quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Fantástico Pedal Digitech Whammy. Conheça.

Fala Galera! Depois de tanto tempo sem postar nada, volto. Aconteceram problemas com a Net, dai não tava conseguindo acessar o Blog. Mas venho hoje falando de um Pedal que pode deixar suas músicas com uma característica, digamos "muito louca". Esse pedal é usado por um Grande Guitarrista, que já participou do consagrado Game Guitar Hero e é conhecido por combinar bem o Whammy com sua Guitarra e sua abilidade. Tá curioso? Então vamos ao Post!

O que é o Pedal Whammy? O Pedal Whammy é um pedal produzido pela Digitech. Ele é um pouco grande e possui o Pedal de Expressão incluído para que o Guitarrista possa regular o timbre no momento que está tocando, eis uma coisa que faz com que o Whammy não seja "domado" por todos. Ele é similar a um pedal Oitavador, já que meche muito com os tons da Guitarra e deixando a Oitava bem presente. Fazendo isso ele está então fazendo diferentes intervalos, dependendo da posição do Pedal de Expressão que vem logo do lado. Tem gente que até chama o Whammy de um Pedal Pitch Shifter com nome diferente, mas eu não apoio essa afirmação. Pode ser parecido, mas não é igual. Só usando ou ouvindo pra saber né?!

O Que é que o Whammy faz com as Oitavas? Tendo um pedal Whammy, você pode subir uma Oitava da Afinação da sua Guitarra, descer uma Oitava e também fazer outros diversos intervalos. É exatamente isso que faz com que o Whammy não seja de tão fácil utilização. Você tem que conheçer bem o Pedal, conhecer bem os Intervalos e saber o que tá querendo e aonde conseguir. Assim você poderá usar o Whammy e deixar sua música com uma Melodia bem estranha, mas que leva todos ao delírio. Se você não conhecer bem o Pedal e suas configurações e for usá-lo, poderá criar variações que vão soar fora do Tom da Música que você está tocando. Por isso antes de fazer qualquer som com o Whammy você tem que conhecer ele.

Quais são os Artistas que usam o Whammy? Um Grande utilizador assumido do Whammy é o Guitarrista Tom Morello. Ele consegue misturar o Whammy com mais efeitos e com o sistema Killswitch que está presente na captação da sua Guitarra. Quem tiver interessado em saber o que é o Killswitch aguarde, pois brevemente estará saindo uma postagem especial. Ainda existem outros muitos Guitarristas que usam o Whammy, mas o Tom Morello foi quem marcou o uso desse pedal. Quem quiser conhecer mais um pouco a história e os equipamentos usados por esse Guitarrista acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Morello 

Tem como improvisar um Whammy enquanto não posso comprar um? Tem, mas é claro que não vai ficar igual ao Whammy. Existem várias formas de improvisar: Usar um pedal Oitavador e Wah - Wah junto com um Pedal de Expressão. Usar Delay e Wah - Wah com Pedal de Expressão. Existem muitas combinações que você pode fazer ai na sua casa com um Programa de Amplificação Virtual ou com sua Pedaleira, Set de Pedais ou com Amplificador + Pedal de Expressão. Teste bem os efeitos e escute muito som com Whammy, assim você vai achar a junção de efeitos com maior semelhança ao Whammy. Essa é uma saída bastante útil, já que o Digitech Whammy não é muito acessível: De $650,00 á $800,00 Novo.

Como é um Digitech Whammy? Pra quem não conhece o Pedal, busquei uma imagem que deixa bem clara a visualização do Digitech Whammy:
Dá pra ver que o Digitech Whammy é um pouco maior do que os Pedais comuns, é Laranja, tem um Knob para ativação, outro para definição do Efeito e o Pedal de Expressão para que o Guitarrista possa controlar a intensidade do efeito. Essas são as principais características dele.

Quais são as músicas mais famosas com o Whammy? Sem dúvida as Músicas da Rage Agains the Machine, onde o Tom Morello fez história. A música Bulls On Parade - Rage Against The Machine deixa bem claro o uso do Whammy, principalmente no Solo. Nesse solo o Tom Morello usa o Whammy, o Killswitch e sua fantástica abilidade. Essa é a música que está presente no jogo Guitar Hero III - Legends Of Rock, onde você tem que infrentar o personagem do Tom Morello em uma batalha de Guitarras e logo depois de vencê-lo tocar esta música junto com ele. Algumas músicas do Audioslave também usam o Whammy, então você também pode dar uma olhada.


Finalização: Sem dúvida o Whammy é um efeito fantástico que deve ser reconhecido. Estando no pé certo pode mudar totalmente a sonoridade de uma música e criar a marca de um Guitarrista. Seu ponto fraco é o preço, que é muito alto: $650,00 á $800,00 que por isso não compensa ser adiquirido por um iniciante. É destinado a músicos Semi - Profissionais e Profissionais, que já conhecem bem os Intervalos e tem habilidade para regulá-lo e utilizá-lo corretamente. O Whammy não se encaixa em qualquer música, por isso veja bem se quer por ele em uma música que você toca. É mais fácil você compor uma Música e inserir o Whammy para dar uma sonoridade especial. Pra todos que querem ver o Whammy e o Tom Morello em ação veja os vídeos abaixo, estão em Inglês mas dá pra entender e curtir o som. A imgaem também não é das melhores:

Tom Morello Lesson Part 1 (Lissões de Tom Morello Parte 1): http://www.youtube.com/watch?v=KTnrkamfJSc
Tom Morello Lesson Part 2 (Lissões de Tom Morello Parte 2): http://www.youtube.com/watch?v=l98J4ohp3CM&feature=related
Tom Morello Lesson Part 3 (Lissões de Tom Morello Parte 3): http://www.youtube.com/watch?v=dd9fvObr38I&feature=related

Ainda existem mais vídeos seguintes, mas olhando esses já dá pra sacar bem o som do Whammy e as Técnicas do Tom Morello.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. A Votação já está perto do fim, então peço a vocês que votem muito para que possamos conseguir uma posição legal. As formas de Votação são pelo Twitter ou pelo E-mail. Você pode votar clicando no Selo que está presente na parte lateral do Blog ou acessando o link: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Valeu Galera! Espero ter explicado bem o assunto. Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário que irei responder assim que tiver conhecimento.

Espero ter Ajudado! Bom Som e Bom Estudo Musical!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

13 de Julho: Dia Mundial do Rock !

Fala Galera! Desculpa o atraso pra postagem, mas eu e minha Net não estamos em perfeita harmonia... Tem que hoje eu vim aqui para lembrar o Dia Mundial do Rock, que foi dia 13 desse Mês, há dois dias atrás. Vamos conhecer um pouco mais do Rock:


O que é Rock?

Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".
No final das década de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com a folk music ou com o blues ou com o jazz, nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock respectivamente. Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos oitenta, os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo. E na década de 1990, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.
O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita (estilo blues) são por vezes utilizados como instrumentos solo. Em sua "forma pura", o rock "tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante".
A maioria dos grupos de Rock são constituídos por um Vocalista, um Guitarrista, um Baixista e um Baterista, formando um quarteto. Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando um trio ou duo; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas e/ou tecladista. Mais raramente, os grupos também utilizam Saxofonistas ou Trompetistas e até instrumentos como Violinos com cordas ou Cellos.

Estilos do Rock


Início dos 1950 até 1960 - Rock and Roll
O Rock and Roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.No começo o novo subgênero do rock sofreu várias críticas negativas e algumas positivas,mas sempre atrapalhando seus trabalhos.Muitos diziam que o novo rock,incentivava o satanismo. Suas origens imediatas remontam a uma mistura entre vários gêneros musicais populares da cultura negra naquele momento, incluindo o rhythm and blues, o country e o western.Em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), o discotecário Alan Freed começou a tocar rhythm and blues para uma plateia multi-racial e a ele é creditado a primeira utilização da expressão "rock and roll" para descrever a música.
Há muita discussão sobre qual deveria ser considerada a primeira gravação rock & roll. Uma forte candidata é "Rocket 88", de Jackie Brenston e os Delta Cats (na verdade, Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm), gravada e lançada pela Sun Records de Sam Philips em 1951. Quatro anos depois, em 1955, "Rock Around the Clock" de Bill Haley se tornou a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo da parada de vendas e execuções da revista Billboard e abriu caminho mundialmente para esta nova onda da cultura popular. Mas uma edição da revista Rolling Stone de 2004 argumentou que "That's All Right (Mama)", de 1954, o primeiro single de Elvis Presley (com Scotty Moore na Guitarra e Bill Black no Baixo) para a Sun Records em Memphis foi o primeiro registro de rock and roll na história e a criação do som "rockabilly" característico da Sun Records.. Mas, àquela altura, "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, posteriormente regravada por Haley, já estava no topo da parada R&B da Billboard. Outros artistas que lançaram os primeiros sucessos do rock and roll foram Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent.
A década de 1950 assistiu ao crescimento da popularidade da Guitarra Elétrica e o desenvolvimento de um estilo de rock and roll especificamente tocado por expoentes tais como Berry, Link Wray e Scotty Moore.
Também viu grandes avanços na tecnologia de gravação, como a gravação multi-faixas desenvolvida por Les Paul e o tratamento eletrônico de sons por produtores musicais inovadores como Joe Meek. Todos estes avanços foram fundamentais para a influência do rock posteriormente.
Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos e mundiais. Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música. No entanto, até o início da década de 1960, grande parte do impulso inicial musical e do radicalismo social do rock and roll tinha se dissipado, com o crescimento de ídolos teen, uma ênfase nas danças frenéticas e o desenvolvimento de uma leve música pop adolescente. Nos anos 1960 surgiu o som da Motown. De 1961 a 1971, havia 110 músicas da gravadora na listas das 10 mais tocadas, e artistas como Stevie Wonder, Marvin Gaye, The Supremes, The Four Tops, e The Jackson 5, todos gravaram na Motown. Todos os cinco artistas da Motown foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame.

Surf Music
O rockabilly influenciou um som selvagem e principalmente instrumental chamado Surf Music - apesar da cultura surf se considerar concorrente da cultura juvenil do rock and roll. Este estilo, que tem como grandes exemplos Dick Dale e os The Surfaris nos EUA e os Shadows, caracterizou-se por tempos musicais rápidos, percussão inovadora e sons de Guitarra com reverbs e ecos. Grupos da Costa Oeste norte-americana como The Beach Boys e Jan and Dean reduziram a velocidade dos tempos musicais e adicionaram harmonias vocais que criaram aquilo que ficaria conhecido como o "California Sound".

Era de Ouro (1963-1974)
No Reino Unido, o movimento trad jazz levou muitos artistas do blues a visitar o país. Enquanto estava desenvolvendo o Concorde, o sucesso "Rock Island Line", de Lonnie Donegan, em 1955, foi a principal influência e ajudou a desenvolver uma nova tendência de grupos musicais de skiffle em todo a Grã-Bretanha, incluindo os Beatles. Foi em solo britânico que se desenvolveu uma grande cena rock and roll, sem as barreiras raciais que mantiveram a "gravações de raça" ou rhythm and blues separados nos Estados Unidos.
Cliff Richard emplacou o primeiro sucesso britânico de rock 'n' roll com "Move It", que efetivamente inaugurou o rock britânico. No início da década de 1960, o seu grupo de apoio The Shadows foi um dos vários grupos a obter sucessos instrumentais. Enquanto o rock 'n' roll caminhava em direção a um pop leve e a baladas fora de moda, grupos de rock britânicos, fortemente influenciados por pioneiros do blues-rock como Alexis Körner, tocavam cada vez mais em clubes e bailes locais e se distanciavam do rock and roll dos brancos norte-americanos.
Até o final de 1962, a cena do rock britânico tinha ganhado grupos como The Beatles debruçados sobre um vasto leque de influências que incluíam a soul music, o rhythm and blues e a surf music. Inicialmente, eles reinterpretaram sucessos-padrão norte-americanos, tocados para dançarinos de twist, por exemplo. Esses grupos acabaram introduzindo em suas composições originalidade, som distinto e conceitos musicais cada vez mais complexos. Em meados de 1962, os Rolling Stones foram um dos numerosos grupos surgidos e que mostravam uma influência blues cada vez maior, juntamente com os Animals e os Yardbirds. No fim de 1964, as bandas The Kinks, The Who e The Pretty Things representavam o novo estilo Mod. Perto do final da década, grupos de rock britânico começaram a explorar estilos musicais psicodélicos que faziam referência a subcultura das drogas e experiências alucinógenas.

Garage Rock
A Invasão Britânica gerou uma onda de imitadores que tocavam principalmente para audiências locais e fizeram gravações baratas,que mais tarde seria chamado de "garage rock" (rock de garagem). Algumas canções desta tendência foram incluídas na coletânea musical Nuggets. Dentre algumas das bandas mais conhecidas deste sub-gênero estão The Sonics, Question Mark & the Mysterians e The Standells.

O Rock no Brasil

Numa época em que a Bossa Nova predominava, o rock desembarcou no Brasil no fim da década de 1950. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Décadas mais tarde, seriam redescobertos e mais cultuados internacionalmente. Na virada para a década de 1970, surge no cenário rock brasileiro nomes como Raul Seixas, Rita Lee e o grupo Secos e Molhados.
Na década seguinte, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Entre os principais destaques comerciais, estavam bandas como Legião Urbana que foi um das maiores bandas de rock dos anos 80 e 90 no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor (Que hoje está sendo a banda do programa "Agora é Tarde" da Rede de Televisão Bandeirantes a "Band".), Ira!, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Das entranhas da banda brasiliense Legião Urbana, veio a banda Capital Inicial. Na virada daquela década, a banda brasileira Sepultura - apesar de não estar ligada ao cenário rock do país - se torna um dos principais nomes do heavy metal no Brasil e de destaque no mundo. Nos anos 1990, outros ritmos e estilos ganharam total espaço na mídia nacional, obscurecendo ótimos grupos que surgiram no país. O mercado está praticamente fechado para o rock’n’roll, que anda encontrando sérias dificuldades para continuar existindo na cultura brasileira. Ainda assim, grupos como Raimundos e Angra , apesar de o primeiro ser punk e o segundo power metal, ainda estão abrindo espaço para os que ainda devem surgir. Muitos consideram que o rock está vivendo um marasmo. Atualmente, as bandas de rock brasileira mais apontadas no mainstream são Pitty, Charlie Brown Jr , Capital Inicial e Skank . Muitos não consideram, entretanto, essas bandas como rock. O rock também pode ser representado na sua essência pela Cachorro Grande, banda gaúcha que possui no estilo musical e visual elementos do rock setentista. É impossível ignorar as misturas que o rock brasileiro traz. Uma banda que possui uma densidade e atitude do rock, mas é considerada oriunda do movimento cultural, musical e regionalista Mangue Beat é a Nação Zumbi. Devagar e sempre, o rock continua a desenvolver-se por aqui, chegando até mesmo a ter representantes do black e death metal brasileiro, que já são conhecidos no mundo todo.

Ae Galera, tem coisas ai que acho que vocês nem imaginavam, assim como eu também nem imaginava... Agora percebo que Rock não é só pegar uma Guitarra, por uma base e começar a fazer Power Acordes! Dei uma resumida no Artigo, mas ainda tem muita coisa sobre a história do Rock. Quem quiser dar uma olhada basta acessar esse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock .

Então é isso Galera, espero que vocês tenham passado o Dia do Rock e passem o Mês do Rock com muitas e muitas felicidades e muito Rock N' Roll nos Ouvidos! Mas não se esqueçam, ainda estamos no Mês do Rock. A Equipe do Cifra Club TV lançou essa semana uma Série de Aquecimentos e Vídeo-Aulas especiais para a Semana do Rock, tem aula do Van Hallen, AC/DC, Pantera, Pink Floyd e muito mais. Dêem uma olhada lá no Canal deles no You Tube e acompanhe as novidades! Canal do Cifra Club no You Tube: http://www.youtube.com/cifraclub


Valeu pela Atenção. Bom Som e Estudo Musical pra Todos! Let's Rock ! 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Divulgação: Vídeos Novos da Banda Decorútil!

Fala Galera! Vim aqui hoje para divulgar os vídeos mais recentes da Banda Decorútil. Eu fiz um post para divulgar o Trabalho deles aqui, porque gostei muito do som dos caras, é muito legal. Mas pra quem não viu vou mostrar o reprise da postagem:

REPRISE DA POSTAGEM: Decorútil... Uma Banda à procura de uma Oportunidade!

Fala Galera! Hoje vou contar uma espécie de História a vocês: Estava dando uma olhada no site You Tube. Lá procurava assistir uma Vídeo-Aula para aprender a tocar uma música. Olhando a barra de vídeos eu percebi um vídeo que mostrava um ensaio de uma Banda. Como gosto de olhar ensaios de banda, para ver equipamentos e seus respectivos resultados em ação, eu cliquei no vídeo e esperei carregar. Era um vídeo de uma Banda chamada Decorútil. Mas um grupo que procura uma Oportunidade de viver fazendo o que gosta, de conseguir alegrar pessoas com sua música. Gostei bastante do Vídeo: Eles tocam bem pra caramba, tem uma levada estilo Legião Urbana e tocam suas própias músicas. Músicas que se encaixam perfeitamente com a Letra. Ao Contrário de várias bandas que fazem sucesso por ai, plagiando os outros (Não é uma crítica, cada um tem seu talento) eles possuem  suas própias músicas, e tentam fazer sucesso com elas. Não procuram por músicas que viram "modinha" da noite pro dia, pra poder tocar e fazer sucesso. Eles tem um sonho, como milhares de Grupos Musicais em todo o Mundo. Continuando a história: eu vi um site, que parecia ser o site da Banda: http://decorutil.webnode.com.br/. Cliquei nesse site, e vi que realmente era o site da Banda. Li uma postagem com o nome "Desabafo" na cessão Sobre Nós, no site. Essa postagem falava de toda a luta desse grupo: A luta pela compra dos equipamentos, por gravar um Cd em um estúdio, por tentar viver do que gosta, do que sonha.
Foi vendo isso que decidi divulgar essa Banda aqui no Blog. Queria pedir que todos dessem uma olhadinha nos vídeos deles (seguem abaixo alguns desses vídeos), vejam o que acharam, divulguem também em seu Site ou Rede Social, para que eles possam ter uma Oportunidade.
Deixo bem claro que não estou fazendo isso por pena, nem porque estão me pagando e tal, mas sim porque achei que eles merecem o sucesso. A Música deles é show, um ritmo marcante, que nunca dá pra esquecer, seria um grande estouro pelo Brasil e pelo Mundo se eles conseguissem mostrar seu Trabalho para a Mídia.

E por último queria mandar uma mensagem de apoio para esse Grupo, e para todos os outros Grupos que buscam o sucesso.

Nunca desistam dos seus sonhos, muito pelo contrário, acredite nele...
Só assim ele poderá se realizar.
Também não fiquem parados, esperando que as coisas aconteçam da noite pro dia;
Busquem o que desejam...
Lembrem-se que tudo na vida tem seu tempo;
E que o Tempo necessário para que seus sonhos se realizem também vão chegar.
E Parabéns pelo estilo, pela música e pela Coragem!

Essa mensagem não é direcionada apenas para a Banda Decorútil, mas para todas as outras Bandas que estão começando no Mundo Musical.

Os link's dos Vídeos da Banda Decorútil seguem abaixo:

Decorútil - Alice (Melhor Audio de todos os vídeos deles): http://www.youtube.com/watch?v=yzrAtyxMYvo&feature=related
Decorútil - Menina Linda (O Audio não é perfeito, perde um pouco no Vocal, mas dá pra perceber bem o ritmo): http://www.youtube.com/watch?v=zxObCKiAi9A&feature=related
Decorútil - Amor Moderno: http://www.youtube.com/watch?v=sAaqPgLGx6g&feature=related
Decorútil - Ao Vivo (Várias Músicas deles em um só vídeo): http://www.youtube.com/watch?v=5LHFlmBpdlQ&feature=related



Espero estar fazendo a coisa certa. Brevemente nossa postagem sobre Formação de Acordes II - Tétrades estará sendo Postada no Blog, Aguardem pois o assunto é bem complexo e extenso.

Então é isso! Muito Obrigado pela Atenção!

Essa foi a Postagem que fiz a algum tempo. Mas o Jonatas Passos - Vocalista da Banda me comunicou nesta postagem e pediu para eu divulgar novos vídeos deles.

Eles fizeram o 1º Show e gravaram em uma Câmera Digital, então a qualidade não tá tão boa. O link deste vídeo do 1º Show da Banda Decorútil é esse: http://www.youtube.com/watch?v=Qpkej96rcEw

E Ainda tem o Clipe que eles fizeram para a Música: Para Saber o que Pensamos. O link do Vídeo deste Clipe é esse: http://www.youtube.com/watch?v=fog5IHGnRHI

Ainda tem o Canal do Jonatas Passos no You Tube, quem quiser dar uma olhada, se Inscrever no Canal, o link é esse: http://www.youtube.com/user/jonatas80802

Valeu pela Atenção Galera! Agradeço a todos que se importaram e leram essa postagem!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Customizações em Guitarras (1) - Guitarras Stratocaster

Fala Galera! Aqui estou eu como prometido. Vim fazer esse Post, já que prometi na postagem "Guitarras com Afinador; Uma Inovação que promete Ajudar os Iniciantes". Nessa postagem eu apresentei dois Modelos de Guitarras que vem com Afinador Cromático Embutido. São Guitarras para começar o Estudo Musical, então com um certo tempo você terá que turbiná-la ou trocar por outra. Dei algumas dicas de Captadores pra por nas Guitarras e agora vou dar dicas de uma Customização Completa de uma Guitarra Modelo Stratocaster. Captadores, Escudo, Ponte, Tarraxas, Knobs, Pintura, e muito mais! Então vamos ao Post:

As Customizações serão ordenadas em números, mas não quer dizer que você tem fazer as customizações seguindo as séries. Customize primeiro o que achar melhor!

1ª Customização - Captadores: A 1ª Customização começa pela parte responsável pela maior parte do Timbre Marcante de uma Guitarra, os Captadores. Existem Várias Marcas, vários Modelos, mas aqui vou falar apenas dos necessários e recomendados para por em uma Guitarra Strato. Quem quiser dar uma olhada em todos os tipos de Captadores pra Guitarra visite a nossa postagem especial: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-sao-captadores-quais-os-modelos.html . As Guitarras Stratocaster costumam vir com o seguinte esquema de Captação: S S S que significa que são 3 Captadores Single - Coils. Algumas vezes ainda possuem o seguinte esquema de Captação: H S S que significa que são 1 Captador Humbucker e 2 Captadores Single - Coils. Pra quem tem uma Guitarra com o esquema S S S e tá meio irritado com os Captadoes Single - Coils e quer mais um peso no som, pra tocar mais um Metal, Rock e vários outros estilos é recomendável que você escolha um desses 3 Captadores: Stacked, Parallel Coils ou Blade Pickups. Veja agora as descrições para cada um: 


Stacked: São captadores que possuem duas bobinas, só que empilhadas, foram criados para ter o brilho dos Single-Coil, sem os ruídos do Humbucker. Eles possuem o som aproximado do Single-Coil, mais sem os ruídos. Existem muitos modelos destes no mercado, dos mais modernos até os mais clássicos. Resumindo tudo isso, você vai ter a capacidade Original de um Single - Coil, mas sem os ruídos que lhe icomodam tanto. E ainda terá um peso maior no som, aceitando melhor as distorções mais pesadas. Outro lado bom é que eles são do mesmo tamanho dos Single - Coils, então você não vai precisar fazer mais modificações na sua Guitarra. As Marcas dependem de você, não vou citar aqui, mas dê uma pesquisada na Net que você encontra.

Parallel Coils: São captadores com duas bobinas, lado-a-lado, são semelhantes ao Humbucker quando se aceita o conceito de construção, já em single parece mais com o Single-Coil, mais sem os ruídos. São usados para sonoridades mais modernas. Alguns até o chamam de Humbucker ou até de Satck (por ter sonoridade semelhante aos Stacked). Resumindo, são captadores Humbucker, mas com duas bobinas muitos menores lado a lado. É por isso que sua sonoridade paresse tanto com um Single. Eles também ocupam pouco espaço, o mesmo espaço do Single - Coil é suficiente para por um captador desses. Aceita muito bem vários efeitos por isso também é bem recomendado pra quem quer um Timbre bom sem ruídos.

Blade Pickups: ou Pickups em formato de lâmina. Eles podem possuir qualquer outro formato, mais não possuem parafusos visíveis. Possui uma única barra como polo e tem a vantagem de captar o som em toda sua extensão, mesmo quando se é aplicada técnicas mais complexas na guitarra. São preferidos por artistas que tocam Heavy Metal. Resumindo, é um ótimo Captador, pois ele possui uma lâmina que capta o som em toda sua extensão. Isso quer dizer que não importa se você toca um bem de 1 Tom e a Corda Solta. Vai ficar a mesma qualidade de som. Outra coisa boa é o visual, que fica show sem os parafusos. Se você estiver procurando tocar um bom Rock ou Metal, esse é o Captador Certo!

Você ainda pode adicionar um Humbucker na Ponte da sua Guitarra e manter os outros 2 captadores com alguns desses modelos. Porém para colocar um Humbucker em uma Guitarra que veio de Fábrica com 3 Singles - Coils o processo é mais complicado. Você terá que mecher no Escudo da sua Guitarra, fazendo um furo maior na ponte para que caiba um captador Humbucker. Você pode também comprar um Escudo já com o furo perto da Ponte onde se encaixa o Humbucker. Você terá também que ver o espaço interior da sua Guitarra, ela terá que ter espaço para suportar um Humbucker por dentro. Isso quase não é problema, já que a maioria das Guitarras Strato possuem muito espaço. Mas se não tiver espaço você ainda terá que procurar um Luthier para ele fazer todo o serviço e isso poderá demorar e custar um pouco mais do que devia. O Recomendável é que você escolha um desses 3 Modelos citados acima e colocá-los de Acordo com suas especificações para cada parte da Guitarra. Eu recomendo que você compre um jogo com os 3 Captadores necessários. O para a Ponte, Para o Meio e para o Braço. Verifique preços e modelos de Captadores no site: http://www.captadores.com.br/ .


2ª Customização - Escudo: Escudos possuem vários modelos, mas para Strato só possuem 1. É o modelo Sandwich. Esse modelo é o modelo padrão das Stratocaster. Possuem várias cores: Branco, Preto, Vermelho e etc. Ainda tem o modelo Perolado, que quase reflete luz. Esse modelo é um pouco mais caro do que o padrão Sandwich, mas é muito bonito e costuma vir de fábrica em Guitarras mais caras. Exemplos de combinações de Escudos legais são: Vermelho + Perolado, Preto + Sandwich, Branco + Sandwich, Branco + Perolado. Ainda não vi um Escudo Preto + Perolado, mas deve ser muito bonito também.


3ª Customização - Knobs: Os Knobs são uma parte pequena da Guitarra, mas são muito importantes na aparência. Se você colocar um Escudo Preto com Knobs Brancos não vai ficar muito legal. Então você tem que planejar na Combinação do Escudo + Knobs. Mas se você não tem nenhuma idéia vou mostrar algumas combinações legais: Escudo Preto + Knob Preto, Escudo Branco + Knob Branco, Escudo Vermelho Perolado + Knob Preto, Escudo Branco + Knob Preto. Algumas combinações também dependem de outras modificações de cores.

4ª Customização - Ponte e Tarraxas: A Ponte e as Tarraxas precisam ser eficientes para segurar a afinação e proporcionarem um ótimo rendimento juntas. Mas também precisam estar em cores combinadas, se não estiver assim a aparência da Guitarra ficará muito feia. Por exemplo: Se você deixar a Ponte Preta e a Tarraxa Cromada ficará muito feio. Do mesmo jeito se você inverter. O certo é deixar as duas peças: Ponte e Tarraxas de uma cor só: Ponte Preta + Tarraxas Pretas, Ponte Cromada + Tarraxas Cromadas, Ponte Dourada + Tarraxas Douradas. Ponte e Tarraxas douradas costumam ser mais caras, mas se você não tiver cuidado elas podem enferrujar rápido. Então toda vez que acabar de tocar, passe uma franela macia e limpa nas Pontas das Tarraxas e em toda a Ponte. Também existe uma boa alternativa para acabar com esse problema. E essa alternativa é: colocar proteções emborrachadas nas pontas das Tarraxas. Isso não compromete a beleza da Guitarra e ainda impede de enferrujar rápido. Na Ponte você não precisa estar limpando muito, a não ser que você faça muita palhetada abafada. Quando você faz isso o suor da sua mão vai passando para a ponte e então ela tende a enferrujar. Então cada vez que fizer palhetada abafada e for guardar a Guitarra, dê uma boa limpada na ponte. Lembrem-se que essas partes da Guitarra é chamada de ferragens. Procure por tarraxas Blindadas além da cor que preferir, pois elas sustentam a Afinação por mais tempo. Marcas eu não sei qual falar, mas dizem que Ponte e Tarraxas da Wilkinson sao muito eficientes.

5ª Customização - Roldanas, Jack e outros Parafusos: Essas peças também fazem parte das ferragens da Guitarra, então elas também tem que estar combinando com as outras peças: Ponte e Tarraxas. Isso aqui é muito fácil: Se você possui Ponte e Tarraxas douradas, busque por Roldanas Douradas. Se tiver Ponte e Tarraxas Cromadas, busque por Roldanas Cromadas e etc. Tem que estar tudo combinando pra que fique extremamente legal e que chame muita atenção. Os Parafusos são aqueles que prendem os Captadores e o Escudo. Esses Parafusos também são pequenos mais influênciam muito na beleza da Guitarra. Basta seguir a mesma linha de raciocínio: Se tiver Ponte e Tarraxas Douradas, busque por Parafusos Dourados, se tiver Ponte e Tarraxas Cromadas busque por Parafusos Cromados e assim por diante. O Jack da Guitarra também tem que seguir esse raciocínio, mas busque também um que se encaixe perfeitamente na sua Guitarra, pois essa peça influência muito no Timbre da Guitarra. Agora vocês já devem ter percebido que as ferragens da Guitarra precisam estar todas da mesma cor. Sigam isso e sua Guitarra continuará muito bonita.

6ª Customização - Pintura: A Pintura da Guitarra é uma parte muito influênciada na sua Aparência. Então preste bem atenção quando for comprar sua Guitarra, compre já pensando nas Customizações que quer fazer para não ter que mudar a Pintura depois. Mas se você já comprou a Guitarra e não gosta da cor, agora não tem mais jeito. Você terá que fazer uma Pintura na sua Guitarra. Esse é um Trabalho muito caro, pois a tinta da Guitarra tem que ser de uma boa qualidade, além de que uma pessoa especializada tenha que fazer o serviço. Vou dar um pequeno resumo do que acontece na pintura de uma Guitarra: Primeiro terá que tirar toda parte elétrica e todas as ferragens do Instrumento. Cobrir com Jornal ou qualquer outro Material o que não quer que seja pintado. Dai tem que lixar a antiga pintura, colocar a nova tinta em um Compressor + Pistola e lançar a tinta na Guitarra. Não tente fazer isso sozinho, pois você pode deixar sua Guitarra com sérios problemas. Busque um Luthier especializado que possa fazer isso pra você. Mas lembrem-se, pode não ser tão bom fazer uma Pintura na Guitarra, pois o preço é alto.

Agora vou mostrar algumas fotos de Guitarras que ficaram bonitas com suas combinações. Não são todas Guitarras Stratocaster, mas são exemplos de combinações legais que você pode adotar em sua Guitarra Stratocaster:

Essa é a Guitarra Ibanez JEM7V Signature Steve Vai. Ela possui Ferragens Douradas, Pintura Branca e escudo Branco Perolado. Veja que ficou muito bonita. E essa é uma sugestão de combinação que fica legal em qualquer Guitarra!
Veja esta Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Ibanez: http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page11.php?area_id=6&data_id=266&color=CL01&year=2011&cat_id=1&series_id=443


Essa é a Fender American Deluxe Stratocaster. Ela possui a cor Sunburst, Ferragens Cromadas, Knobs e Captadores em uma Cor Creme bem suave que combina com a cor da Madeira Maple do Braço e do Headstock, e Escudo modelo Sandwich Branco.
Visualize esta Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Fender: http://www.fender.com/en-BR/products/americandeluxe/models.php?prodNo=011900

Essa é a Ibanez EGEN8 Signature Herman Li. Ela tem a Cor Natural com Captadores Pretos e Chave Seletora Preta. Suas Ferragens são Douradas e os captadores possuem uma espécie de moldura que também é Dourada.
Visualize essa Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Ibanez: http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page11.php?area_id=6&data_id=275&color=CL01&year=2011&cat_id=1&series_id=446

Essa é a Jackson Adrian Smith Signature San Dimas DK - Made in USA. Ela tem a cor Dourada, Escudo modelo Sandwich branco, ferragens pretas e captadores também pretos. É uma ótima combinação.
Visualize essa Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Jackson: http://www.jacksonguitars.com/products/products.php?page=1&product=2803052876

Essa é a Condor GX50 Vintage. Ela tem a cor Sunburst, com escudo vermelho perolado, ferragens cromadas e captadores e knobs pretos. É uma combinação muito bonita também.
Visualize essa Guitarra em uma foto maior visitando a página oficial dela no site da Condor: http://www.condormusic.com.br/guitarra/str/81-gx-50-vintage

Ae Galera, deu pra ver que existem infinitas combinações das peças e cores nas Guitarras né? Você não precisa escolher uma dessas combinações mostradas acima, pode formar sua próxima combinação e aplicar essa combinação na sua Guitarra. Tome cuidado com as Marcas, pois nem sempre a mais bonita é a de maior qualidade. Consulte um profissional especializado, ou seja, um Luthier para fazer todo o Trabalho de Customização da sua Guitarra.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Você pode votar pelo Twitter ou por E-mail. Para votar basta clicar no Selo que está presente na parte lateral direita da página do Blog ou clicando no link abaixo: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Então é isso Galera, Espero que vocês tenham gostado desta dica de Customização. Sejam conscientes na hora de comprar, vá com calma pois muitas das peças podem ser um pouco caras. Não se apressem, tenham calma pois vocês já devem ter ouvido falar: "A pressa é a inimiga da Perfeição". Então se quer que sua Guitarra fique perfeita tenha calma para escolher o melhor.

Espero ter Ajudado. Bom Som e Boa Customização!

sábado, 9 de julho de 2011

Agradecimentos!!! (8)

Fala Galera! Hoje vim aqui para agradecer a vocês. O Blog Art Music bateu a Meta de 10.000 Acessos! E vocês sabem que isso só foi possível com a sua ajuda, já que você vem preferindo nosso Material e visitando nosso Blog todos os dias. Continuo pedindo para vocês continuarem Visitando o nosso Blog e Preferindo nosso Material. Dêem dicas ou sugestões pelos comentários para que possamos melhorar o que já construímos até hoje. Valeu galera! Último AVISO: A Postagem sobre Customizações de Guitarra tem previsão para sair hoje, amanhã ou depois, então aguardem e fiquem ligados!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Guitarras com Afinador; Uma Inovação que promete Ajudar os Iniciantes!

Fala Galera! Estou aqui novamente para falar de uma nova tedência que está sendo adotada por marcas que produzem Guitarras e procuram ajudar mais os iniciantes no Instrumento. Confira os detalhes no Post:

Que Inovação é essa? Essa Inovação é muito simples, porém de muita utilidade. É a inclusão de Afinadores Cromáticos em Guitarras. Cada vez mais as pessoas querem entrar no Mundo da Música e aprender algum Instrumento, e é pensando nisso que algumas empresas de Guitarras estão fabricando os seus modelos mais simples equipados com um Afinador Cromático. Esses Afinadores são muito compactos e pequenos e tem uma precisão notável ajudando assim os iniciantes na Guitarra que ainda não sabem afinar sozinhos e corretamente seu Instrumento.

Como esse Afinador Funciona? Ele funciona como um Afinador comum. Recebe energia de uma bateria 9V como nos Violões. Para trocar ou retirar a bateria basta abrir uma tampa que está presente na parte de trás da Guitarra. Essa tampa pode ser também parafusada, então compre uma chavinha que abra ela de acordo com o tamanho do parafuso. Essa facilidade para trocar a bateria também ajuda muito, pois você não precisa encontrar um Luthier nem ficar com medo na hora de abrir a tampa. Na hora da troca da bateria recomendo ter em mãos uma bateria de boa qualidade, ou seja, uma bateria originial e não aquela que encontramos nos camêlos. Não posso citar marcas aqui, mas dê uma pesquisada na Net que você acha boas marcas de baterias para usar.

Quais são os Modelos de Guitarras que tem o Afinador Cromático embutido? Desde que eu vi Guitarras com Afinador, só vi as populares Stratocaster, ou seja, as populares Guitarras modelo Strato. Essas Guitarras Strato são as que geralmente os Iniciantes preferem, pela sua qualidade e pelo seu preço. Por isso as empresas estão adotando Afinadores somente em Guitarras Strato, lembrando que não tenho conhecimento de outro modelo de Guitarra com Afinador embutido.

Quais são as Marcas que adotaram o Afinador em suas Guitarras? Até hoje, eu apenas vi duas marcas que estão fabricando pelo menos um modelo de Guitarra com Afinador. Estas Marcas são a Memphis by Tagima e a Vogga, quem souber de outras Marcas me avise pelos comentários para eu poder mostrar aqui. São duas Marcas bem conhecidas aqui no Brasil e são as Marcas geralmente escolhidas pelos iniciantes para comprar a primeira Guitarra. Os Modelos das Guitarras com Afinadores são: Da Memphis by Tagima tem a MG32T, preste bem atenção pois existe também a MG32. A Guitarra que possui Afinador embutido não é a MG32, é a MG32T. Da Marca Vogga existe a Guitarra VCG608. A Seguir a foto das Guitarras e as suas características:

Essa é a Guitarra Memphis by Tagima MG32T, ela possui as seguintes características:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Trastes: 22
Marcações: Bolinhas Brancas
Nut (Capotraste): 42mm
Tarraxas: Blindadas e Cromadas
Captadores: 3 Singles Coils
Controles: Chave Seletora de Captadores com 5 Posições, 1 Controle de Volume (VOL) e 2 Controles de Tonalidade (TONE).
Ponte: Tremolo Standard Cromada ou Preta
Essa Guitarra possui um ótimo preço se comparado o Custo X Benefício. É uma ótima escolha para um Iniciante. Seu Timbre estando bem regulada é Muito Agradável. Por isso na compra de seu Instrumento, leve ele a um Luthier para que ele possa fazer uma Regulagem completa. Para mais informações sobre esse Instrumento acesse o link disponibilizado no final desta postagem.

Essa é a Guitarra Vogga VCG608, ela possui as seguintes características:
Corpo: Sólido
Braço: Maple
Escala: Maple
Tarraxas: Blindadas
Captadores: 3 Singles Coils
Controles: Chave Seletora de Captadores com 5 Posições, 1 Controle de Volume (VOL) e 2 Controles de Tonalidade (TONE)

Essa Guitarra também é boa pra quem tá começando, pois é bem construída e tem um preço bem acessível. Seu Timbre também é muito Agradável, é claro, quando está bem regulada. Então você já sabe né? Comprou, levou pro Luthier Regular! É a melhor coisa pra se fazer. Para mais informações sobre essa Guitarra acesse o link disponibilizado no final desta postagem.

Vocês viram que as opções são boas né? Então preste bem atenção na hora de comprar sua primeira Guitarra. Como já falei aqui, se vir outra Guitarra de outra Marca que possua também um Afinador Embutido me comunique nos comentários, para que outras pessoas também fiquem sabendo da novidade. Você que vai comprar sua primeira Guitarra, o importante mesmo é testar e a que você gostar mais em termos de Timbre, Pegada e etc você leva. Não é necessário ela vir com Afinador embutido, mas é claro que com mais essa função é melhor.

Minha opinião sobre os Instrumentos mostrados: Sobre a Guitarra Memphis by Tagima MG32T eu irei lhe contar agora meu relato: Há alguns dias fui em uma Loja de Instrumentos Musicais. Nesta loja encontrei a MG32T na Cor Vermelha e na Cor da foto que mostrei. Apenas peguei ela em meus braços e simulei alguns Acordes, não cheguei a testá-la em um equipamento de Amplificação. Entretanto pude perceber que ela tem uma ótima pegada no Braço, os Trastes são bem polidos e as Tarraxas bem posicionadas e colocadas. Os Controles também são bem colocados, e em termos de acabamento ela estava em bom estado. Muitos falam mal dessa Guitarra, mas não tenho nada contra ela, muito pelo contrário. Achei ela super legal pra quem tá começando agora e precisa de uma Guitarra boa com um preço bom. Recomendo pra quem quiser comprar. Sobre a Vogga VCG608 não tenho nada exatamente a falar, pois nunca peguei em uma dessas e nunca toquei nem testei uma. Mas olhando as fotos pude perceber que ela é bem construída, com a Escala feita em Maple que proporciona um Timbre mas estalado. Não posso falar nada de acabamento bem definido, mas vi que sua pintura é bem brilhante e bonita. Outra coisa não posso falar pois como já falei, nunca toquei nem testei uma Guitarra dessas.

Observações: Como vocês viram as Guitarras são bem bonitas. São também bem construídas em termos de Madeiras e equipamentos. Uma coisa que eu acho errado e que acontece muito é: Pessoas que nunca testaram nem pegaram em um certo Instrumento ficarem falando mal dele. É claro que com o tempo e quando a profissionalidade do Músico for aumentando, uma Guitarra como essas mostradas aqui não atenderá suas necessidades. Ela é uma Guitarra para Iniciante, ou seja, é para começar os Estudos no Instrumento. Você também pode ir reformando sua Guitarra ao invés de comprar outra. Pra essas mostradas eu recomendo vocês substituírem os captadores Single-Coils por captadores Stacked. Quem não souber o que é um Captador Stacked aproveite e conheça todos os tipos de captadores visitando a Postagem: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-sao-captadores-quais-os-modelos.html . Esses Captadores Stacked ocupam o mesmo espaço do Single-Coil e fazem o mesmo papel do Humbucker. Ou seja, eles dão mais um peso no som, são melhores para tocar Rock, um pouco de Metal, mas também é muito bom para tocar limpo ou com outros efeitos. Em geral ele tem o mesmo tamanho do Single-Coil e funcionam da mesma maneira, mas aceitam melhor as Distorções mais pesadas. Tenham calma, pois esses Captadores podem ser um pouco caros dependendo da Marca, então vá trocando de um em um, ou demore um pouco mais e compre um Jogo completo com os 3 Captadores necessários. Consulte modelos e preços de Captadores e outras peças para Guitarras no site: http://www.captadores.com.br/ . Se você estiver um pouco mais interessado na Reforma de Guitarras aguarde um pouco pois irei fazer uma Postagem especial sobre reformas de Guitarra.

                                                                Links:
Página da Guitarra Memphis by Tagima MG32T no site da Tagima: http://www.tagima.com.br/produto/147/mg-32-t
Site da Tagima: http://www.tagima.com.br/
Página da Guitarra Vogga VCG608 no site da Vogga: http://vogga.com.br/produtos.php?fot_at=279&ref_at=72
Site da Vogga: http://vogga.com.br/index.php


Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Você pode votar pelo Twitter ou pelo E-mail. Para acessar a página da Votação basta você clicar no Selo que está presente na Parte Lateral Direita da Página do Blog ou acessando o Link Abaixo: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero Ter Ajudado Vocês! Bom Estudo e Bom Som!