quinta-feira, 14 de abril de 2011

Instrumentos para canhotos

Fala Galera! As postagens diárias voltaram, e hoje vou falar de um assunto pouco discutido, mas muito importante: Instrumentos para Canhotos. Então vamos ao post:

Para uma pessoa canhota é possível tocar um instrumento de cordas? Sim. Na mesma forma que tocamos eles também tocam, um exemplo é a cantora Paula Fernandes: ela é canhota e toca Violão e Guitarra muito bem, além de ter uma voz incrível. Não tem problema algum em tocar e ser canhoto, apenas você vai fazer tudo na posição contrária.

Existem Violões (Guitarras, Baixos) exclusivamente para os canhotos? Sim. Grandes ou pequenos fabricantes de Instrumentos tem uma linha especial para canhotos, mas eles não colocam a mostra tantos modelos quanto os destinados a pessoas destras (que não são canhotos) o que é uma pena, pois não é por que uma pessoa é canhota que ela não pode tocar.

Sou canhoto e comprei um Violão normal, o que devo fazer para adaptá-lo? É muito simples, vá a um Luthier e inverta as cordas: é só você colocar as cordas de cima em baixo e as de baixo encima. Se seu Violão tiver cutaway e for normal e você for canhoto é melhor que você troque ele por um normal (sem cutaway) ou um com cutway só que especial para canhoto, pois não fica muito legal um canhoto tocando com um violão cutaway normal.

É mais difícil de um canhoto aprender a tocar? Na minha opnião é a mesma coisa. O canhoto tem a mesma abilidade do destro, só que essas abilidades são invertidas (de uma mão para outra). Então para um canhoto aprender a tocar Violão só precisa ter um instrumento adaptado e apropriado para ele.

Há uma diferença de valor de um violão normal para um violão adaptado para canhoto? Eu vi um Violão Takamine Modelo: EG-522 C LH Nylon para canhoto por R$ 1,790,00.  E vi também um mesmo anúncio de um Violão desses normal por R$ 1,939,00, porém em sites diferentes.

Link do Anúncio do Violão Takamine EG - 522 C Nylon Normal: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176238932-violo-takamine-eletro-acustico-nylon-c-afinador-eg-522c-_JM
Link do Anúncio do Violão Takamine EG - 522 C LH Nylon Canhoto: http://www.shopmania.com.br/compras~online-instrumentos-musicais~comprar-violao-takamine-nylon-eletrico-eg-522c-lh-canhoto~p-2454923.html


Fotos:

Violão Takamine EG-522 C LH Nylon (LH = Canhoto)

Violão Takamine EG-541 C LH Aço


Violão Takamine EG-531C LH 12 (12 = Violão 12 Cordas)


Linha de Violões Takamine - Site Brasileiro distribuidor Sonotec: http://www.sonotec.com.br/takamine/
OBS: se você quer olhar a linha de Violões canhotos basta clicar em "Violões Canhoto" no menu da página.

Site da Sonotec Music & Sound:http://www.sonotec.com.br/index.php



  É isso pessoal: Se você é canhoto e quer tocar violão não tem problema, claro que você não irá começar pelos modelos acima (porque são caros demais para um iniciante), mas poderá comprar um violão para canhoto simples, acústico e que atenda bem suas necessidades. Quando for evoluindo na matéria de tocar, compre um melhor, e assim você conseguirá um bom rendimento.

Espero ter Ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário