quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que é um Dobro? Saiba mais sobre esse instrumento!

Fala Galera! Hoje tava dando uma olhada no vídeo do Cifra Club - Ao Vivo, por algum motivo eu sempre perco quando realmente eles estão Ao Vivo ai espero eles colocarem o vídeo no You Tube pra eu poder assistir. Resumindo, no Vídeo, especialmente o Gustavo Fofão (Instrutor do Cifra Club) usou um Violão meio estranho, e eu resolvi falar dele aqui. Esse Violão é um Dobro, o que não faz dele exatamente um Violão. Vou falar de toda história, construção e formas de tocar o Dobro, então vamos ao Post:

O que é um Dobro? Dobro é um instrumento de cordas, assim como Violão, Guitarra e etc. É considerado um tipo de Violão por alguns, pois se assemelha muito a um Violão. Ele Possui Cordas de Aço, e normalmente possui 3 Cones metálicos dentro de sua Caixa de Ressonância, dai a piadinha do Gustavo Fofão: "O Dobro parece o cruzamento de um Violão com um Frigideira". Ele também tem um formato comum de braço, headstock (mão) e escala de um Violão comum. Mas além dos Cones Metálicos presentes em sua Caixa de Ressonância que provocam um modelo diferente no corpo, seu capo (ou pestana, parte perto da mão, que alinha as cordas) é mais alto do que os dos Violões comuns e ele tem um design "futurista".

A História do Dobro: O Dobro foi inicialmente um modelo de Violão desenvolvido pela grande impressa de Guitarras Gibson. Dobro era o nome dado a essa espécie de Guitarra Ressonadora produzida pela Gibson, mais logo o nome se espalhou e o Dobro passou a ser produzido por várias outras empresas. A Gibson começou a fabricar o Dobro por uma idéia do Luthier John Dopyera. Nos anos 20 a Guitarra não era muito presente na música, quando colocavam o som de uma guitarra junto com outros instrumentos seu som não era tão presente, quase não dava pra ser ouvido. Então atendendo a pedidos de um Guitarrista, o Luthier John Dopyera fabricou o Dobro, no sentido de que o som da Guitarra se tornasse mais presente. Só em 1993 o nome "Dobro" foi comprado pela Gibson, que passou a fabricar o produto em grandes quantidades, e ainda o produz hoje em dia. O nome "Dobro" foi originado de DOpyera BROthers - Irmãos Dopyera.

Qual a Sonoridade de um Dobro? O Dobro tem um som bem metálico. Foi isso que o tornou presente nas músicas dos anos 20, seu som supera qualquer som de um Violão comum e é fantástico, meio difícil de explicar. As cordas de um Dobro são de Aço, e sua estrutura é muito semelhante a de um Violão (como já havia falado): O headstock e o braço são semelhantes a um Violão que suporta cordas de Aço, a escala também, o corpo do Dobro também é muito semelhante a um corpo de um Violão Comum, mas por causa dos cones, ele tem uma espécie de bola metálica no meio. Outra diferença é a Pestana que é mais alta, então seu encordamento também se torna mais alto do que os de um Violão Comum.

Como se toca em um Dobro? Geralmente se toca de duas formas: Com o Dobro deitado no colo do músico, desta forma o músico tem uma ampla visualização do instrumento, facilitando a tocabilidade. A outra forma é a forma normal de se tocar em um Violão comum, as posições são as mesmas, porém a forma de tocar é um pouco difícil, pois a visualização não é tão ampla. Só é possível tocar um Dobro com um Slide (uma espécie de Tubo que pode ser encaixado no dedo ou não. Ele é redondo e para ser usado basta encostar sua superfície nas cordas do Violão ou do Dobro e palhetar ou tocar com os dedos normalmente.)
O Slide só é usado porque o encordamento do Dobro é muito alto, então não dá pra tocar apertando as cordas, e se der é muito difícil de executar acordes. Existem Slides de todos os tamanhos, então escolha um que encaixe no seu dedo sem ser desconfortável. O Slide não serve só para tocar nos Dobros, mais também serve para tocar em qualquer Violão ou Guitarra, então vale apena comprar um.

Quanto é um Dobro? Pesquisando na Net, vi um Dobro da Morris (marca não muito conhecida, mais também não muito criticada) por R$ 1,300,00 novo na caixa. E vi um Dobro Fender FR 48 095 4800 por R$ 3,589,00. Mas se nota a diferença de qualidade e de fama, o que conta muito na hora de comprar um Dobro. Cabe a você pesquisar e testar vários dobros para que encontre o que gostar mais, e também lembre-se de olhar o preço pois o Dobro é um instrumento meio caro, dependendo da marca.
Link's dos Anúncios:
Link do Anúncio do Dobro Fender FR 48 095 4800: http://www.reference.com.br/produto/01/0004084/fender+violao+dobro+fr+48+095+4800
Link do Anúncio do Dobro Morris: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179331871-violo-morris-dobro-ressonador-original-novo-peca-unica--_JM

Fotos:

Dobro Gibson Resonator Hound Dog. Um Dobro de alta qualidade!

Slide, que pode ser usado em um Dobro.



Slide sendo usado em um Dobro.


Link do Vídeo Cifra Club Ao Vivo onde o Gustavo Fofão usa o Dobro: http://www.youtube.com/watch?v=A6aSa1m-AHQ&feature=player_embedded


Lembrem-se, sempre antes de comprar um Dobro ou qualquer outro instrumento teste muito, para não se arrepender depois, e não se esqueça do preço, pois isso também é muito importante.


Esperto ter Ajudado.

4 comentários:

  1. Poderia informar qual é ou quais são as afinações recomendadas?

    ResponderExcluir
  2. eu uso g aberto, e fica muito bom co slide

    ResponderExcluir
  3. Onde encontro cordas para violão dobro? Acabei de comprar um e estou com dificuldade de encontrar cordas específicas para esse tipo de violão!

    ResponderExcluir
  4. Onde encontro cordas para violão dobro? Acabei de comprar um e estou com dificuldade de encontrar cordas específicas para esse tipo de violão!

    ResponderExcluir