quarta-feira, 5 de março de 2014

Bateria, entenda melhor esse instrumento

O que é preciso para se tocar bateria ? 

Uma bateria, força de vontade e ritmo. Beleza isso é óbvio mas você também precisa de um certo investimento financeiro como em todos os instrumentos que você quiser tocar, o problema é que esse investimento é bem caro o que acaba desanimando. Mais se você quiser e ter determinação como tudo no final ira ver um retorno, que talvez pague todo o investimento e o seu tempo dedicado.      

O que é uma bateria ?

A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos) e de pratos colocados de forma estratégica  com a intenção de serem tocados por um único músico denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas. Embora, no caso de alguns percussionistas, podem também usar as próprias mãos.

As partes de uma "batera"

Bumbo: É o grande tambor que fica no chão e no meio do kit da bateria. Ele tem um pedal anexado onde o baterista colocar o pé. Esse tambor propicia a tonalidade mais profunda em toda bateria, o tambor tem um papel similar a de um contrabaixo em uma banda, servindo como batida de fundo na música. É nele que você normalmente irá marcar ou manter o tempo da música. Em algumas bandas geralmente as de metal, utilizam o bumbo duplo para justamente manter ou aumentar a velocidade de uma música, com ele o baterista consegue uma subdivisão rítmica. Porém, o bumbo duplo pode ser subtituído pelo pedal duplo, que é basicamente 2 pedais tocando alternadamente em um único bumbo. Na tablatura ele é representado pelas letras BD (bass drum).
Caixa: É o pequeno tambor com suporte na qual fica no meio das pernas do baterista. É o tambor mais ressonante de uma bateria, geralmente é o que tem o som mais destacado e sobressaindo-se dos demais. Este tambor possui no seu fundo alguns fios de arame ou de nylon chamados de ‘esteira’. Essas esteiras quando em vibração dão uma sonoridade única à caixa. A caixa propicia uma variedade de formas de ser tocada, podendo ser usada uma mão alternadamente quanto ambas ao mesmo tempo.. tudo depende do ritmo que você estiver executando. Aprender sobre rudimentos é a melhor forma de dominar a caixa.  Na tablatura ela é apresentada como S (snare).

Chimbau: O bumbo, caixa e o chimbau compõem os elementos mais básicos em um kit de bateria. Com esses 3 juntos um baterista de nível avançado já faz milagrosos sons.O chimbau ou hi-hat é aquele prato com aparência de chapéu que fica (normalmente) na esquerda do baterista. São dois pratos pequenos que batem juntos por meio de um pedal controlado pelo pé (bem óbvio hehe). Há várias maneiras de tocar o chimbal, quanto mais próximo e firmes estiverem os 2 pratos, mais limpa será a sonoridade. E quanto mais afastados um do outro mais proporcionará uma sonoridade mais suja. Tudo isso é controlado pelo pedal. Na tablatura ele é representado por H H (hit-hat).

Tom Tom: Os tom tom ou simplesmente tom, são aqueles tambores que ficam em cima do bumbo de frente ao baterista. Geralmente você vê 2 toms sendo usados em uma bateria, um com diâmetro menor em sua largura, variando desde 6/8/10” (polegadas) e um outro maior, geralmente entre 12/14”.Mas você também verá baterias com apenas 1 tom. Em suma, quanto maior o tom for.. mais profundo será o seu som. Quase sempre eles são organizados no sentido horário, começando do menor para o maior. Na tablatura são representados por T1,T2, T3, etc.

Prato de Condução: Este geralmente é o maior prato e o mais grosso da bateria.  Ele varia de 18 a 24” (polegadas) de diâmetro.  Sua posição varia conforme o gosto do baterista, mas normalmente é aquele prato numa posição mais baixa tocada com a mão direita. Neste prato o baterista pode conduzir a levada tão semelhante quanto no chimbal, porém este prato proporciona batidas diferentes. Sua dinâmica é diferente também, o que gera uma grande variedade de tonalidades. Uma característica desses pratos é a cúpula na parte superior. Na tablatura ele é a letra C ou Ride (Ride Cymbal).5) Surdo: O surdo é o tom tom mais grave e o maior também. Eles só perdem para o bumbo em questão de profundidade. Geralmente estão à direita do baterista (a não ser os canhotos). Na maioria dos casos, eles são independentes com tripés próprios colocados no chão, mas em alguns modelos, eles vêm apoiados em algumas pedestais. Dependendo de seu tamanho, é possível simular um bumbo duplo através de um bumbo + surdo. Na tablatura é representado por FT (floor tom).
Surdo: O surdo é o tom tom mais grave e o maior também. Eles só perdem para o bumbo em questão de profundidade. Geralmente estão à direita do baterista (a não ser os canhotos). Na maioria dos casos, eles são independentes com tripés próprios colocados no chão, mas em alguns modelos, eles vêm apoiados em algumas pedestais. Dependendo de seu tamanho, é possível simular um bumbo duplo através de um bumbo mais surdo. Na tablatura é representado por FT (floor tom).

Drum set.svg
1 Prato de condução - 2 Surdo - 3 Tom Tom
4 Bumbo - 5 Caixa - 6 Chimbau

Identificação de cada parte de uma bateria                                                  

Os melhores bateristas do mundo

Quer um incentivo ? Que tal os três melhores bateristas do mundo,  se você treinar e ter muita dedicação um dia poderá chegar ao nível desses Deuses da "batera"

Neil Peart

Com toda certeza Neil Peart ( Baterista da banda de rock Rush ) é o melhor baterista do mundo, quer um prova ? De uma espiada neste vídeo. Você deve estar pensando ele não toca nada, um pequeno detalhe ele está com 61 anos de ideia no vídeo


John Bonham

John Bonham ( baterista da lendária banda de rock Led Zeppelin ) foi um grande baterista que infelizmente nós deixou muito cedo, para os fã da banda Led Zeppelin ele foi o maior baterista da historia. O vídeo acima mostra a grande atuação de John junta aos seu companheiros de banda  

Ginger Baker

Ginger Baker ( Baterista da varias bandas de rock fazendo maior sucesso na banda Cream ). Ginger foi um dos bateristas mais importantes da historia aprimorando varias técnicas e também criando, Ginger teve grande influencia do Jazz por este motivo sabia "estourar" durante certas musicas e também tocar com calma e "leveza" quando preciso. Ginger ainda esta tocando mais certamente não com tanto entusiasmo e velocidade igual ao vídeo acima 

A bateria é usada em quase todos os estilos musicais mas no rock encontramos ela com maior uso e "potencia"

Podemos usar a bateria em praticamente todos os estilos musicas pois para um grande baterista não importa
 o estilo ele sempre vai dar um show

                                                                   Espero ter ajudado, um bom solo de "batera" a todos