sexta-feira, 6 de abril de 2012

Relic... Tá na Moda!

Opa pessoal! Tudo blz com vocês? Bom, hoje vim aqui para falar de um assunto já muito debatido por todos os lugares e que vem conquistando especialmente os Guitarristas de todas as partes do mundo. É o
Relic, que vamos conhecer a seguir:

O que é Relic? A palavra "Relic" em português significa "Relíquia", que remete a algo raro, antigo, que tem muito valor. Pois bem, é quase isso, só que em Guitarras fica muito melhor, haha! Existem vários tipos de Relic: do mais discreto até o Heavy Relic, que é um Relic bem avançado mesmo.

Guitarras Relic: Bom, hoje em dia com a facilidade para conseguir informação o Relic se popularizou bem mais. Normalmente quando você começa a tocar Guitarra você quer sua Guitarra sempre limpinha, novinha, sem nenhum arranhão... Mas já pode se dizer que isso é passado! Hoje em dia, o Relic está realmente imperando. Iniciantes se rendem ao charme de uma Guitarra Relic e buscam cada vez mais usar sua Guitarra para conseguir o esperado. Profissionais não pretendem trocar de Guitarra tão cedo, e quando trocam, guardam a "velha amiga" em um lugar especial, para que seu Relic possa ser admirado.

Grandes Marcas e o Relic: Antes, o Relic não era tido como grande admiração como é hoje. As pessoas quando tinham uma Guitarra bem velhinha buscavam renová-la: refazer a pintura, trocar captadores e ferragens, fazer uma grande limpeza no braço e etc. Hoje em dia, pode se dizer que é ao contrário. Então, sabendo disso, nada melhor do que incorporar uma linha Relic de determinado modelo de Guitarra no catálogo! As grandes marcas, como a Fender e a Gibson hoje em dia tem as Guitarras Relic como as mais caras da marca. Pessoas pagam uma fortuna para ter uma Guitarra acabadinha. Reedições de Guitarra antigas, de anos como 1950, 1960 e outros mais, tem feito muito sucesso. As Guitarras Vintage estão trazendo de volta a emoção de ter uma Guitarra acabada! (Fotos no Final do Post)

Relic Falso ou Relic Natural? Bom, como todos estão se rendendo ao Relic, como já falei, é simples que todos queiram ter uma Guitarra assim, nem que seja com apenas alguns arranhões graves pra dar um charme... Mais tem também uma polêmica entorno do Relic. Muitos defendem que o Relic tem que ser de forma natural. Outros dizem que não importa, que o Relic de qualquer forma é bem vindo. Eu concordo em certas partes com os dois casos: De qualquer forma que vier, pra mim, o Relic é bem vindo. Mas eu creio que é muito melhor você acompanhar o envelhecimento da sua Guitarra com o tempo mesmo, tocando, fazendo shows, levando quedas involuntárias... Assim nasce o Relic! Mas hoje em dia as pessoas não aguentam mais esperar. E quando elas juntam isso com a brilhante idéia de alguns ,que não tem o mínimo conhecimento de Luthieria, de tentar fazer o Relic sozinho, já dá pra imaginar o que vem por ai né?! Mas também não podemos julgar todos os Relics "falsos" por causa disso. Aqueles que são feitos por Luthiers especializados ficam muito bons mesmo, dá até pra acreditar que aquela belezinha veio realmente sofrendo durante várias décadas.

As partes do Relic: O Relic também é uma estrutura. Existem todas as partes que compõem um Relic. São elas: O desgaste da pintura do corpo nas áreas em que entra em contato com a pele humana (A região do braço e do peito, por exemplo) ou com adereços das roupas (cintos, emblemas, botões e etc.). O desgaste da madeira do braço, pela constante pressão exercida pelas cordas em determinadas casas (geralmente nas primeiras até a 15º por exemplo). O desbotamento das cores do escudo, dos captadores, que quando são brancos por exemplo, tendem a ficar amarelados. O desgaste das partes metálicas, como a Ponte, Tarraxas, Rebaixadores de Corda, Roldanas e etc, que tendem a ter um aspecto velho, sem brilho e bem arranhado. Elementos antigos presentes na Guitarra, como escudos de uma camada e com apenas 8 furos ao invés dos 11 comuns, tarraxas estilo Vintage e etc, dão também um grande charme a Guitarra. Com tudo isso, sua Guitarra realmente vai se tornar uma Guitarra Relic, e quase sempre vai ficar muito linda!

Fotos:

Bom, depois dessa explicação básica sobre o Relic, vamos as fotos! Aqui vou mostrar tanto os Relics que valeram apena quanto os que não ficaram tão bons. Peço até desculpas aos donos das Guitarras que tem os Relic mais falsos e estranhos de estar postando aqui, caso se sintam encomodados, por favor me informar, pois irei tirar as fotos o mais rápido possível.

Relics que valeram apena: Nossa, tem vários... Vou mostrar alguns casos isolados de donos que levaram sua belezinhas pra relicar no Luthier e também Guitarras das grandes marcas que vem de fábrica com o Relic!

Aqui vemos uma Fender Custom Shop 1956 Heavy Relic Stratocaster. Observem o quanto está avançado o desgaste do Corpo, o Escudo só possui 8 furos para fixação no corpo, a Escala do braço também está bem relicada, a ponte tem traços de ferrugem e os captadores e knobs estão amarelados. Essa obra prima está presente na capa do nosso blog! Link no site da Fender: http://products.fendercustomshop.com/en-BR/products/search.php?partno=1510602889
Aqui já vemos outra Fender. Mas essa é uma Fender Make'n Music MVP 1960s Stratocaster Heavy Relic Masterbuilt. Nesta Guitarra dá pra perceber bem o desgaste da pintura do Corpo. Veja que na parte de cima a madeira já aparece bem, perto do Jack também. A Ponte está bem desgastada, os saddles estão já enferrujados. O Escudo não é de 8 furos, já que apartir de 1960 a Fender começou a fabricar os escudos de 11 Furos com 3 camadas (sandwich), mas está bem amarelado e desgastado. As marcações da escala do braço estão bem amareladas. Na escala de Rosewood e demais madeiras escuras não é possível notar o Relic como nas de Maple ou demais madeiras claras. Link no site da Fender: http://products.fendercustomshop.com/en-BR/products/search.php?partno=9210002800
Aqui está uma Fender 1951 Nocaster Telecaster. O Relic dela é bem discreto, e não deixa de ser lindo também. Não dá bem pra ver, pois a foto está pequena, mas ao redor do corpo ela tem pequenos desgastes. As ferragens também estão bem desgastadas e um pouco enferrujadas. A escala está um pouco mais relicada ali nas primeiras casas. A ponte é aquela antiga de 3 Saddles. O escudo é de apenas uma camada e tem apenas 6 furos. Sem dúvida, muito linda! Link no site da Fender: http://products.fendercustomshop.com/en-BR/products/search.php?partno=1510302899

Aqui vemos uma Squier by Fender JV Series '57 Reissue Stratocaster de 1984. A foto não está muito nítida, mas dá pra ver o bom trabalho que o Luthier fez nessa Guitarra. Apesar de ela já ser antiga, o dono falou que foi no Luthier trocar umas peças e ela já estava um pouco Relic. Daí o Luthier viu o estado e mostrou pra ele uma foto de uma Fender Jeff Beck Esquire Relic e ele se rendeu aos encantos e mandou fazer na dele também, haha. Parabéns pro dono, ficou muito linda! Quem quiser dar uma olhada em outras fotos com mais detalhes, veja o link do Tópico do sortudo lá no Fórum Cifra Club: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/229183/

Ah, vocês devem ter reparado que eu não coloquei foto de nenhuma Gibson. O problema foi que no site da Gibson eu não encontrei fotos de Guitarras Relic da marca e também não quis colocar fotos avulsas sem muita informação.

Relics não tão bons: Como já falei, peço desculpas aos donos das Guitarras que vou mostrar aqui. Mas verdade seja dita, era melhor ter levado prum Luthier!


Esta é uma Tagima T 735 não sei qual o ano. O dono até que deu um acabamento Relic bem legal no escudo da Guitarra, ficou até bom. Mas quando partiu pro corpo... O Relic ali na parte de cima ficou muito falso, ficou bem estranho também. Ele também esqueceu de dar uma tiradinha do brilho da pintura do corpo. No mais, na minha opnião, ficou até legal, mas se era pra fazer Relic, era melhor ter levado pra um Luthier.

                                               
Essa aqui se não me engano é uma Memphis by Tagima MG32. Na frente o Relic ficou até legal, apesar do dono ter relicado umas parte meio sem noção, como ali na parte de baixo, bem próximo do escudo. Dos lados ficou bem discreto, ficou bom até. Vamos partir pra segunda foto:

 Já na parte de trás, simplesmente ficou muito falso. Como disseram uns usuários do FCC, "pareceu que alguém queria pintar, estava lixando e depois desistiu". Ficou bem exagerado também.

                                 

Essa Guitarra aqui é uma Memphis MG 32. O dono foi quem fez o Relic. Observem que teria ficado até legalzinho, iria ser até um Heavy Relic, se não fosse a porcaria do serviço que ele fez. Naquele buraco perto do escudo dá pra ver as lascas de tinta viradas pra cima. A ponte, ele também apenas lixou, mais ainda continuou com quase todo o brilho. O escudo também está bem novinho, poderia pelo menos ter dado uma amarelada nele. Agora vamos ver a parte de trás:

                               
 Vejam que coisa feia. O rapaz simplesmente meteu fogo no braço da Guitarra. Realmente ficou horrível! E ainda, esqueceu de dar uma relicada ali na parte de trás da Guitarra e também de tirar o brilho da pintura. Sem dúvidas, eu teria vegonha de mostrar isso na Internet, mas já que o dono mostrou, eu só estou repassando. Além disso, é uma Guitarra anunciada no ML (não irei colocar o link, pois vai pegar mal pro cara) e o dono está querendo vender por R$ 600,00. Apesar de estar equipada com captadores Tex Mex da Fender, eu não daria nem R$ 200,00 nisso!

Considerações Finais:

Bom pessoal, vocês viram como o Relic pode ser lindo quando é bem feito. E também viram as trágicas imagens de quando é mal feito por uma pessoa aparentemente sem nenhum ou quase nenhum conhecimento no assunto e sem cuidado com o instrumento. Se gostarem do Relic e desejarem fazer na Guitarra de vocês, beleza, não tem nada de mal. Mas lembre-se de que se não entende de Luthieria não deve fazer nada disso. Leve a Guitarra num bom Luthier e explique o que quer, é a melhor solução.

Encerramento:

Espero que vocês tenham gostado do Post. Novamente agradeço por estarem acompanhando o blog mesmo quando eu passei grande tempo sem postar nada, o Blog Art Music já está com quase 50.000 vistias, e isso me deixa muito feliz.

Feliz Páscoa à todos.

Forte Abraço e Fiquem com Deus!