolinha que fica presa na parte de trás da ponte, segurando a corda. É importante observar a bolinha pois, se você colocar a bolinha do lado errado, consequentemente a corda irá se soltar e poderá lhe machucar e provocar outros problemas. Outra coisa, não se confunda com cordas de Violão de Aço e Guitarra, só porque elas tem bolinha e são muito semelhantes. Observe bem a caixa do encordoamento para não ficar no prejuízo e comprar uma corda errada, que não irá lhe servir.

Qual é a hora certa para trocar o encordoamento? Se sua corda estiver meio enferrujada, ou estiver perdendo o timbre, mesmo quando estiver afinada, troque imediatamente. É melhor previnir do que remediar! Uma corda enferrujada pode arrebentar a qualquer momento, principalmente se você usar a alavanca, e isso além de lhe machucar pode danificar seu instrumento, então sempre troque a corda, se possível no final de cada mês, para sempre manter a Guitarra com cordas novas. Outra coisa recomendada é sempre ter a mão um novo jogo de cordas novas, vai que você tá lá no meio do show e a corda arrebenta? Você não vai ter tempo de ir comprar outra e depois trocar e tal, o melhor é previnir.

Fotos:

Esses são os furos por onde as cordas são retiradas e colocadas. As Guitarras que não possuem esses furos visíveis, basta retirar a tampa (desparafusar). Depois de retirar a tampa os furos poderão ser vistos.

Agora, como vocês podem ver, a foto está mais aproximada. Esses são os furos por onde são colocadas ou retiradas as cordas.


Fender American Deluxe Stratocaster (Strato)

 Links de vídeos que podem lhe ajudar feio pelo TV Cifras, onde um Luthier ensina como trocar as cordas de uma Strato:
Aula Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=G8PXog4zKZQ&feature=related
Aula Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=9ABxb7rDQHU&feature=related


Lembrem-se: O recomendado é levar sua Guitarra a um Luthier, mais se você não pode levar, ou é muito difícil, não custa nada aprender. Depois de um tempo se pega a prática. Mas faça tudo recomendado para não provocar desregulagens e danificar seu instrumento.


Espero ter Ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário