Overdrive: A intenção desse efeito é produzir a saturação leve e natural de um amplificador valvulado em volumes muito altos.Ainda no Overdrive temos uma ramificação de um efeito chamado CRUNCH, que nada mais é que um Overdrive com muito menos ganho, pode se considerar ainda um Boost com acréscimo de médios.
A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas Respectivas funções:
Drive ou Gain – controla a quantidade de saturação ou seja o quanto a unidade vai saturar;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone – controle o timbre do efeito, geralmente o corte e acréscimo de freqüências agudas.
Distortion: O tipo de pedal que mais gosto, pois pra quem toca estilos como o da banda Raimundos, Ramones, e bases de Nirvana e Guns N' Roses como eu, é muito necessário.É uma saturação mais dura e pesada, e em relação ao overdrive tem os harmônicos mais acentuados. O sinal fica mais “sujo” tornando-se ideal para estilos mais “pesados” de Rock.
A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Distortion – controla a quantidade de distorção;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone ou Equalização – controla as quantidades de graves e agudos.
Fuzz: As primeiras unidades de saturação foram os Fuzz, que apareceram na década de 60 e foram muito populares.O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de ser difícil audição, alguns acordes.
A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Fuzz – controla a quantidade de saturação;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone – controla o corte e acréscimo de freqüências agudas.
Boost / Pré Amp: Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer. É um aumentador de volume.
Bom se lembrarmos que a saturação é volume sobre volume, o boost é então um ótimo saturador de outros efeitos de ganho, ou seja se colocarmos mais volume da entrada de um pedal de distorção/overdrive/fuzz, o resultado final é mais saturação na saída de uma dessas unidades
A maioria dos pedais deste tipo conta com esse botão e sua respectiva função:
Volume – controla o volume do sinal que recebe.
Chorus: O Chorus é um tipo de efeito onde se parece que tem outro instrumento (no caso, outra guitarra) tocando junto com você, mais levemente desafinado, com algumas variações. Essa desafinação é gerada pela velocidade da Frequência das Ondas.
A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Outros – os chorus modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente do chorus é o Depth e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.
Flanger:Esse efeito é semelhante ao phase e foi usado pela primeira vez em uma gravação pelo inovador guitarrista Les Paul.
Inicialmente o principio de funcionamento é igual do chorus (dobra + atraso + desafinação + sinal original), mas quando esse chorus foi soar, pegaram essa saída e jogaram novamente na entrada, ou seja, pegaram o sinal que ia sair de um chorus e realimentaram ele, jogando esse sinal na entrada novamente. Então o sinal é tratado como chorus e volta para um segundo tratamento causando um efeito de “redemoinho” ou de “avião a jato”.
A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Res / Resonance / Feedback / Regen – esse é o responsável pela quantidade de sinal que realimentará o efeito, quanto mais realimentação, mais presente será o efeito flanger.
Outros – os flangers modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente o flanger é o Depth, o Feedback e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.
Phaser: O phase era produzido originalmente gravando e reproduzindo o mesmo sinal em dois gravadores; as variações de pitch e velocidade provocam um efeito (wooshing). Largamente utilizado nos anos 60 pelas bandas psicodélicas, o phaser continua a ser um efeito popular. Esta unidade data de meados dos anos 70. O efeito de phase emprega atrasos muito curtos na faixa de 1 a 10 ms. Quando o sinal original é atrasado em relação ao sinal repetido ocorre um efeito conhecido por comb filter no qual as frequências cujos períodos estão diretamente relacionados ao tempo de atraso são atenuadas e reforçadas devido ao cancelamento de fase.
A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Rate / Speed - Determina a velocidade com o que o modulador irá varrer ciclicamente a faixa de espectro determinada.
Range - determina essa faixa do espectro a ser varrida pelo modulador.
Outros - filtros, feedback loop.
Delay: Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco. inicialmente os delays foram feitos a partir de uma máquina com fita magnética (tipo k7) que gravam e devolve o som gravado com dois cabeçotes, um de gravação e outro de reprodução. O tempo de delay era regulado através da velocidade com que essa fita girava no aparelho. Depois disso veio o delay analógico eletrônico e em meados da década de 80 veio os delay eletrônicos digitais – a vantagem desses eletrônicos é a maior capacidade de armazenamento de dados gerando delay de mais de 1 segundo.
Geralmente gerado pelo armazenamento do sinal de áudio em um buffer eletrônico por certo período de tempo para depois ser reenviado para a saída de áudio. O efeito mais simples é conseguido pela soma do sinal original com o sinal atrasado.
A maioria dos Pedais deste tipo contam com esses botões e suas respectivas funções:
Delay Level – Volume do som atrasado, volume do efeito delay;
Delay Time – Controla o tempo entre uma repetição e outra do delay;
Feedback – Controla o número de repetições que o delay terá;
Outros – Unidades com recursos adicionais podem ter os controles: Tap Tempo, ping-pong, reverse, hold (repetições infinitas), multi delay, etc...
Reverb: Efeito irmão do delay, a diferença está que ao invés de se ter uma única reflexão “indo e voltando” da origem sonora ao obstáculo, agora o reverb apresenta várias reflexões com vários tempos de atrasos diferentes, pois temos que imaginar vários obstáculos, uma mais perto outro mais longe e a reflexão do obstáculo mais próximo é mais rápido do que o que está mais longe..
A maioria dos pedais deste tipo contam com esses botões e suas respectivas funções:
Reverb type – seleciona o tipo de sala a ser escolhida;
Decay / Time – controle de duração do reverb até não ter nenhuma reflexão soando;
Mix – controla a mistura do som reverberado com o som original;
Diffusion – controle de densidade das reflexões;
Pré-Delay – controle de tempo para que o som comece a reverberar
Pedais Afinadores: Está ai uma coisa necessária (se você sentir dificuldade em um afinador normal).O afinador só indica em qual freqüência está (e logicamente irá mostrar qual nota é referente a essa freqüência). Como em qualquer modalidade de equipamentos sempre existem alguns modelos com alguns recursos a mais e com os afinadores não seria diferente. Algumas unidades afinam a guitarra sozinha, outro afinadores mandam uma luz sobre a corda tocada e “detecta” qual corda é e em qual freqüência está, etc.
Os modelos mais usados são os afinadores de mão e os em formato de pedal.
Esse tipo de Pedal não conta com efeito por isso não possui botão de regulagem.
Fotos:
Este é o Pedal Ibanez TK-9999US Tube King Overdrive, Ele possui o Efeito Overdrive e conta com os 3 controles. |
Este é o Pedal Ibanez Jet Driver 9 Distorcion, Ele possui o Efeito Distortion com 4 controles. |
Esse é o Pedal Boss FZ-2 Fuzz / Boost, Ele possui o Efeito Fuzz e 3 Controles. |
Esse é o Pedal MXR Micro-Amp Preamp, Ele possui o Efeito Booster/Pré Amp, e conta com seu único controle. |
Esse é o Pedal Ibanez CS9 Chorus Stereo, ele é Stereo (possui duas saídas), Tem o Efeito Chorus e 2 controles. |
Esse é o Pedal Ibanez FL9 Flanger, Ele possui o Efeito Flanger e conta com 4 Controles. |
Esse é o Pedal Ibanez PT-9 Phaser, Ele possui o Efeito Phaser e possui 3 controles. |
Esse é o Pedal Ibanez AD9 Analog Delay, Ele possui o Efeito Analog Delay e conta com 3 controles. |
Este é o Pedal Boss RV-5 Reverb, Ele possui o Efeito Reverb e contra com 2 Entradas e 2 Saídas, além dos 4 controles. |
Esse é o Pedal Boss TU-2 Chromatic Tuner / Power Supply, Ele é um Pedal Afinador, conta com 2 saídas. |
Review Pedal Chorus CS9 Ibanez feito pelo Cifra Club: http://www.youtube.com/user/CifraClub?feature=mhum#p/c/0/y-FKzVkGiDI
Procure o pedal que se encaixe nas suas necessidades, e compre o que achar melhor, contando é claro com o Custo Benefício, os pedais mostrados nas fotos como o Ibanez, tem valor alto, apesar de ser um excelente pedal. Então pense bem quanto vai gastar. Você ainda pode comprar uma Pedaleira, mais isso é assunto de outro post. Lembre - se, sempre teste o produto antes de comprar, e se não for possível testar pesquise muito a respeito.
Espero ter Ajudade vocês.
Amigo, poderia me esclarecer qual a finalidade da entrada B do pedal boss rv-5 digital Reverb?
ResponderExcluirEu sei que a entrada para guitarra é a "A", mas por curiosidade pluguei na entrada "B", funcionou com a seguinte alteração. Plugado na entrada input B, quando desativo o este reverb ele corta o sinal para o demais pedal. Isso é normal?
Amigo, poderia me esclarecer qual a finalidade da entrada B do pedal boss rv-5 digital Reverb?
ResponderExcluirEu sei que a entrada para guitarra é a "A", mas por curiosidade pluguei na entrada "B", funcionou com a seguinte alteração. Plugado na entrada input B, quando desativo o este reverb ele corta o sinal para o demais pedal. Isso é normal?