sábado, 23 de abril de 2011

Como trocar as cordas de uma Guitarra (2)-Guitarras Les Paul com ponte Tune-o-Matic.

Fala Galera! Dando seguimento as postagens sobre "Como trocar as cordas de uma Guitarra", estou aqui para falar da troca de cordas de uma Guitarra Les Paul, ou todas as Guitarra que possuem Ponte Tune-O-Matic (ponte fixa). Então vamos ao Post:

Como trocar as cordas de uma Les Paul ou Guitarra com ponte Tune-O-Matic? A ponte Tune-O-Matic não só é encontrada nas Guitarras Les Paul, também é encontrada nas Guitarras SG, Alguns modelos de Semi-Acústica e Flying V. A Tune-O-Matic também é uma ponte muito comum assim como a ponte da Strato, mais ela é fixa, o que significa que ela não permite alavancadas e tal. Para trocar as cordas de uma Guitarra com ponte Tune-O-Matic basta ter a mão o encordoamento novo (mais uma vez dãããããããã!) e um alicate que servirá para cortar o exesso de corda.

Como escolher o encordoamento novo? Veja qual é o encordoamento que você usa (0.09, 0.10, 0.11 e etc.), se você gostar dele continue com a mesma expessura de corda. Fazendo isso você não precisará ir a um Luthier para fazer a regulagem do tensor. Se você escolher uma expessura diferente da que você usa vá a um Luthier e peça para ele regular o tensor para suportar a expessura desejada e aproveite e mande ele colocar as cordas, para você ter uma noção, quando for tentar colocar sozinho.

Como retirar as cordas velhas? Também é muito simples fazer isso. Basta você retirar a corda da tarraxa, cortar sua ponta para não enroscar na ponte e empurrar ela para trás. Com esse movimento você vai fazer com que as cordas saiam pela parte de trás da ponte, mais ao contrário das Guitarras Strato, as cordas não passam por dentro da Guitarra, as cordas passam apenas pela ponte. Assim como as Guitarras Strato as Les Paul também possuem o buraquinho por onde passam as cordas, só que esse buraco fica apenas na ponte.

Como colocar as cordas novas? Do mesmo jeito que você tirou! Basta colocar a corda no buraquinho específico: a corda Mizinha é no último de baixo, a Mizona é no primeiro de Cima e etc, e puxar ela, até que a bolinha fique presa na parte de fixação da ponte. Depois disso passe as cordas pelos carrilhos (a outra parte da ponte, que fica depois da parte que fixa), lembrando que as cordas ficam por cima dos carrilhos, e siga com ela até a tarraxa. Depois disso coloque ela no buraquinho da tarraxa (lembre-se de alinha a tarraxa para a corda não ficar tão enroscada) e aperte. Depois que apertar estique as cordas um pouco para elas poderem segurar a afinação e aperte mais um pouco. Faça isso corda por corda. Lembre também que o Headstock (mão) das Guitarras Les Paul são retos com as tarraxas meio que fechando, então deve se saber que as cordas devem ficar por dentro e seguindo uma odem:
Corda Mizona: 1° tarraxa do lado esquerdo.
Corda Lá: 2° tarraxa do lado esquerdo.
Corda Ré: 3° tarraxa do lado esquerdo.
Corda Sol: 3° tarraxa do lado direito.
Corda Si: 2° tarraxa do lado direito.
Cora Mizinha: 1° tarraxa do lado direito.
Lembrando que no caso de um canhoto as posições são invertidas, as cordas do lado direito passam para o lado esquer e vice-versa.

Posso retirar todas as cordas de uma vez só? Para quem não leu o post que explica como trocar as cordas de uma Guitarra Strato vou explicar de novo. Você não deve retirar todas as cordas de uma vez, pois o braço sofre tensão quando está segurando as cordas, elas puxam ele para frente, então se você tirar tudo ele vai pra trás, podendo impenar e causar problemas de trastejamento e encordoamento alto. Troque uma corda por vez. Uma dica para não se confudir na hora que estiver trocando as cordas é separar o pacotinho do encordoamento em uma ordem por cordas: 1° (Mi), 2° (Si) e tal, para não provocar uma confusão.

Posso deixar o excesso de corda em cima da tarraxa? Não é recomendado. Você deve cortar o excesso com o alicate, pois se não cortar, a ponta da corda pode lhe machucar, provocar danos ao instrumento. Antes de cortar, certifique-se de que a corda está totalmente presa e não irá se soltar. Após fazer isso corte a corda bem na ponta da tarraxa.

Como a corda fica presa na ponte sozinha? É bem simples. Na ponta da corda existe uma bolinha. Essa bolinha fica presa na ponte da Guitarra e não deixa que a corda se solte, é a mesma coisa de um nó: se você colocar uma corda dentro de um anel e der um nó na ponta, a corda não irá continuar passando por dentro do anel. Sem essa bolinha é impossível prender as cordas na ponte, então preste bem atenção para não ser caloteado na compra. Outra coisa importante é observar o lado da bolinha e colocar ele no lugar certo, se você colocar o lado da bolinha na tarraxa, por exemplo, a corda não irá ficar presa na ponte, se soltando com facilidade.

Qual é a hora certa para se trocar o encordoamento? Quando o encordoamento estiver ficando enferrujado, as cordas estiverem perdendo o timbre mesmo afinadas o certo é trocar todo o encordoamento. Se você faz show's o certo é trocar o encordoamento a cada 15 dias ou 1 mês dependendo da frequência das apresentações e ensaios. Se você faz muito show's e apenas uma corda torar, troque todo o encordoamento, pois consequêntemente as outras cordas também devem estar fracas. Tenha sempre um jogo de cordas a mão, porque nunca se sabe quando uma corda irá resolver torar.

Fotos:

Headstock (mão) de uma Gibson Les Paul Custom, repare a posição das tarraxas e das cordas presas a elas. É esse modelo que devemos seguir na hora de colocar as cordas novas.



Ponte de uma Gibson Les Paul, repare a parte onde as cordas ficam presas e as bolinhas encaixadas. Repare também os carrilhos por onde as cordas seguem após serem fixadas.
Guitarra Gibson Les Paul.


Vídeo que mostra a princípio como colocar a corda e apertar feito pelo Luthier Ricardo Carvalho: http://www.youtube.com/watch?v=ivBz0Q3mOUM


Lembrem-se, sempre levem sua Guitarra a um Luthier assim que comprar, para fazer a regulagem do tensor, troca e cordas e outras coisas mais. Leve sua Guitarra a um Luthier e peça para que ele lhe ensine como por as cordas para que você não tenha que ir a um Luthier toda vez que for trocá-las.

Espero ter Ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário