sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que é um Metrônomo?

Fala Galera! Um pouco tempo sem atualizações, mas foi por falta de tempo mesmo! Agora arranjei um tempinho para postar coisas novas, e hoje vou falar sobre o Metrônomo: um aparelho pouco conhecido, mas bastante necessário.

O que é um Metrônomo? Um Metrônomo é um aparelho usado para medir o andamento (tempo) musical. Produzindo pulsos de duração regular, ele pode ser utilizado para fins de estudo ou interpretação musical. Resumindo tudo isso e "traduzindo para a linguagem de um iniciante": O Metrônomo é um aparelhinho que é usado para medir o tempo da música. É usado para indicar o tempo certo, para não tocarmos a música muito acelerada, nem muito lenta, então ele é bastante necessário na hora de estudar música.

Quais são os tipos de Metrônomos? Existem os Metrônomos Mecânicos, que são produzidos de uma forma mais rudimentar (antiga) mas tem bastante precisão: Funcionam através de um pêndulo oscilante. Sua oscilação é regulada pela distância de um peso na haste de um pêndulo. Essa oscilção pode ser mais lenta ou mais rápida, sendo que cada oscilação corresponde a um tempo no compasso. Existem também os Metrônomos Eletrônicos: os compassos são indicados pelo piscar de uma luzinha de LED e também um som eletrônico.

Como se faz a utilização de um Metrônomo? Os Músicos usam os Metrônomos para manter um tempo padrão nãs suas composições (como já falei aqui). Mesmo nas composições que não possuem um tempo adequado, o Metrônomo pode ser usado para indicar o tempo das variações dessa melodia a ser tocada. Ainda existe otura utilidade do Metrônomo que vai além da música: Os educadores físicos usam o Metrônomo para fazer testes e treinamentos em alunos e atletas.

Conceitos: Metrônomo Mecânico e Metrônomo Eletrônico: Já falei aqui mais prefiro dar mais uma aprofundada nesse assunto: Um Metrônomo Mecânico é um Metrônomo que usa um pêndulo para a regulação do pulso (como já havia falado). Esse pêndulo consiste em uma haste metálica com um peso deslizante. Quanto mais próximo esse peso está do eixo do pêndulo ele irá girar mais rápido e quanto mais distante ele estiver, ele irá girar mais lento. O Metrônomo Eletrônico usam cristais de quartzo para a regulação do tempo. Os mais simples possuem um disco para regulagem do tempo. Outros possuem também um sistema de afinação, ou seja, possuem afinador para seu instrumento, podendo ser um diapasão que solta o som de afinação da corda A (lá) 440HZ. Alguns dsses Metrônomos podem produzir sons diferentes para a contagem de compassos compostos ou irregulares. Existem também os Metrônomos que podem ser baixados pela internet, só que ele é instalado no computador, então não dá pra levar pra todo lugar, ou seja, não tem a mobilidade de um Metrônomo Eletrônico.

Quanto custa um Metrônomo? Os Metrônomos não são uns os equipamentos musicais mais baratos, então se deve pesquisar muito antes de comprar um, os preços a seguir: Um dos Metrônomos mais sofisticados do Mundo (citado até na postagem sobre Metrônomo na Wikipédia) é Dr. Beat DB 90 da Boss, pois ele usa recursos profissionais e tem uma super precisão. Pode ser encontrado na Internet por R$ 499,00, o que não chega a ser caro diante na funcionalidade deste produto. Outro Metrônomo muito bom é o TU 80 que também é da Boss, ele conta com um afinador cromático com tela de LCD muito preciso, além de uma funcionalidade incrível e precisão muito boa. Pode ser encontrado na internet por uns R$ 109,00, o que também não chega a ser tão caro, pois esse produto é extremamente funcional.


Fotos:

Metrônomo Eletrônico Dr. Beat DB 90 da Boss.

Metrônomo Mecânico.


Lembrem-se pessoal. Não adianta comprar um Metrônomo se você ainda não sabe usar, vá com calma, se mantenha informado mas não seja precipitado. Conheça mais sobre esse equipamento, pesquise como é usado, em que frequência e etc. Quanto estiver na hora certa de comprar tenha bastante calma, os modelos que mostrei como o Boss TU 80 são bastante acessíveis, então tem como pesquisar bastante e não sair no prejuízo.


                                             Links: 
Anúncio do Metrônomo Dr. Beat DB 90 da Boss: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179757274-metrnomo-dr-beat-db-90-boss-o-melhor-do-mundo-_JM
Página do Metrônomo Dr. Beat DB 90 no site da Boss Brasil:http://roland.com.br/boss/produtos/341
Anúncio do Metrônomo TU 80 da Boss: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180773906-afinador-eletronico-metrnomo-boss-tu-80-frete-gratis-_JM
Página do Metrônomo TU 80 no site da Boss Brasil: http://roland.com.br/boss/produtos/344
Site da Boss Brasil: http://roland.com.br/boss


Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário