quarta-feira, 13 de abril de 2011

Palhetas: Formas de usar, materiais usados, técnicas e etc.

Fala galera! Mas uma vez estou aqui para falar de um assunto meio esquecido, mas não menos importante. Qual palheta usar. Alguns podem achar até besteira mas o assunto é sério. Então vamos ao Post:

O que é uma Palheta? Palheta é uma plaquinha que pode ser feita de vários tipos de materiais. Elas tem um formato triangular (nunca vi palheta com outro formato) e serve para tocar Violão, Guitarra e acredite, também serve para tocar Contra-Baixo. Elas são muito usadas e muito úteis, além de serem baratas.

De que material é feita uma Palheta? Olha, normalmente são feitas de Plástico ou PVC. Mas já vi gente tocando com palheta de pedra, madeira, fibra de carbono e outros materiais. Mas essas palhetas são feitas manualmente, não são encontradas pra vender por ai não. Também já vi palhetas multi-uso: você usa o cartão telefônico e depois corta ele e dá pra fazer duas Palhetas, não é fantástico? Quando se está sem grana dá pra usar uma dessas.

Existem palhetas recomendadas para determinadas técnicas? Geralmente não. Cada um usa a palheta que achar melhor. Mas já vi muita gente falando que palhetas mais duras (3 mm, 1,5 mm, 2.5 mm e etc.) são melhores para solos rápidos na Guitarra. Eu particularmente prefiro palhetas mais finas para solos no Violão (0,46 mm por exemplo). Eu uso Violão com Cordas de Nylon, e geralmente toco com uma palheta de 0,50 mm (mas ela tem 3 pontas, duas com 0,50 mm (mm = Milímetros) e uma com 0,75 mm, e o melhor: Ganhei de brinde quando comprei meu Violão.). Ela é boa para tocar normalmente, palhetadas alternadas e tal. Mas eu prefiro a de 0,46 mm para fazer os solos: ela dá um brilho incrível no som das cordas.


Quais são as espessuras mais populares de Palhetas? Geralmente eu vejo mais palhetas de 0,50 mm, 1,5 mm, 0,46 mm, 2,5 mm, e de 3,0 mm. Mas com toco violão uso mais as de 0,75 mm pra baixo. Não existe uma regra para qual tipo de palheta usar, mas se você for comprar, teste várias: a que gostar mais compre, assim você saberá quais são as melhores para você.

Técnicas de Palhetadas: Outra utilidade da Palheta são as técnicas de palhetadas: Palhetada abafada, Palhetada alternada e etc. Essas técnicas se encaixam melhor em determinados tipos de palhetas, mas só será possível saber qual é se você testar. Outra coisa importante: várias tecnicas dessas exigem prática, então não vá botar culpa na sua palheta, se você ainda não sabe fazer o movimento perfeitamente.

Tenho dificuldades em segurar a palheta, o que devo fazer? Eu estava olhando uns comentários sobre isso em um site de pesquisa e vi uma técnica muito interessante: Furar a palheta no meio para que seus dedos se encontrem e fiquem vedados e não corra risco de a palheta cair. Não sei se fazer isso vale a pena. Mas é melhor tentar e não conseguir do que nem tentar.

Como deve ser usada a palheta corretamente? Geralmente se usa a palheta entre o dedo polegar e indicador da mão Direita (se você for canhoto, vale a mesma coisa, só que com a mão esquerda) e se usa ela reta com as cordas.Eu Já vi gente falando que você der uma enclinadinha na palheta ajuda a ganhar velocidade, porém nunca testei então não posso comprovar. Também já vi gente falando que se você deixar a ponta da palheta perto da unha do polegar (não encima da unha, um pouquinho mais pra frente) também lhe dá mais velocidade nos solos e tal. Uma coisa que já testei e comprovei é que se você está fazendo um solo por exemplo, poderá apoiar 1 ou 2 dedos (geralmente o dedo Mindinho e o Anelar) no corpo da Guitarra ou do Violão terá mais firmeza nos solos, principalmente nos solos execultados nas últimas cordas do Instrumento.

Como escolher a palheta certa? Não se tem uma forma "correta" para escolher uma palheta, pois você não escolhe a palheta, a palheta é que escolhe você! Então teste vários modelos, com várias espessuras diferentes e separe as que você mais gostou, depois teste mais uma vez, e quando tiver certeza absoluta do que quer efetue a compra.

Onde posso encontrar uma Palheta e quais os preços? Geralmente se encontra Palhetas em lojas de Instrumentos Musicais ou na Internet. Na minha opnião comprar Palhetas pela internet não é a melhor opção, pois você tem que pagar tantos e tantos de frete por uma palheta de R$ 1,00 por exemplo. Já se você comprar um Violão e vier um kit de palhetas junto pode até ser bom comprar pela Internet. Eu já vi vários kits que acompanham Palhetas, um exemplo é o Kit do Violão Tagima Dallas: Um Violão Tagima Dallas, Correia, Capa e Palhetas por R$ 389,00 mais o frete (até eu fiquei impressionado com esse anúncio, queria ter um dinheirinho pra comprar...)

Fotos:

Essa é a Palheta que eu falei: Alice 0,46mm. É ótima para fazer solos no Violão (apesar de não ser muito conhecida). Custou R$ 2,00 quando eu comprei, mas valeu apena pois tem 5 meses que estou com ela, toco todo dia e ela nunca quebrou além de ter desgastado muito pouco.
Essa é a Palheta Dunlop .88 mm: É muito famosa e também muito aprovada pelos músicos em geral.



Essa é a Palheta Fender .73 mm: As palhetas dessa marca também são muito famosas, apesar de também serem muito criticadas.


Esse é o Slash, ex Guns N' Roses e considerado por muitos o melhor Guitarrista do Mundo: Veja a forma com que ele segura a palheta.



Essa foto mostra o apoio dos dedos no corpo da Guitarra para execução de determinado solo e a forma com que se segura a palheta fazendo essa técnica.


Link do Anúncio do Violão Tagima Dallas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178571523-violo-tagima-dallascapacorreiaroldanapalheta-fretegratis-_JM
Site da Deval Instrumentos Musicais,onde se encontram as Palhetas Alice:http://www.deval.com.br/


Espero ter Ajudado.

2 comentários:

  1. Quer personalizar palhetas para sua banda, com impressão e material de alta qualidade e um preço bem acessível? Indico esse site http://palhetaspersonalizadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Queria um aplicativo, página, programa onde eu possa usar para personalizar meu violão.
    em outras palavras, que eu possa utilizar como modelo de como farei no meu. para poder ter uma ideia

    ResponderExcluir