domingo, 24 de abril de 2011

Como trocar as cordas de uma Guitarra (3)-Guitarras com Floyd Rose/Micro-Afinação

Fala Galera! Hoje é Domingo de Páscoa!; E dando continuidade as minhas postagens sobre troca de corda de uma Guitarra, vou falar agora como se troca as cordas de uma Guitarra com Floyd Rose que possuem Micro-Afinação. Esse modelo de Guitarra causa muita dor de cabeça na hora da troca de suas cordas, por causa de todo seu esquema de Micro-Afinação e etc.

Como posso trocar as cordas de uma Guitarra com Floyd Rose? Você precisa ter a mão o encordoamento novo (não sei porque insisto em dizer isso, dããããããããã!) um alicate e uma chave allen, aquelas chaves que acompanham a Guitarra no momento da compra e que geralmente servem para a regulagem do tensor e tal. Primeiro você ter que pegar alguma coisa para colocar embaixo da ponte, já que a ponte sobe e desce, você ter que manter ela em uma posição fixa, para não haver problemas quando você for começar a troca. E o bom também é ter um encordoador, um equipamento pequeno que serve para girar as tarraxas mais rápido.

Como escolher o novo encordoamento? Você deve escolher uma expessura que você goste. Um ex: 0.09 (mais fina) , 0.10 (mais grossa) e etc. Então veja qual você usa e se você gostar, compre da mesma expessura, só assim você não irá precisar levar sua Guitarra a um Luthier. Se você escolher um encordoamento com expessura maior ou menor que você usa leve sua Guitarra a um Luthier para ele fazer as regulagens necessárias, para que você não corra o risco de danificar seu instrumento, e aproveitando a viagem ao Luthier peça também para ele por as cordas para que você tenha uma idéia de como vai fazer e depois tentar fazer sozinho.

Como faço para tirar as cordas velhas? Você deve usar a chave para soltar os parafusos do capo (aquela parte perto da mão do instrumento) que geralmente são 3. Depois disso você folga a corda na tarraxa e vá em direção a ponte. Chegando na ponte, cada corda possui um parafuso para apertar e folgar (não é o parafuso da Micro-Afinação, é o que fica em baixo e cabem na chave allen), então você deve pegar a chave alen, encaixar no parafuso específico para cada corda e girar até ele folgar. Depois disso puxe a corda para cima e ela já terá saído da ponte.

Como colocar as cordas novas? Provavelmente do mesmo jeito que você soltou! Você coloca primeiro a corda na Tarraxa e prende ela na tarraxa pela bolinha (não deixe a bolinha do lado da ponte, ela deve ser presa na tarraxa da Guitarra). Depois de você ter feito isso pegue a corda e estique até o final da ponte. Quando ela estiver da medida do parafuso corte, pois você não poderá cortar ela na tarraxa. Após ter cortado na medida certa coloque a corda no furinho (o mesmo que você tirou a corda velha) e encaixe a chave alen novamente. Depois de ter encaixado a chave basta arrochar até a corda ficar presa na ponte. Depois de fazer isso aperte a tarraxa para a corda ficar firme. Lembre-se se sua Guitarra também tiver o rebaixador de cordas (pequeno ferrinho depois do capo) você deve passar a corda por baixo dele. Se você passar por cima a corda poderá arrebentar e etc. Então preste bem atenção.

Posso retirar todas as cordas de uma vez só? Não é recomendado. Só porque a Guitarra é Floyd Rose não pode deixar o braço dela relaxar não. Tem que fazer o processo de troca, corda por corda, assim você não vai deixar seu braço relaxar e não vai se confudir na hora de trocar. Algumas pessoas falam que é melhor tirar tudo para limpar escala, captadores e etc, mais isso também pode ser feito tirando corda por corda. Claro que vai dar mais um pouquinho de trabalho, mais é melhor trabalhar de graça do que ter que pagar por ele. Você tira a corda e limpa até onde for possível a parte dela na escala e no captador. Fazendo isso você deixará sua escala limpa, e suas cordas perfeitas. Tirar todas as cordas de uma só vez pode provocar problemas de trastejamento (quando as cordas estão baixas e batem nos trastes) ou encordoamento alto. Então lembre-se sempre de trocar corda por corda. Também é bom separar as cordas em uma ordem: 1° (Mi), 2° (Si) e etc, para você não se confudir na hora de colocar.

Como a corda fica presa na ponte e na tarraxa? Na tarraxa é muito simples, a corda fica presa pela bolinha. Nas outras guitarras que já expliquei aqui a bolinha fica presa na ponte, mais na Floyd Rose a bolinha fica presa na tarraxa e a outra parte fica presa na ponte. Na ponte a corda fica presa pelo parafuso que agente usa para folgar e apertar as cordas. O parafuso prende ela e tenta segurar para que ela não se solte, por isso devemos apertar bem (com o cuidado para ele não torar) e cortar na medida certa.

O que fazer com o excesso de corda? Nas Floyd Rose o procedimento é diferente das outras. Você deve cortar a corda antes de colocar, ou seja você tem que prever o tamanho da corda. Mais isso pode ser facilitado tomando uma medida certa para cortar, essa medida pode ser da tarraxa (sem ter dado nem uma volta) até o final da ponte. Após fazer isso você deve colocar a corda e apertar ela na tarraxa. Isso necessita de um pouco mais de atenção, pois qualquer problema em uma ponte Floyd Rose causa muita dor de cabeça.

Qual é a hora certa para trocar o encordoamento? Quando o encordoamento estiver ficando enferrujado ou a corda estiver perdendo o timbre o melhor é trocar. Se você faz shows frequentemente troque a cada 15 dias ou 1 mês, dependendo da frequência das apresentações e dos ensaios. Outra coisa importante é que você tenha a mão sempre um jogo de cordas novo, porque se a corda tora no meio do show, é necessário repor ela imediatamente. Dai também vem a necessidade de aprender a trocar a corda da Floyd Rose.

Fotos:


Headstock de uma Guitarra com Floyd Rose: repare os parafusos que eu falei e o ferro que é o rebaixador de cordas na prente dos parafusos. Para tirar esses parafusos use a chave alen.



Ponte Floyd Rose: repare onde as cordas entram e os parafusos lá atras onde encaixamos a chave alen. Esses parafusos empurram essa barrinha que está próximo das cordas e apertam ela. 
Guitarra Ibanez com Floyd Rose, Micro Afinação.


Encordoador: essa parte quadrada fixa na tarraxa e girando o caninho agente gira a tarraxa mais rápido.

Link de um vídeo que mostra como trocar as cordas de uma Guitarra com Floyd Rose: http://www.youtube.com/watch?v=7JAZ8T7cV1o&feature=related


Lembre-se, sempre leve seu Instrumento a um Luthier, nunca tente nada precipitado, pois você poderá danificar seu instrumento.


Feliz Páscoa! Espero ter Ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário