segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como trocar as cordas de um Violão de Aço

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma coisa que tira muita gente do sério, A troca de cordas de um Violão de Aço. Os Violões de Aço possuem aqueles pinos o que facilita a troca, pois ao contrário do Violão de Nylon não é preciso dar nós na corda envolta do cavalete. Então vamos ao post:

Como posso trocar as cordas de um Violão de Aço? Você deve precisar de um encordoamento novo (dããããããã!), um alicate e se quiser um encordoador (peça que serve para girar a tarraxa mais rápido). O cavalete de um Violão de Aço na maioria das vezes possui um pino para cada corda. Esses pinos servem para prender a corda no cavalete e você tem que prestar atenção na hora que for manusear ele. As tarraxas de um alguns Violões de Aço também são diferentes, algumas possuem uma trava para cordas e isso facilita muito na hora da troca.

Como retirar as cordas velhas? Você deve desapertar ela da tarraxa. Depois que fizer isso deve desapertar ela do pino. Para fazer isso você precisa de um Alicate, mas uma palheta também serve. Você usará o alicate para puxar o pino para cima. Na hora de retirar o pino pressione a corda para baixo se não o pino pode travar e quando você forçar ele pode torar. E se ele torar já era: você tem que levar o Violão no Luthier e o coitado do Luthier vai sofrer pra retirar o pino!

Como colocar as cordas novas? Você deve encaixar primeiro a corda no pino. Para fazer isso coloque a corda dentro do buraquinho, lembrando sempre que deve colocar a parte que tem aquela bolinha. Depois que fizer isso encaixe o pino: preste atenção pois o pino tem o lugar certo para encaixar na corda: o lugar onde a corda passa tem uma espécie de canal no pino, então preste atenção e coloque esse canal no lugar certo. Depois de ter empurrado o pino, aperte ele e puxe a corda para cima. Fazendo isso a corda vai travar e não vai sair mais. Se você não fizer isso corretamente, quando sua corda sofrer tensão o pino vai pular e a corda vai soltar. Depois de ter encaixado a corda no pino encaixe a outra ponta no buraquinho da tarraxa. Se sua tarraxa possuir a trava a corda vai travar assim que você por ela no buraquinho, mas continue apertando a tarraxa até a corda ficar firme. Depois que fizer isso dê uma afinada, e após afinar puxe um pouco as cordas (cuidado para não arrebentar, puxe com cuidado) para elas cederem, pois cordas novas vão esticando com o tempo e é por isso que desafinam rápido.

Posso retirar todas as cordas de uma vez só? Não é recomendado! Pelo mesmo motivo explicado nas postagens sobre como trocar as cordas de Guitarra: as cordas puxam o braço para frente, então quando você soltar tudo o braço vai para trás, então você pode ter problemas como trastejamento (corda baixa raspando no traste) ou encordoamento alto. Com esses problemas você terá que levar seu instrumento a um Luthier e poderá gastar um dinheirinho a mais em uma regulagem. O melhor a fazer é trocar corda por corda, pois assim você fica tranquilo e não irá se confudir na hora de por as cordas novas. Uma dica importante é separar os pacotinhos (ou as cordas fora do pacote) em uma ordem, por exemplo: 1° corda (Mi), 2° corda (Si) e tal, pois assim você não irá se confudir.

Como a corda fica presa no cavalete? Ela é presa pelo pino, mais além disso ainda tem coisa: a bolinha fica abaixo do cavalete então ela não volta pelo buraquinho já que o pino impede que a bolinha passe, pois ele entope o buraquinho. Por isso é importante apertar bem o pino pois a corda pode sair, empurrando o pino pra fora. Outra coisa para se observar quando for comprar o encordoamento é a bolinha. Sem essa bolinha no final da corda é impossível prender ela no Pino, então preste bem atenção.

Qual é a hora certa para trocar o encordoamento? Quando as cordas estiverem enferrujadas ou perdendo o timbre o certo é trocar. Cordas enferrujadas podem arrebentar a qualquer momento e lhe machucar ou danificar seu instrumento. Além disso cordas enferrujadas marcam o traste e podem danificá-lo totalmente fazendo você ter que fazer uma troca total de traste. Esse trabalho custa caro e a escala do seu Violão pode não aguentar o processo de troca, então é melhor previnir e trocar o encordoamento.

Fotos:

Violão Folk Aço Giannini GF-2M C EL 
Encordoamento D'addario EXP 0.10 para Violão Aço. Essa marca possui grande qualidade nos seus produtos e é recomendada para quem está pesando em comprar um bom encordoamento.


Encordoador Alice. Essa parte quadrada fica da tarraxa do Violão, agente segura no canudinho e gira. Fazendo isso a tarraxa gira mais rápido.




                                              Links:

Vídeo que explica como trocar o encordoamento de um Violão Aço: http://www.youtube.com/watch?v=5I-p_8QMp8U&feature=related
Anúncio do Encordoamento EXP 0.10: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180272293-encordoamento-violo-aco-daddario-exp-o10012-frete-gratis-_JM
Página da Alice no site da Deval Instrumentos Musicais: http://www.deval.com.br/alice.asp
Página do Violão GF-2M C EL no site da Giannini:http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=1000
Site da Giannini: http://www.giannini.com.br/home.asp  
 

Lembre-se, se tiver alguma dúvida leve seu instrumento a um Luthier, se você tentar fazer algo precipitado poderá danificar seu instrumento, então nunca se precipite.
 
Visite também nossa postagem sobre como trocar as cordas de um Violão de Nylon: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/como-trocar-as-cordas-do-seu-violao-de.html


Espero ter Ajudado!

5 comentários:

  1. meu violão é de aço mas não possui pinos!
    oque faço troca do mesmo jeito que se troca as de nylon???

    ResponderExcluir
  2. Olá Vinicius.

    Bom, existe outras formas de fixar as cordas em violões de aço. Acredito que o seu tem uma ponte semelhante as pontes das Guitarras modelo Les Paul, conhecida como Ponte Tune-O-Matic (nas Guitarras).

    Então, lhe recomendo o post:

    http://blogartmusic.blogspot.com.br/2011/04/como-trocar-as-cordas-de-uma-guitarra-2.html

    Ele mostra como trocar as cordas de uma guitarra Les Paul, que tem o modelo de ponte semelhante ao seu violão. Creio que irá ajudar.

    Qualquer problema, me comunique.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá,meu violão é de cordas de nylon,mas eu não sabia que tinha isso de cordas de nylon e cordas de aço,então comprei de aço mesmo,até por não ter encontrado de nylon...Enfim posso colocar de aço,ou devo comprar outras de nylon?E se puder como faço pra trocar? Obrigado :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, Boa noite!

      Bom, você pode sim por cordas de aço no seu violão de Nylon. O esquema para trocá-las vai ser o mesmo de uma guitarra Les Paul, já que ele não tem pinos. Você pode ver como é neste post:

      http://blogartmusic.blogspot.com.br/2011/04/como-trocar-as-cordas-de-uma-guitarra-2.html

      Mas antes de você trocá-las recomendo comprar um Afirmador. Isso porque as cordas de aço puxam mais da ponte do que as cordas de Nylon, então isso poderá danificar teu violão.

      Com o afirmador, esse ricos diminuirá bastante. Você pode saber mais sobre o afirmador neste post:

      http://blogartmusic.blogspot.com.br/2011/03/afirmador-coldal-o-que-e-pra-que-serve.html

      Bom som,

      Abraço!

      Excluir