segunda-feira, 4 de abril de 2011

Guitarras Semi-Acústicas...

Hoje vou falar de um Instrumento mais clássico do que uma Guitarra Padrão, mais avançado do que um Violão, e que tem um som que "junta" os dois instrumentos citados.

O que é uma Guitarra Semi-Acústica? É uma Guitarra com caixa de propagação acústica, tem um som mais itenso em relação as guitarras "Maciças" (guitarras padrão, como as Strato, as Flying V, Les Paul e etc.). Essas Guitarras geralmente também são maiores do que as maciças, e também são amplificadas.

Qual a forma de captação dessas Guitarras? Seus captadores são aproximados ou iguais ao modelo Charlie Chistian (Confira nessa postagem, os tipos mais comuns de captadores para guitarras: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-sao-captadores-quais-os-modelos.html), e são bem finos, além disso eles não possuem parafusos à mostra. Esses captadores possuem um timbre mais "Vintage" (clássico), e são essenciais nessas guitarras. Mas existem semi-acústicas com Humbucker, P 90, e outros modelos de captadores.


Quais são os tipos de pontes que essas Guitarras possuem? Possuem a ponte fixa geralmente com uma espécie de Afirmador Cordal em seu corpo que prendem as cordas (é o cavalete da Semi-Acústica). E possuem também ponte flutuante, onde possuem a mesma espécie de Afirmador Cordal, mas também possuem alavanca, essas pontes recebem o nome de Bigsby. Também possuem a ponte fixa Tune-o-Matic, que é a ponte fixa mais usada em Guitarras Les Paul por exemplo.(Confira alguns modelos básicos de pontes de Guitarra na postagem do link: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-e-uma-ponte-de-guitarra.html).


É possível adicionar efeitos no som dessas Guitarras? Olha, pra ser sincero eu nunca vi... Geralmente se usa apenas a Guitarra ligada em um Amplificador (e as mãos! , rsrsrsrsr). Cabe ao instrumentista aplicar técnicas de alavancadas, regulagens de volumes e técnicas de tocabilidade para dar uma diferenciada legal no som.


Existem grandes interferências no seu Timbre? Geralmente quando os captadores são passivos, a quantidade de interferência tende a aumentar, devido a caixa de propagação acústica. Se os captadores são Ativos, a quantidade de Interferências é muito pouca ou nenhuma.

Quanto é uma semi-acústica? Olha, os preços variam, mas vou falar aqui uma base de duas marcas, pra você observar a diferença e tentar perceber quanto deverá ser uma semi-acústica de qualidade:
Uma guitarra Semi-Acústica Blues 3000 da Tagima, custa em média R$ 1,300,00 e são de boa qualidade.
Já uma Guitarra Semi-Acústica ES 175 Vintage da Gibson, custa em média uns R$ 11,000,00 (caramba, custa mais que muito carro usado por ai.).
Compare, uma Guitarra Gibson ES 175 Vintage é uma Guitarra super Profissional, então seu preço está até barato pela sua qualidade, e a Tagima é uma marca ainda pequena comparada a Gibson, então certamente suas Guitarras não terão a mesma qualidade, mas tabém possuem um ótimo som, por um ótimo preço.


Fotos:

Essa é a Gibson ES 175 Vintage, ela possui dois captadores P 90 e ponte Bigsby.

Essa é a Tagima Blues 3000, ela possui dois captadores Humbucker (que também podem ser chamados de P 90, pela sua aparência) e uma ponte Fixa Tune-o-Matic.


Lembrem-se: Se for comprar uma destas teste bem, em vários amplificadores para ver se não há interferências em determinado equipamento e pesquise sobre o tipo de madeira usada, o tipo de captadores, e etc, para não sair prejudicado no ato da compra.

Então é isso pessoal. Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário