segunda-feira, 30 de maio de 2011

As Partes do Violão - Definições

Fala Galera! Fiz uma postagem falando sobre os componentes (Partes) do Violão e suas qualidades. Sendo isso falei de várias Partes do Violão, e pra quem é iniciante pode ter sido um pouco difícil, pois ainda não deve conhecer o Instrumento perfeitamente. É por isso que resolvi fazer esse post, com fotos e definições das Partes do Violão. Então vamos ao Post:

Estrutura básica do Violão: O Violão na sua estrutura básica conta com o Headstock, o Braço e o Corpo. É como a estrutura do corpo humano que contra com Cabeça, Tronco e Membros. Essa é a forma básica do Violão, mas existem outras partes menores, mas não menos importantes que serão mostradas aqui. Dito isso, iremos seguir agora para as definições básicas de cada uma dessas pessas.


Headstock ou Mão: O Headstock ou Mão do Violão é a parte onde ficam as tarraxas. Essa parte fica antes do Braço e junto das tarraxas, prendem as cordas do Instrumento. Existem vários modelos de Headstock, principalmente quando se troca o tipo das cordas suportadas pelo Violão, ou seja, o Headstock de um Violão com cordas de Nylon é diferente do Headstock de um Violão com cordas de Aço. Abaixo a foto de um Headstock de um Violão de Nylon:


 Tarraxas: As tarraxas Regulam e seguram a Afinação do Violão. Elas são uma espécie de engrenagem e geralmente são feitas de metal com a ponta de plástico. Esse modelo com pontas de plástico é mais típico dos Violões com Corda de Nylon. Os Violões que suportam Corda de Aço costumam ter as tarraxas em metal e a ponta também em metal. As Tarraxas permitem afrouxar e arrochar as cordas, bem como mantê-las na afinação correta. Abaixo a foto de 3 das 6 tarraxas de um Violão com cordas de Nylon:



Pestana, Capotraste ou Nut: Essa peça pode ser feita de vários materiais, como já expliquei no post anterior. Os mais populares são o Osso, o Plástico e o Metal, embora seja um pouco difícil achar um Nut feito de metal. Esse Nut serve de guia para as cordas chegarem até as tarraxas e para elas se alinharem no braço do Instrumento. O Nut também determina o espaço entre as cordas, já que possui uma espécie de carrilho para a passagem desta corda. Ele também determina a altura das cordas, já que ele fica um pouco mais elevado do que a escala. Abaixo a foto de um Nut em um Violão de Nylon (é esta parte branca):




Escala ou Espelho: O nome espelho é muito pouco usado, geralmente se usa mais Escala, então é isso que vamos considerar. A Escala é a superfície que fica no Braço do Instrumento, a parte de Madeira que é mais escura. A Escala serve para sustentar os Trastes, além é claro permitir que pressionemos as cordas dentro das casas para produzir o som. Abaixo uma foto da Escala (os ferrinhos são os trastes, a Escala fica entre os Trastes):



Trastes: Os Trastes são barras de Metal dispostas na Escala. Eles servem para indicar onde a nota deve ser tocada, ou seja, divide a Escala em casas: 1º casa, 2º casa, começando pelo Nut até a Boca do Violão, que é onde acaba a Escala. A Casa realmente está localizada entre dois trastes, com excessão da primeira que está localizada entre o Traste e o Nut. Abaixo a Foto dos 2 primeiros trastes e o Nut:




Marcações: As Marcações podem ser de vários tipos, sendo que o tipo mais comum são as bolinhas, então é isso que vamos considerar. Essas Marcações servem para guiar o usuário/músico no Braço do Instrumento. Essas Marcações podem vir tanto na Escala, na região das casas, quanto na parte superior do Braço, acima da Escala. Não são todos os Violões que possuem Marcações em sua Escala nem na parte Superior do Braço, mas você poderá colocar essas Marcações na Escala levando seu Instrumento a um Luthier e comprando em qualquer loja de Instrumentos Musicais a Marcação que lhe agrade. Abaixo a foto das Marcações até a 9ª casa:



Tensor: O Tensor é uma haste de metal, fibra de carbono ou madeira rígida que fica dentro do Braço do Instrumento. A função deste Tensor é reforçar o Braço contra a tensão das Cordas, ou seja, para que Braço sofra menos com a tensão das Cordas. Ele também serve para ajustar a Curvatura do Braço, fazendo assim uma regulagem mais rápida no Instrumento. Hoje em dia a maioria dos Instrumentos possuem Tensor, mas pode have uma excessão. Abaixo a foto do popular Tensor Dual-Action/Bi-Direcional que é muito usado nos Violões:




Boca: A Boca do Violão é responsável pela projeção do som. Como o Violão é oco por dentro, a boca faz com que o som gerado pelas Cordas entre e se propague por todo o Instrumento e ambiente. Este é o motivo pelas Guitarras não produzirem som, ou produzirem som muito baixo quando tocadas desligadas. Elas são maciçãs e não possuem boca. Uma excessão é a Guitarra Semi-Acústica, que é oca mas sem boca. O som dela é a Mistura do som do Violão Acústico com o som da Guitarra Elétrica. Abaixo a Foto da Boca de um Violão:




Mosaico: O Mosaico é a decoração que fica ao redor da boca. Essa decoração pode servir também para reforçar a região da Boca do Instrumento, mas normalmente é responsável apenas por decorar. Pode ter vários desenhos, sendo que na maioria das vezes o desenho é uma mistura de Arte Abstrata com outra coisa estranha. A foto acima mostra também o Mosaico, então não é preciso postar uma nova foto.

Cutway: O Cutway é um corte feito no Corpo do Violão que permite o acesso as Casas mais agudas da Escala. Existem também vários modelos de Cutway que podem ser encontrados em diferentes tipos de Violões. Nem todos os Violões possuem Cutway, coisa que eu acho um absurdo, pois uma pessoa que não tem um breve conhecimento do Violão pode se prejudicar no momento que for comprar seu primeiro Instrumento. Abaixo a Foto de um Cutway:




Rastilho: O Rastilho é uma pecinha branca, assim como o Nut, que se encontra no Cavalete do Violão. Ele pode ser feito de plástico, osso e metal, sendo que ainda existem outros materiais, só que pouco usados. Ele serve para apoiar as cordas do Violão e também interfere na altura das Cordas em Relação ao Braço do Instrumento, e essa é mais uma semelhança com o Nut. Abaixo a Foto do Rastilho (a pecinha branca):




Cavalete: O Cavalete serve de suporte para as cordas e para o Rastilho. É nele que as cordas ficam presas ao Corpo do Instrumento. As cordas dos Violões de Aço costumam ser presas também por pinos, mas as dos Violões de Nylon são presas apenas por nós ao redor do Cavalete. Abaixo a foto de um Cavalete de um Violão de Aço, repare que os Pinos que prendem as cordas ficam antes do Rastilho:




Roldana: A Roldana é uma pequena peça que segura a Correia no Violão. Elas costumam ser feitas de Metal, mas também sao encontradas de Plástico. São vendidas em pares, pois é preciso de duas para que a fixação da Correia esteja completa. Nem todos os Violões possuem Roldana de Fábrica, mas isso não é problema pois elas poderão ser colocadas a qualquer momento por um Luthier. Existem também, Violões que tem um sistema chamado Jack Roldana que além da Correia, suporta também um Sistema para Ligação do Cabo que será ligado em uma Caixa para amplificar o som do Instrumento. Abaixo uma foto que mostra a Jack Roldana (Essa pecinha circular):

 
Jack: O Jack é uma pequena estrutura que serve para plugar o Cabo no Instrumento. Esse sistema é disponível apenas em Violões Eletro-Acústicos, que podem ter seu som Amplificado ao serem ligados em uma Caixa. O Jack também é comum em Guitarras. A Foto Acima mostra O Jack Roldana, que é o sistema de Roldana e Jack em uma mesma estrutura, por isso que eu não irei postar mais uma foto do Jack.

Equalizador: O Equalizador é um Sistema que Ajusta o Áudio em quanto o Instrumento estiver Ligado em uma Caixa para Amplificação. Ele permite que você regule a Equalização do Áudio do seu Violão sem precisar mecher em outros equipamentos, apenas precisando mecher no seu própio Violão. Esse Equalizador pode também ter sistema de Afinador e alguns efeitos como o Chorus já integrado, porém um Equalizador mais complexo custa mais caro. Ele não costuma vir em todos os Violões, mesmo que seja Eletro-Acústico, mas hoje em dia é difícil encontrar um Violão Eletro-Acústico sem Equalizador. Esse sistema também poderá ser colocado em qualquer Violão, desde que esse tenha a estrutura necessária para suportar o tamanho do Equalizador. Para mais detalhes visite nossa postagem específica que fala sobre a Amplificação de um Violão e envolve os Equalizadores: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/04/amplificacao-de-um-violao.html . Abaixo uma foto de um Equalizador:

Este é o Pré CTP - 2 usado no Violão Takamine TSF-40C. Possui Afinador e 6 Bandas de Equalização, um exemplo de equalizador!


Quem quiser dar uma olhada, existe um vídeo feito pelo Cifra Club explicando essas Partes do Violão. O Link é: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/tecnica-e-teorica/639/

Então é isso Galera! Espero que vocês estejam ficados cientes das partes que compoem seu Violão. Qualquer dúvida ou sugestão basta enviar um comentário e nós responderemos imediatamente.

Votem no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta você clicar no selo que está presente na parte lateral direita da página do nosso Blog ou clicar no link abaixo. Você pode votar por meio do Twitter ou pelo E-mail.
Link para votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero ter Ajudado Vocês!

sábado, 28 de maio de 2011

Agradecimentos!!! (2)

Fala Galera! Mais uma vez estou aqui, mas para celebrar outra data histórica. O Blog Art Music bateu a meta de 4.000 Acessos! Estamos super felizes de estar ajudando você, de estar colaborando para seu aprendizado Musical! Essa meta só foi batida graças a vocês: Leitores e Visitantes do nosso Blog que vem preferindo nosso Material de Estudo! Muito Obrigado. Mandem dicas para postagens, sugestões para novos Tutoriais ou qualquer outra coisa que desejar através dos nosso comentários e nós iremos atendê-lo o mais rápido possível, cumprindo assim nosso papel de "Ajudar Você na Arte Musical". Continuem visitando nosso Blog!  Agradeço mais uma vez a você nosso Visitante.


A qualidade dos componentes do Violão.

Fala Galera! Hoje estou aqui para alertar vocês falando sobre os componentes principais do Violão e suas qualidades, para que na hora da compra você não fica por baixo. Então vamos ao Post:


Este post falará dos seguintes componentes presentes em um Violão:
Corpo
Cavalete
Rastilho
Escala
Trastes
Cordas
Pestana/Capotraste
Tarraxas
Braço
Cada um terá seu tópico único, onde deverá ter suas características padrão.

Corpo: O Corpo do Violão envolve também o Tampo. Apesar do Cavalete e do Rastilho também pertecerem ao Corpo do Violão, neste tópico falaremos do Corpo em si. Esta parte do Violão costuma ser feita de madeira, mas ai é que tá o problema. O tipo da madeira usada é importantíssimo para o resultado final do timbre do instrumento, claro que os outros componentes precisam estar em harmonia conjunta, mas o que pesa mais é a qualidade da madeira usada no Corpo. O Tipo de Madeira mais usada na construção do Tampo é a Spruce que dependendo também da sua qualidade enriquece muito o Timbre do Instrumento.  Existe também o Solid Spruce que é o descendente mais avançado do Spruce que enriquece ainda mais o Timbre. Também existem os Solid Cedar e outros tipos de Madeira que não ficam por baixo. As outras partes do Corpo com excessão do Tampo costumam ser produzidas com Rosewood, uma Madeira muito comum e usada na construção de Corpos de Violões em geral, mas também existem Instrumentos com corpo feito em Basswood e outros tipos de Madeira. Uma dica para saber se o Corpo do Violão tem uma qualidade já avançada é observar as raspas na madeira, uma espécie de noda que o Verni não consegue esconder (pelo menos em alguns tipos de Violões). Quanto mais raspas, maior a qualidade da Madeira usada na construção do Corpo.

Cavalete: O Cavalete fica sobre o Tambo do Violão, um pouco antes da Boca do Instrumento. Ele é responsável por segurar as cordas ao Violão. Principalmente por causa dessa função, esse componente tem que ser bem observado e deve ter uma ótima qualidade. Ele costuma ser produzido com a Madeira conhecida como Rosewood, a mesma usada na construção do Corpo. Esse tipo de Madeira é bem resistente e aguenta bem a tensão das cordas. Existem no mercado Cavaletes de Plástico. Esse tipo de Cavalete costuma vir em violões mais simples, produzidos por empresas pequenas e pouco conhecidas. Esse tipo de Cavalete não tem praticamente resistência alguma, mas depende muito do tipo do Plástico, pois tem uns mais fracos e outros mais resistentes. Os Resistentes ainda seguram as cordas com firmeza, mas não é aquela firmeza dos Cavaletes feitos de Rosewood. Mas se seu Violão tem cavalete de plástico não se assuste! Você pode por nele um Afirmador Cordal para que o Cavalete não seja forçado e não estoure ou arrebente. Se arrebentar procure um Cavalete feito de Madeira, existem vários tipos de Cavaletes à venda no Mercado, então procure um que encaixe no seu Violão e procure um Luthier para fazer o trabalho. (Para saber mais sobre Afirmadores Cordais, visite a Postagem: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/afirmador-coldal-o-que-e-pra-que-serve.html )     

Rastilho: O Rastilho é uma pequena peça que se encaixa no Cavalete do Violão, independente mente se ele for equipado com cordas de Aço ou Nylon. Ele costuma ter duas formas principais de construção, que se destinam para os dois tipos de Corda usada no Instrumento. Os Rastilhos de Violão com Cordas de Aço costuma ser mais baixos e arredondados. Já os Rastilhos de Violão com Cordas de Nylon costumam ser um pouco mais altos e quadrados. Eles são feitos de dois materiais principais: Plástico e Osso. Os Rastilhos de Plástico não são ruins, mas costumam desgastar muito, principalmente nos Violões com Corda de Aço. Já os Rastilhos de Osso não desgastam tão fácilmente, mesmo que seja usado com Cordas de Aço, porém são mais caros e difíceis de encontrar comparado ao de Plástico. O recomendado é que você equipe seu Violão com Rastilho de Osso, para evitar problemas e deixar o Timbre perfeito.

Escala: A Escala fica em cima do Braço e em baixo dos Trastes. É onde nós pressionamos as cordas com o dedo, ou seja, as casas são a Escala e os Trastes são os divisores. A Escala também costuma ser feita com Rosewood, mas também é feita com os descendentes do Rosewood. Uma boa Escala deve ser bem lixada, e isso deve ser observado olhando seu brilho e polimento. Nos Violões mais simples, a Escala costuma vir de madeiras comuns, ou um tipo de Rosewood mais simples. Em cima dessa escala eles botam uma espécie de cobertura de borracha, tinta, não sei bem o que é. Fica até legal, mas o problema é que quando você vai tocando a tinta vai saindo e sua Escala fica com partes na madeira pura, sem a cobertura da tinta. Isso não fica muito bonito, mas não interfere na tocabilidade. O Importante é ter a Escala né, por que sem Escala não dá pra tocar nada!

Trastes: Os Trastes ficam em cima da Escala. São eles que dividem a Escala em Casas, facilitando a nossa tocabilidade e execução. Existem vários tipos de Materiais usados na construção de Trastes. Os mais usado na construção de Trastes é o Alpaca, porém o melhor é a Prata. O material mais imprópio mas que ainda é usado na construção de Trastes é o Alumínio. Trastes de Alumínio desgastam mais fácilmente do que os outros, por isso costumam ser mais baratos. Mas se seus Trastes desgastarem e você não quiser comprar outro instrumento você terá que fazer uma troca de Trastes, um trabalho muito perigoso para a Escala e muito caro também. Então vale apena pagar um pouco mais no primeiro Instrumento com Trastes melhores do que ter que gastar muito mais depois. Trastes feitos em Prata ou que usam alguma porcentagem de Prata na sua composição é mais resistente, possui uma ótima performance e praticamente não desgasta. Existem também as diferenças de Trastes como Jumbo, Normal, Extra Jumbo. Isso é uma interferência ao tamanho geral do traste, já que os Jumbo são mais largos e mais elevados. Tendo isso em mente dá pra se ligar nos outros tamanhos.

Cordas: Tá na cara que todo mundo sabe o que são as Cordas né? É onde agente toca pra sair o som. A qualidade das Cordas interfere muito no Timbre de um Violão. Isso não é um problema para se observar na hora que for comprar um Violão, pois você pode fazer uma troca de cordas a qualquer momento. O problema é observar o tipo de corda que você deseja na hora que for comprar seu Violão. É importante decidir entre Aço ou Nylon, pois a construção total de um Violão depende da corda que ele irá suportar. Trocar as cordas de um Violão Nylon por um cordas de Aço, por exemplo, não é nada recomendado. Poderá danificar muito o Instrumento. Cordas de Nylon costumam ter o som mais fechado, usado principalmente na Bossa Nova, Samba e Solos de Músicas em geral por sua presença sonora, mas se encaixa em outros estilos também pois música não tem regras de Cordas à serem usadas. As Cordas de Nylon também são mais macias e é por isso que são indicadas principalmente aos iniciantes. As Cordas de Aço tem um som mais Brilhante e é usada principalmente no Sertanejo, Rock e outros estilos. Elas marcam mais os dedos e fazem eles doer mais, e é por isso que é indicada para pessoas que já tocam à um certo tempo e se acostumaram bem as Cordas de Nylon. Escolhendo o Violão que suporte a Corda que desejar você não precisa se preocupar com a qualidade das cordas originais, claro que quanto melhor vier será mais útil, mas você poderá fazer uma troca de Cordas a qualquer momento, equipando seu Violão com Cordas Melhores.

Pestana/Capotraste: Este componente do Violão é aquela pecinha que fica ente a Escala e o Headstock do Instrumento. Ela alinha as cordas na escala junto com o Cavalete. É ele também que levanta as cordas um pouco para que elas não passem muito baixas direito para o Headstock. Em outros Instrumentos de Corda como o Dobro, essa peça é muito alta e não permite que nós pressionemos as cordas na Escala. Ela costuma ter duas construções assim como o Rastilho. Ela tem um tamanho específico para Violão com Cordas de Nylon e Violão com Cordas de Aço. A Pestana destinada aos Violões com Cordas de Aço é mais fina, de acordo com o Braço do Violão, mas o comprimento fica o mesmo padrão da Pestana para violão com Cordas de Nylon. A Pestana para Violão com Cordas de Nylon é mais larga, relacionada também ao Braço que costuma ser mais largo. Já em comprimento, segue o mesmo padrão da Pestana para Violão com Cordas de Aço. Eles podem ser feitos de Osso ou Plástico, sendo o de Osso mais resistente.

Tarraxas: Nós temos uma postagem exclusiva sobre Tarraxas e Headstock já disponível, quem quiser acessar basta clicar no link: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/tarraxas-e-headstock-saiba-mais.html . As Tarraxas também mudam de acordo com a Corda Suportada no Violão. A Construção para Violões com Cordas de Nylon costuma ter uma espécie de rolo para cada corda, só que na forma Vertical. Já os Violões com Cordas de Aço costumam ter as Tarraxas semelhantes as de uma Guitarra, com o rolo mais fino e posicionado na Horizontal. Porém existem Violões de Aço mais simples que contam com os rolos na Vertical, mas com sua construção feita em Metal e não em Plástico como costuma ser feita a Construção de Rolos de um Violão com Cordas de Nylon. O Violão Michael VM15T é um exemplo de Violão de Aço com rolos na Vertical. O Violão Crafter HTC-24EQ é um exemplo de Violão de Aço com rolos na Horizontal.

Braço: O Braço do Violão é a parte onde a Escala e os Trastes se localizam. Eles costumam ser colados ao Corpo do Instrumento. Já na Guitarra, além de colados ao Corpo eles também podem ser parafusados ao Corpo. O Braço também é feito em Madeira, e conta com um tipo especial mais usado que é o Maple. Também existem os Braços Natos e os feitos de Basswood e seus descendentes. Hoje em dia eles costumam vir com Tensor para Ajuste completo, chamado de Tensor Dual-Action ou Bi-Direcional. Quase todos os Violões, mesmo os mais simples estão vindo de fábrica com este tipo de Tensor. A Madeira do tipo Maple é fácil de perceber, pois tem um tom claro e algumas raspas. Um Braço com tensor desregulado pode causar danos ao Instrumento, por isso assim que comprar seu Violão leve-o a um Luthier, para que ele possa fazer as Regulagens necessárias:

Fotos dos Violões Citados nesta postagem:
Violão Michael VM15T Aço

Violão Crafter HTC-24EQ Aço



Quem quiser dar uma olhada nos Reviews dos Violões mostrados acima feitos pelo Cifra Club e só clicar nos determinados links:
Review do Violão HTC-24EQ da Crafter: http://www.youtube.com/watch?v=p36ftHooQvg
Review do Violão VM15 da Michael: http://www.youtube.com/watch?v=6LUsbrvK2ek

Pensem bem antes de comprar um Violão ou qualquer outro instrumento, veja Reviews, procure a ficha técnica e observe bem os seus componentes no momento da Compra para não sair perdendo. Só compre quando tiver certeza absoluta de que é aquilo que você deseja. E o principal, nunca compre por impulso.

Não se esqueçam de votar no Blog Art Music para o Prêmio TOPBLOG 2011. Basta clicar no Selo que está presente na parte lateral direita da página do nosso Blog ou acessar o Link abaixo. As formas de Votação são por meio de E-mail ou Twitter.
Link para Votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Então é isso Galera! Espero ter Ajudado!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Chave Seletora e suas posições:

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma peça usada diariamente pelos Guitarristas, ou melhor, continuamente. A Chavinha Seletora de posições é necessária em uma Guitarra, e ela possui posições diferentes, mas vamos deixar pra dar mais detalhes no Post:


O que é a Chave Seletora de Posições? A Chave Seletora de Posições ou a Chave Seletora de Captadores é uma peça que existe na Guitarra. Essa peça é pequena, e se localiza no corpo da Guitarra, variando as posições de instalação de acordo com o modelo da Guitarra. Essa Chave serve para selecionar determinado captador ou fazer combinações entre eles. Elas costumam ter uma quantidade determinada de posições, dependendo da quantidade de captadores e da construção do Instrumento. Faz parte dos controles elétricos da Guitarra que controlam os captadores junto com os controles de Volume e os controles de Tom. Existem vários modelos de Chave Seletora, que também é geralmente relacionado ao modelo de Guitarra.

Quais são as posições comuns que as chaves selecionam? Na verdade, no meu entendimento só existem duas formas de seleção: A Chave Seletora de 3 posições e a Chave Seletora de 5 posições. Cada uma se encaixa na quantidade dos captadores e nos modelos das Guitarras. Abaixo as chaves respectivas para os modelos de captadores:

As Guitarras Strato (mostrada na foto acima) costumam ter 3 captadores, independentemente que o captador da ponte seja Humbucker ou Single-Coill. O modelo padrão é composto por 3 captadores Single-Coill e uma Chave seletora de 5 posições. Vamos agora mostrar as posições considerando a 1º posição à direita, quando a chave fica completamente a direita (na foto ela está completamente à esquerda): 1º Posição: Seleciona o Captador do Braço do Instrumento (considerando a primeira posição à direita)
2º Posição: Seleciona o Captador do Braço e o Captador do Meio.
3º Posição: Seleciona Apenas o Captador do Meio do Instrumento.
4º Posição: Seleciona o Captador do Meio e o Captador da Ponte.
5º Posição: Seleciona Apenas o Captador da Ponte do Instrumento.
Agora vamos a segunda foto, que mostra outro modelo de Guitarra com outros modelos de Captadores:

Essa é a Guitarra Michael GM747 Les Paul. Observe que a Chave Seletora de Captadores dessa Guitarra é na parte de cima do Corpo, diferentemente das Guitarras Strato que possuem a Chave na parte de Baixo do Corpo, esse é o modelo de Chave Seletora padrão para Guitarras modelo Les Paul, SG e algumas Flying V e descendentes da Strato. Essa Guitarra também possui captadores diferentes que tem o modelo Humbucker/P90. Ela possui apenas 2 captadores, então a Chave Seletora é de apenas 3 posições. A chave possui nomeações para as posições que podem ser selecionadas, o que facilita na hora de escolher sua posição de captadores favorita.
1º Posição nomeada de TREBLE: Seleciona o Captador da Ponte do Instrumento.
2° Posição Intermediária: Seleciona o Captador da Ponte o Captador do Braço.
3° Posição nomeada de RHYTHM: Seleciona Apenas o Captador do Braço do Instrumento.
Guitarras que possuem chave de 3 Posições, dependendo do modelo constumam ter essas combinações, mas os nomes indicando a posição é exclusivo das Les Paul e das SG. TREBLE é a posição onde a chave fica movida para baixo. RHYTHM é a posição onde a chave fica movida para cima. A posição intermediária fica no meio, sem subir nem descer.


Quais são os modelos de Chave Seletora? A quantidade de posições também é uma forma de modelo de Chave, mas como já falamos disso aqui seguiremos para o próximo índice de modelo. As chaves seletoras mudam o modelo dependendo do Instrumento em que estão conectadas. Abaixo algumas fotos e explicações:


Esse é o modelo Típico de Chave Seletora de Posições para Guitarras Strato. Observe que a chave tem uma espécie de ponta com um pequeno Knob cobrindo a haste. A Chave se move dentro dessa espécie de Caminho cavado, e vai seguindo as posições de Acordo com o equipamento Interno. Abaixo o mecanismo interno de uma Chave Seletora:

Mecanismo Interno de uma Chave Seletora de Captadores com 5 Posições. Na parte superior, a haste metálica e o Knob branco que cobre essa haste. Este é o modelo padrão que se encaixa nas Guitarras Strato.
As Guitarras Modelo Les Paul e SG possuem um modelo diferente de Chave Seletora, tanto na parte de cima que fica à mostra quando olhamos a Guitarra, quanto na parte interna que também possui uma construção diferente. O Knob também e diferente e a chave costuma ser rodeada por uma moldura. Abaixo o mecanismo interno de uma Chave Seletora de uma Guitarra Les Paul:
Cores de uma Chave Seletora: O Knob da Chave Seletora e a Moldura, no caso das Guitarras Les Paul e SG, costumam ter geralmente a cor Branca, Preta ou Creme. São as cores comuns, mas isso não quer dizer que não existam outras cores no Mercado, quer dizer apenas que são mais raras e difíceis de encontrar. Os Knobs e as Molduras são vendidos separadamente do mecanismo completo da Chave, então você poderá a qualquer momento fazer uma troca na cor. Se você estiver tocando e torar o Knob, poderá comprar outro tranquilamente e instalar você mesmo, já que a instalação é muito prática, lembrando que o recomendado é levar em um Luthier. Na hora de comprar o Knob ou a Moldura, você deve ter em mãos a Chave ou a Guitarra completa para ver se a peça se encaixa perfeitamente.


Observações Finais:
1º - Nem toda Guitarra Strato possui Chave Seletora de 5 Posições ou Apenas Captadores Single-Coill.
2º - Guitarras Strato com apenas 2 captadores como a Giannini GGX-1HH que possui dois Humbuckers costumam ter uma Chave seletora de 3 Posições.
4º - Nem toda Guitarra Les Paul ou com modelo de Les Paul possui um certo modelo de Chave, algumas mudam o tamanho, o modelo e etc.
5º - Teste sempre antes de comprar qualquer produto.

Pra você que quer ver mais sobre a Guitarra Michael GM747 visite o Review feito pelo Cifra Club, que fala não só das posições da Chave como de toda construção e timbre da Guitarra:  Review da Guitarra Michael GM747: http://www.youtube.com/watch?v=5Z1ObZMichM&feature=player_embedded
E quem quiser ver mais sobre a Guitarra Giannini GGX - 1HH visite o Review feito também pelo Cifra Club: Review da Guitarra Giannini GGX - 1HH: http://www.youtube.com/watch?v=rhNZzDFqxRA

Ae Galera! Não se esqueçam de votar no Blog Art Music para o prêmio TOPBLOG 2011, basta clicar no selo que está presente na parte lateral direita da página do Blog ou Visitar o Link abaixo. Lembrando que as formas de votação são por E-mail ou Twitter.  Link da Votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257


Espero ter Ajudado! Bom som pra vocês!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tarraxas e Headstock? Saiba mais!

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma parte do Violão e da Guitarra. A parte é conhecida como Headstock, ou seja, a mão onde ficam as tarraxas. Também irei falar sobre as tarraxas, rebaixadores de corda e outras coisinhas mais que fazer parte do Headstock de uma Guitarra ou de um Violão. Então vamos ao Post:

O que é o Headstock? O Headstock ou mão está presente na Guitarra, Violão, Baixo e outros instrumentos de corda, como a Viola, o Dobro e etc. Pode ser considerada o começo ou o fim de um instrumento, pois é uma parte que compõe umas das pontas do instrumento. No Headstock estão presentes as Tarraxas, logo do fabricante do Instrumento, no caso da Guitarra ou do Baixo, no Headstock está presente também o Tensor. Existem vários modelos, vários tamanhos, várias cores. E isso também conta muito quando vamos comprar um instrumento, se a pessoa que vai comprar for do tipo que quer uma bom Instrumento sem deixar a aparência de lado!

Modelos de Headstock: Existem milhões de modelos de Headstock existentes no mercado. Eles geralmente vem conciliado ao modelo do Instrumento: Se for uma Guitarra com um modelo bem agressivo, tipo Guitarra de Heavy Metal, o Headstock constuma vir mais fino e pontudo. Já o Headstock de Violão constuma seguir um padrão, tendo algumas variações no tipo do instrumento (Aço ou Nylon) e na ponta deste mesmo Headstock. Já Headstock de Guitarras Strato, por exemplo, constumam ser mais robustos, acompanhando, como já disse, o modelo completo da Guitarra. Headstock de Baixo são maiores, pois seguram uma tensão maior das cordas (as cordas são maiores) e das tarraxas, que tem um tamanho maior, em relação a tarraxa de Violão Nylon padrão. Abaixo algumas fotos de Headstock:

Headstock Padrão de um Violão de Nylon

Headstock padrão de um Violão de Aço. No caso um Violão Gibson.
Headstock Típico de Guitarras com Floyd Rose/Micro Afinação. Neste caso a Guitarra é da Jackson.
Headstock Típico de uma Guitarra Stratocaster. Neste caso uma Guitarra Fender Stratocaster. Repare a parte metálica do lado esquerdo, no final do Headstock. Aquela parte é o início do Tensor.
Headstock padrão de um Baixo Elétrico. Observe que as tarraxas são maiores. Nesta caso, um Baixo Elétrico Squier by Fender.
Observe que existem vários tipos de Headstock, para vários tipos de instrumentos. Mostrei aqui apenas alguns modelos, mas ainda existem muitos modelos de Headstock de Guitarra e de Contra-Baixo. Observe também o tamanho das tarraxas: as tarraxas do Contra-Baixo são maiores, como já falei, já que suportam cordas maiores e com mais tensão. Os rebaixadores de corda também são mais robustos.

O que são Tarraxas? Tarraxas são as peças que prendem as cordas junto ao Headstock. É a parte usada para afinar as cordas do Instrumento. Existem também vários tipos, modelos e tamanhos. Cada uma possui sua especificação, sua utilidade mais aproveitável e etc. Existem tarraxas douradas, cromadas e blindadas, madre-pérola e etc. Cada uma pode ser melhor ou pior para o tipo de Instrumento que você utiliza. Nos violões de Nylon por exemplo, é mais comum vermos tarraxas douradas ou cromadas, mas com ponta em madre-pérola. Violões de Aço constumam ter tarraxas cromadas, com ponta também cromada, ou então tarraxas cromadas e blindadas. Na Guitarra é quase um padrão ter Tarraxas cromadas e blindadas ou douradas e blindadas. No baixo pode diversificar, sendo cromadas e blindadas ou apenas cromadas.

O que é a Blindagem da tarraxa? Todo mundo já viu alguém falar: "a Guitarra tem as tarraxas cromadas e blindadas...". Mas o que é exatamente essa blindagem? Ao contrário do que alguns pensam, a blindagem não é porque a tarraxa suporta tiros (parece até uma piada!), mas sim porque ela tem uma capa irremovível, que cobre suas ferragens. Ou seja, não iremos ver a haste que segura a tarraxa à parte que prende as cordas, veremos apenas a ponta, ou veremos um pouco desta haste. Não veremos também as engrenagens que fazem a tarraxa rodar e apertar ou folgar as cordas. Apenas veremos uma capa cobrindo todas as instalações. Resumindo mesmo, isso é uma tarraxa blindada. Abaixo uma foto de uma tarraxa blindada:

O que são Tarraxas Individuais? Vendo este tópico acima, e vendo a foto acho que você reparou que esta tarraxa não está junto com outras, está sozinha. Ela é uma tarraxa individal, ou seja, uma unidade de tarraxa. Em Violões de Nylon ou em algumas Guitarras, você poderá ver um jogo de tarraxas, ou seja, várias tarraxas pregadas em uma placa que é desparafusada e recolocada no Headstock do Instrumento. Isto costuma ainda ser comum nos Violões de Nylon. Já nas Guitarras, isso está cada vez mais raro, geralmente as tarraxas são individuais, ou seja, são compradas em unidades separadas e são também instaladas individualmente. Essa história de tarraxa individual não diz que não são vendidas em grupo, diz apenas que são instaladas e configuradas individualmente. Então preste bem atenção na hora que for comprar.

O que são Tarraxas com Trava? Além de todas essas utilidades citadas acima, existem também tarraxas com travas. Mas o que é essa trava? Essa trava é uma espécie de parafuso, ou um mecanismo. Ele prende a corda fácilmente, e segura muito mais a afinação. Mas não pense que é só botar uma tarraxa com trava para que seu instrumento demore a desafinar. Vamos levar o aspecto da Guitarra, já que esse tipo de tarraxa é mais usada nas Guitarras: Não basta por tarraxas com trava para que sua Guitarra demore mais para desafinar. Toda a estrutura do Instrumento tem que estar em harmonia com as tarraxas, ou seja, a ponte tem que estar bem regulada, o tensor, e os rebaixadores de corda. Essas tarraxas são mais caras do que as convencionais, e se combinam perfeitamente com Guitarras que possuem ponte Floyd Rose/Micro Afinação, por isso tem um preço mais elevado, mas nada que seja exagerado comparado à sua qualidade.

O que são Tarraxas Motorizadas? É isso mesmo que vocês acabaram de ver: Tarraxas Motorizadas! É um mecanismo, que envolve um afinador instalado no Instrumento e pequenos motores na tarraxa. Esse mecanismo é também mais usado em Guitarras, e eu nunca ouvi falar de um Violão com essa utilidade. Você deverá ligar sua Guitarra, e ligar o mecanismo. Deverá tocar a corda, e a Guitarra vai reconhecer o som e afinar conforme a afinação padrão das Guitarras. As tarraxas giram sozinhas, sem precisar nem enconstar a mão na ponta. Esse sistema foi lançado recentemente pela Gibson Guitars e tem gerado muita polêmica entre os músicos: Uns dizem que é muito útil, porém ainda muito caro para um músico comum, sendo acessível apenas para músicos renomados, que já possuem uma vasta carreira e um alto poder financeiro. Outros dizem que é um absurdo, pois é obrigatório um bom músico saber aprender a afinar seu Instrumento, ter uma ligação especial com ele. E você, o que acha sobre isso? Responda nos comentários se desejar! Abaixo uma foto de um Headstock com tarraxas motorizadas:
Headstock de uma Guitarra Les Paul Edição Limitada produzida pela Gibson Guitars com tarraxas Motorizadas ou tarraxas Robóticas. Essa foi a primeira Guitarra no Mundo que recebeu a tecnologia Robótica.
Para quem quer ter mais informações sobre esse sitema de Robótica em Guitarras, visite um vídeo no You Tube que explica um pouco sobre isso. É em Inglês, mas dá pra entender bem pelas imagens, link abaixo:
Gibson Robot Guitar: http://www.youtube.com/watch?v=WetVXbYRfWk&feature=player_embedded

Ae galera, você que tá pensando em trocar seu jogo de Tarraxas, dê uma pesquisada nos modelos e nos preços e escolha o que lhe agradar. Vá em uma loja e veja se é compatível com seu Instrumento. Faça a compra e leve em um bom Luthier, para que ele instale e regule corretamente suas novas tarraxas.

Não se esqueça de votar no Blog Art Music para o prêmio TOPBLOG 2011, as formas são por E-mail ou Twitter, e pode ser acessado no link abaixo ou clique no selo que está presente na parte lateral direita da página do nosso Blog. Link para votação: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257

Espero ter Ajudado Vocês! Bom som!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TUTORIAL - Como configurar um programa de Amplificação Virtual

Fala Galera! Hoje estou aqui para postar o que prometi no Post anterior. Um Tutorial de configuração de Amplificadores Virtuais, ou seja, Amplificadores que podem ser instalados no seu PC. Esse Tutorial leva em conta o programa GUITAR RIG 4, mas consequêntimente pode ser utilizado em qualquer outro programa de Amplificação Virtual. Então vamos ao Post:


Atenção: Para que esse Tutorial se torne eficaz, e você tenha um bom rendimento, é necessário que você desligue qualquer player, como o Winamp, WMP, You Tube ou qualquer outro que possa estar utilizando a sua Placa de som.

Em quais programas esse Tutorial funciona? Creio que ele funciona com os seguintes programas:
Amplitube
Amplitube 2
Amplitube Metal
Amplitube Hendrix
Amplitube Fender
Amplitube X-Gear (Junção de todas as versões citadas acima)
Guitar Rig
Guitar Rig 2
Guitar Rig 3
Guitar Rig 4

Acho que funciona também com outros programas de Amplificação Virtual.

Quais programas extras devo instalar no PC? Você deverá instalar o Driver ASIO. Esse driver serve para diminuir o atraso no som enviado da sua Guitarra para o som gerado no PC. Esses atrasos são típicos das placas de som Onboard. Algumas placas de som, geralmente placas boas e renomadas, vem com o driver ASIO Original instalado. Mas as placas Onborad comuns, não possuem esse driver, então é necessária a simulação. 
BAIXE O ASIO NESSE LINK: www.asio4all.com 

Forma de Instalação dos programas: Primeiro Instale o Driver ASIO. Após instalar o ASIO, instale o programa que você irá usar (Lembrando que pode ser qualquer um dos programas citados acima ou outros que você prefira). Aproveitando o tópico, irei fazer uma breve citação de como alterar o atraso e tal: Você deverá abrir o ASIO e ver a barra de Buffer. Essa barra deverá estar marcando o número 512. Toque a Guitarra e veja se está legal o som. Se não estiver, vá movento tocando e movendo a barra de Buffer, até que você consiga um resultado que lhe agrade. Passe o tempo que desejar configurando, não se importe com isso, o importante é que você chegue a um resultado satisfatório.

1º Passo - Plugar a Guitarra no PC: Você terá que plugar a Guitarra no seu computador, mas detalhadamente na sua Placa de Som. Vou fazer uma breve explicação aqui, mas você poderá ver esse assunto mais detalhado na postagem específica: Guitarra sem Amplificador? Ligue ela no computador: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/guitarra-sem-amplificador-ligue-ela-no.html .  
Para você plugar a Guitarra no PC você terá que ter um Cabo Padrão, P10 P10 e um adaptador P10>P2. Você deverá colocar uma das pontas P10 do cabo no Jack da sua Guitarra, e na outra ponta você deverá encaixar o adaptador P10>P2 no cabo. Tendo encaixado o adaptador, você terá que ir a parte traseira da CPU do seu PC. Lá você irá encontrar a sua Placa de Som, onde você liga o fio da caixinha de som. Provavelmente você verá uma Entrada Verde (Da caixinha), uma Entrada Vermelha (Entrada Mic, para Microfone) e uma Entrada Azul (Entrada Line-In.). Você podera ligar sua Guitarra tanto na entrada Line-In (Azul), quanto na entrada Mic (Vermelha). Mas é recomendado ligar na Entrada Line-In, pois ligando na Mic, poderá danificar a sua Placa de Som. Feito isso seguiremos para o próximo passo. Será utilizada a entrada de Line-In para o desenvolvimento desse material.

2º Passo - Preparar o Windows para receber o sinal da sua Guitarra: Você deverá acessar o Master Volume (no caso do Windows XP) para fazer algumas regulagens. Para fazer isso você deverá ir em: Painel de Controle > Sons e dispositivos de Áudio. Abrirá uma janela. Nessa janela você verá várias abas, mas estará na aba "Volume". Nesta aba tem a opção de "Volume do Dispositivo", e logo abaixo a aba Avançado. Clique no nome Avançado. Vai aparecer uma outra janela com vários controles. (Se isso não acontecer, você fez algo errado. Então repita o processo do começo.) Os programas de Amplificadores Virtuais consideram o som que está vindo do console de GRAVAÇÃO do computador, ao contrário do console padrão, que é o console de REPRODUÇÃO. No caso da entrada Mic, estará selecionado o console de REPRODUÇÃO. Já a entrada Line-In usará o console de GRAVAÇÃO. Se a entrada Line-In não estiver no console de GRAVAÇÃO, siga esses passos a seguir. No Master Volume, clique em propriedades. Após fazer isso, verá que está selecionada a aba de REPRODUÇÃO. Mude o "Dispositivo do Mixer", até que o console de GRAVAÇÃO esteja selecionado. No final dessa aba terá: "Mostrar os seguintes controles de volume", e logo abaixo terá as caixinhas. Selecione todas essas caixinhas. Clique em OK, e o Master Volume irá se tornar o Recording Control. Você deverá selecionar a barra que está com o nome Line-In, pois estará selecionada a barra com o nome Microphone. Pronto, agora o Windows já pode receber o som da sua Guitarra.

3° Passo - Tocando Livremente: Amplitube: Usando o Amplitube, você deverá abrir o programa, escolher o preset (configurações de equalização e tal) pré-definido que o programa tem, ou construir o seu própio preset. Adicione os pedais de efeitos ou o Afinador do programa acessado a barra Stomp, na parte esquerda de baixo da interface do programa. Na aba OPEN AUDIO na parte esquerda de cima do programa, abra um arquivo de audio ou uma base para você tocar junto com a música. Selecione o Metrônomo na parte direita de cima desta mesma interface.
Guitar Rig: No programa Guitar Rig, se você deseja apenas tocar livremente, o processo será outro. Você deverá usar a versão Standalone do programa, ao invés do Arquivo .ddl . Você deverá abrir o programa normalmente. Dai deverá configurá-lo. Deveremos ir em File > Audio and MIDI Settings. Deveremos configurar a aba AUDIO, a aba Routing/ Imputs e a aba Routing/ Outputs. Como não tenho conhecimento do programa GUITAR RIG, não posso dar mais detalhes, mas fazendo uma breve pesquisa no GOOGLE, você deverá achar um manual de configuração mais detalhado para o GUITAR RIG que você usa. Após configurar, adicione os pedais, os Amplificadores e monte seu preset da maneira que desejar.


4° Passo - Gravando: Para gravar, nós poderemos usar a mesma forma, tanto para o GUITAR RIG, quanto para o AMPLITUBE. Essa forma é a seguinte: Você deve ter instalado no seu PC o programa REAPER. (Link para download abaixo.) Com o Amplitube ou Guitar Rig fechado, abra o Reaper e pressione Ctrl + P para abrir as opções. Configure as abas DEVICE e VST. (Lembrando que eu também não uso o REAPER, então não tem como eu dizer as configurações exatas. Faça uma pesquisa no GOOGLE para encontrar o manual completo de configurações do REAPER.) Para configurar a aba VST, vá na aba PRINT dentro da mesma VST e procure o arquivo .dll , que provavelmente está na pasta de instalação do programa. Após fazer isso, você deve criar um Track, pressionando Ctrl + T. Na parte esquerda dessa Track vai ter um botão chamado "ar". Habilite esse botão. Logo abaixo deste botão irá ter outro botão com uma espécie de auto falante pequeno. Então também habilite esse botão. Toque a Guitarra, você deverá estar ouvindo o som da sua Guitarra limpo, sem nenhum efeito adicionado a ele. Você terá que clicar no botão"fx", na parte de cima da Track. Irá aparecer uma janela com várias categorias na esquerda. Escolha a categoria VST e na lista de Plugins que aparecer ao lado, e procure o programa que você usa: Guitar Rig, Amplitube ou qualquer outro que você estiver usando. Caso isso não acontecer, pressione a tecla F5. Selecione o programa que você desejar (Guitar Rig, Amplitube ou outro).e aperte OK. Irá abrir o programa que você terá selecionado (Guitar Rig, Amplitube ou qualquer outro). Após abrir o programa selecionado anteriormente, configure e monte seu preset. Após fazer isso feche o programa, pois ele continuará aberto no botão "fx" da Track. Após fazer isso, pressione Ctrl + T novamente para abrir uma nova Track. Com essa nova Track aberta, pressione o botão INSERT no teclado, ou vá no Reaper > Insert > Media File, escolha a BT e clique em OK. Pronto, agora basta você apertar o Rec e começar sua Gravação!

Observações:
1º - Nem todas as placas de som existentes no mercado são compatíveis com o ASIO. Então se sua Placa não aceitar o ASIO, seguir esse Tutorial será inviável.
2° - Alguns novos sistemas operacionais, como o Windows Vista ou Windows Seven podem não ser compatíveis com os programas Guitar Rig, Amplitube e outros. Então você deverá procurar um programa que seja compatível com seu sitema operacional para poder conseguir seguir esse Tutorial.

                             Link's de download dos programas:
Guitar Rig - Versão mais recente: http://co.native-instruments.com/index.php?id=gr4demo - É necessário cadastrar o E-mail. Após fazer isso, o Native Instruments irá enviar um link para seu E-mail. Acessando esse link você poderá fazer o download do arquivo.
Amplitube 2 Live: http://ultradownloads.uol.com.br/download/Amplitube-Live/baixar-gratis.html
Link para download do Reaper: http://www.baixaki.com.br/download/reaper.htm

Ae Galera! Se vocês não conseguiram fazer o que queriam mediante essa explicação, mande suas dúvidas nos comentários desta postagens. Responderemos no menor tempo possível para solucionarmos sua dúvida. Sugestões também serão bem vindas.
E não se esqueça de votar no Blog Art Music para o prêmio TOPBLOG 2011. O link para votação é: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=16131257 - As formas de votação são por E-mail ou Twitter.

Espero ter Ajudado Vocês! Bom som!

sábado, 21 de maio de 2011

Muito Obrigado Visitante!

Fala Galera! Estou aqui para agradecer a vocês: o Blog Art Music bateu a meta de 3.000 visitas! Estamos aumentando nossa capacidade de Ajudar as Pessoas, estamos explorando novos orizontes! Queria pedir que continuem visitando nosso Blog, tendo preferência pelo nosso material! Dicas e Sugestões para postagens, bem como Design do Blog serão bem vindas e aceitas! Continuaremos fazendo de tudo para cumprir nosso papel de "Ajudar Você na Arte Musical"! Agradeço novamente a você: Muito Obrigado Visitante!